Preciso dar um jeito de escrever fics mais depressa
4 participantes
Página 1 de 1
Preciso dar um jeito de escrever fics mais depressa
A toda hora surgem novos enredos nos meus pensamentos e eu acabo demorando milênios pra escrever (isso se eu chegar a escrever mesmo x.x)
Mizuki- Hysterical Twins
-
Ka$h : 64030
Re: Preciso dar um jeito de escrever fics mais depressa
Eu estava assim. Andava tendo idéias na minha cabeça e já meio que sabia que não passariam de idéias, sabia que não teria disposição para escreve-las. Então eu pensei: por que? Escrever é uma coisa tão divertida, quando eu era criança eu escrevia direto apenas para passar o tempo. Eram cadernos e mais cadernos com as mais variadas histórias. E por que agora, que eu tenho condições de escrever uma mais decente eu não escrevo?
A resposta que eu encontrei foi que a diferença entre o que eu escrevia antes e o que eu andava escrevendo é que antes eu escrevia pra mim, e atualmente passei a escrever para os outros.
Eu escrevia para me divertir num tempo em que eu não tinha acesso à internet e nem a ninguém que se interessasse por ler alguma coisa do que eu criava. Então eu podia fazer do jeito que eu quisesse, não me importava se as pessoas iriam ou não gostar daquilo, fazia do jeito que eu achava que iria ficar bom, do jeito que eu gostasse e com tudo que eu queria, mais nada.
Passou a ser estressante pegar para escrever quando comecei a me preocupar com o número de comentários que eu iria receber, com a atenção que eu iria atrair, com o tamanho do que eu estava escrevendo (porque escrever algo um pouquinho maior já faz as pessoas ficarem com preguiça), com as coisas que eu poderia ou não colocar porque a maioria gosta disso e a outra gosta daquilo. Isso tudo é desgastante. Eu me fazia toda uma exigência para ficar aquela coisa perfeita e impecável pra ninguém botar defeito. Isso tirou todo o meu prazer na hora de escrever, fazendo com que eu escrevesse só raramente, pois sempre que eu tinha uma nova idéia já vinham os contras "aah, mas se eu escrever sobre isso não terão muitas pessoas interessadas em ler", "ah, se eu incluir essa cena vai ficar muito longo e as pessoas não irão querer ler". Isso tudo é cansativo e desgastante.
Então eu resolvi mudar. Se escrever pra mim é o que eu gosto, então é isso que eu resolvi fazer. Coloquei minha primeira idéia em prática, uma das que eu nem imaginava que eu realmente chegaria a levar pra frente. De primeira não deu certo, escrevi 3 linhas e desanimei, mas depois eu me esforcei, parei pra pensar, tentei caprichar, fazer com carinho, do jeito que eu gosto de fazer, colocando as coisas que eu gosto e tudo apenas por lazer.
Só escrevo quando tenho vontade e escrevo a quantidade que tenho vontade. Alguns dias mais, outros menos. Os capítulos tem 10 páginas cada um e eu não tenho vontade de reduzi-los. Não mostrei pra ninguém, pois é algo que eu estou fazendo para mim, quem tem que gostar sou eu. E tem dado certo. Cada dia escrevo um pouco e só vou revisar quando eu tiver vontade. Postar em algum lugar? Só depois que eu terminar tudo, não quero compromisso com ninguém que esteja lendo, não quero cobranças nem críticas que me desanimem. Quero continuar escrevendo e me divertindo, pois escrever é uma coisa muito gostosa de se fazer.
Eu acho que agora sim conseguirei colocar em prática todas as idéias que eu tenho na cabeça. E aos poucos quem sabe num vou melhorando e sei lá, fica aí minha dica pra você. q
A resposta que eu encontrei foi que a diferença entre o que eu escrevia antes e o que eu andava escrevendo é que antes eu escrevia pra mim, e atualmente passei a escrever para os outros.
Eu escrevia para me divertir num tempo em que eu não tinha acesso à internet e nem a ninguém que se interessasse por ler alguma coisa do que eu criava. Então eu podia fazer do jeito que eu quisesse, não me importava se as pessoas iriam ou não gostar daquilo, fazia do jeito que eu achava que iria ficar bom, do jeito que eu gostasse e com tudo que eu queria, mais nada.
Passou a ser estressante pegar para escrever quando comecei a me preocupar com o número de comentários que eu iria receber, com a atenção que eu iria atrair, com o tamanho do que eu estava escrevendo (porque escrever algo um pouquinho maior já faz as pessoas ficarem com preguiça), com as coisas que eu poderia ou não colocar porque a maioria gosta disso e a outra gosta daquilo. Isso tudo é desgastante. Eu me fazia toda uma exigência para ficar aquela coisa perfeita e impecável pra ninguém botar defeito. Isso tirou todo o meu prazer na hora de escrever, fazendo com que eu escrevesse só raramente, pois sempre que eu tinha uma nova idéia já vinham os contras "aah, mas se eu escrever sobre isso não terão muitas pessoas interessadas em ler", "ah, se eu incluir essa cena vai ficar muito longo e as pessoas não irão querer ler". Isso tudo é cansativo e desgastante.
Então eu resolvi mudar. Se escrever pra mim é o que eu gosto, então é isso que eu resolvi fazer. Coloquei minha primeira idéia em prática, uma das que eu nem imaginava que eu realmente chegaria a levar pra frente. De primeira não deu certo, escrevi 3 linhas e desanimei, mas depois eu me esforcei, parei pra pensar, tentei caprichar, fazer com carinho, do jeito que eu gosto de fazer, colocando as coisas que eu gosto e tudo apenas por lazer.
Só escrevo quando tenho vontade e escrevo a quantidade que tenho vontade. Alguns dias mais, outros menos. Os capítulos tem 10 páginas cada um e eu não tenho vontade de reduzi-los. Não mostrei pra ninguém, pois é algo que eu estou fazendo para mim, quem tem que gostar sou eu. E tem dado certo. Cada dia escrevo um pouco e só vou revisar quando eu tiver vontade. Postar em algum lugar? Só depois que eu terminar tudo, não quero compromisso com ninguém que esteja lendo, não quero cobranças nem críticas que me desanimem. Quero continuar escrevendo e me divertindo, pois escrever é uma coisa muito gostosa de se fazer.
Eu acho que agora sim conseguirei colocar em prática todas as idéias que eu tenho na cabeça. E aos poucos quem sabe num vou melhorando e sei lá, fica aí minha dica pra você. q
Kyo... Não é possível, você sabe ver através de mim, me entender perfeitamente? Porque parando pra pensar, é justamente esse o problema @____@
Sim, isso é o problema, e acho que até agora eu não tinha me dado conta, ou não o suficiente pra dar aquele estalo na cabeça. Obrigada, eu nem sei mais o que dizer direito ;-------------;
Sim, isso é o problema, e acho que até agora eu não tinha me dado conta, ou não o suficiente pra dar aquele estalo na cabeça. Obrigada, eu nem sei mais o que dizer direito ;-------------;
Mizuki- Hysterical Twins
-
Ka$h : 64030
Mizu, vai tentando. Eu mesma vivo pensando e nem escrevo direito, mas depois quando começo a escrever, vejo que é bem melhor.
Kyo, é isso mesmo. É desgastante fazer tudo para as pessoas gostarem. Já cansei de fazer isso, mas percebi que não dava certo.
Eu escrevo o que quero, se não tenho comentário nem ligo mais. Eu gostei de escrever e já está bom pra mim.
Kyo, é isso mesmo. É desgastante fazer tudo para as pessoas gostarem. Já cansei de fazer isso, mas percebi que não dava certo.
Eu escrevo o que quero, se não tenho comentário nem ligo mais. Eu gostei de escrever e já está bom pra mim.
Mizuki escreveu:Kyo... Não é possível, você sabe ver através de mim, me entender perfeitamente? Porque parando pra pensar, é justamente esse o problema @____@
Ah, que nada, eu soube por ter passado por isso tão recentemente, até me surpreendi ao ler seu tweet, já que tudo isso já estava rondando meus pensamentos. Fico feliz de algum modo poder ajudar <3
Essas conclusões eu não tirei só com as fics, mas também com qualquer coisa que eu fizesse. Uma delas foram as edições que eu posto pro tumblr, tem umas imagens que eu vejo e simplesmente sei que farão "sucesso" lá. No início, eu pegava o máximo possível de imagens como essa para editar e postar pra ganhar followers e reblogs. Deu certo? Sim. Mas eu perdi o gosto por aquilo que eu fazia. Não era meu objetivo. Eu tinha um monte de pessoas que me seguiam, mas de que isso serve? Eu criei aquele tumblr pra fazer o que eu gostava e não foi por esse caminho que segui.
Então eu decidi: vou fazer o que eu quero. Já tenho followers o suficiente, não preciso competir com ninguém por mais. Comecei a editar o que me dava vontade, o que me chamava a atenção de verdade. E quando você faz algo assim, com amor, algo que você realmente gosta, pouco se importa se vão comentar ou não, reblogar ou não, se vai lhe trazer mais followers ou não. Eu fiz aquilo que eu queria fazer, só a satisfação de tornar do meu tumblr algo "minha cara" já compensava.
E o que eu notei foi que muitas pessoas pararam de me seguir, mas outras vieram. Eu comecei a reunir o público que eu queria atingir. Porque o que importa não é se 700 pessoas te seguem e sim se aquelas pessoas gostam daquilo que você faz, daquilo que você realmente tem a oferecer.
É como nos livros. Hoje em dia romances sobrenaturais melosos entraram na moda por causa de Crepúsculo. Se alguém quiser escrever um livro totalmente no sense sobre vampiros que se apaixonam é provável que vá conseguir um sucesso. Assim como se alguém criar uma obra de arte super trabalhada é possível que não tenha o mesmo sucesso. É como ter que escolher entre a qualidade e a popularidade. Receber comentários em fics é bom, assim como receber muitos reblogs é bom, ter repercussão é bom. Mas se formos pensar nisso na hora de criar, seremos para sempre insatisfeitos e acabaremos cansando, não criando nada.
Uma das coisas que me faz parar bastante para refletir sobre isso foi a minha fic do concurso, 108, que foi a minha mais trabalhada (não necessariamente a melhor) e foi a que menos repercutiu entre as pessoas do fórum. Não coloquei polêmicas nela (para quem estava acostumado a escrever coisas como necrofilia - A Beleza da Morte - e gerakuro - La Isla Bonita), não foi uma fic curta (acho que deu umas 12 páginas), não teve nem sombra de romance ou outra coisa que as fangirls gostam ou facilmente se identifiquem (como no caso de Real) e ainda assim a considero uma das coisas mais legais que fui capaz de fazer. E foi isso que me fez ficar satisfeito mesmo com pouca gente (em comparação com as outras) que leu ou comentou, pois não era isso que importava pra mim, eu tinha pela primeira vez em muito tempo feito algo que eu realmente tinha tido vontade de fazer.
Eu me lembro que incluir os membros do MH em O Mundo Proibido foi justamente um gancho para que as pessoas lessem a fic. Acabou que eu não a continuei, ainda pretendo, mas só depois que eu conseguir tornar de minha nova filosofia um hábito, como venho tentando fazer todos os dias.
A fic que estou escrevendo agora não é para o MH. Eu não pretendo postá-la aqui e só de pensar nisso eu já me sinto muito mais a vontade em escreve-la. Não precisei colocar o nome de ninguém nela, nem mudar o enredo para ficar mais aceitável. E assim tem funcionado até agora. Espero que continue. Escrevi cerca de 40 páginas e ainda tenho muitas idéias na cabeça. O melhor de tudo é que quando você escreve por prazer se torna praticamente um vício. Eu não preciso forçar pra continuar fazendo a história, ela vai surgindo naturalmente e pelo simples desejo de continuá-la eu escrevo mais. Eu penso que se algum dia eu postá-la em algum lugar e for criticada eu continuarei satisfeito por pelo menos tê-la feito. Assim como se ela for ignorada por todas as pessoas, pois eu me diverti fazendo, não fiz pra elas, fiz pra mim.
Ma escreveu:Mizu, vai tentando. Eu mesma vivo pensando e nem escrevo direito, mas depois quando começo a escrever, vejo que é bem melhor.
Exato.
credo testamento...
Nossa eu tão depressa tenho inspiraçao como tao depressa a perco
Nossa eu tão depressa tenho inspiraçao como tao depressa a perco
Fire-chi- Sanguinary Maid
-
Ka$h : 4201