Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alemanha pode descriminalizar o incesto

+12
Vergil
Saeba
Scarlat
Lorna
The Ghoul
Ma
jcamaral
Neoshadow
Ehren Jaeger
Beelzebub
TiNoSa
Hayato -q
16 participantes

Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Sora Nimus Ter Set 30, 2014 5:21 pm

Alemanha pode descriminalizar incesto e considera que ‘sexo entre irmãos deve ser legal’. A Alemanha estuda cancelar as leis que transformam o incesto em crime no país. O Conselho de Ética do governo alemão afirmou nesta terça-feira (30) que o “sexo entre irmãos deve ser legal”.

De acordo com o jornal Daily Mail, o conselho determinou que o direito de irmãos adultos sobre sua sexualidade é mais importante que a "ideia abstrata de proteção à família". "Nem as consequências para a família, nem a possibilidade de descendentes de tais relações incestuosas podem justificar a proibição penal", disse o conselho em comunicado oficial. A decisão ainda será analisada para efetivamente cancelar as normas vigentes na Alemanha. O conselho chegou a conclusão após a repercussão de um caso em que um alemão foi preso por mais três anos por ter se envolvido com a irmã. O casal teve quatro filhos. Dois deles nascera com deficiências. O governo alemão, entretanto, destaca que as relações entre pais e filhos devem continuar sendo proibidas. O incesto é ilegal no Reino Unido e em grande parte da Europa. Mas as relações sexuais consentidas são permitidas entre qualquer adulto na França, na Espanha, em Portugal, na Bélgica, em Luxemburgo e na Holanda.
Alemanha pode descriminalizar o incesto XIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.lL7YsCEC82

============
fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/49655-alemanha-pode-descriminalizar-incesto-e-considera-que-sexo-entre-irmaos-deve-ser-legal.html
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8Yt Alemanha pode descriminalizar o incesto VgDv2gT Alemanha pode descriminalizar o incesto 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Hayato -q Ter Set 30, 2014 6:03 pm

vish.... prevejo vindo muitas tretas por outros paises agora sobra a minha opinião...

Sei-la o argumento antigo que maioria das pessoas mais ouvem e que a se vc tiver relações com seu irmão seu filho nascera com problemas coisa que a galera sabe mais do que ninguém que não acontece já que vivem acontecendo estrupo de pais e filhas e etc ... então sei-la velho isso ainda e um taboo vou ficar mesmo so e observando como vai se desenrolar isso..
Hayato -q
Hayato -q
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Bromithia Masculino
Clã : Mugiwaras
Mensagens : 4367
Ka$h : 2813
Likes : 9
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 27
Localização : ...


Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por TiNoSa Ter Set 30, 2014 6:24 pm

Eu acho que deveriam ter descriminalizado há muito tempo. Não só a Alemanha, mas vários países. Nos EUA, alguns estados têm umas penas bem duras pra quem comete esse ato, um dia prenderam um casal de irmãos, maiores de idade, só porque descobriram que tiveram relações sexuais. Eu senti indignação ao ler aquilo, porque senti como se estivessem se metendo demais na vida deles por um motivo que eu não consegui ver mal nenhum. Por mim, se ambos estiverem acima da idade de consentimento, se não houver nenhum tipo de coerção ou estupro, sendo tudo consentido, eu não vejo problemas se é entre irmãos, pais e filhos ou whatever.
Pessoalmente falando, eu não gostaria de ter um relacionamento assim, lembro de na minha família ver primos e primas juntos, primos casando entre si, e eu ficava meio "ermm..." mesmo sendo com um grau de parentesco mais distante, não é algo que eu gostaria de viver, mas eu não tenho nada contra quem se envolve num relacionamento assim.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 32
Localização : beyond the black rainbow

Alemanha pode descriminalizar o incesto MRdxMuH Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8YtAlemanha pode descriminalizar o incesto QpBNVxcAlemanha pode descriminalizar o incesto XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Beelzebub Ter Set 30, 2014 6:45 pm

Pra mim contanto que a pessoa esteja feliz ela pode fazer oque quiser,claro se isso não interferir na vida de outra.Mas voltando ao assunto...eu acho muito boa essa ideia de descriminalizar o incesto,muitos irmão tem um sentimento puro um pelo outro e não podem expressar esse sentimento por essa descriminação,se eles estão felizes por que prejudicar o amor dos dois?...de todo jeito espero que isso alcance bastante gente.
Beelzebub
Beelzebub
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Valentine Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 2814
Ka$h : 10020
Likes : 25
Data de inscrição : 27/09/2014
Idade : 24
Localização : LolilLand

Alemanha pode descriminalizar o incesto MRdxMuH

https://www.facebook.com/YunanStaz

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Sora Nimus Ter Set 30, 2014 6:59 pm

Hayato -q escreveu:vish.... prevejo vindo muitas tretas por outros paises agora sobra a minha opinião...

Sei-la o argumento antigo que  maioria das pessoas mais ouvem e que a se vc tiver relações com seu irmão seu filho nascera com problemas coisa que a galera sabe mais do que ninguém que não acontece já que vivem acontecendo estrupo de pais e filhas e etc ... então sei-la velho isso ainda e um taboo vou ficar mesmo so e observando como vai se desenrolar isso..
Isso são probabilidades bem pequenas na verdade, é normal se já tiver alguma anomalia genética.
Quanto ao taboo social só posso dizer
Alemanha pode descriminalizar o incesto Tumblr_static_tumblr_mfp0yc9lpz1s0i4ako3_250
TiNoSa escreveu:Eu acho que deveriam ter descriminalizado há muito tempo. Não só a Alemanha, mas vários países. Nos EUA, alguns estados têm umas penas bem duras pra quem comete esse ato, um dia prenderam um casal de irmãos, maiores de idade, só porque descobriram que tiveram relações sexuais. Eu senti indignação ao ler aquilo, porque senti como se estivessem se metendo demais na vida deles por um motivo que eu não consegui ver mal nenhum. Por mim, se ambos estiverem acima da idade de consentimento, se não houver nenhum tipo de coerção ou estupro, sendo tudo consentido, eu não vejo problemas se é entre irmãos, pais e filhos ou whatever.
Pessoalmente falando, eu não gostaria de ter um relacionamento assim, lembro de na minha família ver primos e primas juntos, primos casando entre si, e eu ficava meio "ermm..." mesmo sendo com um grau de parentesco mais distante, não é algo que eu gostaria de viver, mas eu não tenho nada contra quem se envolve num relacionamento assim.
Tipo de tópico que esperava de mim né tina rsrs
É o que penso, conheci pessoas que se casaram e depois descobriram que eram irmãos(fora da novela), aí fica difícil.
É muito errado ter um estado interferindo na vida íntima de duas pessoas adulta, por isso acho mais que justo. Criminalizar pessoas por isso é muito retrógado.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8Yt Alemanha pode descriminalizar o incesto VgDv2gT Alemanha pode descriminalizar o incesto 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Ehren Jaeger Ter Set 30, 2014 8:36 pm

Incesto é só mais uma regra da sociedade criada pra polemizar, só acho isso. O povo devia olhar pra como era na Era medieval e afins que não tinha nada disso e eu tenho certeza que a grande maioria tem descendência de fruto de relacionamento entre irmãos...
Ehren Jaeger
Ehren Jaeger
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 873
Ka$h : 1062
Likes : 27
Data de inscrição : 07/04/2013
Idade : 27

http://steamcommunity.com/id/GBGamerBR/

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Neoshadow Ter Set 30, 2014 10:47 pm

O incesto era natural entre algumas elites - especialmente a francesa e um pouco daqueles condados alemães malucos - até a Idade Moderna, antes do surgimento dos primeiros modelos de organização capitalista. O Estado começou a demonizar essa forma de relacionamento incestuoso porque, na mentalidade burguesa deles, aquilo era um ritual aristocrático e, portanto, devia ser combatido e substituído por algo "novo", por um código que apenas a burguesia - que a partir da Revolução Gloriosa, na Inglaterra, mudou os paradigmas do poder na Europa, e que foi finalmente consolidado com a famosa Revolução Francesa - podia compreender.

E como as populações têm essa tendência de assimilar as práticas dos grupos dominantes - e me baseio, principalmente, em Norbert Elias -, acabaram por acreditar que o incesto é uma armadilha infrutífera de Satanás. Ou algo assim.


E toda essa análise histórica para dizer que não, incesto não é algo naturalmente errado. Essa de condenar essa prática é mais uma construção social que nasceu para atender os interesses de uma classe social bem específica e acabou, por infortúnios - ou não - do tempo, por se perpetuar no nosso imaginário.  Por isso acho que não faz muito sentido manter essa tradição só por mante-la. Já não vivemos mais em um mundo dominado por uma burguesia dita "iluminista e cristã", então acho que podemos ficar tranquilos e nos mover um pouquinho, sabe.
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8YtAlemanha pode descriminalizar o incesto CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por jcamaral Ter Set 30, 2014 11:50 pm

Uma vez ouvi uma história que meus bisavós eram primos de segundo ou terceiro grau.
Criminalizar o desejo carnal, seja por quem for, não faz sentido pra mim.
jcamaral
jcamaral
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 748
Ka$h : 11535
Likes : 7
Data de inscrição : 01/08/2013
Alemanha pode descriminalizar o incesto MRdxMuH

http://myanimelist.net/profile/jcamaral https://myanimelist.net/profile/jcamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Ma Qua Out 01, 2014 5:35 pm

Vamos lá. Relação entre irmãos não acho absurdo. Se eles se amam, nada deveria impedir. O problema é as deficiências que una prole terá.

Doenças possuem genes tanto dominantes quanto recessivos, querendo ou não, há uma boa probabilidade de gerar filhos com deficiências se há histórico de alguma doença na família ou surgir uma nova, caso seja gene recessivo.

Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Alemanha pode descriminalizar o incesto YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por The Ghoul Seg Fev 01, 2016 4:49 pm

A primeira coisa que eu pensei quando li o titulo foi "já vai tarde".
Não acho que incesto deveria ser crime. Eu não teria um relacionamento assim com um irmão, mas sinceramente, eu também não teria um relacionamento com outro homem e nem por isso acho que relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo deveriam ser proibidos.
Desde que não se prejudique ninguém, acho que cada um devia cuidar da própria vida e ser feliz.
The Ghoul
The Ghoul
Demented Stranger
Demented Stranger

Mensagens : 41
Ka$h : 1327
Likes : 2
Data de inscrição : 30/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Lorna Dom Fev 14, 2016 11:04 pm

TiNoSa escreveu:Eu acho que deveriam ter descriminalizado há muito tempo. Não só a Alemanha, mas vários países. Nos EUA, alguns estados têm umas penas bem duras pra quem comete esse ato, um dia prenderam um casal de irmãos, maiores de idade, só porque descobriram que tiveram relações sexuais. Eu senti indignação ao ler aquilo, porque senti como se estivessem se metendo demais na vida deles por um motivo que eu não consegui ver mal nenhum. Por mim, se ambos estiverem acima da idade de consentimento, se não houver nenhum tipo de coerção ou estupro, sendo tudo consentido, eu não vejo problemas se é entre irmãos, pais e filhos ou whatever.
Pessoalmente falando, eu não gostaria de ter um relacionamento assim, lembro de na minha família ver primos e primas juntos, primos casando entre si, e eu ficava meio "ermm..." mesmo sendo com um grau de parentesco mais distante, não é algo que eu gostaria de viver, mas eu não tenho nada contra quem se envolve num relacionamento assim.

Concordo com cada palavra. Pra mim, atingiu a maior idade, desde que não prejudique ninguém pode viver a vida feliz. Se eu realmente tivesse interesse, viveria uma relação incestuosa sem nenhum problema.
Lorna
Lorna
Demented Stranger
Demented Stranger

Feminino
Mensagens : 19
Ka$h : 16
Likes : 0
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 24
Localização : Aqui *u*


Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Scarlat Seg Fev 15, 2016 10:57 am

Acho que, por eu ser adotada, eu tenho uma visão mais "diferente" que as de meus amigos com irmãos.

Eu sei coisas sobre minha família por parte de mãe, que eu tenho duas irmãs e tal. No entanto, eu não sei absolutamente n-a-d-a da família por parte de pai. quem seria ele? quem seria a família dele? eu teria irmãos também?

Assim, eu percebi o quanto o tabu do incesto é uma construção social.

Vamos pegar umas situações hipotéticas:
1. Eu conheço uma pessoa, ficamos amigos, nos apaixonamos, começamos a namorar. Temos um relacionamento bastante saudável, estável e duradouro. Um tempo depois, vou conhecer o seu pai e descubro que ele é meu pai biológico, ou seja, somos parentes. O que fazer nesse momento? Terminaria o relacionamento que construímos por muito tempo por causa desse fato?

2. Eu tenho consciencia que eu sou adotada, meus parentes também. Assim, me relacionaria com meus parentes, teoricamente não teria problema pois não temos parentesco de sangue. Será que seria bem visto pela sociedade?

Eu não posso responder por vocês, mas posso responder por mim. Eu não terminaria o relacionamento e não me relacionaria com um parente por esse motivo.

Proibir parentes de se relacionarem porque "pode produzir um filho deficiente" sempre foi um argumento fraco pra mim. Quem disse que vão produzir um filho? Primeiro que ninguém é obrigado a ter criança. Segundo, mesmo que queiram ter, a adoção tá aí pra isso. O problema é que a adoção ainda é um tabu e é sempre vista como última opção pra tudo (eu já me cansei de ver história na tv de casal que teoricamente se amava e se divorciou - ou pensou nisso - porque eles não podiam ter filhos biológicos. eu ficava toda É SÓ ADOTAR???????), o que me deixa muito mal.

Eu já li comentários de pessoas adotadas que disseram que não se relacionariam com irmãos, mesmo não sendo de sangue. O que pra mim mostra que a relação não aconteceria porque se tem uma imagem de irmão construída. No meu caso, eu fui criada como filha única desde sempre, então que imagem de irmão construída eu teria? E se fosse menos tabu, o relacionamento se tornaria mais saudável, porque não teria aquela paranoia etc.

RESUMÃO: se não for um relacionamento abusivo, se não for fetichização e se não for pedofilia, eu não tenho problema algum.
Scarlat
Scarlat
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Feminino
Mensagens : 8398
Ka$h : 17620
Likes : 79
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 27

https://myanimelist.net/profile/glamazon

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Saeba Sex Fev 26, 2016 9:21 pm

realmente qdo vc vai no xvideos e procura esse tipo de conteudo é meio escasso
Saeba
Saeba
Maniac Coward
Maniac Coward

Valentine Masculino
Clã : Stark
Mensagens : 2372
Ka$h : 4074
Likes : 38
Data de inscrição : 27/01/2013

http://myanimelist.net/profile/Saeba-kun

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Vergil Sáb Fev 27, 2016 10:50 am

Já vai tarde.²

O estado deveria, simplesmente, parar de se envolver em coisas tão triviais, como esta.
Vergil
Vergil
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Prontera Masculino
Clã : The Grey Wardens
Mensagens : 4223
Ka$h : 25822
Likes : 139
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 25
Localização : Orlais

Alemanha pode descriminalizar o incesto DCGib1l

http://cursianis.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Caladon Aerdor Sáb Fev 27, 2016 11:47 am

Alemanha pode descriminalizar o incesto TVoXsrU

Brincadeiras a parte, tem muito de politico, como o neoshadow posicionou, e religioso no cenario historico que deu luz a esse tipo de lei. E CONVENHAMOS, nenhum perfil moral e historicamente universal, logo as leis precisam mesmo ir mudando conforme a cultura de um pais muda. E ai chego num ponto...

Ta rolando na Alemanha. Nao manjo nada sobre como e o povo alemao. Se funcionar pra eles, ta otimo. Se nao funcionar, eles que questionem e se virem. Cultura deles, leis deles....

Se fosse pra legalizar aqui, no entanto... Puts, eu nao ousaria me posicionar concretamente antes de uns sociologos fazerem umas pesquisas a respeito das possiveis consequencias sociais dessa medida. Mas no achismo, diria que nao dava nada e nem teria problema.
Caladon Aerdor
Caladon Aerdor
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Príncipe de Turandor
Mensagens : 4634
Ka$h : 29415
Likes : 89
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 29
Localização : Japao

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8Yt

http://FnoSS.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Dαısy ♡ Sáb Mar 05, 2016 5:07 pm

Tanto faz que seja irmão. Pra mim, até parece normal que irmãos gostem uns dos outros desse jeito. Afinal, o seu irmão sempre vai gostar de você faça o que você fizer porque viveu com você durante a maioria da sua vida (ou não). Acho que é bom que tenham feito isso já. Amor é Amor. Lidem com isso! u_u
Dαısy ♡
Dαısy ♡
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Prontera Feminino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 1003
Ka$h : 1813
Likes : 8
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 22
Localização : Estrela Punpunia


Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Sora Nimus Ter Mar 15, 2016 6:34 pm

Saeba escreveu:realmente qdo vc vai no xvideos e procura esse tipo de conteudo é meio escasso
Não verdade é por praticidade da lei. Como exemplifiquei, um homem que teve vários casos ou separou a posse das crianças ao nascerem, essas crianças se conhecem no mesmo bairro e se casam e somente depois descobrem que são irmãos, as pessoas vão ficar confusas no que é permitido, e ainda em um lugar religiosamente conservador, quem terá a voz maior é a justiça nesse momento.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8Yt Alemanha pode descriminalizar o incesto VgDv2gT Alemanha pode descriminalizar o incesto 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Tyler Qua Mar 16, 2016 12:12 pm

Minhas irmãs precisam ver isso :v

Tyler
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14195
Ka$h : 21458
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1928
Localização : Shangri-La

Alemanha pode descriminalizar o incesto YH3sXU1

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Caladon Aerdor Qua Mar 16, 2016 12:14 pm

Tyler escreveu:Minhas irmãs precisam ver isso :v


Wincest?
Caladon Aerdor
Caladon Aerdor
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Príncipe de Turandor
Mensagens : 4634
Ka$h : 29415
Likes : 89
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 29
Localização : Japao

Alemanha pode descriminalizar o incesto HaJA8Yt

http://FnoSS.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alemanha pode descriminalizar o incesto Empty Re: Alemanha pode descriminalizar o incesto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos