Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A República de Krypton.

2 participantes

Ir para baixo

A República de Krypton. Empty A República de Krypton.

Mensagem por LucasDoA Sex Abr 03, 2015 1:04 am

Terça, em minha aula de Introdução à cultura Brasileira I, analisávamos o texto A República de Platão. Mais especificamente, a alegoria da Caverna e sua aplicação para o entendimento da cultura.
Porém, como bom vagabundo que sou, eu estava divagando. Enquanto o professor falava sobre a cidade perfeita de Platão , acabei me lembrando de Krypton, provavelmente porque meu caderno é do Superman e era o que eu estava encarando, e percebi o quão parecido são essas duas sociedades.
Depois de refletir mais um pouco, pensei: a origem de Superman é uma bela subversão à Alegoria da Caverna e à República de Platão.
Tomamos Krypton como a república. Governo aristocrata, cidadãos com suas classes definidas desde seu "nascimento"( exceto o Kal-El, os kryptonianos eram produzidos "sob encomenda" para exercer sua devida classe), e a falta de poesia (no conceito de Platão como arte em geral), pelo menos até onde sabemos, quando pesquisei sobre a cultura kryptoniana não achei nada falando sobre poetas na cidade. E mesmo assim Krypton explodiu. Temos A República.
Jor-El é quem consegue se livrar das correntes e lutar para fora da caverna com suas pesquisas até contemplar o Sol, a verdade: Krypton morrerá. Ao voltar para a caverna, que neste caso é a República (perceba aí onde acontece a inversão do pensamento platônico), e compartilhar a verdade com seus colegas ainda acorrentados, é taxado de louco e até mesmo discriminado, exatamente como a alegoria manda.
Kal-El sobrevive. O último kryptoniano, filho de Jor-El e Lara Lor-van, enviado à Terra, criado como humano sob o nome de Clark Kent, adota o planeta como seu lar e se torna o Superman, vivendo para protegê-lo de todo o mal. Kal herda todo o conhecimento de seu pai, incluindo a cultura, o início, meio e o fim de Krypton. Se a República realmente fosse a superfície da caverna, ou seja, onde habita a verdade, Superman teria o dever moral, como diz Platão, de compartilhar seu conhecimento com os terráqueos. Porém, ele não o faz. Ele guarda todo seu saber em sua Fortaleza de Solidão, pois sabe, no mínimo imagina, que caso a Terra se torna-se uma nova Krypton, o destino seria o mesmo: a morte do planeta.
Superman, mais uma vez, salvando a Terra e mostrando ter a melhor origem de todas.

PS: Não sei se ficou bem claro o que eu quis dizer, é a primeira que tento explicar a minha ideia assim, quaisquer dúvidas pergunte.
PPS: se não for aqui o mais certo, podem mover para outra área.
PPPS: olar.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 30646

A República de Krypton. DCGib1l A República de Krypton. 49EG7W4 A República de Krypton. A4RPXal A República de Krypton. 4URmKMV A República de Krypton. XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

A República de Krypton. Empty Re: A República de Krypton.

Mensagem por Ynys Wydryn Sex Abr 03, 2015 1:10 am

eu lendo esse texto: A República de Krypton. Patrick-Star-Dumb-Confused-Uhhh..-On-Spongebob

É sempre bom comparar as coisas da aula com algo que você gosta. Já comparei bastante teorias passadas de Ciência Política com Shingeki
Ynys Wydryn
Ynys Wydryn
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Feminino
Título de Nobreza : Marquesa de Turandor
Ka$h : 72428
A República de Krypton. RRMTuwW A República de Krypton. A4RPXal

Mensagem por LucasDoA Sex Abr 03, 2015 1:15 am

O PATRICK AUHAUAHUA

Depois que eu pensei nisso, pude ver um pouco d'Alegoria da Caverna no primeiro filme da trilogia Batman do Nolan, quando criança ele saindo do poço é impossível não comparar.
Eu nunca tinha feito nada assim antes, mas adorei.
Eu me senti tão culto <3
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 30646

A República de Krypton. DCGib1l A República de Krypton. 49EG7W4 A República de Krypton. A4RPXal A República de Krypton. 4URmKMV A República de Krypton. XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos