[Desenho] Maçã
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[Desenho] Maçã
Hoje resolvi praticar um pouco pintura digital e fiz essa maçã enquanto observava uma foto. O resultado:
Passo-a-passo:
Passo-a-passo:
Re: [Desenho] Maçã
Mel dels *0*
Akemi.nomura- Demented Stranger
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Re: [Desenho] Maçã
Ok, vou ali me jogar da ponte Inveja detectada
Tá perfeito demais. Ah, é assim que você consegue fazer seus desenhos perfeitos!?
Tá perfeito demais. Ah, é assim que você consegue fazer seus desenhos perfeitos!?
Re: [Desenho] Maçã
caralho,ficou super foda.
Naoko Gintsuki- Suicidal Singer
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Re: [Desenho] Maçã
Valeu, pessoal! Esse desenho foi mais um estudo mesmo, mas fico feliz por terem gostado.
Nem gosto muito de pintar realismo porque é um pouco tedioso, sinto que entra mais técnica que criatividade, e parece que o desenho fica competindo com a foto original (ou com o objeto na realidade). Mas estudar realismo é bem recomendável pra aprimorar técnicas e até desenhos mais estilizados, então eu resolvi me dedicar um pouco a isso também.
E você consegue também, certeza. Um dia tente fazer algo assim que tenho certeza que vai sair legal. Ainda mais porque você já desenha há um tempo e já desenvolveu umas sensibilidades artísticas que ajudam na hora.
As dicas que fui reunindo enquanto pesquisava sobre essas pinturas e o que fui comprovando na prática durante esse desenho, espero que ajude:
1º passo - Rascunho: bom pra organizar a posição de alguns elementos importantes da imagem. Pode ser bem livre e conter tudo o que você julgar necessário, afinal, ele é que vai te ajudar depois (às vezes é bom deixá-lo sobre a pintura numa baixa opacidade pra você ir seguindo a posição certinha dos elementos da imagem).
2º passo - Cores em Blocos: colocar as cores em blocos, pra mim foi um dos passos mais complicados, justamente por causa da escolha das cores. Então eu observava bem a imagem, depois procurava no PS a cor que mais se aproximava à que eu tava vendo. Os olhos enganam muitas vezes. Como pode ver, usei um pincel comum do PS, sem sensibilidade à pressão da caneta. Opacidade do pincel variando de 90% ~ 100%.
Essa etapa é importante pra você ver como vai ficar o "geral" do desenho. Veja se tem alguma cor em excesso logo no começo, porque fica mais fácil ir corrigindo depois.
3º e 4º passos - Blending: Depois começa a parte do blending, que no caso eu fiz da forma padrão mesmo: fui pintando as bordas dos blocos de cores com cores bem próximas às dos blocos, que vão gradualmente ligando um ao outro. Conforme passa a haver mais tonalidades de cores e a opacidade vai sendo diminuída, fica mais fácil pegar as cores do próprio desenho com o color picker, então é quando você começa a estuprar o Alt.
Essa talvez seja a parte mais demorada. Vá fazendo sempre observando a referência, até ele ir ficando cada vez mais refinado. Procure fazer com que as pinceladas sigam a forma do objeto. No 3º passo, usei o mesmo pincel que usei para as cores em blocos, mas no 4º passei a usar o pincel simples com sensibilidade à pressão da caneta conforme vi a necessidade de ir refinando esse blending. A opacidade pode variar bastante nessa etapa, mas ela ficou em torno de 20% ~ 60%.
5º passo - Detalhes: Aqui você termina os últimos retoques do passo anterior e é quando começa a dar definição ao desenho. Mesmo pincel simples com sensibilidade à pressão da caneta. Pra áreas de alta definição, a opacidade pode ser maior, mas na maior parte dos últimos retoques você vai ver que a opacidade terá que ser bem baixa, em torno de 10% ~ 20%.
Dê uma boa olhada nos detalhes do desenho e veja qual a melhor maneira de fazê-los. Como a maçã tinha muitos pontinhos, eu pude usar para esses pequenos detalhes um pincel granulado do PS em algumas partes. Em outras, fiz tudo à mão com um pincel simples mesmo. Tem que ter paciência. Detalhes são importantes porque eles ajudam a manter o foco da imagem e passam a impressão de realismo.
Por fim, analise criticamente o desenho em cada etapa. Às vezes é bom dar um tempinho, fazer outras coisas e voltar ao desenho pra ver como tá ficando. Observe a composição geral, veja se tem alguma cor em excesso, fique atento ao contraste e ao valor das cores. Não se preocupe com detalhes no começo, melhor deixá-los para o final.
Fiz seguindo um método que alguns artistas recomendam. Mas acho que pra realismo não deve fugir muito disso, a não ser que a pessoa já comece fazendo detalhes desde o começo e vai completando o desenho por partes. Já vi gente que pinta desse jeito. Mas acho que ir do geral pros detalhes deve manter mais facilmente um equilíbrio na pintura completa.
UAHEUAHH
Ahh, nem são tão perfeitos assim. Tô vendo aqui do notebook (que tem a luminosidade de tela maior) e como eu tinha feito pelo outro PC, estou notando algumas coisas que eu poderia ter melhorado. Mas que bom que gostou.
Bom, esse eu fiz seguindo esse método que mostrei o passo-a-passo. Um outro que postei aqui de realismo também, o auto-retrato, foi mais ou menos desse jeito também =)
No SAI dá pra fazer isso também. Já fiz uns testes de realismo lá com um pincel totalmente diferente desse comum do PS e deu certo também.
Nem gosto muito de pintar realismo porque é um pouco tedioso, sinto que entra mais técnica que criatividade, e parece que o desenho fica competindo com a foto original (ou com o objeto na realidade). Mas estudar realismo é bem recomendável pra aprimorar técnicas e até desenhos mais estilizados, então eu resolvi me dedicar um pouco a isso também.
Que nada, tenho que praticar muito ainda, não costumo fazer essas pinturas ^^Lateralus escreveu:eita
quem manja dos paranauê é outro nivel XD
espero um dia chegar nesse level
E você consegue também, certeza. Um dia tente fazer algo assim que tenho certeza que vai sair legal. Ainda mais porque você já desenha há um tempo e já desenvolveu umas sensibilidades artísticas que ajudam na hora.
As dicas que fui reunindo enquanto pesquisava sobre essas pinturas e o que fui comprovando na prática durante esse desenho, espero que ajude:
1º passo - Rascunho: bom pra organizar a posição de alguns elementos importantes da imagem. Pode ser bem livre e conter tudo o que você julgar necessário, afinal, ele é que vai te ajudar depois (às vezes é bom deixá-lo sobre a pintura numa baixa opacidade pra você ir seguindo a posição certinha dos elementos da imagem).
2º passo - Cores em Blocos: colocar as cores em blocos, pra mim foi um dos passos mais complicados, justamente por causa da escolha das cores. Então eu observava bem a imagem, depois procurava no PS a cor que mais se aproximava à que eu tava vendo. Os olhos enganam muitas vezes. Como pode ver, usei um pincel comum do PS, sem sensibilidade à pressão da caneta. Opacidade do pincel variando de 90% ~ 100%.
Essa etapa é importante pra você ver como vai ficar o "geral" do desenho. Veja se tem alguma cor em excesso logo no começo, porque fica mais fácil ir corrigindo depois.
3º e 4º passos - Blending: Depois começa a parte do blending, que no caso eu fiz da forma padrão mesmo: fui pintando as bordas dos blocos de cores com cores bem próximas às dos blocos, que vão gradualmente ligando um ao outro. Conforme passa a haver mais tonalidades de cores e a opacidade vai sendo diminuída, fica mais fácil pegar as cores do próprio desenho com o color picker, então é quando você começa a estuprar o Alt.
Essa talvez seja a parte mais demorada. Vá fazendo sempre observando a referência, até ele ir ficando cada vez mais refinado. Procure fazer com que as pinceladas sigam a forma do objeto. No 3º passo, usei o mesmo pincel que usei para as cores em blocos, mas no 4º passei a usar o pincel simples com sensibilidade à pressão da caneta conforme vi a necessidade de ir refinando esse blending. A opacidade pode variar bastante nessa etapa, mas ela ficou em torno de 20% ~ 60%.
5º passo - Detalhes: Aqui você termina os últimos retoques do passo anterior e é quando começa a dar definição ao desenho. Mesmo pincel simples com sensibilidade à pressão da caneta. Pra áreas de alta definição, a opacidade pode ser maior, mas na maior parte dos últimos retoques você vai ver que a opacidade terá que ser bem baixa, em torno de 10% ~ 20%.
Dê uma boa olhada nos detalhes do desenho e veja qual a melhor maneira de fazê-los. Como a maçã tinha muitos pontinhos, eu pude usar para esses pequenos detalhes um pincel granulado do PS em algumas partes. Em outras, fiz tudo à mão com um pincel simples mesmo. Tem que ter paciência. Detalhes são importantes porque eles ajudam a manter o foco da imagem e passam a impressão de realismo.
Por fim, analise criticamente o desenho em cada etapa. Às vezes é bom dar um tempinho, fazer outras coisas e voltar ao desenho pra ver como tá ficando. Observe a composição geral, veja se tem alguma cor em excesso, fique atento ao contraste e ao valor das cores. Não se preocupe com detalhes no começo, melhor deixá-los para o final.
Valeu ^^LucasDoA escreveu:Eu sempre me perguntei como as pessoas fazem esses desenhos.
É simplesmente foda.
Fiz seguindo um método que alguns artistas recomendam. Mas acho que pra realismo não deve fugir muito disso, a não ser que a pessoa já comece fazendo detalhes desde o começo e vai completando o desenho por partes. Já vi gente que pinta desse jeito. Mas acho que ir do geral pros detalhes deve manter mais facilmente um equilíbrio na pintura completa.
Cuidado, Virjona, maçãs podem estar envenenadas *le bruxa da Branca de Neve*Vergil escreveu:Deu vontade de comer *^*
UAHEUAHH
Thanks *--*Akemi.nomura escreveu:Mel dels *0*
Obrigada, Ma! =)Ma escreveu:Ok, vou ali me jogar da ponte Inveja detectada
Tá perfeito demais. Ah, é assim que você consegue fazer seus desenhos perfeitos!?
Ahh, nem são tão perfeitos assim. Tô vendo aqui do notebook (que tem a luminosidade de tela maior) e como eu tinha feito pelo outro PC, estou notando algumas coisas que eu poderia ter melhorado. Mas que bom que gostou.
Bom, esse eu fiz seguindo esse método que mostrei o passo-a-passo. Um outro que postei aqui de realismo também, o auto-retrato, foi mais ou menos desse jeito também =)
No SAI dá pra fazer isso também. Já fiz uns testes de realismo lá com um pincel totalmente diferente desse comum do PS e deu certo também.
Obrigada ^^Naoko Gintsuki escreveu:caralho,ficou super foda.
Re: [Desenho] Maçã
Valeu ^^
Fiz seguindo um método que alguns artistas recomendam. Mas acho que pra realismo não deve fugir muito disso, a não ser que a pessoa já comece fazendo detalhes desde o começo e vai completando o desenho por partes. Já vi gente que pinta desse jeito. Mas acho que ir do geral pros detalhes deve manter mais facilmente um equilíbrio na pintura completa.
Já viu aqueles desenhos hiper realistas que parecem fotos?
Sabe fazer? xP
Re: [Desenho] Maçã
UASHSUHASHUHUSHUUAHSUAHSHUAUHSHUAUH, morta com esse gif XDDDSubba-kun escreveu:1 sentimento: VSF
Valeu, Subba
Huhashus, é só seguir o que falei pro Lateralus ali, não tem muito segredo xDSaeba escreveu:me ensine mestra
Ah, você vai precisar de uma mesa digitalizadora. Deve ser muito sacrificado tentar fazer com um mouse, sem falar que depois deve dar uma dor de pulso... D;
Já vi sim, parecem fotos mesmo.LucasDoA escreveu:Valeu ^^
Fiz seguindo um método que alguns artistas recomendam. Mas acho que pra realismo não deve fugir muito disso, a não ser que a pessoa já comece fazendo detalhes desde o começo e vai completando o desenho por partes. Já vi gente que pinta desse jeito. Mas acho que ir do geral pros detalhes deve manter mais facilmente um equilíbrio na pintura completa.
Já viu aqueles desenhos hiper realistas que parecem fotos?
Sabe fazer? xP
Nunca tentei fazer nada hiper realista, só realista mesmo, huasauh, acho que eu não teria paciência suficiente, e provavelmente nem técnica xD
Re: [Desenho] Maçã
Posso até tentar, um dia. Mas antes acho que preciso treinar mais o realismo. Quando começar a ficar mais fácil, pode ser que eu tente arriscar algo assim. Preciso praticar, praticar, praticar ^^LucasDoA escreveu:Ah, mas tente ao menos uma vez.
Qualquer coisa, vai pra área dos não-designers xD
Re: [Desenho] Maçã
Caralho. E eu achando que a primeira imagem era uma foto de uma maçã. Aí fui olhando o tópico e descobri que era o resultado final.
Medinho de você, Tinosa. Medinho.
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Re: [Desenho] Maçã
UAHUAHHAUAHU, minha mãe achou que era foto também, mas se olhar bem dá pra ver que não xDNeoshadow escreveu:Caralho. E eu achando que a primeira imagem era uma foto de uma maçã. Aí fui olhando o tópico e descobri que era o resultado final.
Medinho de você, Tinosa. Medinho.
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