Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ganhando dinheiro como freelancer.

+3
Chaosz
Nimura-kun
mayora13
7 participantes

Ir para baixo

Ganhando dinheiro como freelancer. Empty Ganhando dinheiro como freelancer.

Mensagem por mayora13 Ter Abr 02, 2013 9:48 pm

Antes que alguem pergunte, o que é freelancer? Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto-emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia da informação, música e bla bla bla.

eu só não coloquei esse topico em duvidas, por que acredito que aquela categoria só aceite as duvidas que tenha a ver com o forum... então ai vai.
e então, por que eu estou postando isso aqui? primeiramente, por que eu queria esclarecer algumas duvidas nessa " area " de ser freelancer.

Alguns dias atras, coloquei alguns desenhos tanto no forum, quanto no facebook. E um amigo veio com uma conversa pro meu lado de... " por que você não vende seus desenhos? vai ganhar muito dinheiro com isso. " E é isso. eu penso que, eu quero mesmo ganhar dinheiro com o que eu realmente gosto de fazer, eu gosto de desenhar, e criar. então vou tirar vantagem disso. mas ai esta. como? Onde vou arranjar clientes que estejam interessados em comprar... " desenhos " ?
E se existe algum site, de freelancers ou sei lá... venda de desenhos, algo assim. Lembrando, que eu desenho manga, e sou designer, não tenho dificuldades quanto a isso, mas o problema mesmo é achar pessoas que estejam dispostas a pagar por meus trabalhos. por que alias, não é mesmo bom ter seu proprio dinheiro? Aposto que é. enfim é isso, <3

se quiserem deixar sua opinião quanto a isso, ou até mesmo me ajudar, eu seria grata >:
mayora13
mayora13
Demented Stranger
Demented Stranger

Feminino
Ka$h : 9889

Ir para o topo Ir para baixo

Ganhando dinheiro como freelancer. Empty Re: Ganhando dinheiro como freelancer.

Mensagem por Nimura-kun Ter Abr 02, 2013 10:16 pm

vc abriu meus olhos e mw fez ver q eu sou um freelancer notfu,sempre q o pessoal tem dificuldade com celulares ou qndo ocorre problema de software ou qrem atualizar,eu cobro notfu,eu axo isso bem interessante,principalmente pq vc estará ganhando grana fazendo o q vc gosta sem ter uma obrigação d ter curriculo e talz
Nimura-kun
Nimura-kun
Black Blank blah-blah-blah
Black Blank blah-blah-blah

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 17182

Ganhando dinheiro como freelancer. HaJA8Yt

Mensagem por Chaosz Ter Abr 02, 2013 10:18 pm

Eu também desenho mangá, mas só por passatempo.. As pessoas ja me falaram pra começar a vender que eu ia ganhar dinheiro e tal.. mas nunca confiei muito ahuah
Muitos gringos usam esse site aqui http://www.etsy.com/browse/art?ref=fp_ln_new_art
pra vender qualquer tipo de arte..
Mas acho que pra vc que desenha mangá o melhor seria tentar FAZER um mangá.. Sei que é difícil mas tente arranjar uns amigos que tambem tenham interesse ou seja, fazer uma equipe aí fica mais fácil o trabalho, pq convenhamos, a maioria das pessoas quando compram desenhos, elas escolhem paisagens e retratos para fazer quadros, agora se for na área de mangá, as pessoas compram os mangás por inteiro mesmo, se é que vc me entende, então acho que vale a pena tentar..
Tem um cara americano muito foda que começou a fazer mangá e hoje acho que ja deve ta ganhando muito dinheiro com isso, pesquise no youtube "markcrilley" o cara é foda mesmo ele da muitas dicas de como desenhar manga..
Chaosz
Chaosz
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Prontera Masculino
Ka$h : 5242

Mensagem por TiNoSa Qua Abr 03, 2013 6:49 pm

O local que mais vejo pessoas vendendo desenhos é no próprio DeviantArt, pelo sistema de Comissions. Pode ser que você até já tenha visto ou saiba que isso existe (já que você tem até uma conta lá), mas se por acaso não chegou a ver ainda, aqui tem alguns journals de comissions: http://browse.deviantart.com/journals/?order=9&q=comissions

As pessoas, acredito que depois de terem um certo número de fãs, abrem suas comissões, daí elas estabelecem preços para cada tipo de desenho (geralmente em dólares), com um sistema de pagamento (comumente o PayPal).
Por exemplo:
Spoiler:

Uma dúvida que as pessoas geralmente têm é de quanto cobrar por cada desenho. Existem cálculos que você pode fazer, baseado em custo de vida e depois no valor de horas de trabalho, pra você ver quanto você deveria cobrar por cada desenho, aproximadamente. Se quiser, tento achar essa tabela pra você.
Mas muitos artistas calculam do seu próprio jeito, analisam suas habilidades, o trabalho que têm desenhando e quanto isso poderia valer.

Eu vejo muitas pessoas vendendo bem através desse sistema de comissões do DA, alguns até acabam tendo aqueles clientes fiéis, sabe? Porque alguns se interessam em comprar desenhos para ilustrar uma fic que estejam escrevendo, ou para terem os seus OCs desenhados por outra pessoa, por exemplo. Então, pode ser que alguns digam exatamente como querem que o desenho seja feito, limitando um pouco sua criatividade, mas outros poderão até dar a você uma liberdade maior.

Quanto ao pagamento, geralmente os artistas pedem que metade do dinheiro seja enviado antes de começarem a desenhar e a outra metade depois que o desenho estiver pronto, ou um rascunho, ou parte dele, para o cliente ver se está tudo ok e se o artista pode prosseguir.

Caso queira iniciar um sistema de comissões lá no DA, posso até indicar algumas páginas lá que têm uns recursos interessantes pra você utilizar.

Agora, sobre a idéia de ganhar dinheiro com algo que você gosta de fazer, sem dúvida é algo ótimo. Eu tenho intenção de fazer isso no DA um dia, mas por enquanto mal tenho muito tempo pra fazer meus próprios desenhos, sem falar que eu ainda gostaria de melhorar em algumas coisas, então deixo isso para o futuro ^^
Outra coisa que penso em fazer um dia, e isso está mais relacionado a mangás, seria fazer algum fanzine. Eu não me importo tanto com o lado lucrativo da coisa, porque acho que aqui é meio complicado ganhar muito dinheiro com isso, mas só de saber que algumas pessoas estariam lendo algum trabalho meu, seria gratificante, então quando eu concluir a faculdade, espero ter mais tempo para me dedicar a isso e a outras coisas também. É um sonho que tenho, e se eu pudesse lucrar algo com isso, seria melhor ainda. Então vá em frente com essa idéia, espero que dê tudo certo! Qualquer coisa, é só perguntar Very Happy

Obs: acho que esse tópico está bem relacionado a design, então moverei para Discussões sobre Design ;]
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91995

Ganhando dinheiro como freelancer. MRdxMuH Ganhando dinheiro como freelancer. HaJA8YtGanhando dinheiro como freelancer. QpBNVxcGanhando dinheiro como freelancer. XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por Lailoca Qua Abr 03, 2013 7:35 pm

Se fosse para ser freelancer de tradução/revisão, tenho agências para indicar, mas de desenho =(
Não sei não!
Tem sites de freelas de design, mas não sei se seria interessante para você.
Fazer o mangá e entregar em editoras, funciona! Fazem isso com livros... Seria interessante você fazer um preview e distribuir em eventos. Tem muto evento que o pessoal entrega livretos, sabe? Com 1/3 da história, para que o povo se interesse e ajude na divulgação. Muito autor começou assim Smile
Lailoca
Lailoca
Demented Stranger
Demented Stranger

Feminino
Ka$h : 108

Mensagem por Tsundêrih Qua Abr 03, 2013 7:38 pm

Tinosa depois me passa as páginas do DA
Eu to tentando essa vida de freelance,mas como minha faculdade diverge dessa área acho que ninguém se convence muito.
Eu ia te indicar pessoas que tem belas artes pelo DA e ganham dinheiro fazendo esses trabalhos de comissões como a Meago,a Celesse e o Bleedman. Sem contar que esses e muitos outros ganham mais dinheiro ainda com Webcomics e vendendo essas mesmas comics por vias impressas.

Eu ia citar a parada de fazer histórias pra editoras tbm XD
O mais interessante é você montar um bom currículo e anexar um portfólio com o tipo de trabalho que faz e ir mostrando em empresas e pela internet.
Tsundêrih
Tsundêrih
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Turandor Feminino
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 41552

Ganhando dinheiro como freelancer. HaJA8Yt

http://astlan.deviantart.com/

Mensagem por TiNoSa Qua Abr 03, 2013 8:14 pm

Aqui as páginas que mencionei, que podem ajudar com isso:
Cálculo de preço, fazer cobranças, e tal: Parte 1 / Parte 2.
Buttons para comissions, requests, art trade, etc: KimmyPeaches / SquirtleStamps / Status Stamps & Plz Accounts / MissLadyMinx / aqui um journal com alguns desses e mais outros / Buttons by UrbanDictionary.

Obs: para encontrar os buttons/stamps, você pode procurar na galeria das contas (isso se o link já não estiver lá). Muitas vezes, eles estão numa pasta separada da galeria dessa pessoa, é só dar uma procurada.
Não se esqueça de ler as regras do dono antes de utilizar os buttons/stamps de outras pessoas.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91995

Ganhando dinheiro como freelancer. MRdxMuH Ganhando dinheiro como freelancer. HaJA8YtGanhando dinheiro como freelancer. QpBNVxcGanhando dinheiro como freelancer. XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por Griphus Qua Abr 03, 2013 11:00 pm

è uma forma perigosa de trabalhar... Eu so trabalho dessa forma porque não tenho condições de ser contratado por uma agencia de publicidade por exemplo, Mas tambem não dependo da renda pra viver, então de boa (:

O maior problema é que você tem contato direto com os clientes, tem que saber conversar com eles (que muitas vezes são idiotas xD) e ter que correr atras de trabalhos
Griphus
Griphus
Demented Stranger
Demented Stranger

Ka$h : 1275

Mensagem por Chaosz Qua Abr 03, 2013 11:25 pm

Acho que a forma mais fácil de se trabalhar nessa área seria pelo DeviantArt mesmo.. Às vezes os caras até te chamam pra trabalhar em alguma agência, só por ver seus trabalhos lá, mas aí vc tem que ser muito foda..
Chaosz
Chaosz
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Prontera Masculino
Ka$h : 5242

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo