Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pela primeira vez: dúvida.

+4
Vice
Sforza
Ynys Wydryn
LucasDoA
8 participantes

Ir para baixo

Pela primeira vez: dúvida. Empty Pela primeira vez: dúvida.

Mensagem por LucasDoA Dom Abr 27, 2014 10:27 pm

Desde o oitavo ano, quero fazer Letras.
Desde o nono ano, quero ser escritor.
Nunca hesitei, é o que eu gosto, é o que me faz feliz, é o que sou bom.
Claro, não pouco duvidei de minhas habilidades como escritor mesmo que me afirmem ser bom, mas continuo sempre indo pra frente, às vezes beirando a desistência, mas indo pra frente. Mesmo que desistisse, eu faria Letras, podia ser fessor, algo que eu não sinto problema nenhum. Péssima profissão para escolher no Brasil, com toda certeza, mas se todos evitassem tal carreira, iríamos ainda piorar. Seria como aguentar um fardo para ver o meu país crescer. Nunca fui um desses que judiam do Brasil e sonham em viver em qualquer outro lugar. Tudo bem que sonho em morrer na Inglaterra, mas até lá vivo aqui e quero fazer dessa vivência uma boa experiência para outros, não só para mim.
Divago: minha mãe me deu uma ideia, ela diz que eu gosto do objeto livro, o que é verdade, eu o amo, mais do que gosto de ler. Compartilho do desejo e do prazer de minha vó de estar rodeado por livros. Ela sugestionou que eu cursasse biblioteconomia, como meu irmão mais velho.
Eis que minha fessora de francês começa a discursar sobre o curso de Letras e ela diz sobre se especializar em Traduções. Interessa-me e muito isso. Imagine: traduzir um livro inteiro e ficar parecido com que o autor quis fazer no idioma original. Ter de ler uma frase, entendê-la não como você quer ou entende, mas como o autor quis representar e agora ter de procurar no seu idioma as palavras que podem representar essa ideia. Parece chato, provavelmente é, mas eu gosto, me anima essa ideia.
Eu ainda quero cursar letras. Ou quero? Eu quero cursar algo que tenha a ver com a linguagem. Mas não sei o quê. Criei este tópico apenas porque tenho problemas em postar nessa área e quero colorir a seção Mundo Virtual com o Jon Cusack, mas realmente quero ajuda Mad
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 30646

Pela primeira vez: dúvida. DCGib1l Pela primeira vez: dúvida. 49EG7W4 Pela primeira vez: dúvida. A4RPXal Pela primeira vez: dúvida. 4URmKMV Pela primeira vez: dúvida. XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Pela primeira vez: dúvida. Empty Re: Pela primeira vez: dúvida.

Mensagem por Ynys Wydryn Dom Abr 27, 2014 11:16 pm

Pelo teu texto dá pra entender uma coisa: Tu quer Letras.  A minha amiga faz letras e ela diz que NINGUÉM ali que faz Letras tá sendo forçado a fazer, eles fazem porque gostam daquilo. Ela tem uma colega que faz letras - inglês e gosta também dessa parte de traduções. Nas aulas de linguística pra português ela fica toda perdida, mas sabe direitinho as coisas. 
Acredito que pra isso que tu quer Letras é bem fundamental. Talvez depois tu possa fazer uma pós-graduação em alguma outra coisa. Quem sabe? Aos poucos tu vai vendo as coisas. E outra, se não gostar do curso sempre dá pra mudar pra outro... Mas faça letras ieaueahiae essa é minha dica
Ynys Wydryn
Ynys Wydryn
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Feminino
Título de Nobreza : Marquesa de Turandor
Ka$h : 72428
Pela primeira vez: dúvida. RRMTuwW Pela primeira vez: dúvida. A4RPXal

Mensagem por Sforza Dom Abr 27, 2014 11:34 pm

Nada te impede de fazer todos, um por vez, mas pode começar por letras pra garantir sustento inicial. Sonhos não se realizam sem ter como nos manter no começo @_@
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Ka$h : 43060

Pela primeira vez: dúvida. QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Mensagem por Vice Dom Abr 27, 2014 11:36 pm

Cara, vou ser sincero contigo. Se eu pudesse, faria música. Passaria anos na Escola de Música de Brasília, para dps fazer Letras e Artes Cênicas. Se eu pudesse, seria esse artista completo (ou quase completo) que eu sempre sonhei em ser. Mas fui muito desencorajado, hoje eu prefiro nem voltar a cogitar isso. Me apaixonei por cinco matérias durante minhas pesquisas de curso pra faculdade: Direito, Ciência Política, História, Economia e Jornalismo. E o mais perto do meu objetivo original era, de fato, o jornalismo. E eu pretendia seguir nisso, eu ia levar pra frente. Até ser desencorajado novamente e começar a cogitar outro curso, até cair em Direito.

Eu estou convicto com Direito agora, porque eu sei que, uma vez estável economicamente, eu poderei fazer tudo aquilo que eu desejava. De forma tardia, claro, mas eu vou poder.

Se tu quer mesmo Letras, não deixe nada te desencorajar. O que vai ser de você dps desse curso? Bem, será sua decisão. Tradução é realmente tentador, mas pensa bem antes de qualquer coisa. O que você pode fazer que, ao mesmo tempo que te deixa feliz, poderá te sustentar?

Eu aprendi uma coisa com todos esses desencorajamentos: "Dever primeiro, diversão depois." Dá pra conciliar os dois? Claro! Eu tenho certeza que eu vou ser bastante feliz advogando ou sendo delegado (que é um dos meus objetivos atuais). Mas nunca que eu vou gostar mais disso que música, que poesia, que minhas histórias, que atuar, etc. Porém, eu não preciso tê-los, necessariamente, como profissão.

Não encare como desencorajamento, mas sim como reflexão. =P
Vice
Vice
Maniac Coward
Maniac Coward

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Ka$h : 11141

Pela primeira vez: dúvida. Ysw7x8R Pela primeira vez: dúvida. VgDv2gT

Mensagem por LucasDoA Dom Abr 27, 2014 11:38 pm

Se fosse a questão de sustento inicial, podia fazer biblioteconomia.
Já soube de gente que ganha 10kk.
E meu irmão ganha bem, não sei quanto, mas ele consegue fazer as coisas que gosta, tipo ir a vários shows, comprar várias coisas, sair com a namorada e talz.
E ainda tem a questão de trabalhar com livros.
Eu adoraria isso.
Talvez mais do que ensinar português.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino

Pela primeira vez: dúvida. DCGib1l Pela primeira vez: dúvida. 49EG7W4 Pela primeira vez: dúvida. A4RPXal Pela primeira vez: dúvida. 4URmKMV Pela primeira vez: dúvida. XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Mensagem por Sforza Dom Abr 27, 2014 11:44 pm

Sim, com certeza, é uma carreira não tão procurada, mas bem rentável, pra quem curte é bacana (se eu fizesse tudo o que gosto, nossa hueheuhuehueheuhue).
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Ka$h : 43060

Pela primeira vez: dúvida. QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Mensagem por Kaoru Dom Abr 27, 2014 11:46 pm

Nha Lucasinho my love, falo de letras falo comigo IHSAUDYGSAUYTDFYATSDF
Afinal é o que estou cursando este ano, e a Sfor tem razão, ninguém que está em letras está lá por obrigação, é pq gostamos e queremos com todas as forças estar lá, pq não é fácil, sofremos discriminação iHAYSDGASYTDFTF
PQP, mas infelizmente é verdade. Os outros cursos nos acham ridículos e tals, como se pedagogia fosse mais importante que letras puuffff.
Enfim, Letras tem um meio mais amplo do que muitos imaginam, tipo, podemos ser tradutores, professores, intérpretes, guias de não sei o que, alguma coisa de avião, e tipo vc ainda pode escolher entre só letras, letras - inglês, letras - espanhol, licenciatura, bacharelado (caso vc nao queira de jeito algum ser professor)
Mas minha professora disse que a licenciatura neste caso é bem mais completa, e o curso até agora está sendo legal, fiquei sabendo que vamos ter aulas de linguística, libras, fonologia, gramática, literatura, fora as matérias do inglês.
E outra, vc é jovem, se não gostar faça outra coisa, tem gente na minha sala com 50 anos, nunca é tarde pra estudar, tipo faça mais de uma faculdade se quiser, faça a de biblioteconomia, faça de tudo.
Minha opinião sobre isso é claro.
E sem professores o Brasil iria a ruína. Mas precisamos ser bons professores se quisermos que algo tenda a mudar.
Kaoru
Kaoru
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Masculino
Título de Nobreza : Duque de Valentine
Ka$h : 45124

Pela primeira vez: dúvida. IePTSs3 Pela primeira vez: dúvida. DCGib1l Pela primeira vez: dúvida. LBnshhK

http://yaoiproject1.blogspot.com.br/

Mensagem por TiNoSa Seg Abr 28, 2014 9:57 pm

Vá pela que você está mais entusiasmado, aquela pela qual você tem paixão mesmo, e aproveite bem o curso. Depois, se ainda quiser, poderá fazer a outra. Cara, tô com 21 anos e já "terminei" minha faculdade (só não terminei definitivamente porque tô fazendo esse 5º ano como extra pra concluir umas pendências que não  fiz nos anteriores), e se eu te falar que passou muuuito rápido, parece que foi ontem que comecei! Se eu tivesse o gás, poderia fazer outra agora, só não faço porque não tem nada que eu gostaria de fazer e porque esses 4 anos me cansaram (também, fui fazer um curso pelo qual eu não era apaixonada).
Ou seja, gosta de duas coisas? Por que não fazer as duas? Isso se você não mudar de idéia, porque pode ser que até concluir a primeira, comece a gostar de algo diferente, não sei. Pode ser que você ame alguma área de Letras e não tenha mais olhos pra outra coisa. Talvez decida mesmo virar professor, que apesar de ser uma profissão meio desvalorizada aqui no Brasil, não deixa de ser nobre.
Agora você tem que pensar aí com seus botões o que quer fazer primeiro. Seja lá o que decidir, faça um bom proveito!
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91995

Pela primeira vez: dúvida. MRdxMuH Pela primeira vez: dúvida. HaJA8YtPela primeira vez: dúvida. QpBNVxcPela primeira vez: dúvida. XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por Ma Seg Abr 28, 2014 11:08 pm

Ah, essas dúvidas corriqueiras. Pelo menos você sabe que quer algo relacionado a livros, um grande amor seu. Faça Letras, se gostar, se especialize. Se ainda sentir que falta algo, faça Biblioteconomia. Como são provindas de quase uma mesma área, não entrará em conflito com sua primeira formação.

Eu também tive dúvidas. Quiz ser veterinária por boa parte da minha infância, mas achava bastante arriscado e optei por Biologia. Ainda amo Biologia e natureza, mas o caminho que eu queria seria longo e meu sonho foi estragado por pessoas le o lugar em que moro - Nunca deixe ninguém te desanimar. Agora quero cursar Design de Interiores pra depois entrar em Arquitetura. Um caminho de 6 anos, o mesmo que se continuasse em Bio, mas me sinto melhor, pois colocarei a mão na massa.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 148182

Pela primeira vez: dúvida. YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Mensagem por LucasDoA Ter Abr 29, 2014 11:38 am

Este ano, farei apenas a UERJ para Letras, se eu não passar, ano que vem tentarei de novo e no ENEM tentarei Biblioteconomia.
É o melhor.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino

Mensagem por Sora Nimus Ter Abr 29, 2014 6:43 pm

É uma carreira ótima, e realmente tem que começar a investir em traduzir livros, os maiores escritores começaram traduzindo, como Voltaire traduziu uma coleção enorme de tragédia gregas isso quando estava na prisão. Professorado também é uma carreira ótima, se tiver disposto a trabalhar nisso então vá em frente.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 34831

Pela primeira vez: dúvida. HaJA8Yt Pela primeira vez: dúvida. VgDv2gT Pela primeira vez: dúvida. 4URmKMV

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo