Existe "universalidade"?
3 participantes
Página 1 de 1
Existe "universalidade"?
Vocês acham que as pessoas possuem uma base em comum? Um princípio de entendimento que seja igual? Que se todos compreendêssemos um fato de uma forma plena, por exemplo, chegaríamos a mesma conclusão? Que o que nos faz diferentes, únicos, são apenas as nossas experiências (de várias vidas, para quem acredita) e só?
Quebra-cabeças iguais, com as peças organizadas de formas diferentes?
Ou será que cada um já era único em sua origem? Princípio Nasuverse da coisa, cada um é "originário" de uma ideia diferente? Diferimos de nossos "irmãos" na essência? Já tínhamos características pré-determinadas? Se outros passassem exatamente pelo que passamos, teriam conclusões diferentes?
Quebra-cabeças únicos, com peças meramente comparáveis com os outros?
Ou talvez, de alguma forma incompreensível, temos um pouco dos dois? Por mais contraditório que isso pareça, ao meu ver, é a única resposta plausível...
Quebra-cabeças iguais, com as peças organizadas de formas diferentes?
Ou será que cada um já era único em sua origem? Princípio Nasuverse da coisa, cada um é "originário" de uma ideia diferente? Diferimos de nossos "irmãos" na essência? Já tínhamos características pré-determinadas? Se outros passassem exatamente pelo que passamos, teriam conclusões diferentes?
Quebra-cabeças únicos, com peças meramente comparáveis com os outros?
Ou talvez, de alguma forma incompreensível, temos um pouco dos dois? Por mais contraditório que isso pareça, ao meu ver, é a única resposta plausível...
Re: Existe "universalidade"?
As duas últimas frases já responderam a questão de forma tão satisfatória que fica difícil imaginar alguém aqui discordando.
Em essência, não é um raciocínio tão contraditório assim. O termo "contradição" foi criado em conformidade com a nossa lógica humana, que não é lá exatamente equipada para analisar/compreender todos os aspectos da existência (principalmente quando passamos pro campo da possível existência da "espiritualidade" ou de outros fatores filosóficos que não podemos qualificar de modo empírico). O exercício intelectual, afinal de contas, possui limites de ordem prática (... principalmente a falta de capacidade de manter o interesse dos participantes depois que certo nível de complexidade é alcançado).
... acho que eu conseguia ir mais longe nesse tipo de reflexão na época em que bebia. Heh.
Crow J, que duvida que outros tirariam as mesmas conclusões que ele se passassem exatamente pelo que ele passou, e acredita que isso faz o Mundo ser menos tedioso.
Em essência, não é um raciocínio tão contraditório assim. O termo "contradição" foi criado em conformidade com a nossa lógica humana, que não é lá exatamente equipada para analisar/compreender todos os aspectos da existência (principalmente quando passamos pro campo da possível existência da "espiritualidade" ou de outros fatores filosóficos que não podemos qualificar de modo empírico). O exercício intelectual, afinal de contas, possui limites de ordem prática (... principalmente a falta de capacidade de manter o interesse dos participantes depois que certo nível de complexidade é alcançado).
... acho que eu conseguia ir mais longe nesse tipo de reflexão na época em que bebia. Heh.
Crow J, que duvida que outros tirariam as mesmas conclusões que ele se passassem exatamente pelo que ele passou, e acredita que isso faz o Mundo ser menos tedioso.
Crow J- Idiot Fiend
-
Ka$h : 4319
Re: Existe "universalidade"?
Olha, pra mim é uma coisa bem clara e óbvia que não, não existe essa universalidade. Todos nós somos únicos desde que nascemos e todos nós seríamos diferentes mesmo se passassem pelas mesmas coisas. Já ouvi essa teoria que nascemos uma folha em branco e bla bla bla, mas acho ilógico acreditar nisso por causa da genética, que faz todos nós nascermos diferentes dos outros, não haverão duas pessoas com cérebros iguais [?], nem sei explicar isso direito uhsauhsa mas acho que dá pra entender.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb maio 04, 2024 6:30 pm por Subba-kun
» O que você está fazendo agora?
Dom Ago 20, 2023 10:49 pm por OtomeSanKawaii
» Então né... quase 10 anos
Dom Ago 20, 2023 10:45 pm por OtomeSanKawaii
» Hazukashii Serifu Kinshi!
Seg Abr 24, 2023 7:43 pm por Sora Nimus
» O que te satisfaz?
Qui Dez 08, 2022 11:04 pm por Sora Nimus
» Hey guys!
Ter Nov 08, 2022 9:33 pm por TiNoSa
» Como estão lidando com esse período pandêmico, de quase isolamento?
Ter Nov 08, 2022 9:20 pm por TiNoSa
» A Movimentação no Fórum
Ter Nov 08, 2022 9:13 pm por TiNoSa
» Que música você está ouvindo agora?
Ter Nov 08, 2022 8:45 am por Fuza