Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Religiões

+10
Huang Yu
Cerberus
Lief
Darky_Cherry
Miyu
Fayt-Aluk
TiNoSa
Pudiim
Seth
Akane Kurohana ~
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Religiões Empty Religiões

Mensagem por Akane Kurohana ~ Ter Dez 13, 2011 7:19 pm

Queria falar sobre esse assunto õ/
O que acham dos flagelos que a Igreja Católica fazia antes? Acham que as testemunhas de jeová não deveriam existir? O que acham das doutrinas aplicadas hoje em dia?

Queria a opinião de vocês.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino
Clã : Mugiwaras
Ka$h : 3969

http://iizayoi.flavors.me/

Ir para o topo Ir para baixo

Religiões Empty Re: Religiões

Mensagem por Seth Ter Dez 13, 2011 7:59 pm

É que nem C*, cada um tem o seu... e cada um vai defender o que ele acredita ser certo/verdadeiro.
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino
Ka$h : 48158

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 11:35 am

^ This.
Mas fora isso, acho que a igreja católica abusava demais antes @_@
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por Pudiim Qua Dez 14, 2011 11:54 am

Abusava e abusa uu
Ainda tem aqueles que seguem a risca as regras católicas.
Os evangélicos então, desculpe se tem algum no fórum mas todos que eu conheço são IGNORANTES! To ali usando uma blusa do Ramones bem de boa e o cara vem falar "Jesus te ama também" --' Não consigo entender essas regras que alguns tem como: não se depilar, não usar blusas sem mangas, mulhes não poderem usar calça ou shorts, não cortar o cabelo.
Caraca tem uma evangélica macaca que trabalha em um restaurante perto do meu trabalho e eu tenho nojo de comer lá porque ela parece realmente um macaco! Ela é estilo toni ramos @_@
Será que não se pode ter fé e ser "higiênico" usando o que quer? Ou será que Deus não vai gostar de mim porque eu odeio usar saia? Ou porque eu não quero ter meu sovaco peludo?
Dizem que Deus deu o livre arbítrio para as pessoas, porque não podemos usar? Já que deu, porque proíbe? --'
Pudiim
Pudiim
Maniac Coward
Maniac Coward

Feminino
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 4978

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 12:24 pm

Eu sou evangélica. Tenho uma camiseta de Death Note, que já faz as pessoas me ohlarem com cara feia. Eu leio a Bíblia sim, e acredito em Deus. Minhas pernas nunca estão limpinhas. Acho que alguns evangélicos realmente abusam, como você citou Pudiim-chan. Mas ai depende de cada um.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por TiNoSa Qua Dez 14, 2011 2:58 pm

Pelo que estudei no meu curso de História sobre a Igreja Católica, a noção de flagelo ou crueldade por parte da Igreja, principalmente no passado, é um julgamento nosso, de pessoas separadas daquele passado por uma distância temporal. Quando aplicamos esses nossos julgamentos contemporâneos ao passado, estamos incorrendo em uma espécie de anacronismo. Algo que ficou claro no meu curso é o fato de as pessoas daquele período não verem as atitudes da Igreja da forma como as vemos hoje. Para eles, eram perfeitamente justificáveis algumas medidas tomadas pela Igreja, como a Inquisição, por exemplo.
Para ilustrar melhor ainda a diferença entre a mentalidade deles e a nossa, quanto à época das primeiras inquisições, na Europa, e até o século XVI, é problemático afirmar que algumas pessoas pudessem ser descrentes ou atéias. Febvre explica bem isso em um de seus livros tomando Rabelais como exemplo, e fica claro que o modo de pensar deles, sua visão de mundo, suas "ferramentas mentais" se diferenciavam muito das nossas.
Então, qaundo questionamos se que o que a Igreja fazia era algo cruel ou não, é preciso que tenhamos em mente esse detalhe fundamental: vamos analisar o caso com olhos do presente ou vamos tentar compreender o que pensavam aqueles que viviam na época?
Em relação aos testemunhas de jeová, eu não teria por que desejar a não existência deles.
Quanto às doutrinas atuais, mesmo eu sendo atéia, respeito todas, e acho que cada um deve seguir o que achar melhor =)
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91995

Religiões MRdxMuH Religiões HaJA8YtReligiões QpBNVxcReligiões XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por Fayt-Aluk Qua Dez 14, 2011 6:17 pm

TiNoSa escreveu:Pelo que estudei no meu curso de História sobre a Igreja Católica, a noção de flagelo ou crueldade por parte da Igreja, principalmente no passado, é um julgamento nosso, de pessoas separadas daquele passado por uma distância temporal. Quando aplicamos esses nossos julgamentos contemporâneos ao passado, estamos incorrendo em uma espécie de anacronismo. Algo que ficou claro no meu curso é o fato de as pessoas daquele período não verem as atitudes da Igreja da forma como as vemos hoje. Para eles, eram perfeitamente justificáveis algumas medidas tomadas pela Igreja, como a Inquisição, por exemplo.
Para ilustrar melhor ainda a diferença entre a mentalidade deles e a nossa, quanto à época das primeiras inquisições, na Europa, e até o século XVI, é problemático afirmar que algumas pessoas pudessem ser descrentes ou atéias. Febvre explica bem isso em um de seus livros tomando Rabelais como exemplo, e fica claro que o modo de pensar deles, sua visão de mundo, suas "ferramentas mentais" se diferenciavam muito das nossas.
Então, qaundo questionamos se que o que a Igreja fazia era algo cruel ou não, é preciso que tenhamos em mente esse detalhe fundamental: vamos analisar o caso com olhos do presente ou vamos tentar compreender o que pensavam aqueles que viviam na época?
Em relação aos testemunhas de jeová, eu não teria por que desejar a não existência deles.
Quanto às doutrinas atuais, mesmo eu sendo atéia, respeito todas, e acho que cada um deve seguir o que achar melhor =)

Uau, impressionante. Se seguirmos a linha, como será que as futuras gerações verão as religiões que muitos consideram "aceitáveis" nos dias de hoje? Não to dizendo que não haverá religião no futuro, até porque a sociedade humana precisa de algo místico para acreditar. Mas digo que muitas doutrinas de hoje, poderão beirar o absurdo, assim como as do passado beiram para nós nos dias de hoje. Foi muito boa sua colocação.

Enfim, quanto ao resto, também concordo com você. Mesmo não sendo cristão, nem tendo nenhuma crença em particular, eu pesquiso sobre elas, e às respeito, contanto que não desrespeitem minhas crenças <>, eu fico de boa. ^^

Última edição por Fayt-Aluk em Qua Dez 14, 2011 6:19 pm, editado 1 vez(es)
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 4252

http://myanimelist.net/profile/Faytz

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 6:19 pm

Discurso perfeito, Tinosa ! <3
Bom, eu acho que o que a igreja fazia era cruel. Não deixava seguirem outras religiões, perseguições, acho isso um horror @.@
Testemunhas de Jeová > Qual a religião deles?

#Fayt, você segue alguma outra religião?
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por Fayt-Aluk Qua Dez 14, 2011 6:22 pm

Akane Kurohana ~ escreveu:Discurso perfeito, Tinosa ! <3
Bom, eu acho que o que a igreja fazia era cruel. Não deixava seguirem outras religiões, perseguições, acho isso um horror @.@

Nenhuma, eu sou o que os cristãos chamam de "ateu", embora eu odeie essa palavra.

Mas eu já recebi TJs, já conheci várias religiões. Já li muitas coisas sobre a Cabala, já li sobre o Budismo e Xintoísmo. Mas não sou uma pessoa de fé e sim de lógica, por isso eu considero mais a ciência acima da fé, sempre que houver algo conflitante entre ciência e religião, eu fico do lado da ciência, pois apresentam evidências mais críveis para meu julgamento.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 6:27 pm

Você e a Tinosa não creêm em Deus, até entendo, porquê nada foi confirmado até agora.
Sobre isso da ciência, acho que concordo mais com a ciência do que com a fé. Na época do Renascimento na Europa, eu ficaria também do lado da ciência. Deus pode existir para mim e fazer milagres; Mas a igreja não. Acho que se Ciência+Religião parassem com conflitos, o mundo seria melhor, sem dúvida.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:00 pm

Alguns as chamam de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Todavia, a Associação Mundial das Testemunhas de Jeová refuta tais afirmações. Segundo as Testemunhas de Jeová, não importa quanto lhes custe isso, dizem seguir à risca os preceitos bíblicos. Afirmam que não inventaram uma nova religião, mas apenas seguem o que está escrito na Bíblia, e que não importa qual seja a situação, ela contém as orientações e os conselhos para suas vidas. Afirmam que suas crenças, ensinos e atividades são baseadas nela, e por isso incentivam a sua leitura diária.[12] Para ajuda ao entendimento bíblico, suas publicações são produzidas e distribuídas em muitas campanhas missionárias ao redor do mundo.
Fonte: Wikipédia

Quanto a crença deles eu mandei via mp pra você.
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Miyu Qua Dez 14, 2011 7:21 pm

Eu sou católica, fiz primeira comunhão, fui crismada e ajudo no altar nas missas.
Ninguém me olha torto na igreja quando estou vestindo algo "que não é de Deus" por que pra eles se tornou algo comum.
Muitos rockeiros, funkeiros e o que quer que seja vão às missas e usam roupas inapropriadas. Até gosto disso por que, mesmo que a pessoa seja um pecador, isso não significa que ela não possa frequentar a Igreja. Deus aceita qualquer um, independentemente da maneira de vestir, falar, agir...

Uma coisa que me deixa pasma, são os Terstemunhas de Jeová. Uma colega de classe alguns meses atrás me contou uma história muito chocante a respeito dessa religião. Prestem atenção no absurdo: Uma família descobre que o único filho adquiriu leucemia. Os médicos disseram que precisariam fazer um transplante de medula para salvar a criança. Os pais foram contra, não deixaram de maneira alguma. Nisso, para salvar a criança eles procuraram a justiça para conseguir a autorização para o transplante. Logo depois disso, quando a criança já estava bem, os pais foram visitá-lo no hospital e disseram em alto e bom som a seguinte frase: "À partir de hoje, não é mais meu filho".
Miyu
Miyu
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Prontera Feminino
Ka$h : 27259

http://sakurabito-miyu.blogspot.com

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 7:27 pm

Meu Deus, QUE HORROR
Deus quer o bem dos filhos, e não o desprezo dos pais com eles.
Ignorância é fogo... ¬¬
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:55 pm

Miyu escreveu:Uma coisa que me deixa pasma, são os Terstemunhas de Jeová. Uma colega de classe alguns meses atrás me contou uma história muito chocante a respeito dessa religião. Prestem atenção no absurdo: Uma família descobre que o único filho adquiriu leucemia. Os médicos disseram que precisariam fazer um transplante de medula para salvar a criança. Os pais foram contra, não deixaram de maneira alguma. Nisso, para salvar a criança eles procuraram a justiça para conseguir a autorização para o transplante. Logo depois disso, quando a criança já estava bem, os pais foram visitá-lo no hospital e disseram em alto e bom som a seguinte frase: "À partir de hoje, não é mais meu filho".

Uma questão delicadíssima, mas vou postar algo com respeito a isso Miyu e se você puder ler por favor o faça, e quem quiser também auhahuaa.
Está em spoiler por ser um texto relativamente grande...
Mas num resumo as Testemunhas de Jeová tomam essa decisão baseada na bíblia. Quanto a atitude dos pais, você não tem como saber se foi exatamente assim até porque confiar em conversas de terceiros é complicado...
Spoiler:
Continua...
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:55 pm

Spoiler:
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:56 pm

Spoiler:
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:57 pm

Spoiler:
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 7:57 pm

Spoiler:

Sim eu sei que posts seguidos não é permitido, levarei isso a moderação *-*
E desculpa, mas o fórum não permitiu um post tão grande.
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 8:10 pm

Nestes casos, não tem problema õ/
As testemunhas de jeová são por acaso retardadas? -desculpasparaquemé
Deixar alguém morrer por uma crença idiota? VOCÊS SÃO DROGADOS POR ACASO!?
Deus quer o bem de todos, e não a morte. Testemunhas de Jeová são exageradas demais, God....
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por Seth Qua Dez 14, 2011 8:13 pm

Akane Kurohana ~ escreveu:Nestes casos, não tem problema õ/
As testemunhas de jeová são por acaso retardadas? -desculpasparaquemé
Deixar alguém morrer por uma crença idiota? VOCÊS SÃO DROGADOS POR ACASO!?
Deus quer o bem de todos, e não a morte. Testemunhas de Jeová são exageradas demais, God....
Achei que respeitar a crença alheia era um consenso de todos : )
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Dez 14, 2011 8:15 pm

Bom, eu respeito, mas estou criticando. Acho isso uma covardia, deixar uma pessoa morrer por causa de uma crença.

Desculpas e me controlo a partir de agora.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino

Mensagem por TiNoSa Qua Dez 14, 2011 8:44 pm

Fayt-Aluk escreveu:Uau, impressionante. Se seguirmos a linha, como será que as futuras gerações verão as religiões que muitos consideram "aceitáveis" nos dias de hoje? Não to dizendo que não haverá religião no futuro, até porque a sociedade humana precisa de algo místico para acreditar. Mas digo que muitas doutrinas de hoje, poderão beirar o absurdo, assim como as do passado beiram para nós nos dias de hoje. Foi muito boa sua colocação.

Enfim, quanto ao resto, também concordo com você. Mesmo não sendo cristão, nem tendo nenhuma crença em particular, eu pesquiso sobre elas, e às respeito, contanto que não desrespeitem minhas crenças <>, eu fico de boa. ^^
Obrigada.
Pois é, é bem provável que num futuro distante (se é que isso será possível para a humanidade) as pessoas estranhem não só as práticas das religiões atuais, mas também várias outras coisas, como a nossa forma de pensar e nos relacionar. Em História, quanto mais afastada da contemporaneidade uma época é, mais difícil é compreendê-la, daí os estranhamentos.
Também acho que será difícil as pessoas deixarem de acreditar em algo místico um dia. Mesmo com toda a ciência que temos, que se desenvolve cada vez mais rapidamente, existem muitas pessoas que têm uma religião, e acredito que continuarão existindo, mesmo que as religiões se moldem conforme a época na qual se inserem.

Eu também sigo mais pelo caminho da ciência, apesar de não ser tão devota dela, porque não vejo o cientificismo como totalmente correto. Até a ciência erra às vezes, por isso não acredito cegamente nela. E, mais importante, não deixo de considerar outras formas de conhecimento não científicos. A Filosofia, por exemplo. Ela não é uma ciência, e ainda assim se dedica com afinco ao conhecimento. Quer uma área filosófica mais dedicada a ele que a Epistemologia? Very Happy

Fayt-Aluk escreveu:

Nenhuma, eu sou o que os cristãos chamam de "ateu", embora eu odeie essa palavra.

Mas eu já recebi TJs, já conheci várias religiões. Já li muitas coisas sobre a Cabala, já li sobre o Budismo e Xintoísmo. Mas não sou uma pessoa de fé e sim de lógica, por isso eu considero mais a ciência acima da fé, sempre que houver algo conflitante entre ciência e religião, eu fico do lado da ciência, pois apresentam evidências mais críveis para meu julgamento.
@Akane, obrigada.

@Fayt, também me incomodo quando me classifico dessa forma: atéia.
Muitas pessoas que seguem uma religião, e até os próprios que se auto-intitulam ateus, vêem o ateísmo como algo que nega a existência de Deus/deuses. No meu caso, eu não nego a existência, mas também não a afirmo. Eu apenas não creio. "Descrente", seria mais adequado, né? ^^
Eu também: entre religião e ciência, fico do lado dessa última, mas continuam valendo minhas considerações do primeiro quote dessa mensagem.

É por esse mesmo motivo que você também não gosta de se intitular dessa forma?
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino

Mensagem por Fayt-Aluk Qua Dez 14, 2011 9:09 pm

TiNoSa escreveu:
Eu também sigo mais pelo caminho da ciência, apesar de não ser tão devota dela, porque não vejo o cientificismo como totalmente correto. Até a ciência erra às vezes, por isso não acredito cegamente nela. E, mais importante, não deixo de considerar outras formas de conhecimento não científicos. A Filosofia, por exemplo. Ela não é uma ciência, e ainda assim se dedica com afinco ao conhecimento. Quer uma área filosófica mais dedicada a ele que a Epistemologia? Very Happy

Sim, exatamente. Mas esse é o lado bom, a ciência nunca pede que você seja crente nela e sim a estude mesmo. Sempre existem teorias que ou se provam verdadeiras ou se provam falsas, estudos são continuados por gerações, alguns desembocam a coisa alguma e alguns em descobertas que mudam nossa vida. No ponto geral de descobrir sobre as coisas, eu fico com a ciência. Eu vejo a filosofia mais como uma dedicação ao auto conhecimento. A Epistemologia não é conhecida como a ciência da ciência? Ou a ciência que estuda o conhecimento (ciência). É uma filosofia que vai contra a crença subjetiva, então vejo basicamente como uma ciência, mesmo que fundida a filosofia. É o mesmo que a noética, que apesar de levar em conta o misticismo, ainda é uma ciência por ser o estudo de algo.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino

Mensagem por TiNoSa Qui Dez 15, 2011 9:06 am

Fayt-Aluk escreveu:Sim, exatamente. Mas esse é o lado bom, a ciência nunca pede que você seja crente nela e sim a estude mesmo. Sempre existem teorias que ou se provam verdadeiras ou se provam falsas, estudos são continuados por gerações, alguns desembocam a coisa alguma e alguns em descobertas que mudam nossa vida. No ponto geral de descobrir sobre as coisas, eu fico com a ciência. Eu vejo a filosofia mais como uma dedicação ao auto conhecimento. A Epistemologia não é conhecida como a ciência da ciência? Ou a ciência que estuda o conhecimento (ciência). É uma filosofia que vai contra a crença subjetiva, então vejo basicamente como uma ciência, mesmo que fundida a filosofia. É o mesmo que a noética, que apesar de levar em conta o misticismo, ainda é uma ciência por ser o estudo de algo.
Sim, sim, a ciência vive sendo modificada, exatamente da maneira que você disse.
Em relação à Epistemologia, não sei se ela poderia ser classificada como ciência. É que as ciências geralmente possuem uma metodologia. A Epistemologia, mesmo podendo fazer uso da lógica, não possui exatamente um método e teorias passíveis de experimentação. Acho que por isso ela se encaixa melhor como área filosófica. Mas isso é algo que poderíamos estudar mais a fundo.

Eu já fico meio dividida entre filosofia e ciência. Acho que as duas se complementam.
Você mencionou o auto-conhecimento. Realmente, a filosofia passa por esse ponto muitas vezes, principalmente a filosofia posterior a Sócrates.
Mas eu também levo em consideração aquelas teorias filosóficas anteriores a ele. Pra falar a verdade, o período pré-socrático da filosofia, aquele dos filósofos chamados naturalistas, pra mim, é o mais interessante.
Ele aborda questões tão antigas e ao mesmo tempo tão contemporâneas...
Acho que os conceitos filosóficos de Ser, Não-Ser, devir, identidade e mudança, tratados principalmente por Parmênides e Heráclito, podem andar lado-a-lado com a ciência. Eu até os vejo como um ponto de partida.
Uma vez, conversando com um amigo meu que fez Física, a conversa tomou esse rumo e chegamos à conclusão de que algumas das teorias desses dois filósofos podem ser exemplificadas pela Física, ou seja, uma ciência experimental.
Por isso eu vejo filosofia e ciência como duas formas de conhecimento válidas, que não se excluem, mas são complementares Smile

Muito legal conhecer seu posicionamento, Fayt. Você só esqueceu de responder o que eu perguntei na mensagem anterior a essa ^^
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino

Mensagem por Fayt-Aluk Qui Dez 15, 2011 6:06 pm

TiNoSa escreveu:
Sim, sim, a ciência vive sendo modificada, exatamente da maneira que você disse.
Em relação à Epistemologia, não sei se ela poderia ser classificada como ciência. É que as ciências geralmente possuem uma metodologia. A Epistemologia, mesmo podendo fazer uso da lógica, não possui exatamente um método e teorias passíveis de experimentação. Acho que por isso ela se encaixa melhor como área filosófica. Mas isso é algo que poderíamos estudar mais a fundo.

Eu já fico meio dividida entre filosofia e ciência. Acho que as duas se complementam.
Você mencionou o auto-conhecimento. Realmente, a filosofia passa por esse ponto muitas vezes, principalmente a filosofia posterior a Sócrates.
Mas eu também levo em consideração aquelas teorias filosóficas anteriores a ele. Pra falar a verdade, o período pré-socrático da filosofia, aquele dos filósofos chamados naturalistas, pra mim, é o mais interessante.
Ele aborda questões tão antigas e ao mesmo tempo tão contemporâneas...
Acho que os conceitos filosóficos de Ser, Não-Ser, devir, identidade e mudança, tratados principalmente por Parmênides e Heráclito, podem andar lado-a-lado com a ciência. Eu até os vejo como um ponto de partida.
Uma vez, conversando com um amigo meu que fez Física, a conversa tomou esse rumo e chegamos à conclusão de que algumas das teorias desses dois filósofos podem ser exemplificadas pela Física, ou seja, uma ciência experimental.
Por isso eu vejo filosofia e ciência como duas formas de conhecimento válidas, que não se excluem, mas são complementares Smile

Muito legal conhecer seu posicionamento, Fayt. Você só esqueceu de responder o que eu perguntei na mensagem anterior a essa ^^

Eu também acho, já que existe o ditado "conhecer o problema é metade do caminho pra solucionar o mesmo". Eu acho que a filosofia tem a capacidade de nos tornar mais perceptíveis as coisas, enquanto a ciência é uma metodologia, como você disse, desenvolvida para dar "vida" a alguma "ideia" ou uma solução. Ou seja, uma teoria parte de uma ideia filosófica.

Acho um pouco confuso para se determinar, mas talvez a ciência do conhecimento seja uma mistura entre filosofia e ciência, mas com raízes mais filosóficas mesmo.

Eu ainda não tenho esse conhecimento mais a fundo sobre a filosofia em si, mas acho bem interessante, passarei a ler mais a respeito da filosofia pré-socrática. Mas ao dizer que você enxerga a filosofia como "ponto de partida", eu passo a entender da mesma forma. O que entendo sobre a filosofia, é que ela serve para questionarmos sobre as coisas, e ao questionarmos poderemos desenvolver uma teoria.

E desculpe pela última pergunta, acabou passando despercebido mesmo. Sugiro que coloque negrito quando usar o "@usuário". É mais fácil visualizar assim.^^

TiNoSa escreveu:
@Fayt, também me incomodo quando me classifico dessa forma: atéia.
Muitas pessoas que seguem uma religião, e até os próprios que se auto-intitulam ateus, vêem o ateísmo como algo que nega a existência de Deus/deuses. No meu caso, eu não nego a existência, mas também não a afirmo. Eu apenas não creio. "Descrente", seria mais adequado, né? ^^
Eu também: entre religião e ciência, fico do lado dessa última, mas continuam valendo minhas considerações do primeiro quote dessa mensagem.

É por esse mesmo motivo que você também não gosta de se intitular dessa forma?

Mas bem, respondendo. É mais ou menos o que penso também. Ao afirmarem que sou ateu, estão afirmando que não creio em absolutamente nada, que sou, de certa forma, vazio. Quando não é verdade. Existem várias coisas para se acreditar que nãos sejam necessariamente, a bíblia. E como você disse, apesar de eu não acreditar na existência de Deus como ele é retratado pela bíblia, não consigo provar que não existe, nem que não existe um arquiteto, por assim dizer, que rege o universo. Eu vivo buscando o que acho melhor acreditar, no momeno, lendo mais sobre o universo e tendo fascinio pelo mesmo, eu acredito basicamente no universo como fonte de vida, que somos partes do mesmo, que devemos ser gratos por estarmos vivos e termos a chance de contemplar todas as coisas. Não acredito em espírito. Mas acredito que como tudo no universo, também somos feitos de energia e que essa energia vive em sintonia com tudo, o que é de certa forma, místico. O que falta é compreender.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado