Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

3 participantes

Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por Vice Sáb Fev 06, 2016 7:39 pm

Antes de qualquer coisa, gostaria de frisar que isso aqui será uma mistura louca de blog com discussão. Se você quiser pular para o ponto mais importante, sinta-se à vontade para ir direto para a parte depois da barra de spoiler.

Notas de Introdução



Então, desde o segundo ano do ensino médio, sou um frequentador assíduo de Simulações de Órgãos Multilaterais e Históricos. ONU, convenções históricas, gabinetes de guerra, eu pude simular. Nesses eventos, você recebe um país e "interpreta" um representante dele em cima de algum tópico a ser discutido em seu comitê, que no caso seria o órgão ou a convenção a qual vc está participando. Isso exige certo tempo de preparação e pesquisa, além de ousadia para defender seu ponto e persuasão para fazer com que outros concordem com você, ou para não discordarem de você. Dependendo do seu desempenho, na maior que acontece aqui em Brasília, você ganha um certificado assinado por N pessoas e pelo embaixador do país que você representou (!). E os melhores são convidados para uma simulação que ocorre anualmente em Havard.
Enfim, minha segunda simulação foi essa maior de Brasília. Em 2015, representei Singapura na UNESCO, órgão de natureza recomendatória, e a discussão da vez se tratava de Educação Inclusiva, tanto para mulheres, quanto para pessoas com deficiência.

Um breve relato sobre a minha experiência



Eu, de início, não tinha gostado do meu país, sequer do meu comitê. Era a segunda vez que eu pegava um país meio bosta, e por mais que eu tenha me destacado na primeira vez, eu já sabia a barra de pegar um país que aparentemente tem baixa representatividade. Enfim, fui iniciar minhas pesquisas, e fiquei assustado com o que vi. Enquanto o tema do comitê era Educação Inclusiva para pessoas com deficiência e mulheres, ao mesmo tempo que Singapura tinha um dos maiores índices de igualdade de gênero do mundo, tinha uma política brava de segregação quanto aos deficientes. Lá, a educação para pessoas com deficiência não é obrigatória e, aliás, sequer é recomendada pelo governo. Em nota oficial, o governo que domina o país a mais de 40 anos consecutivos disse que era melhor assim visto que o processo de educação especial "impunha requerimentos pesadíssimos aos pais da criança".
Vale lembrar também que, em contrapartida, Singapura mantém um sistema de educação especial em escolas próprias (não-inclusivas) com o auxílio de ONGs e da iniciativa privada. Também que o modelo de estudo singalês é um dos mais fortes do mundo, sendo reconhecida por diversas instituições internacionais como Global Schoolhouse, tanto em iniciativa pública quanto privada. Em sua constituição e cultura, defende-se a meritocracia em seu sentido mais bruto, ao mesmo tempo que no âmbito da cultura trata-se de um país que preza sobretudo o coletivo e bem-estar geral. Culturalmente, também, lá a falsa ideia de igualdade plena é abominada e vista como regresso, vendo a igualdade mais num respeito de diferenças do que a visão utópica ocidental.
Na grande maioria dos quesitos, eu acabei amando Singapura. E, depois de estudar tanto o modelo de lá, como tudo funciona, tomei gosto por aquela opinião e a tomei como ideal.
Mas aí eu me toquei: eu teria que bancar o advogado do diabo no meu comitê, e eu detestava essa ideia. Era tamanha a minha representação que eu sequer tinha notado o tamanho da merda que eu havia me metido.
As simulações começaram e eu fiquei na minha, sem me posicionar durante as primeiras seis sessões (cerca de um dia e meio de 4 dias de simulação.) Depois de um tempo, a simulação estava maçante, não saía do lugar, era todo mundo hora concordando numa clara demonstração de CCC ("Comitê Come-Cu", onde todos dão e recebem e saem sem melhorar em nada.), hora atacando os países muçulmanos por falta de igualdade dentre mulheres. Aí um amigo meu, ciente da minha posição, falou para eu assumir o papel principal logo daquilo ali porque se não a discussão nunca tomaria rumo. E eu o fiz: numa demonstração eminemística, falei um puta discurso trabalhado durante duas sessões com todas as 10 páginas de estudo que fiz de Singapura. Alguns me olharam extasiados, outros, que já haviam sido alertados que eu ia por fogo naquele asilo, olharam surpresos e ao mesmo tempo satisfeitos. Fui atacado por quase todos os fronts, defendido por opiniões neutras, ao mesmo tempo que esfregava na cara de todos que meu modelo era tão eficiente que meu país dispunha de mais deficientes no mercado de trabalho ativo do que nos outros países; além, de claro, minha educação ser extremamente superior à quase todos presentes. Esnobei até os EUA, que até então era meu aliado mas me meteu a faca nas costas. Recebi um 10 pela posição do meu país, um 9 pela minha argumentação, mas acabei zerando diplomacia e por isso não consegui uma menção honrosa IAOUSHAIOUEHAISUHAIOEHS. Acontece.
Segue, na íntegra, o meu discurso de entrada (encontrei-o nos meus documentos do Google, por isso tive a ideia do post asiuhasiohaiosh):

Spoiler:

Por fim, o tema.


Agora, quais vossas opiniões sobre a educação inclusiva para pessoas com deficiência? É um fato, temos pouquíssimos profissionais voltados à essa área. Outro fato, em boa parte dos países dos antigos "Segundo e Terceiro mundo", tem uma opinião pública preconceituosa quanto à deficientes no geral. Outros, se portam como moralistas defensores da igualdade, falando que uma criança com Síndrome de Down tem a mesma capacidade que uma criança sem a Síndrome. O homeschooling, modelo adotado por muitos países da Europa, ajuda bastante no desenvolvimento pedagógico da criança, mas e o desenvolvimento social? Será que é mesmo possível lutar com tais diferenças?
Como vocês se posicionam diante disso tudo?
Vice
Vice
Maniac Coward
Maniac Coward

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 2139
Ka$h : 11141
Likes : 33
Data de inscrição : 29/03/2014
Idade : 26
Localização : Terra Brasilis

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Ysw7x8R Educação Inclusiva para pessoas com deficiência VgDv2gT

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por Sforza Dom Fev 07, 2016 10:01 pm

Uma amiga se formou em pedagogia e fez educação inclusiva junto com a mediadora da escola em que trabalho, acho muito bom, mas ainda precisa de muito mais. Aqui onde moro quase fecharam a APAE, há vários alunos não laudados, o que dificulta na atribuição de aulas para formados em educação inclusiva. Os alunos com necessidades especiais não laudados não terão aulas adicionais com esses professores mais preparados para instruí-los e a maioria dos outros professores não tem tanto tato nem paciência com alunos mais agitados.
Esse ano a escola receberá muitos alunos autistas, DA e DI (Deficiência Auditiva, geralmente leve somada à deficiência visual, e Deficiência Intelectual), uma média de 50: 4 tem laudo. Não conheço um professor que saiba libras. As vezes os pais não aceitam que seus filhos não são iguais aos outros e os alunos perdem muitas oportunidades. As vezes o próprio aluno com leve deficiência sente vergonha, uma menina quase repetiu por ter vergonha de sentar na frente e usar óculos, não comparecia as aulas especiais e perdeu a vaga na turma de itinerância (educação inclusiva). A estruturação está defasada, as pessoas negam, mas o preconceito acaba barrando muita coisa, inclusive os beneficiados.
É bom ter uma instituição voltada especialmente para deficientes? Com certeza é, mas essas crianças e adolescentes precisam interagir com o resto da sociedade. A receptividade dos outros alunos é enorme e é notável a melhoria no modo de ser e de conviver com as outras pessoas, só falta uma estrutura mais adequada.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por PurpleFox94 Sáb Set 10, 2016 11:48 pm

Eu passei o EM inteiro com um garoto surdo na minha sala, sem um interprete e sem nenhum professor que soubesse LIBRAS. Acabou que, nas férias de julho no primeiro ano, nós, os alunos, fizemos um cursão coletivo de libras pra tentar ajudar ele.
PurpleFox94
PurpleFox94
Autist Bastard
Autist Bastard

Bromithia Masculino
Mensagens : 239
Ka$h : 4510
Likes : 6
Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 30
Localização : Americana/SP

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência DCGib1l

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por Sforza Dom Set 11, 2016 8:44 pm

Não conheço uma escola pública que tenha professor realmente qualificado pra deficientes de um modo geral.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por PurpleFox94 Dom Set 11, 2016 11:29 pm

Sforza escreveu:Não conheço uma escola pública que tenha professor realmente qualificado pra deficientes de um modo geral.
Não conheço nem escola particular que tenha esse preparo
PurpleFox94
PurpleFox94
Autist Bastard
Autist Bastard

Bromithia Masculino
Mensagens : 239
Ka$h : 4510
Likes : 6
Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 30
Localização : Americana/SP

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência DCGib1l

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por Sforza Dom Set 11, 2016 11:31 pm

Sei que tem umas que tem, mas geralmente as crianças vão pra escolas especializadas.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por PurpleFox94 Dom Set 11, 2016 11:39 pm

E essas escolas especializadas costumam custar fortunas.
PurpleFox94
PurpleFox94
Autist Bastard
Autist Bastard

Bromithia Masculino
Mensagens : 239
Ka$h : 4510
Likes : 6
Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 30
Localização : Americana/SP

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência DCGib1l

Ir para o topo Ir para baixo

Educação Inclusiva para pessoas com deficiência Empty Re: Educação Inclusiva para pessoas com deficiência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos