Overlay (Sobrepôr)
+3
Lief
Gu1lh3rm3-Kun
Mizuki
7 participantes
Madhouse Anime Forum :: Santuário :: Designer :: Tutoriais
Página 1 de 1
Overlay (Sobrepôr)
Sim, esse meu tutorial é muito velho (da época que nem note eu tinha).
Sim, é um efeito mega básico e que a maioria das pessoas aqui deve conhecer. Mas não me encham, estou postando pelos novatos em PS u.u
Sim, a última imagem não está aparecendo, mas não tenho como acertar isso agora. Enfim, vamos lá:
----------------------
Outras coisas interessantes que vocês podem fazer são:
- Usar outros blending modes ao invés do overlay (outros da mesma lista onde ele está). Alguns não ficam bons, óbvio, mas é bom ir testando pra pegar uma noção;
- Sobrepor antes de usar o gaussian blur. Aí vocês veem se fica melhor com mais ou com menos dele;
- Usar outros tipos de blur na camada a ser sobreposta. Boas pedidas são o motion blur (desfoque de movimento) e o radial blur (desfoque radial). O primeiro dá a impressão de "luzes e cores rabiscadas" (você pode usar inclinado, em pé, na horizontal e etc) e o radial dá a impressão de um redemoinho.
Bem, qualquer dúvida, podem perguntar.
Sim, é um efeito mega básico e que a maioria das pessoas aqui deve conhecer. Mas não me encham, estou postando pelos novatos em PS u.u
Sim, a última imagem não está aparecendo, mas não tenho como acertar isso agora. Enfim, vamos lá:
----------------------
Overlay, ou Sobrepôr, é um efeito muito interessante de ser colocado nos scans. Afeta não somente a luminosidade, mas também os tons das cores, alterando-os ligeiramente.
1 - Abra a imagem que você quer usar. Eu escolhi esta aqui:
- Spoiler:
2 - Duplique a camada dela (vide direita do print):
- Spoiler:
3 - Com a cópia da camada selecionada, vá em Filter > Blur > Gaussian Blur (Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano):
- Spoiler:
4 - Ajuste o tanto de desfoque que você quer e dê Ok. Só um pouquinho basta:
- Spoiler:
5 - Agora, ali nos modos de camada (ao lado do Opacity), coloque a camada com desfoque em Overlay (Sobrepôr):
- Spoiler:
6 - E pronto! Se achar que ficou com cores ou luminosidade muito fortes, diminua a opacidade da camada sobreposta.
Resultado final:
- Spoiler:
Talvez alguns de vocês pensem: "Mas pra que serve o Gaussian Blur aí?" "Não dá pra sobrepôr direto?" e afins. Pois é, eu também já pensei isso. O fato é que, sobrepondo direto, partes do scan tendem a ficar serrilhadas, ainda mais se você fizer isso em imagens já renderizadas. Além do efeito ficar mais bonito com o Gaussian Blur, é lógico...
Outras coisas interessantes que vocês podem fazer são:
- Usar outros blending modes ao invés do overlay (outros da mesma lista onde ele está). Alguns não ficam bons, óbvio, mas é bom ir testando pra pegar uma noção;
- Sobrepor antes de usar o gaussian blur. Aí vocês veem se fica melhor com mais ou com menos dele;
- Usar outros tipos de blur na camada a ser sobreposta. Boas pedidas são o motion blur (desfoque de movimento) e o radial blur (desfoque radial). O primeiro dá a impressão de "luzes e cores rabiscadas" (você pode usar inclinado, em pé, na horizontal e etc) e o radial dá a impressão de um redemoinho.
Bem, qualquer dúvida, podem perguntar.
Mizuki- Hysterical Twins
-
Ka$h : 64030
Re: Overlay (Sobrepôr)
o último spoiler num tah abrindo ¬¬
Gu1lh3rm3-Kun- Obsessive Prince
-
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 13991
Eu avisei que não estava aparecendo, não avisei? ><Gu1lh3rm3-Kun escreveu:o último spoiler num tah abrindo ¬¬
Mizuki- Hysterical Twins
-
Queria ver o último spoiler ú-u qq
Lief- Frenetic Jailbird
-
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Baronesa de Valentine
Ka$h : 23342
Adoro esse efeito. Foi um dos primeiros que eu me interessei em aprender, isso há mais ou menos 4 anos atrás uhehueuhe Muito bom tutorial, inclusive o scan do meu set está com o Soft Light.
Sorry... Se eu ainda tiver esse tutorial, ele está perdido em algum dos meus backups ^^"Máa Chan escreveu:Queria ver o último spoiler ú-u qq
Hehe, você aprendeu bem antes de mim. Eu só fui aprender e começar a usar esse efeito lá na época do VI qkyokun escreveu:Adoro esse efeito. Foi um dos primeiros que eu me interessei em aprender, isso há mais ou menos 4 anos atrás uhehueuhe Muito bom tutorial, inclusive o scan do meu set está com o Soft Light.
Obrigada Kyo <3
Aham. Não é à toa que a grande maioria das pessoas que usam Photoshop que eu conheço são viciadas nesse efeito XDMa escreveu:Eu adoro os modos de opacidade. Eles dão um outro ar para uma edição.
Mizuki- Hysterical Twins
-
Eu sou viciada nesse efeito @_@
Mann, as fotos ficam tão lindas com esse efeito *u*
Eu sempre usava isso em qualquer que trabalho que eu fizesse no PS... Já não o uso com tanta frequência, acho que abusei por usá-lo demais. E o pior é que não deixei de ser noob por deixá-lo de usar. Trágico, eu 'to' atolado no básico desde que me entendo por gente.
Saraiva-kun- Idiot Fiend
-
Ka$h : 1117
Sim sim. Comigo quase não dá certo com fotos de pessoas, mas quem sabe eu só esteja usando o tipo errado de foto [?]Akane Kurohana ~ escreveu:Eu sou viciada nesse efeito @_@
Ah, entendo. Mas pra sair do básico, você vai ter que fazer um certo esforço... Procurar tutoriais, ir observando os trabalhos das outras pessoas, pedir dicas e etc. Foi mais ou menos assim que consegui progredir nesses quase quatro anos usando o PS, e sim, ainda acho que tenho muito o que aprender.Saraiva-kun escreveu:Eu sempre usava isso em qualquer que trabalho que eu fizesse no PS... Já não o uso com tanta frequência, acho que abusei por usá-lo demais. E o pior é que não deixei de ser noob por deixá-lo de usar. Trágico, eu 'to' atolado no básico desde que me entendo por gente.
Btw, ultimamente as pessoas estão se animando pra postar tutoriais aqui, você pode dar uma olhada neles ^^
Mizuki- Hysterical Twins
-
Madhouse Anime Forum :: Santuário :: Designer :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb maio 04, 2024 6:30 pm por Subba-kun
» O que você está fazendo agora?
Dom Ago 20, 2023 10:49 pm por OtomeSanKawaii
» Então né... quase 10 anos
Dom Ago 20, 2023 10:45 pm por OtomeSanKawaii
» Hazukashii Serifu Kinshi!
Seg Abr 24, 2023 7:43 pm por Sora Nimus
» O que te satisfaz?
Qui Dez 08, 2022 11:04 pm por Sora Nimus
» Hey guys!
Ter Nov 08, 2022 9:33 pm por TiNoSa
» Como estão lidando com esse período pandêmico, de quase isolamento?
Ter Nov 08, 2022 9:20 pm por TiNoSa
» A Movimentação no Fórum
Ter Nov 08, 2022 9:13 pm por TiNoSa
» Que música você está ouvindo agora?
Ter Nov 08, 2022 8:45 am por Fuza