Sinestesia
+3
Voltrotz
Kyo-kun
Rozen
7 participantes
Página 1 de 1
Sinestesia
Dá-se o nome de sinestesia ao fenômeno de contaminação dos sentidos, ou seja, a confusão neurológica que provoca a percepção de mais de um sentido de uma só vez, essa pode ser visual, olfativa, tátil ou auditiva. Muitas pessoas acreditam que a sinestesia é uma doença, mas não é. É um fenômeno sensorial que ocorre por meio da memória e pelo excesso da criatividade.
A primeira pessoa a falar sobre tal fenômeno foi John Locke em 1690, quando relatou sobre um intelectual cego que refletiu sobre coisas visíveis e percebeu o que era a cor vermelha por meio do som de uma trompa. O primeiro caso registrado na medicina foi em 1922 com uma criança de quase quatro anos.
De forma descontrolada, a sinestesia se manifesta a qualquer momento, por exemplo, ler uma determinada palavra e sentir o gosto de um doce, ou escrever uma letra e relacioná-la com a cor verde... Curiosamente a maioria dos sinestésicos é canhota e tem problemas em distinguir lado direito com lado esquerdo.
A sinestesia pode ser diagnosticada por meio do Teste da Genuidade, TG, que avalia periodicamente a relação entre os estímulos recebidos e a reação para tais. O teste é feito com um grande quadro branco e preto com vários números iguais e espalhados, porém coloca-se poucos números diferentes sobre o mesmo. Tais números diferentes são facilmente percebidos pelos sinestésicos, pois os mesmos detectam esses por meio da diferença entre a coloração. Cada número possui sua coloração específica podendo ser identificado rapidamente.
http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/sinestesia.htm
" teste é feito com um grande quadro branco e preto com vários números iguais e espalhados, porém coloca-se poucos números diferentes sobre o mesmo. Tais números diferentes são facilmente percebidos pelos sinestésicos, pois os mesmos detectam esses por meio da diferença entre a coloração. Cada número possui sua coloração específica podendo ser identificado rapidamente. "
eu smepre percebi coisas assim, tanto que teve até um tste emuqe nigneum conseguia ver o macaco andando emtre os jogadores quando eles quicavam a bola e eu vi X-X e eusou canhota ;3
A primeira pessoa a falar sobre tal fenômeno foi John Locke em 1690, quando relatou sobre um intelectual cego que refletiu sobre coisas visíveis e percebeu o que era a cor vermelha por meio do som de uma trompa. O primeiro caso registrado na medicina foi em 1922 com uma criança de quase quatro anos.
De forma descontrolada, a sinestesia se manifesta a qualquer momento, por exemplo, ler uma determinada palavra e sentir o gosto de um doce, ou escrever uma letra e relacioná-la com a cor verde... Curiosamente a maioria dos sinestésicos é canhota e tem problemas em distinguir lado direito com lado esquerdo.
A sinestesia pode ser diagnosticada por meio do Teste da Genuidade, TG, que avalia periodicamente a relação entre os estímulos recebidos e a reação para tais. O teste é feito com um grande quadro branco e preto com vários números iguais e espalhados, porém coloca-se poucos números diferentes sobre o mesmo. Tais números diferentes são facilmente percebidos pelos sinestésicos, pois os mesmos detectam esses por meio da diferença entre a coloração. Cada número possui sua coloração específica podendo ser identificado rapidamente.
http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/sinestesia.htm
" teste é feito com um grande quadro branco e preto com vários números iguais e espalhados, porém coloca-se poucos números diferentes sobre o mesmo. Tais números diferentes são facilmente percebidos pelos sinestésicos, pois os mesmos detectam esses por meio da diferença entre a coloração. Cada número possui sua coloração específica podendo ser identificado rapidamente. "
eu smepre percebi coisas assim, tanto que teve até um tste emuqe nigneum conseguia ver o macaco andando emtre os jogadores quando eles quicavam a bola e eu vi X-X e eusou canhota ;3
Rozen- Schizophrenic Phantom
-
Clã : We are Infinite
Ka$h : 42777
Re: Sinestesia
eu sou sinestético, pelo menos eu acho, eu enxergo cores em muitas coisas, e não só cores, como texturas também, como se eu conseguisse tocar a voz de certa cantora em uma música e sentir a textura dela, posso sentir se é doce, posso ver qual é a cor. E sobre esse teste dos números acho que iria ser fácil porque pra mim os números tem cores e eu consigo ver as cores, é mais fácil de memorizar, por exemplo, números de telefone, eu acho mais fácil eu gravar quando leio do que quando escuto, porque quando eu leio, eu gravo as cores e as luzes que os números estão emitindo pra mim.
*corre dos seguranças do hospício*
*corre dos seguranças do hospício*
Rozen escreveu:
Não sei se sou X-X mas uma coisa que eu li me fez pensar
[2]
Isso também acontece comigo. Mas...não é com tudo. Acho que por esse teste eu seria. Já o fiz.
Mas pelo que o kyo disse, nossa, fiquei imaginando os numeros emitindo cores *-----* auhauahauhauaha
Isso acontece comigo com o som. Demais. As vezes o som parece ter gosto pra mim. A voz tem textura...parece um carinho as vezes. Mas por isso em palavras é complicado. Tento colocar as vezes em poemas *--*
Mas ainda não tenho certeza. o.õ
Convidad- Convidado
uheuhauhahu
bem, não é como se as cores saíssem dos números que eu estou vendo, é diferente, como uma visão superior que complementa a primeira visão. Não é como se algo sumisse para aparecer um por cima, é como se eu simplesmente pudesse ver um, vendo o outro. É uma coisa bem estranha...
E comigo é igualzinho nas músicas, Psique.
bem, não é como se as cores saíssem dos números que eu estou vendo, é diferente, como uma visão superior que complementa a primeira visão. Não é como se algo sumisse para aparecer um por cima, é como se eu simplesmente pudesse ver um, vendo o outro. É uma coisa bem estranha...
E comigo é igualzinho nas músicas, Psique.
gente. isso foi tão VI *-*
Eu sou assim com paises e algumas musicas.. mas devido a influência de vcs.. estou assim tbm com pessoas.. é tão lecal *-*
Eu sou d q cor pra vcs? \o/
Eu sou assim com paises e algumas musicas.. mas devido a influência de vcs.. estou assim tbm com pessoas.. é tão lecal *-*
Eu sou d q cor pra vcs? \o/
Vol-chan, eu não sei que cor que você é, mas seu nome (Voltrotz) é poderoso, como rochas colidindo ou torrentes. Ele vai de marrom escuro a uns tons de vermelho, mais é mais algo como marrom, pedra, ouro velho, essas coisas.
-q
-q
é complicado isso, mas acho q vc não pode confundir tudo X-X
eu acho q quem realmente tem é a psique -q pq se for como o de vocês eu sou uma sinestesica alok -q
eu acho q quem realmente tem é a psique -q pq se for como o de vocês eu sou uma sinestesica alok -q
Rozen- Schizophrenic Phantom
-
Clã : We are Infinite
Ka$h : 42777
Mas gente , isso que vocês tem pode não ser sinestesia
As vezes quando , exemplo, você ta ouvindo uma musica que nunca ouviu e vê o logo da coca-cola . Três anos depois quando você ouvir a musica de novo vai ver ou sentir o gosto da coca-cola. É psicológico , ja li uns artigos da faculdade Ruy Barbosa sobre isso
As vezes quando , exemplo, você ta ouvindo uma musica que nunca ouviu e vê o logo da coca-cola . Três anos depois quando você ouvir a musica de novo vai ver ou sentir o gosto da coca-cola. É psicológico , ja li uns artigos da faculdade Ruy Barbosa sobre isso
Fire- Maniac Coward
-
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 4026
O jeito que eu expliquei pode até parece meio viagem, mas é que é difícil de colocar em palavras as coisas que eu vejo e que eu sinto. Não é simplesmente imaginação, eu não me recordo de coisas por causa de outras coisas, é um instinto que me mostra certas coisas que eu nunca vi. Não é como me lembrar de beber coca cola ou lembrar de comer um doce, e sim sentir um sabor que eu nunca senti, ver um conjunto de cores que não existe fora dessa segunda visão. Entenderam?
-q
-q
Mas eu repito, pode ser psicologico.... em moro com uma.... acabei de perguntar sobre isso^^
Não é exatamente vc que se lembra.... seu subconsciente lembra , e transmite isso pro cerebro... mas vc em si não se lembra.... só fazendo testes com um psicologo pra descobrir...
Não é exatamente vc que se lembra.... seu subconsciente lembra , e transmite isso pro cerebro... mas vc em si não se lembra.... só fazendo testes com um psicologo pra descobrir...
Fire- Maniac Coward
-
Tipo eu não sei se sou,visual pelo menos acho que não .-.
mas sei lá,não presto muito a atenção nessas coisas sabe o_o
mas sei lá,não presto muito a atenção nessas coisas sabe o_o
Eu moro com uma psicologa.....Mas eu repito, pode ser psicologico.... em moro com uma.... acabei de perguntar sobre isso^^
Fire- Maniac Coward
-
Ahh eu tenho quase certeza que eu sou sinstesica. Eu vejo cores em algumas coisas, porque eu tenho preguiça de ficar olhando a cor u_u As músicas são o que mais me afetam, os sons também e os momentos que eu estou vivendo, é complicado de explicar, mas eu sinto sempre um cheiro e uma textura. As vezes vem cor junto, as vezes não, e quando eu sinto o cheiro de novo eu lembro bem fácil da época/coisa que me provocou aquilo. E eu sinto sentimentos bizarros que eu nunca sinto com mais nada {ou quase} com as músicas, cada uma pra mim tem uma forma e uma ponta de cor. eu sou louca bgs, mas eu sou destra comofasss
Kiky- Obsessive Prince
-
Clã : Bad Reputation
Título de Nobreza : Princesa de Valentine
Ka$h : 113095
Fire Dancer escreveu:Mas eu repito, pode ser psicologico.... em moro com uma.... acabei de perguntar sobre isso^^
uhum, eu entendi
mas eu acho que se fosse esse o caso, as coisas que eu sinto seriam comuns, tipo, se fosse apenas associação a alguma coisa que ficou no meu subconsciente, essas coisas seriam coisas comuns e explicáveis, e não visões de coisas que não existem, sensações indescritíveis, quero dizer. Não é como sentir o gosto de água de côco ouvindo uma música que eu conheci na beira da praia, e sim sentir sentir o gosto doce de um raio de luz quando ouço uma voz doce cantando "oOOOooOOaaHh".
É uma coisa meio bizarra de se explicar, eu desisto uhehueuhhuahua
kyokun escreveu:Fire Dancer escreveu:Mas eu repito, pode ser psicologico.... em moro com uma.... acabei de perguntar sobre isso^^
uhum, eu entendi
mas eu acho que se fosse esse o caso, as coisas que eu sinto seriam comuns, tipo, se fosse apenas associação a alguma coisa que ficou no meu subconsciente, essas coisas seriam coisas comuns e explicáveis, e não visões de coisas que não existem, sensações indescritíveis, quero dizer. Não é como sentir o gosto de água de côco ouvindo uma música que eu conheci na beira da praia, e sim sentir sentir o gosto doce de um raio de luz quando ouço uma voz doce cantando "oOOOooOOaaHh".
é muito difícil explicar mesmo. Porque pra fazer isso...mistura muito mais os sentidos @.@
Queria ver cores, como o kyo, nossa!! o.o
Mas eu já viajo demais com o som, então já basta de anormalidades xDDD
Convidad- Convidado
uhum, eu entendi
vc sente gosto de agua de coco quando ouve Justin Bieber??? kkkkkkkkkkkk
Mas eu repito , só um profissional poderia dizer se o que vc sente é sinestesia
Fire- Maniac Coward
-
não XDDDDDDDDD
eu quis dizer justamente que eu NÃO sinto gosto de agua de coco ouvindo musica nenhuma q
le direito o que eu disse q
eu quis dizer justamente que eu NÃO sinto gosto de agua de coco ouvindo musica nenhuma q
le direito o que eu disse q
Gosto de água de coco?
Eu sinto gosto de cobertura de morango quando falo com o Hatred *-*
Eu sinto gosto de cobertura de morango quando falo com o Hatred *-*
Não gente, x_x não sinto gosto de agua de coco, ai como é tenso ser mal interpretado -.-
Isso me lembrou a discussão do VI. Nunca tinha visto tanta gente possivelmente sinestésica num lugar só, sério, e parece que estou vendo de novo XD
Bom, eu não me considero sinestésica. Eu tenho facilidade pra diferenciar e relacionar cores e sons, mas não vejo ou sinto algo quando ouço uma música, por exemplo. O máximo que eu faço é imaginar, e tentar imaginar como seria ser sinestésica. Porque tudo o que eu sei sobre o assunto sei por causa das descrições de outras pessoas, de coisas que vejo por aí. Deve ser, no mínimo, interessante. E estranho.
Bom, eu não me considero sinestésica. Eu tenho facilidade pra diferenciar e relacionar cores e sons, mas não vejo ou sinto algo quando ouço uma música, por exemplo. O máximo que eu faço é imaginar, e tentar imaginar como seria ser sinestésica. Porque tudo o que eu sei sobre o assunto sei por causa das descrições de outras pessoas, de coisas que vejo por aí. Deve ser, no mínimo, interessante. E estranho.
Mizuki- Hysterical Twins
-
Ka$h : 64030
tava brincando Kyo...
Fire- Maniac Coward
-
HUEUHAUHAH okei, fire XD
e Mizuki, como dissemos lá, isso deve acontecer por causa do "excesso de criatividade" que é uma coisa que causa sinistesia (ou o contrário, não lembro), e essa é a alma desse lugar, acho que é normal que atraia pessoas que tenham uma fagulha sinestética.
e Mizuki, como dissemos lá, isso deve acontecer por causa do "excesso de criatividade" que é uma coisa que causa sinistesia (ou o contrário, não lembro), e essa é a alma desse lugar, acho que é normal que atraia pessoas que tenham uma fagulha sinestética.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb maio 04, 2024 6:30 pm por Subba-kun
» O que você está fazendo agora?
Dom Ago 20, 2023 10:49 pm por OtomeSanKawaii
» Então né... quase 10 anos
Dom Ago 20, 2023 10:45 pm por OtomeSanKawaii
» Hazukashii Serifu Kinshi!
Seg Abr 24, 2023 7:43 pm por Sora Nimus
» O que te satisfaz?
Qui Dez 08, 2022 11:04 pm por Sora Nimus
» Hey guys!
Ter Nov 08, 2022 9:33 pm por TiNoSa
» Como estão lidando com esse período pandêmico, de quase isolamento?
Ter Nov 08, 2022 9:20 pm por TiNoSa
» A Movimentação no Fórum
Ter Nov 08, 2022 9:13 pm por TiNoSa
» Que música você está ouvindo agora?
Ter Nov 08, 2022 8:45 am por Fuza