Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anima e Animus

4 participantes

Ir para baixo

Anima e Animus Empty Anima e Animus

Mensagem por Sora Nimus Seg Jan 20, 2014 3:51 pm

Anima e Animus, na Psicologia Analítica de Jung, são aspectos inconscientes de um indivíduo, opostos à persona, ou aspecto consciente da Personalidade.

O inconsciente do homem encontra expressão como uma personalidade interior feminina: a Anima; No inconsciente da mulher, esse aspecto é expresso como uma personalidade interna masculina: o Animus.

Isso pode gerar um grande mal entendido que muitos críticos da Psicologia Analítica apontam, que tais conceitos como Anima/Animus ou Masculino e Feminino já se tornariam ultrapassados já que o movimento homossexual e homoafetivo ganhou seu espaço na sociedade; Porém tal afirmação se torna ingênua na medida que confunde homem com masculino, homem seria um gênero e masculino uma qualidade que não necessariamente estaria relacionado ao homem, como vemos na atualidade.

Temos sempre uma atitude para com a sociedade em que se torna nossa máscara, como não podemos acreditar e aceitar tudo o que os outros dizem, mas ao mesmo tempo devemos aceitar os espinhos do outro, filogenéticamente acabamos por desenvolver o arquétipo da Persona.

O arquétipo da Anima/Animus, se torna nossa atitude mais íntima. Uma pessoa que possui uma boa relação com seu mundo interior não se torna exclusa, mas sabe dosar onde ela termina e onde começa o outro, são experiências fronteiriças, é como se tivessemos conhecido o outro lado da moeda, um sujeito que não suporta tal contato com sua Anima/Animus acaba por se tornar massificado e alienado de si.

Como Anima significa Alma em latim, e Animus, Espírito. A pergunta não deve ser feita relacionando-os a sexualidade, mas sim da seguinte forma: "Que espécie de alma eu tenho?" ou mesmo: "Que espécie de espírito?". Jung dizia que os homens são masculinos no exterior e femininos no interior, e que as mulheres costumam ser o inverso. Talvez hoje em dia o homem se tornando mais próximo de sua anima que ganha contornos de delicadeza e sentimentalismo, não estaria mais próximo da integridade de seu Ser? Ou mesmo o arquétipo do andrógino não seria atualmente constelado pela necessidade da união da Anima/ Animus, com a consciência? São questões extremamente atuais que devemos refletir.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 34831

Anima e Animus HaJA8Yt Anima e Animus VgDv2gT Anima e Animus 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Anima e Animus Empty Re: Anima e Animus

Mensagem por jcamaral Seg Jan 20, 2014 10:56 pm

Jung é muito atual, acho que suas ideias podem perpetuar por um longo tempo, pois elas abrangem o âmago do ser humano.
Eu li um livro na faculdade (por curiosidade) do Jung e cara, é muito fascinante, se eu lesse mais seria um adepto (jungiano).
Gosto muito também da parte do Inconsciente Coletivo, essa parte, em especial, foi a que mais me trouxe um benefício para com uma reflexão interior.
jcamaral
jcamaral
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : Nurture
Ka$h : 11535
Anima e Animus MRdxMuH

http://myanimelist.net/profile/jcamaral https://myanimelist.net/profile/jcamaral

Mensagem por Subba-kun Ter Jan 21, 2014 12:05 am

Já tinha ouvido falar disso, é bem legal
cadê opção do facebook aqui pra eu citar o Neo, Saraiva e o Ryouji? hoaiuhodiuhfiuhf
Subba-kun
Subba-kun
DONO DO PUTEIRO
DONO DO PUTEIRO

Valentine Masculino
Ka$h : 118017

Anima e Animus HaJA8Yt

http://subba-kun.deviantart.com

Mensagem por Neoshadow Ter Jan 21, 2014 12:47 pm

Quando eu tava lendo Jung ele citava isso o tempo todo. Vi que tem um livro dele que ele explica melhor sobre isso, mas eu não vou lembrar agora qual é.

Eu sei que eu achei muito interessante na hora que eu li. Eu lembro que ele dizia algo como "o melhor seria o homem se aproximar cada vez mais da natureza feminina e a mulher se aproximar cada vez mais da natureza masculina", ou algo assim.
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Ka$h : 139003

Anima e Animus HaJA8YtAnima e Animus CJV43oJ

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado