Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que faz você gostar de um desenho/pintura?

+3
MoiCapuccina
Neoshadow
TiNoSa
7 participantes

Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por TiNoSa Qui Set 05, 2013 12:57 am

A pergunta é bem simples, mas apenas para ilustrar alguns pontos em que essa discussão pode tocar:
Esses dias eu estava conversando com um conhecido e estávamos falando sobre o que considerávamos "valoroso" na arte (aqui me refiro a desenhos e pinturas, digitais ou não), e vi que nossas idéias não combinavam de jeito nenhum. Percebi que ele criticava duramente muitos artistas considerados ótimos no DeviantArt, porque pra ele, os desenhos eram "chatos", mesmo que tivessem uma técnica incrível. Uma Pocahontas super realista e bonita era um tipo de desenho que ele não curtia. Um desenho em aquarela de uma pessoa emergindo da água, parecendo até que saía do papel, não tinha valor pra ele. Uma ilustração em cel shading (esse tipo de colorização de animes), por mais bacana que fosse (ao meu ver, pelo menos) era chata porque "isso se faz até com vetores". Ele disse que pra ele, a obra só tinha valor se passasse uma mensagem.
Pra mim, o que me faz gostar de um desenho/pintura pode ir muito além da mensagem. Pode ser a técnica utilizada, que me agrada quando olho pra obra. Pode ser uma expressão de determinado personagem ou pessoa, que me transmite algum sentimento. É mais isso: os sentimentos que aquelas obras me proporcionam, e que podem ser transmitidos não só através de uma mensagem clara, mas de uma série de outros aspectos do desenho, como estilo, técnica, cores, o que foi desenhado, etc. Sou o tipo de pessoa que às vezes fica admirando um tempão desenhos abstratos, mesmo que não transmitam uma mensagem ou sugiram uma história por detrás deles, pois sequer são representações da realidade.

E vocês, o que pensam sobre isso? O que faz vocês gostarem de um desenho (pode ser também de um artista)? É um determinado estilo de desenho/pintura, é a mensagem, são as cores? O que chama a atenção de vocês?
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 32
Localização : beyond the black rainbow

O que faz você gostar de um desenho/pintura? MRdxMuH O que faz você gostar de um desenho/pintura? HaJA8YtO que faz você gostar de um desenho/pintura? QpBNVxcO que faz você gostar de um desenho/pintura? XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Neoshadow Qui Set 05, 2013 1:13 am

Interessante, Tinosa... É legal ver como a sensibilidade artística das pessoas varia, não é? No meu caso, eu gosto de cores e formas. Muitas vezes eu esqueço o que está sendo passado com o desenho ou a pintura, e vejo muito mais esses elementos que os compõe. É claro que não isso não é tudo mas, geralmente, é o que eu observo primeiro. Quanto mais retorcida e obscura for a imagem, melhor pra mim. Gosto de coisas bizarras (até um certo ponto, por favor) e de imagens melancólicas - que, na minha cabeça, são construídas com aqueles dois aspectos que eu comentei ali em cima.

É claro que o sentido da imagem também conta, muito mais do que a técnica.

Atenção para o fato de que nem sempre cores escuras são o que tornam as imagens "obscuras", e nem sempre o formato precisa ser concreto. Tem esse quadro na casa do meu melhor amigo que é tipo um desenho completamente abstrato, mas todo desenhado em preto e branco. E é uma das obras anônimas que eu mais gosto de observar, ainda mais porque eu fico tentando decifrar o que significam aquelas sombras projetando formatos estranhos...
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

O que faz você gostar de um desenho/pintura? HaJA8YtO que faz você gostar de um desenho/pintura? CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por TiNoSa Qui Set 05, 2013 3:12 am

Que massa, Neo. Parece que temos uma sensibilidade parecida em relação à arte ^^
Eu também gosto de imagens melancólicas. Hoje eu estava vendo os desenhos de um artista e uma das coisas que me chamaram a atenção no trabalho dele foram as cores usadas. Apesar de os desenhos serem de meninas com expressões não tão tristes, o que passava a impressão triste eram as cores, geralmente uns tons frios, mais acinzentados, cores mortas, sabe? Isso em vários trabalhos recentes dele. Achei muito bonito.
Tem algum artista em específico que você admire?
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 32
Localização : beyond the black rainbow

O que faz você gostar de um desenho/pintura? MRdxMuH O que faz você gostar de um desenho/pintura? HaJA8YtO que faz você gostar de um desenho/pintura? QpBNVxcO que faz você gostar de um desenho/pintura? XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Neoshadow Qui Set 05, 2013 3:36 am

Sim, parece que a nossa sensibilidade é similar. 

Eu gosto de trabalhos assim. Mas sabe o "tipo" de arte que mais me chama atenção? Não é nem a pintura a óleo, ou os desenhos, ou sei lá. É a fotografia. Se eu ver um quadro muito melancólico e uma fotografia que passe impressões dessa sensação, eu vou ficar mais fascinado pela fotografia. Não sei o que é isso, mas... É. haha

Eu não tenho um artista preferido, mas existem algumas referências. Acho o trabalho da Frida Kahlo muito angustiante, ainda mais quando você consegue associar os quadros dela com a sua história de vida - que, puta que pariu, foi uma merda. 

As Duas Fridas:

Também gosto bastante do estilo misterioso e das imagens fantásticas do Franz Stuck.

Lucifer:

E também tem o Salvador Dalí, com suas representações líricas bem perturbadoras. Não vou linkar uma imagem porque acredito que todos conheçam (e porque eu to com preguiça de procurar rs).

E, ah. O meu quadro preferido é o Starry Night, do Van Gogh. Mas é só por causa de Doctor Who, então não conta. 

Eu adoraria linkar algum artista independente contemporâneo, mas não vou lembrar o nome de nenhum. Caso isso aconteça, eu volto aqui e falo.

E aí, e as suas referências?
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

O que faz você gostar de um desenho/pintura? HaJA8YtO que faz você gostar de um desenho/pintura? CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por MoiCapuccina Qui Set 05, 2013 10:29 am

Eu sou uma pessoa bem visual,então~ Eu gosto de sentir sensações ao ver uma pintura...Desenhos,nem tanto quanto pinturas mas nossa~ Pinturas são coisas maravilhosas.
Nos trazem sensações diversas,tanto boas quanto ruins...Basta ela conseguir passar aquilo para você. ~ Isso faz-me gostar.
MoiCapuccina
MoiCapuccina
Demented Stranger
Demented Stranger

Feminino
Mensagens : 82
Ka$h : 25
Likes : 0
Data de inscrição : 11/08/2013
Idade : 157
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Saeba Qui Set 05, 2013 11:13 pm

Pinturas são melhores,pois são associadas a obras primas de um autor reconhecido em uma determinada sociedade...blabla é,é,é...
=3  rabisco é um desenho ,mas se voce fumar uma aew pode dizer que esse dezenho pertenceu a uma criança morta do haiti que tinha aids e vivia na russia cuja morte se deu por carrosel animado.
vaiq vennde ui 
Saeba
Saeba
Maniac Coward
Maniac Coward

Valentine Masculino
Clã : Stark
Mensagens : 2372
Ka$h : 4074
Likes : 38
Data de inscrição : 27/01/2013

http://myanimelist.net/profile/Saeba-kun

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Ma Ter Mar 18, 2014 7:10 pm

Eu não vou pelo traço. Na verdade não tenho critérios. Se eu vejo um desenho bonito, que demonstra sentimentos/o que ele propôe, não importa se é um garrancho, vou gostar dele.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

O que faz você gostar de um desenho/pintura? YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por TiNoSa Ter Ago 12, 2014 9:07 pm

@Neo: Nossa, foi mal, eu tinha esquecido completamente desse tópico (sério, faz quase um ano que o criei! o_O), ainda bem que hoje me lembrei dele!
Gostei das suas razões de gostar dessas obras. É interessante ver o que chama a atenção das pessoas em desenhos e pinturas.
Pois é, fotografia é uma arte que eu gosto também! Depois vou criar um tópico pra gente falar sobre fotografia (na verdade, foi pensando em criar um tópico assim que eu me lembrei desse aqui! auhasuh).

Sobre sua pergunta, meus artistas favoritos são:

- Caravaggio
Quem não conhece esse, né? Ótima técnica, muito detalhista em relação à atanomia humana e uma das coisas que mais gosto nas pinturas dele é a sua marca registrada: o tenebrismo (as figuras surgindo da escuridão). Além de deixar a pintura mais pesada e dramática por conta do contraste, isso nos faz prestar mais atenção ainda na anatomia, porque sombras definem a forma.

minha pintura favorita dele:

Eu amo a atmosfera desse quadro. Parece tranquila e pesada ao mesmo tempo. Em relação à anatomia, não preciso nem dizer que o cara manja muito, e essas dobras do pano que também dão uma boa variedade de luz e sombra, ficou muito bonito. Ah, e algo que gosto bastante nesse é que o fundo não é apenas um fundo escuro, mas tem uma árvore atrás que vai aparecendo em meio à escuridão.

- William-Adolphe Bouguereau
A técnica realista desse artista é maravilhosa, as tonalidades de pele, a anatomia. Ele desenha muitas mulheres e anjos. Todos têm corpos lindos.

uma das minhas favoritas:

O que mais gosto nessa, além da anatomia impecável, são esses tons meio apagados e essa pele pálida com alguns tons esverdeados. Isso sem falar nas pontas dos dedos, que são mais rosadas que o restante. Muito bonitos esses detalhes.

- István Sándorfi
Dos mais contemporâneos, esse é meu favorito. Uma pena que já tenha falecido. Na internet dá pra encontrar algumas entrevistas com ele e é muito interessante ver o que o motivava a fazer as pinturas que fazia. Ele era um pintor hiper-realista.
Eu gosto da atenção que ele dá pra figura humana e principalmente as tonalidades de pele (já deu pra perceber que sempre presto atenção nisso, né) e a tonalidade geral dos quadros dele, você nota que todos têm uma atmosfera parecida. Todos me passam uma impressão meio morta.

É muito difícil escolher minha pintura favorita dele pra ilustrar, mas aqui vai uma delas:

Spoiler:

Por que gosto tanto dessa, como você deve imaginar, está na anatomia detalhada, na riqueza de tons na pele e também pela impressão meio sinistra que essa pintura causa. Parece um cadáver.
Ela também demonstra uma coisa que é muito comum nos quadros dele, que é isso de "apagar" partes das figuras.

- Takato Yamamoto
Acho que o maior charme da arte dele está na semelhança com a arte ukiyo-e. Os personagens também têm feições tipicamente orientais. As ilustrações dele são todas cheias de detalhes, são tão bem feitas nesse ponto que a gente nem repara que ele não se importa muito em marcar os volumes com luz e sombra. Principalmente os corpos dos personagens, que não costumam ter sombras como a gente vê nos desenhos com cel shading ou em desenhos mais realistas. O cara é tão foda que a riqueza de detalhes no traçado compensa a falta delas.
Ele desenha homens, mulheres, meninos, meninas. É muito legal ver que em alguns há até um clima meio yaoi.

Também é muuuito difícil escolher um favorito desse artista, mas acho que fico com esse São Sebastião:

Spoiler:

O que mais amo nesse desenho é a expressão de sofrimento do santo. E a posição das flechas, principalmente aquela na garganta. A gente quase sente a dor dele.
Algo que gosto muito na arte dele em geral é que às vezes você não consegue determinar o sentimento do personagem por detrás das expressões (não tanto nesse desenho, que é claramente de sofrimento, mas em outros), por exemplo, se a expressão é de dor ou prazer, ou até se o personagem está vivo ou morto. Gosto bastante dessa ambiguidade.

Bom, dos artistas mais famosos, meus favoritos são esses Think
Tenho outros que gosto muito no DeviantArt, Pixiv e tal, mas fica pra próxima, esse post já tá ficando bem grande, sauhuhsa.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 32
Localização : beyond the black rainbow

O que faz você gostar de um desenho/pintura? MRdxMuH O que faz você gostar de um desenho/pintura? HaJA8YtO que faz você gostar de um desenho/pintura? QpBNVxcO que faz você gostar de um desenho/pintura? XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Kat Loka Qua Ago 13, 2014 12:57 pm

Pra mim o que mais importa em uma obra artística qualquer são os sentimentos que ela me faz ter. Às vezes são cores, outras são sombras, uma curva, uma posição... É legal tentar imaginar o que o artista estava sentindo e o que eu sinto, e o quanto tudo isso pode ser extremamente diferente.
Duas coisas que eu gosto muito de observar são obras simples que transmitem muito significado, seja pelo traço ou pela falta de cor, e obras que mostram sentimentos extremos. Aqui na catedral de Brasília tem uma réplica de "O Êxtase de Santa Teresa" e aquela escultura me da uma sensação... sinistro.
Kat Loka
Kat Loka
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Prontera Masculino
Título de Nobreza : Duque(sa) de Prontera
Mensagens : 717
Ka$h : 12026
Likes : 31
Data de inscrição : 03/08/2014
Idade : 34
Localização : To na luta.

O que faz você gostar de um desenho/pintura? MHBtBewO que faz você gostar de um desenho/pintura? MHBtBew

Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Dead.Doll Qua Ago 13, 2014 2:18 pm

O simples fato de o desenho tentar me puxar ao seu mundo timido 
Dead.Doll
Dead.Doll
Demented Stranger
Demented Stranger

Turandor Feminino
Mensagens : 36
Ka$h : 175
Likes : 0
Data de inscrição : 05/08/2014
Localização : Death Note Japan


Ir para o topo Ir para baixo

O que faz você gostar de um desenho/pintura? Empty Re: O que faz você gostar de um desenho/pintura?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos