Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral

Ir para baixo

Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral Empty Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral

Mensagem por Sora Nimus Dom Nov 18, 2018 12:03 am

TheISOzone fechou, faz um tempo, acabou com seu acervo enorme de jogos, retro, oldschool e muitas relíquias em seu próprio servidor para evitar processo. Então quando falo legítimo, é justamente sites como TheISOzone que arquiva clássicos e relíquias da cultura dos video-games em mídia virtual, desenvolvendo essa cultura, não eram publicadores de cracks atualizados todo mês(já que isso é outra questão). E porque é imoral coagir-los?

Primeiro vamos ao argumento de que é ilegal o que faziam então vamos respeitar o site ser processado; poisé, era ilegal contratar adolescentes negros no apartheid, vamos respeitar isso? não. A ética de uma ação é o objeto mais importante de uma lei.

Agora o argumento sério. Jogos de 30 anos atrás não são produtos que vão prejudicar uma empresa de games, logo ausência de dolo. Os jogos arquivados em domínio virtual já foram comprados e foram transferidos para outra mídia, logo não são de propriedade privada de empresas e nem domínio público, são propriedade privada de quem comprou o jogo(ciência do consumidor); haveria dolo à empresa em casos específicos como:
Situação legítima 1 - A empresa possui a imagem daquela marca/franquia seguindo esse caso;
Exemplo a) o Caue Moura fez um vídeo com aquele jogo/franquia e eu dono da empresa não quero este produto associado indiretamente ou não a esse gordo, strike ou pedido de retirada de conteúdo legítimo; porque? defendo que a empresa possa escolher seu método de marketing, mesmo que a imagem da pessoa tal traga milhões de pessoas para conhecer tal produto, cada empresa com suas particularidades.
Exemplo b) oldjogosromarinho.com.etc disponibiliza esses jogos com um monte de links e propagandas adultas no layout do site, muito relativo porém legítimo a marca não querer ter seu produto associado a imagem desse site.
Situação legítima 2 - O jogo é lançamento e a estratégia de lucro da empresa se basea nesse lucro de curto-prazo
É discutível ainda, mas não é imoral, logo é legítimo que cada empresa defenda suas estratégias. Mas como falei no começo a maioria dos sites de ROMs aqui citados são colecionadores de relíquias.

Já mostrei que os sites de ROMs que caíram não se configuram em nenhum destes casos, logo a posição de coagir eles a retirar conteúdo é imoral. Vamos aos argumentos ilegítimos.

Situação Ilegítima 1 - O TheISOzone está ganhando milhões com o meu jogo(meu por propriedade de marca); Como?
Exemplo a) Com donations
Se a pessoa faz esse trabalho voluntariamente, mantendo um servidor próprio e centenas de pessoas valorizam isso e doam para ele, é totalmente legítimo, não importa se ela ganhe centavos ou milhões de donation. (sei que há casos de crimes fiscais mas isso estaria totalmente fora da discussão)
Exemplo b) Com propagandas
As propagandas se configuram nas situações legítimas exemplificadas acima? ou seja, causam dolo? não. Então está na hora de você parar de ser invejoso.
Exemplo c) Donations e propagandas (roupas, lojas, etc)
No exemplo o seu produto está como mídia virtual e a pessoa associou ao site dela, juntamente com donations e propagandas? ok.
Se a pessoa está ganhando dinheiro com isso e você não, é porque a pessoa foi habilidosa para consegui dinheiro com mídia virtual gratuita e você não. Se você é uma Nintendo, Sega, Playstation, Jacaré, etc, poderia está ganhando dinheiro disponibilizando gratuitamente jogos de 30 anos atrás que ninguém lembra exceto um nicho de geeks, mas não está, então não coloque a culpa de sua incapacidade de empreender em quem teve/tem capacidade.
Situação Ilegítima 2 - Propriedade Intelectual
Okay isso não se aplica a propriedade intelectual. Primeiro por que não existe, existe uma ética a ser respeitada por criadores/artistas/autores.
Mas o caso é; a)Um jogo é literalmente um jogo(um conjunto), seria a mídia mais difícil a se atribuir a propriedade intelectual, logo é certo uma empresa te-la mas não é verídico. b) Não está como propósito de sites de roms fazer jogos, então não se aplica. 


===

Não sei se o TheISOzone vai voltar, mas estou criticando porque é algo que realmente prejudica a internet coagir um site que faz algo legítimo, transmitir cultura, desenvolvendo a cultura da internet.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral HaJA8Yt Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral VgDv2gT Sites de ROMs são legítimos e antipirataria é imoral 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos