Curiosidades do filme "O EXORCISTA"
+6
Voltrotz
Mystique
Miyu
Destiny
Kiky
Cerberus
10 participantes
Página 1 de 1
Curiosidades do filme "O EXORCISTA"
Para quem não sabe, O Exorcista, é um filme de terror de 1973, considerado por alguns como o melhor filme de terror de todos os tempos, ainda serve como inspiração para muitas outras produções do genêro, como por exemplo 'o ritual'.
E o que me faz gostar ainda mais do filme, é uma série de acontecimentos estranhos em relação a ele:
1. Uma história real? - O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que
também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se
inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown
estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim,
garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou
com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.
2. Aterrorizando plateias antes de estrear - A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi
obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser
considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava
trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio
Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o
estúdio liberou o vídeo no YouTube para os curiosos.
Eu acho que é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=-Es2DRp-ufA
De fato é um trailerzinho FDP mesmo.
3. Dedicação bizarra - A atriz Mercedes McCambridge foi quem dublou a voz demoníaca de Linda blair.
Para conseguir a proeza de ter a voz parecida com a de um "capeta criança", ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia
ovos crus, além de colocar em sua dieta maçãs defumadas.
O que nos leva a pensar que foram os cigarros que mataram ela, não a tal maldição
4. Linguagem obscena
- Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou
tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que
esquecia constantemente suas falas.
5. Set amaldiçoado?
- O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no
meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da
menina possuída, Regan.
Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às
famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser
alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto
turístico.
6. Audiências em choque
- Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados
Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas.
7. Sofrimento literal
- Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando
as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou
acordo fora do tribunal.
8. Fita do Mal
- O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas
as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demônio. Quem a
comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas
do longa bateram recordes.
9. A primeira morte- No filme de estréia da saga, o ator Jack MacGowran é o primeiro a
morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana
após terminar de gravar MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de
pneumonia. Será
10. Azar contagiante- Muitas “tragédias” ocorreram com o “amigo do amigo do amigo”. O ator
Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu
irmão havia morrrido. A esposa grávida de um assistente de câmera
perdeu o bebê. Epor aí vai…
11. Equipe dos diabos- A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que
refrigerava o quarto onde aconteceu as cenas de possessão morreu de
maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi
morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar
fora. Outro serou o dedão do pé. Imprudência no trabalho. Não, culpa do
diabo!
12. Puxada infernal- A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada,
sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. A
culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que
instrui o técnico responsável por puxá-la com a corda a “dar tudo de si”
13.Dublagem maldita- A atriz Mercedes McCambrige ingeriu ovos crus, fumou igual uma
chaminé e fez o diabo pra ficar com a voz rouca e demoníaca da meninha
possuída. Mas os produtores “esqueceram” de colocar o nome dela nos
letreiros do filme. A atriz processou o estúdio – só para saberem que
não se brinca com o demo!
14. Vingança musical- O argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O
Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito… chinfrim.
Preferiu então usar o tema de piano já pronto (“Tubular Bells”).
Schifrin vendeu a trilharejeitada para o filme A Casa do horror(1979).
Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara
para um filme de terror!
15. Diabo improvisando falas- No filme tem um cena, aonde a garotinha encapetada começa a falar coisas de traz para frente, bom segundo a lenda, isso não estava no roteiro, segundo fontes(sejam lá quais forem) a atriz mirim naquele momento começou a se comporta estranhamente, e ai começou a falar aquelas coisas estranhas com uma voz estranha de forma estranha. E o diretor que era estranho, gravou aquilo e colocou no filme, no filme tem como vê essa cena, e podem perceber a cara de MEDO que os atores tem na hora.
16. Fugindo das comentarios encapetatorios- Quem viu a primeiro filme, deve ter percebido a decadência do segundo, dizem que isso foi idéia do diretor John Boorma, que queria tirar do série a fama de "filme endiabrado". Alguns dizem que por isso o 2º filme ficou ruim daquela forma.
17. Espelho amaldiçoado A Ellen Bursty, diz ter visto a face do capeta num espelho no set de gravação.
Bizarro.
E o que me faz gostar ainda mais do filme, é uma série de acontecimentos estranhos em relação a ele:
1. Uma história real? - O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que
também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se
inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown
estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim,
garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou
com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.
2. Aterrorizando plateias antes de estrear - A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi
obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser
considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava
trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio
Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o
estúdio liberou o vídeo no YouTube para os curiosos.
Eu acho que é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=-Es2DRp-ufA
De fato é um trailerzinho FDP mesmo.
3. Dedicação bizarra - A atriz Mercedes McCambridge foi quem dublou a voz demoníaca de Linda blair.
Para conseguir a proeza de ter a voz parecida com a de um "capeta criança", ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia
O que nos leva a pensar que foram os cigarros que mataram ela, não a tal maldição
4. Linguagem obscena
- Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou
tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que
esquecia constantemente suas falas.
5. Set amaldiçoado?
- O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no
meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da
menina possuída, Regan.
Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às
famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser
alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto
turístico.
6. Audiências em choque
- Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados
Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas.
7. Sofrimento literal
- Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando
as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou
acordo fora do tribunal.
8. Fita do Mal
- O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas
as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demônio. Quem a
comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas
do longa bateram recordes.
9. A primeira morte- No filme de estréia da saga, o ator Jack MacGowran é o primeiro a
morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana
após terminar de gravar MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de
pneumonia. Será
10. Azar contagiante- Muitas “tragédias” ocorreram com o “amigo do amigo do amigo”. O ator
Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu
irmão havia morrrido. A esposa grávida de um assistente de câmera
perdeu o bebê. Epor aí vai…
11. Equipe dos diabos- A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que
refrigerava o quarto onde aconteceu as cenas de possessão morreu de
maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi
morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar
fora. Outro serou o dedão do pé. Imprudência no trabalho. Não, culpa do
diabo!
12. Puxada infernal- A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada,
sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. A
culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que
instrui o técnico responsável por puxá-la com a corda a “dar tudo de si”
13.Dublagem maldita- A atriz Mercedes McCambrige ingeriu ovos crus, fumou igual uma
chaminé e fez o diabo pra ficar com a voz rouca e demoníaca da meninha
possuída. Mas os produtores “esqueceram” de colocar o nome dela nos
letreiros do filme. A atriz processou o estúdio – só para saberem que
não se brinca com o demo!
14. Vingança musical- O argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O
Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito… chinfrim.
Preferiu então usar o tema de piano já pronto (“Tubular Bells”).
Schifrin vendeu a trilharejeitada para o filme A Casa do horror(1979).
Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara
para um filme de terror!
15. Diabo improvisando falas- No filme tem um cena, aonde a garotinha encapetada começa a falar coisas de traz para frente, bom segundo a lenda, isso não estava no roteiro, segundo fontes(sejam lá quais forem) a atriz mirim naquele momento começou a se comporta estranhamente, e ai começou a falar aquelas coisas estranhas com uma voz estranha de forma estranha. E o diretor que era estranho, gravou aquilo e colocou no filme, no filme tem como vê essa cena, e podem perceber a cara de MEDO que os atores tem na hora.
16. Fugindo das comentarios encapetatorios- Quem viu a primeiro filme, deve ter percebido a decadência do segundo, dizem que isso foi idéia do diretor John Boorma, que queria tirar do série a fama de "filme endiabrado". Alguns dizem que por isso o 2º filme ficou ruim daquela forma.
17. Espelho amaldiçoado A Ellen Bursty, diz ter visto a face do capeta num espelho no set de gravação.
Bizarro.
Cerberus- Autist Bastard
-
Ka$h : 76
Re: Curiosidades do filme "O EXORCISTA"
Nossa para um trailer de 1973 é bem perturbador mesmo o_o e sinceramente eu ri tanto que fiquei rouca depois de assistir O Exorcismo, porque é velho o filme e os efeitos ficam engraçados, mas essas coisas aí são tensas demais. Essa atriz que vez a voz do capeta foi tensa nossa ela comia ovo cru e fumava só pro filme >_>
Kiky- Obsessive Prince
-
Clã : Bad Reputation
Título de Nobreza : Princesa de Valentine
Ka$h : 113095
Kiky escreveu:Nossa para um trailer de 1973 é bem perturbador mesmo o_o e sinceramente eu ri tanto que fiquei rouca depois de assistir O Exorcismo, porque é velho o filme e os efeitos ficam engraçados, mas essas coisas aí são tensas demais. Essa atriz que vez a voz do capeta foi tensa nossa ela comia ovo cru e fumava só pro filme >_>
Pow, O exorcista até hoje é medonho, os efeitos sonoros são assustadores de fato , tudo no filme é tenso.
Na época não existia os equipamentos de som de hoje em dia, então alguém precisava fazer a voz mesmo, e a maquiagem fico fodis também.
- Spoiler:
Belos olhos naum
Cerberus- Autist Bastard
-
Ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia
caralhoooow
Esse video ae é tenso mesmo o________________________________o
Caramba..
Maneiro as Curiosidades XD
caralhoooow
Esse video ae é tenso mesmo o________________________________o
Caramba..
Maneiro as Curiosidades XD
Sempre me disseram que a história era real, mas essas curiosidades... me deixou arrepiada x_x
sempre achei a cena que ela fala as coisas de traz para frente muito estranha, antes mesmo de saber que não fazia parte do roteiro.
Cerberus- Autist Bastard
-
Véi, ainda não vi esse filme D:
Mas acho que pra um filme de terror, ele é muito bom, já que o infra-som (o que causa o tão temido efeito de medo nas pessoas) só começou a ser usado em filmes desse gênero muito tempo depois.
Mas acho que pra um filme de terror, ele é muito bom, já que o infra-som (o que causa o tão temido efeito de medo nas pessoas) só começou a ser usado em filmes desse gênero muito tempo depois.
Mystique- Somnambulist Butcher
-
Ka$h : 10436
Mystique escreveu:Véi, ainda não vi esse filme D:
Tu tem que vê cara Dx, veja a versão extendida(versão do diretor) que é a versão sem cortes, tem quase 15 minutos a mais e algumas cenas classicas, tipo a cena da escada.
Poxa, um filme tão foda, e infelizmente é pouco conhecido entre os jovens, em um sala de aula com mais de 40 alunos, só eu e o professor conheciamos o filme.
Cerberus- Autist Bastard
-
CARACA -QCerberus escreveu:Mystique escreveu:Véi, ainda não vi esse filme D:
Tu tem que vê cara Dx, veja a versão extendida(versão do diretor) que é a versão sem cortes, tem quase 15 minutos a mais e algumas cenas classicas, tipo a cena da escada.
Poxa, um filme tão foda, e infelizmente é pouco conhecido entre os jovens, em um sala de aula com mais de 40 alunos, só eu e o professor conheciamos o filme.
Eu já ouvi falar várias vezes, mas tava sem tempo. E filme de terror tem que ver sozinha e aqui em casa é tenso D:
Mystique- Somnambulist Butcher
-
Ka$h : 10436
Mystique escreveu:CARACA -QCerberus escreveu:Mystique escreveu:Véi, ainda não vi esse filme D:
Eu já ouvi falar várias vezes, mas tava sem tempo. E filme de terror tem que ver sozinha e aqui em casa é tenso D:
[b]DX Eu só vejo com a familia, sozinho é maior chato, fico levando susto sozinho DX, tu é corajosa então.
Cerberus- Autist Bastard
-
Voltrotz escreveu:Adoro muito ewsse filme até hj e.. QUE TRAILER PAW DO CARAU!
Esse filme é maior tenso, já vi várias vezes, mas nunca sozinho, o único filme de terror que já vi sozinho foi Freddy VS Jason, e aquilo nem é terror.
Cerberus- Autist Bastard
-
Kiky- Obsessive Prince
-
Título de Nobreza : Princesa de Valentine
Ka$h : 113095
Nossaa!!! COMO ASSIM SÓ VOCÊ E O PROFESSOR CONHECIAM?!?!?!?!
Esse filme é muitcho bom *---* ok, sou super suspeita para falar bem de filmer de terror né, já que amo terror/horror. Mas é bom mesmo, fazer oque? QQQ
Eu já havia lido as curiosidades em um lugar por aí, mas mesmo assim li dnv para lembrar nép (e nao conseguir dormir, olha o horario -n) Curiosidades fodas!! Mas nao melhor que o filme *--*
Esse filme é muitcho bom *---* ok, sou super suspeita para falar bem de filmer de terror né, já que amo terror/horror. Mas é bom mesmo, fazer oque? QQQ
Eu já havia lido as curiosidades em um lugar por aí, mas mesmo assim li dnv para lembrar nép (e nao conseguir dormir, olha o horario -n) Curiosidades fodas!! Mas nao melhor que o filme *--*
Lief- Frenetic Jailbird
-
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Baronesa de Valentine
Ka$h : 23342
CARA!!!!! ESSE FILME É GENIAL!!! Um dos meus filmes favoritos com certeza, é muito, muito perturbador e tenso demais. Mesmo com efeitos velhos ele continua perturbador e acho que esse é um dos motivos dele ser mais perturbador ainda! Os filmes de hoje em dia não têm a energia que O Exorcista tem e é uma história feita de um jeito que foge dos clichês toscos do terror americano.
Esse trailer é fabuloso, simplesmente, uma obra prima, eu fiquei num cagaço aqui pra ver, é muito assustador e não precisa de nenhuma tecnologia extraordinária para isso, muito foda.
Esse trailer é fabuloso, simplesmente, uma obra prima, eu fiquei num cagaço aqui pra ver, é muito assustador e não precisa de nenhuma tecnologia extraordinária para isso, muito foda.
Eu sabia da curiosidade do incêndio... E desse lance que muitas das pessoas envolvidas na produção sofreram acidentes ou morreram.
Não deixa de ser bizarro, e eu realmente não acredito que tenha sido mera coincidência. Pode não ter nada a ver com demos e talzes...
Mas no mínimo as pessoas envolvidas ficaram altamente afetadas pelo filme... Isso deve ter marcado elas demais, sei lah. E quando vc está fissurado em algo, ainda mais algo medonho assim, acho q merdas tem maior chance de ocorrer.
Vi o exorcista quando moleque, com um grupo de amigos... Pqp, esse era O FILME de terror na época, ninguém questionava.
E era meio que uma "iniciação" para o meu pessoal. Vc só se dizia com maior maturidade e saindo da infância depois de encarar isso...
O filme é macabro ao extremo. Acho que nunca nenhum filme de terror me chocou dessa maneira... Pois querendo ou não, a temática do tinhoso é sempre algo forte, escandalizador... Uma coisa é você ter medo de espectros, de monstros esquisitos. Outra é ter que presenciar algo tão em evidência e temido por todos. Sim, TEMIDO!
Nossa, tivemos cagaço demais... Principalmente na maldita cena da escada, que marcou a minha infância. Simplesmente por ser algo inusitado, e o cúmulo da macabrice. Deols, aquilo lá é punk...
Mas lembro que eu tinha dó do padre... A guria endomoniada toda hora cuspia nele umas gosmas nojentíssimas... Tinham que dar um babador pra ela, pqp.
Mas o efeito mais tenso, era aquele de quando o demônio estava prestes a se exteriorizar. Quando piscava a luz e vc percebia uma imagem. Não lembro ao certo se era no espelho ou na parede. Sei que nesse momento muitos devem ter pesado as calças XD XD XD
Não deixa de ser bizarro, e eu realmente não acredito que tenha sido mera coincidência. Pode não ter nada a ver com demos e talzes...
Mas no mínimo as pessoas envolvidas ficaram altamente afetadas pelo filme... Isso deve ter marcado elas demais, sei lah. E quando vc está fissurado em algo, ainda mais algo medonho assim, acho q merdas tem maior chance de ocorrer.
Vi o exorcista quando moleque, com um grupo de amigos... Pqp, esse era O FILME de terror na época, ninguém questionava.
E era meio que uma "iniciação" para o meu pessoal. Vc só se dizia com maior maturidade e saindo da infância depois de encarar isso...
O filme é macabro ao extremo. Acho que nunca nenhum filme de terror me chocou dessa maneira... Pois querendo ou não, a temática do tinhoso é sempre algo forte, escandalizador... Uma coisa é você ter medo de espectros, de monstros esquisitos. Outra é ter que presenciar algo tão em evidência e temido por todos. Sim, TEMIDO!
Nossa, tivemos cagaço demais... Principalmente na maldita cena da escada, que marcou a minha infância. Simplesmente por ser algo inusitado, e o cúmulo da macabrice. Deols, aquilo lá é punk...
Mas lembro que eu tinha dó do padre... A guria endomoniada toda hora cuspia nele umas gosmas nojentíssimas... Tinham que dar um babador pra ela, pqp.
Mas o efeito mais tenso, era aquele de quando o demônio estava prestes a se exteriorizar. Quando piscava a luz e vc percebia uma imagem. Não lembro ao certo se era no espelho ou na parede. Sei que nesse momento muitos devem ter pesado as calças XD XD XD
Shinmen Takezo- Suicidal Singer
-
Ka$h : 1772
Sim, aquela cena é marcante. Me disseram que no livro ela ainda se dobra e faz sexo oral em si mesma, mas não sei se é verdade...
Aquele rosto que sempre aparecia no escuro? Se for, aquilo é muito perturbador, eu lembro que fiquei um mês vendo aquela face sempre que fechava os olhos, pra dormir era um custo q
kyokun escreveu:
Sim, aquela cena é marcante. Me disseram que no livro ela ainda se dobra e faz sexo oral em si mesma, mas não sei se é verdade..
Espero que seja mentira XD XD XD
Que coisa mais tensa MUAHAHAHAHAHA. Ainda mais levando em consideração que ela vive vomitando sangue.
kyokun escreveu:Aquele rosto que sempre aparecia no escuro? Se for, aquilo é muito perturbador, eu lembro que fiquei um mês vendo aquela face sempre que fechava os olhos, pra dormir era um custo q
EXATAMENTE!
Em tonalidade meio esverdeada... Que não dava para identificar direito e tals.
Nossa, eu fiquei tipo assim tb. Todo local que olhava tinha medo de ver aquela coisa...
Macabrice extrema isso.
Shinmen Takezo- Suicidal Singer
-
Ka$h : 1772
Cara algumas coisas eu ja sabia, mais tem muita curiosidade ai que vc falou q eu desconhecia, eu adoro esse filme e um classico do terror sem duvida.
Gostei muito do tópico bem interessante ^^
Gostei muito do tópico bem interessante ^^
Skipe- Demented Stranger
-
Ka$h : 535