[Notícia] Google anuncia novo formato de imagem
+3
Kuro
Tower
Zero
7 participantes
Página 1 de 1
[Notícia] Google anuncia novo formato de imagem
O Google anunciou nesta semana um novo formato de imagem, chamado WebP, que resultará em arquivos menores e com boa qualidade.
De acordo com a empresa, fotos e outros arquivos de imagem são o equivalente a cerca de 65% de todo conteúdo acessado via Web.
Estes mesmos arquivos recodificados em WebP produzirão arquivos que são em média até 39% menores do que outros formatos, reduzindo a carga nos servidores, provedores de acesso e navegadores.
Hoje em dia a maioria dos arquivos de imagem é baseada em JPEG, um padrão publicado originalmente em 1992. Um ponto fraco do JPEG é que a fidelidade da imagem não é mantida durante a codificação.
Outros formatos como o .PNG utilizam compressão sem perdas, o que mantém os dados originais da imagem e sua qualidade.
“Para melhorar a compressão que o JPEG oferece, nós usamos um compressor baseado no codec VP8, que teve seu código aberto pelo Google em maio deste ano”, disse Richard Rabbat, do Google.
“Nós aplicamos as técnicas de codificação de vídeo intraframe do VP8 e adaptamos um contêiner baseado no RIFF”, completou ele.
O Google divulgou um conjunto de imagens codificadas no novo formato, mas só tem um problema: como os navegadores ainda não suportam a exibição de imagens em WebP (incluindo o Google Chrome), as imagens de exemplo foram convertidas para .PNG.
Confira a galeria completa aqui.
De acordo com a empresa, fotos e outros arquivos de imagem são o equivalente a cerca de 65% de todo conteúdo acessado via Web.
Estes mesmos arquivos recodificados em WebP produzirão arquivos que são em média até 39% menores do que outros formatos, reduzindo a carga nos servidores, provedores de acesso e navegadores.
Hoje em dia a maioria dos arquivos de imagem é baseada em JPEG, um padrão publicado originalmente em 1992. Um ponto fraco do JPEG é que a fidelidade da imagem não é mantida durante a codificação.
Outros formatos como o .PNG utilizam compressão sem perdas, o que mantém os dados originais da imagem e sua qualidade.
“Para melhorar a compressão que o JPEG oferece, nós usamos um compressor baseado no codec VP8, que teve seu código aberto pelo Google em maio deste ano”, disse Richard Rabbat, do Google.
“Nós aplicamos as técnicas de codificação de vídeo intraframe do VP8 e adaptamos um contêiner baseado no RIFF”, completou ele.
O Google divulgou um conjunto de imagens codificadas no novo formato, mas só tem um problema: como os navegadores ainda não suportam a exibição de imagens em WebP (incluindo o Google Chrome), as imagens de exemplo foram convertidas para .PNG.
Confira a galeria completa aqui.
O Google informou que planeja adicionar o suporte para o WebP ao WebKit e ao seu navegador Chrome.
Para quem quiser experimentar o novo formato, uma ferramenta de conversão está disponível para download e uma análise comparativa do novo formato pode ser vista aqui. Na análise, a empresa compara o WebP com o JEPG2000 e com o JPEG.
Fonte: Baboo
Para quem quiser experimentar o novo formato, uma ferramenta de conversão está disponível para download e uma análise comparativa do novo formato pode ser vista aqui. Na análise, a empresa compara o WebP com o JEPG2000 e com o JPEG.
Fonte: Baboo
Última edição por Psique em Sex Out 01, 2010 1:27 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Proibido postar qualquer link de download.)
Zero- Sanguinary Maid
-
Ka$h : 769
Re: [Notícia] Google anuncia novo formato de imagem
Eu acho que demorará um pouco pra esse novo formato ter o efeito que eles esperavam. Tudo é mais rápido na Internet, mas mesmo assim, talvez demore um pouco. E isso é algo que vão precisar fazer muito, quanto mais tempo passar, mais vai ser necessário.
Convidad- Convidado
Não acho que esse formato irá colar, pelo menos não tão cedo.
Google tá tentando monopolizar tudo o_o.
Google tá tentando monopolizar tudo o_o.
Zero- Sanguinary Maid
-
Ka$h : 769
hmm... legal por um lado pois a qualidade esta realmente melhor mas diminuir a imagem pra que isso possa ser feito é tao tsc tsc
Tower- Homicidal Child
-
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 13075
Acredito que possa da certo, e já seja implantado na próxima atualização dos navegadores, pelo menos para os servidores será de grande ajuda, mas acho que para uso pessoal ainda vai demorar muito a virar padrão.
Desde que seja opensource, não vejo nada contra. huahauhauhau
Desde que seja opensource, não vejo nada contra. huahauhauhau
Kuro- Dual Personality Nurse
-
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 4110
hm... pra mim tanto faz... eu uso oculos e demorei pra ver a diferença entre as fotos ._.
Mystique- Somnambulist Butcher
-
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 10436
A diferença esta no espaço que cada uma ocupa, sendo o novo formata 30~40 mais leve.
Resta ver se será necessário mais poder de processamento para abrir essas imagens, se sim, projeto fail.
Resta ver se será necessário mais poder de processamento para abrir essas imagens, se sim, projeto fail.
Kuro- Dual Personality Nurse
-
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 4110
Parece um bom formato, mas e quanto aos editores? Teremos que colocar plugins que comportem esse formato?
E concordo com o Kuro, se exigir mais processamento para decodificar essas imagens será totalmente fail.
E concordo com o Kuro, se exigir mais processamento para decodificar essas imagens será totalmente fail.
Eu acho que vai demorar também, como disseram, tem os editores, tem os sites tem várias coisas que precisarão se adaptar ao novo formato de imagem e isso vai levar muito tempo ainda.
Hm.. Acabei de ler essa notícia no Baixaki
realmente ainda vai demorar pra vir e sem
dúvidas se for tão bom qnt a JPEG vai vir
pra ficar...
realmente ainda vai demorar pra vir e sem
dúvidas se for tão bom qnt a JPEG vai vir
pra ficar...
ThEBaD_- Autist Bastard
-
Ka$h : 161