Renderizando com a caneta
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Renderizando com a caneta
Bem, depois de já ter prometido [?] pro pessoal do GM há um tempo e de ter sido lembrada hoje (valeu Subba), eu fiz o tutorial de renderização. Espero que esteja bom:
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1 – Abra o scan que você quer usar. Claro, comece com uma imagem que não seja muito cheia de detalhes, que não esteja camuflada na cor do fundo e afins. Eu escolhi esta:
Caso alguém queira usar a mesma, é esta (um pouco maior): http://www.zerochan.net/75268
2 – Agora, está vendo a camada circulada ali na direita? Dê um duplo clique nela...
3 - ...e essa janelinha irá aparecer. Dê ok:
4 – Repare que, além do nome da camada ter mudado, o ícone de cadeado sumiu. Isso significa que você desbloqueou a imagem, e sim, isso é importante para trabalharmos com ela:
5 – Crie uma nova camada (caso alguém não saiba como fazer, tem o caminho aí no print):
6 – E pinte com um tom médio, nem muito claro e nem muito escuro, e de preferência, uma cor diferente das que tem no scan. Escolhi esse verde:
7 – Agora clique e arraste essa camada verde e a deixe por baixo do scan:
8 – Crie outra camada, pinte-a de preto (não importando a cor ou estilo do scan) e deixe entre as outras duas:
9 – Agora sim começa a renderização em si. Amplie a imagem quantas vezes quiser (não deixe absurdamente perto, só o suficiente pra você se sentir à vontade) na parte em que você deseja começar. No caso, irei começar pelo pneu traseiro da moto:
10 – Pegue a ferramenta caneta no menu da esquerda. E mais do que isso, selecione aquela segunda opção dela, circulada ali em cima. Ela se chama “demarcadores”, mas pra facilitar, aqui chamaremos só de “pontos”:
11 – Clique em um lugar pra começar a “contornar” a imagem. Vê esse quadradinho cinza circulado? Ele será o ponto de partida de tudo:
12 – A partir dele, clique em outro lugar, seguindo o contorno do desenho. Uma linha e outro ponto deverão aparecer:
Importante: Clique SEM ARRASTAR. Caso você arraste sem querer, vá em Editar > Retroceder uma etapa (Edit > Step Backward em inglês, se não me engano).
13 – Continue seguindo com o “contorno”. Não hesite em cortar um pouquinho do contorno da imagem (como estou fazendo aí), porque ficar tentando preservar demais a volta geralmente resulta em bordas brancas bem incômodas.
14 – Agora, algumas coisas que você deve saber pra poder renderizar direitinho:
- Caso você queira ajeitar a posição de um ponto, qualquer que seja ele, segure Ctrl e então clique e arraste esse ponto. Enquanto estiver arrastando, não solte o Ctrl.
- Quanto mais curva for a parte do scan em que você estiver, mais pontos você deverá usar. Isso garante que saia mais redondinha, mas cuidado pra não se embaralhar com excesso de pontos.
- Para adicionar mais pontos sem ter que ficar voltando atrás e fazendo de novo, é só clicar no espaço entre os pontos já existentes que você quiser. Por exemplo:
Viram? Criei um novo ponto ali desse jeito, e ainda aproveitei pra acertar um pouquinho a curva dali. Só que, estão vendo esses pontinhos menores que apareceram dos lados? Quando você adiciona um ponto, ele fica assim mesmo. Tenha o cuidado de, quando for movê-lo, clicar nele e não nesses pontinhos. Dá pra usá-los sim, mas eu não sei exatamente como.
- Da mesma forma que dá pra criar novos pontos, dá pra excluir os já existentes, é só clicar neles. Por isso, quando for mover algum, tenha o cuidado pra não clicar nele sem segurar o Ctrl.
15 – Muito bem. Seguindo o processo que foi explicado até agora (claro, usando o necessário) eu contornei todo o pneu. Não é aconselhável tentar dar a volta toda no desenho de uma vez, até porque é muito cansativo e há mais chances de você ter que ficar voltando pra consertar tudo. Bem, eu parei nesse canto aí:
16 – Agora que você parou na parte em que deseja, você terá que “fechar” esses pontos. Como assim? Veja:
Viram como comecei a sair dos contornos e comecei a pegar partes do fundo? Faça isso, dando a volta no pedaço de fundo ao redor da parte contornada, no caso o pneu. Assim:
Eu tirei a ampliação pra que vocês pudessem ver melhor. É possível perceber que, os pontos que antes pareciam ter mais espaço entre si ficam mais próximos. Isso é normal, e fazer com a imagem ampliada, obviamente, é mais fácil.
Vocês dão a volta e chegam no nosso “ponto de partida” outra vez. Agora é só clicar nele. Ficará assim:
Todos os demarcadores somem e sobra apenas a linha cinza circundando tudo. Amplie de novo e cheque se não ficaram partes tortas. Se tiver alguma, use o Retroceder uma etapa (Step backward) e mova o(s) ponto(s) pra acertar como quiser, e depois, “feche” a linha de novo.
18 – Agora, com a caneta selecionada, clique com o botão direito dentro dessa linha e vá em Criar seleção:
19 – Na janela seguinte, apenas dê Ok:
Sua imagem deverá ficar assim:
Sim, nós transformamos esse contorno todo em uma seleção. Agora, com a camada do scan devidamente selecionada ali ao lado, é só dar um delete:
20 – Pra retirar essa seleção, é só dar Ctrl + D.
Agora dê uma olhada na parte cortada, podendo ampliar e/ou diminuir pra isso. Sobraram bordas brancas? Alguma parte ficou meio torta? Você pode ir usando o Retroceder uma etapa (Step backward) pra acertar os pontos de novo nessas partes e cortar outra vez, ou, no caso de sobras, fazer outra dessas seleções pra tirá-las. Cabe a você decidir, mas no segundo caso, o cuidado deve ser redobrado, pra não deixar falhas na imagem.
Ah, quanto à essas sobrinhas do canto, dá pra apagar com a borracha mesmo.
21 – Repita essas instruções no resto do desenho. Ah, e sabe as camadas de cor? Veja só:
Aí está um pouco ampliado e com a camada verde aparecendo. Optei por renderizar essa parte com o verde ao invés do preto por causa disso aqui:
Com o preto, eu poderia ter cortado um pedaço do pneu sem querer, de tão camuflado que ficou. Por isso é bom usar as duas cores: O preto mostra mais facilmente as bordas brancas/claras que às vezes ficam e a cor média impede que coisas como essa aconteçam. Por isso, é bom ir trocando quando necessário, clicando na visibilidade da camada (pra quem não sabe, o olhinho ao lado de cada uma delas).
--------------------------
Bem, é isso. Espero que tenha ficado bem explicado, e qualquer dúvida, podem me perguntar. E sim, eu terminei essa render, o resultado você vê aqui:
Hardcore Trance Chopper Render by ~Chrona-sama on deviantART
PS: Eu sei, os spoilers daqui cortam imagens, então tem o tópico do GM nesse caso.
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1 – Abra o scan que você quer usar. Claro, comece com uma imagem que não seja muito cheia de detalhes, que não esteja camuflada na cor do fundo e afins. Eu escolhi esta:
- Spoiler:
Caso alguém queira usar a mesma, é esta (um pouco maior): http://www.zerochan.net/75268
2 – Agora, está vendo a camada circulada ali na direita? Dê um duplo clique nela...
- Spoiler:
3 - ...e essa janelinha irá aparecer. Dê ok:
- Spoiler:
4 – Repare que, além do nome da camada ter mudado, o ícone de cadeado sumiu. Isso significa que você desbloqueou a imagem, e sim, isso é importante para trabalharmos com ela:
- Spoiler:
5 – Crie uma nova camada (caso alguém não saiba como fazer, tem o caminho aí no print):
- Spoiler:
6 – E pinte com um tom médio, nem muito claro e nem muito escuro, e de preferência, uma cor diferente das que tem no scan. Escolhi esse verde:
- Spoiler:
7 – Agora clique e arraste essa camada verde e a deixe por baixo do scan:
- Spoiler:
8 – Crie outra camada, pinte-a de preto (não importando a cor ou estilo do scan) e deixe entre as outras duas:
- Spoiler:
9 – Agora sim começa a renderização em si. Amplie a imagem quantas vezes quiser (não deixe absurdamente perto, só o suficiente pra você se sentir à vontade) na parte em que você deseja começar. No caso, irei começar pelo pneu traseiro da moto:
- Spoiler:
10 – Pegue a ferramenta caneta no menu da esquerda. E mais do que isso, selecione aquela segunda opção dela, circulada ali em cima. Ela se chama “demarcadores”, mas pra facilitar, aqui chamaremos só de “pontos”:
- Spoiler:
11 – Clique em um lugar pra começar a “contornar” a imagem. Vê esse quadradinho cinza circulado? Ele será o ponto de partida de tudo:
- Spoiler:
12 – A partir dele, clique em outro lugar, seguindo o contorno do desenho. Uma linha e outro ponto deverão aparecer:
- Spoiler:
Importante: Clique SEM ARRASTAR. Caso você arraste sem querer, vá em Editar > Retroceder uma etapa (Edit > Step Backward em inglês, se não me engano).
13 – Continue seguindo com o “contorno”. Não hesite em cortar um pouquinho do contorno da imagem (como estou fazendo aí), porque ficar tentando preservar demais a volta geralmente resulta em bordas brancas bem incômodas.
- Spoiler:
14 – Agora, algumas coisas que você deve saber pra poder renderizar direitinho:
- Caso você queira ajeitar a posição de um ponto, qualquer que seja ele, segure Ctrl e então clique e arraste esse ponto. Enquanto estiver arrastando, não solte o Ctrl.
- Quanto mais curva for a parte do scan em que você estiver, mais pontos você deverá usar. Isso garante que saia mais redondinha, mas cuidado pra não se embaralhar com excesso de pontos.
- Para adicionar mais pontos sem ter que ficar voltando atrás e fazendo de novo, é só clicar no espaço entre os pontos já existentes que você quiser. Por exemplo:
- Spoiler:
Viram? Criei um novo ponto ali desse jeito, e ainda aproveitei pra acertar um pouquinho a curva dali. Só que, estão vendo esses pontinhos menores que apareceram dos lados? Quando você adiciona um ponto, ele fica assim mesmo. Tenha o cuidado de, quando for movê-lo, clicar nele e não nesses pontinhos. Dá pra usá-los sim, mas eu não sei exatamente como.
- Da mesma forma que dá pra criar novos pontos, dá pra excluir os já existentes, é só clicar neles. Por isso, quando for mover algum, tenha o cuidado pra não clicar nele sem segurar o Ctrl.
15 – Muito bem. Seguindo o processo que foi explicado até agora (claro, usando o necessário) eu contornei todo o pneu. Não é aconselhável tentar dar a volta toda no desenho de uma vez, até porque é muito cansativo e há mais chances de você ter que ficar voltando pra consertar tudo. Bem, eu parei nesse canto aí:
- Spoiler:
16 – Agora que você parou na parte em que deseja, você terá que “fechar” esses pontos. Como assim? Veja:
- Spoiler:
Viram como comecei a sair dos contornos e comecei a pegar partes do fundo? Faça isso, dando a volta no pedaço de fundo ao redor da parte contornada, no caso o pneu. Assim:
- Spoiler:
Eu tirei a ampliação pra que vocês pudessem ver melhor. É possível perceber que, os pontos que antes pareciam ter mais espaço entre si ficam mais próximos. Isso é normal, e fazer com a imagem ampliada, obviamente, é mais fácil.
Vocês dão a volta e chegam no nosso “ponto de partida” outra vez. Agora é só clicar nele. Ficará assim:
- Spoiler:
Todos os demarcadores somem e sobra apenas a linha cinza circundando tudo. Amplie de novo e cheque se não ficaram partes tortas. Se tiver alguma, use o Retroceder uma etapa (Step backward) e mova o(s) ponto(s) pra acertar como quiser, e depois, “feche” a linha de novo.
18 – Agora, com a caneta selecionada, clique com o botão direito dentro dessa linha e vá em Criar seleção:
- Spoiler:
19 – Na janela seguinte, apenas dê Ok:
- Spoiler:
Sua imagem deverá ficar assim:
- Spoiler:
Sim, nós transformamos esse contorno todo em uma seleção. Agora, com a camada do scan devidamente selecionada ali ao lado, é só dar um delete:
- Spoiler:
20 – Pra retirar essa seleção, é só dar Ctrl + D.
- Spoiler:
Agora dê uma olhada na parte cortada, podendo ampliar e/ou diminuir pra isso. Sobraram bordas brancas? Alguma parte ficou meio torta? Você pode ir usando o Retroceder uma etapa (Step backward) pra acertar os pontos de novo nessas partes e cortar outra vez, ou, no caso de sobras, fazer outra dessas seleções pra tirá-las. Cabe a você decidir, mas no segundo caso, o cuidado deve ser redobrado, pra não deixar falhas na imagem.
Ah, quanto à essas sobrinhas do canto, dá pra apagar com a borracha mesmo.
21 – Repita essas instruções no resto do desenho. Ah, e sabe as camadas de cor? Veja só:
- Spoiler:
Aí está um pouco ampliado e com a camada verde aparecendo. Optei por renderizar essa parte com o verde ao invés do preto por causa disso aqui:
- Spoiler:
Com o preto, eu poderia ter cortado um pedaço do pneu sem querer, de tão camuflado que ficou. Por isso é bom usar as duas cores: O preto mostra mais facilmente as bordas brancas/claras que às vezes ficam e a cor média impede que coisas como essa aconteçam. Por isso, é bom ir trocando quando necessário, clicando na visibilidade da camada (pra quem não sabe, o olhinho ao lado de cada uma delas).
--------------------------
Bem, é isso. Espero que tenha ficado bem explicado, e qualquer dúvida, podem me perguntar. E sim, eu terminei essa render, o resultado você vê aqui:
Hardcore Trance Chopper Render by ~Chrona-sama on deviantART
PS: Eu sei, os spoilers daqui cortam imagens, então tem o tópico do GM nesse caso.
Mizuki- Hysterical Twins
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Data de inscrição : 04/01/2010
Re: Renderizando com a caneta
Adorei o tutorial, é muito explicativo. Eu aprendi a usar essa ferramenta faz pouco tempo e ela funciona basicamente da mesma maneira que a ferramenta que eu uso para fazer isso. Não sabia de muitas coisas aí, continuei sempre na mesma justamente por não conseguir deletar os pontos da caneta e nem movê-los, agora posso tentar.
A única coisa que me incomodou foi o tamanho das imagens, que todas são prints full version mesmo para mostrar coisas bem pequenas, mas isso é só um detalhe, com certeza eu não reclamaria se minha net não tivesse ficando dando pau pra carregar. *se mata*
Parabéns pelo trabalho, Mizuki <3
A única coisa que me incomodou foi o tamanho das imagens, que todas são prints full version mesmo para mostrar coisas bem pequenas, mas isso é só um detalhe, com certeza eu não reclamaria se minha net não tivesse ficando dando pau pra carregar. *se mata*
Parabéns pelo trabalho, Mizuki <3
Re: Renderizando com a caneta
Sem segredo nenhum, só requer um pouco de paciência ^^
Seth- Idiot Fiend
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Data de inscrição : 29/08/2011
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Re: Renderizando com a caneta
Fico feliz em ter ajudado. Eu quase não excluo pontos, então não faz muita diferença pra mim, mas não aguentaria se não tivesse como mover esses pontos x.xkyokun escreveu:Adorei o tutorial, é muito explicativo. Eu aprendi a usar essa ferramenta faz pouco tempo e ela funciona basicamente da mesma maneira que a ferramenta que eu uso para fazer isso. Não sabia de muitas coisas aí, continuei sempre na mesma justamente por não conseguir deletar os pontos da caneta e nem movê-los, agora posso tentar.
A única coisa que me incomodou foi o tamanho das imagens, que todas são prints full version mesmo para mostrar coisas bem pequenas, mas isso é só um detalhe, com certeza eu não reclamaria se minha net não tivesse ficando dando pau pra carregar. *se mata*
Parabéns pelo trabalho, Mizuki <3
Hhueuheuehheuheuheuehuehuehuehueh pensei nisso quando tirei os prints, mas acabei nem diminuindo as imagens... Sei lá, preguiça e medo de não dar pra enxergar direito alguns detalhes ^^"
No mais, obrigada <3
Aham, e treino. Aí dá pra fazer um monte de coisa x3Se7en escreveu:Sem segredo nenhum, só requer um pouco de paciência ^^
Mizuki- Hysterical Twins
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Data de inscrição : 04/01/2010
Re: Renderizando com a caneta
Parabens, o tutorial ficou bastante bom e pormenorizado.
Fire-chi- Sanguinary Maid
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Data de inscrição : 20/08/2011
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Localização : portugal <3
Re: Renderizando com a caneta
Obrigada Ice <3*ice-chi* escreveu:Parabens, o tutorial ficou bastante bom e pormenorizado.
Obrigada (novamente) Ma XDMa escreveu:Excelente tutorial. Valeu por compartilhar.
Mizuki- Hysterical Twins
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