Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desmoralização / Perda de autoridade da escola

4 participantes

Ir para baixo

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Empty Desmoralização / Perda de autoridade da escola

Mensagem por Sir Panzer Qui Ago 23, 2012 11:25 pm

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Figura1-450x305

A situação acima é cada vez mais comuns em colégios particulares, acredito eu. O aluno tira notas ruins, o boletim chega em casa e a culpa, é claro, não é do coitadinho que zoneia a aula toda e fica no pc o resto do dia. A culpa é do professor que não sabe ensinar!

E isto não se limita apenas às notas, vai até mesmo ao comportamento do aluno.
Uma professora contou uma vez, que a filha foi chamada ao colégio pois o neto (da minha professora) andava "aprontando demais" (detalhe: colégio infantil).
E ela foi lá já com consciência que que tinha um filho "danado" mesmo, porém quando chegou na sala de espera da diretoria a surpreza: outras mães chamadas pelo mesmo motivo bastante indignadas... COM O COLÉGIO!
"Imagina! Essa professora é que é ruim! Não sabe controlar os alunos e..."
Bem... Nisso já deu pra perceber quem tem a culpa do mau comportamento do guri, né?

Opinião do Panzer:
-Quanto a didática: realmente, existem profissionais da educação que, por mais boa vontade que tenham, não conseguem transmitir o conhecimento aos alunos de maneira satisfatória, isso é fato. Porém não é, na minha opinião, regra, e sim exceção. Pelo que EU vi, na maioria das vezes é má vontade do aluno mesmo!
-Quanto ao mau comportamento: pura falta de educação em casa! É mãe que passa a mão na cabecinha do filho toda vez que ele apronta uma, que faz/compra tudo o que ele pede e deixa a criança viver uma vida desregrada e sem limites (corrijam-me se soar pleonástico)... Isso quando os pais não são completamente ausentes e a criança cresce na frente da TV. Dae fulano chega na escola e vai fazer o quê? O que ele aprendeu em casa! E isso pode se agravar com alguns colégios que não tratam o aluno como ALUNO. Tratam-no como CLIENTE (já estudei em escola assim), dae a própria direção acaba insentivando os comportamentos ruins em ambiente escolar.


E vocês? Que opinião têm a respeito?
Sir Panzer
Sir Panzer
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Bromithia Masculino
Mensagens : 4726
Ka$h : 4922
Likes : 55
Data de inscrição : 14/12/2011
Idade : 33
Localização : Valhalla


http://autopapo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Empty Re: Desmoralização / Perda de autoridade da escola

Mensagem por Möller Sex Ago 24, 2012 2:13 am

Minha experiência como "educador":

A culpa não é "caseira". Existe uma lenda que diz "educação se aprende em casa" e muitos professores abrem mão de disciplinar seus alunos e jogam toda a culpa do comportamento deles nos pais omissos (ou pior, super-protetores e "mimantes" ). Além disso há toda uma cultura , por parte das últimas gerações de professores, de não repressão, de não punição, criada por má interpretação e adaptação de teorias educacionais europeias. Os professores tem deixado de punir, repreender, tirar o aluno de sua zona de conforto e principalmente, deixado de firmar sua autoridade em sala de aula (isso sempre foi difícil e desgastante).

Quanto a natureza do aluno o erro aqui é querer que jovens de 12-17 anos (ou mais) se portem como adultos responsáveis em sala de aula. Existem claro aqueles que fogem a regra, mas a maioria não tem maturidade mental para saberem se portar e eles vão agir de má vontade se o professor não conseguir cativar a atenção deles. Poxa, mesmo na EsPCEx, onde um aluno poderia pegar uma punição disciplinar e perder o final de semana por "zonear" uma sala de aula, acontecia esse tipo de coisa (e acontecia muito) quem dirá numa escola comum...

A propósito: em termos gerais a educação, tanto pública quanto privada tem melhorado no Brasil nos últimos 50 anos.

PS.:

Meus alunos na ong são quase isso:
Desmoralização / Perda de autoridade da escola Trafico-250x350

E por isso minha doutrina em sala de aula é quase essa:
Desmoralização / Perda de autoridade da escola Heartbreak-Ridge-1986-Clint-Eastwood-Tom-Villard-pic-2
Möller
Möller
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 9
Ka$h : 14
Likes : 4
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Empty Re: Desmoralização / Perda de autoridade da escola

Mensagem por Kyo-kun Sex Ago 24, 2012 6:52 pm

Acho que a pessoa pra dar aula em escola particular tem estar preparada pra enfrentar isso já. Eles puxam saco dos alunos na cara dura mesmo, eu estudei por anos numa escola de freiras aqui e os professores que recebiam uma reclamação sequer já eram demitidos praticamente. Muitas vezes os professores eram trocados do nada por causa de aluno que reclamava e sei lá mais o que.

Eles tem um favoritismo pelos mais ricos também, a pessoa pode fazer a merda que quiser na escola que nunca vai dar problema praquele aluno. Eu lembro até de uma vez que um amigo meu quebrou o dente de um menino tacando ele de cara na parede e ainda foi um coordenador na nossa sala pra explicar que o garoto não era malvado, que era só uma brincadeira, que tudo ia ficar bem, etc... Tudo porque ele era muito rico na época.

Esse tipo de coisa não muda, o professor que tem que saber lidar com isso, porque conscientizar o mundo inteiro não dá. Tive professores excelentes nessa escola que sempre souberam driblar muito bem esses problemas. Tem que ter pulso firme e confiança no próprio trabalho.
Kyo-kun
Kyo-kun
Hallucinated Queen
Hallucinated Queen

Valentine Masculino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 40045
Ka$h : 78408
Likes : 336
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 32
Localização : Num pote no alto da estante.


https://madhouse.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Empty Re: Desmoralização / Perda de autoridade da escola

Mensagem por wkad Sex Ago 24, 2012 8:39 pm

O desrespeito aos professores parece estar crescendo, mesmo... Eu não tenho experiência com como era a educação antigamente, e tenho muito pouca com a situação atual.

Mas isso não é algo que o professor não possa resolver. O problema é que cada turma é um caso diferente do outro, e precisa ser lidado de forma diferente pra ter o seu desempenho (a quantidade de coisas que eles aprendem) maximizada~~

E nem todos os professores tem condições pra isso... Em vários sentidos. Sei de colégios aqui que tem DUAS aulas de matemática por semana... Primeiro, o professor provavelmente trabalha em mais de um emprego por vez, devido ao baixo salário (é o que dizem~~); segundo, ele não tem tempo em aula pra conhecer a turma a ponto de aprender a lidar com ela.

Aí é difícil.

Bom, muitos professores tem má vontade também, eu tenho certeza...

kyokun escreveu:Acho que a pessoa pra dar aula em escola particular tem estar preparada pra enfrentar isso já. Eles puxam saco dos alunos na cara dura mesmo, eu estudei por anos numa escola de freiras aqui e os professores que recebiam uma reclamação sequer já eram demitidos praticamente. Muitas vezes os professores eram trocados do nada por causa de aluno que reclamava e sei lá mais o que

Acho que isso é mais uma diferença gigantesca entre o ensino público e o privado... No privado, sim, por reclamações dos alunos os professores saem mesmo (minha própria sala já tirou mais de um professor "incômodo"), mas no público... Já vi coisas ruins lá, coisas bem ruins. Professores que não *deveriam* estar lá, e que por mais que os alunos reclamem, nada sequer *pode* ser feito.

Mas também não é toda turma de ensino público que se importa em não ter aula. Tudo, sempre, varia de caso a caso.
wkad
wkad
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 35
Ka$h : 1460
Likes : 0
Data de inscrição : 21/08/2012
Idade : 36
Localização : Trombudo Central - Santa Catarina - Brasil


http://kad-kun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desmoralização / Perda de autoridade da escola Empty Re: Desmoralização / Perda de autoridade da escola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos