Orgulho é ou não é preconceito?
+3
Rozen
Triela ♥
Voltrotz
7 participantes
Página 1 de 1
Orgulho é ou não é preconceito?
Vocês com certeza já viram uma camisa dessas>
Isso... é "orgulho negro" mas.. se um branco uzar uma camisa com "100% BRANCO" ele é tido como racista e preconceituoso.
PQ? vocês concordam?
Independente de vocês terem orgulho ou não... vocês acham que orgulho é preconceito?
Bom, eu tenho orgulho de ser branca, não que eu não goste de negros ou coisa do tipo, só axo minha cor linda! *-* Mas tbm acho lindo akela familiazinha de negros, todos com um sorriso beeem branco e cabelos black power \o/ Então... eu sou preconceituosa? oO
Isso... é "orgulho negro" mas.. se um branco uzar uma camisa com "100% BRANCO" ele é tido como racista e preconceituoso.
PQ? vocês concordam?
Independente de vocês terem orgulho ou não... vocês acham que orgulho é preconceito?
Bom, eu tenho orgulho de ser branca, não que eu não goste de negros ou coisa do tipo, só axo minha cor linda! *-* Mas tbm acho lindo akela familiazinha de negros, todos com um sorriso beeem branco e cabelos black power \o/ Então... eu sou preconceituosa? oO
Re: Orgulho é ou não é preconceito?
Acho que esse paradigma de se orgulhar de ser branco ser um proconceito ainda existe, mesmo que ainda estejamos em pleno século XXI, a mente das pessoas ainda não saiu do século XIX...
Eu particularmente não acho isso preconceituoso. A partir do momento em que se OFENDE alguém que seja diferente de você, seja por raça, credo ou qualquer outra coisa do gênero, aí sim eu acho que seja preconceito. Como o próprio nome já diz, o errado é você fazer um "pré-conceito" da pessoa, julgá-la apenas pela aparência, ou pela sua crença, mas não pelo seu caráter, que é digno em todos os homens, mas nem todos o usam.
Na camisa ali mostrada, não faz nenhuma referência a brancos, nem diz que negros são melhores... A pessoa que usa apenas tem orgulho dela mesma, e eu não vejo mal nisso. Preconceito é faltar o respeito apenas porque aquela pessoa é negra ou branca, católica ou evangélica, metaleiro ou pagodeiro.
Eu particularmente não acho isso preconceituoso. A partir do momento em que se OFENDE alguém que seja diferente de você, seja por raça, credo ou qualquer outra coisa do gênero, aí sim eu acho que seja preconceito. Como o próprio nome já diz, o errado é você fazer um "pré-conceito" da pessoa, julgá-la apenas pela aparência, ou pela sua crença, mas não pelo seu caráter, que é digno em todos os homens, mas nem todos o usam.
Na camisa ali mostrada, não faz nenhuma referência a brancos, nem diz que negros são melhores... A pessoa que usa apenas tem orgulho dela mesma, e eu não vejo mal nisso. Preconceito é faltar o respeito apenas porque aquela pessoa é negra ou branca, católica ou evangélica, metaleiro ou pagodeiro.
Triela ♥- Neurotic Killer
-
Clã : The Hermitage Clan
Ka$h : 6884
Pois é.. eu tbm acho mas... tenho medo de uzar uma camisa de 100% branco e ser linchada x.x
Nossa!
ummmmnesse caso voltrotz, eu acho que é pre conceito a pessoa pensar " ela usa uma blusa '100% branca', então, ela odeia os negros" vê a diferença?
Isso não vem de hoje...vem de decadas atrás. "eu sou diferente, eu sou o melhor ENTÃO os outros estão abaixo de mim" mas diga-me, como realmente saber se estão abaixo de você? o que trás a raiva...é preconceito dos dois lados! de quem pensou assim e de quem pensa que a 'blusa" ou o orgulho é justamente...pra prejudicar.
JUlgam saber o que pensam...sem ouvir, sem saber. é tudo hipotese! hipotese essa que s[o leva a brigas...tornando-se progressivo. Tem orgulho da sua cor, ótimo, mas talvez tenha alguem que nao te entenda e pense q ue é preconceito. é uma questão de dialogo. Só por hipoteses e "leituras" de pensamentos....nao vamos a lugar nenhum.
ummmmnesse caso voltrotz, eu acho que é pre conceito a pessoa pensar " ela usa uma blusa '100% branca', então, ela odeia os negros" vê a diferença?
Isso não vem de hoje...vem de decadas atrás. "eu sou diferente, eu sou o melhor ENTÃO os outros estão abaixo de mim" mas diga-me, como realmente saber se estão abaixo de você? o que trás a raiva...é preconceito dos dois lados! de quem pensou assim e de quem pensa que a 'blusa" ou o orgulho é justamente...pra prejudicar.
JUlgam saber o que pensam...sem ouvir, sem saber. é tudo hipotese! hipotese essa que s[o leva a brigas...tornando-se progressivo. Tem orgulho da sua cor, ótimo, mas talvez tenha alguem que nao te entenda e pense q ue é preconceito. é uma questão de dialogo. Só por hipoteses e "leituras" de pensamentos....nao vamos a lugar nenhum.
Convidad- Convidado
Realmente,mas pela ignorância alheia.. tenho medo de usar essas camisas x.x
Um amigo tem uma mas... ele tem 2m de altura e é forte pra caramba.. se eu usar é sucidio... E olha q ele tem uma namorada negona (ela é linda, é modelo *-*)
Um amigo tem uma mas... ele tem 2m de altura e é forte pra caramba.. se eu usar é sucidio... E olha q ele tem uma namorada negona (ela é linda, é modelo *-*)
bom é uma questão meio tensa principalmente pelo fato de q vc não pode chamar um negro de negão, ou preto e eles podem chamar os brancos de branquela azeda, branquela, transparente mas enfim só piorou as coisas pq agora tudo é preconceito ¬¬
Rozen- Schizophrenic Phantom
-
Clã : We are Infinite
Ka$h : 42777
Pois é... eu tenho um amigo que o apelido dele é Junior Negão, mas não é preconceito ele é negro e é ENORME, as pessoas tem q ter noção das coisas.
Um homem chegar carinhosamente para a mulher que é negra e dizer : "Minha neguinha" não é preconceito. Preoconceito é depreciar..
eu consigo dxar alguém no chão sem uzar esses adjetivos.. as pessoas não tem noção, só pensam em processar x.x
Um homem chegar carinhosamente para a mulher que é negra e dizer : "Minha neguinha" não é preconceito. Preoconceito é depreciar..
eu consigo dxar alguém no chão sem uzar esses adjetivos.. as pessoas não tem noção, só pensam em processar x.x
Trielin escreveu:Preconceito é faltar o respeito apenas porque aquela pessoa é negra ou branca, católica ou evangélica, metaleiro ou pagodeiro.
Xará-chan disse tudo
eu não sou negra, nem branca, sou parda, amarela ou sei lá o que -QQQ
na verdade tudo depende do jeito que você fala... se disser "Negão" com um ar meio arrogante, é preconceito; tanto que eu tenho um amigo negro que eu chamo ele de meu negão *-*
Mystique- Somnambulist Butcher
-
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 10436
Sinceramente, no MEU caso, eu jamais sairia por aí vestindo uma camiseta dessas, porque a partir do momento que ultrapassamos o campo das aparências e lutamos por igualdade, não há orgulho algum em ser branco, negro, amarelo, vermelho, ou seja lá qualquer outra etnia a qual você pertença. Em outras palavras, isso não é bom nem ruim, apenas é como você nasceu e ponto final; bom ou ruim é como você é por dentro. =P
Só que, é claro, essas camisetas fazem um apelo para a sociedade, que todos devem gostar de si mesmos independente do que sejam e ter orgulho disso, esse é o outro lado da moeda. Por isso não condeno quem faz.
Só que, é claro, essas camisetas fazem um apelo para a sociedade, que todos devem gostar de si mesmos independente do que sejam e ter orgulho disso, esse é o outro lado da moeda. Por isso não condeno quem faz.
Kaz- Sanguinary Maid
-
Ka$h : 20724
O preconceito está na forma como a pessoa que veste uma camisa desse tipo a encara e quer ser encarada e na forma como os outros a vêem. Acredito que não importa o quão boa seja a intenção de qem veste, aqueles que vêem podem encarar de forma pejorativa, é o mais normal, encararão como uma besteira, que a pessoa que veste está sendo preconceituosa consigo mesma, e isso é muito comum, os "injustiçados" fazerem tempestade em copo d'água sobre suas "condições especiais" de ser negro/homossexual, por exemplo.
Se um "branco" veste uma camisa "100% Branco", ele provavelmente será taxado de careca/skinhead/nazista/neo-nazista, porque essa gente defende a própria cor desnecessáriamente em suas cruzadas contra o objeto de seu ódio. O problema, via de regra, não está em quem veste, mas em quem vê.
Se um "branco" veste uma camisa "100% Branco", ele provavelmente será taxado de careca/skinhead/nazista/neo-nazista, porque essa gente defende a própria cor desnecessáriamente em suas cruzadas contra o objeto de seu ódio. O problema, via de regra, não está em quem veste, mas em quem vê.
Não acho que a mensagem "100% negro" ou "100% branco" carregue o preconceito em si. Mas fazer uma análise descolada do contexto não vai trazer uma resposta satisfatória.
A questão do orgulho negro tem uma justificativa de afirmação diante da repressão histórica racista que, gostemos ou não, ainda persiste e é forte, com a diferença de que hoje está camuflada pelo discurso do politicamente correto. Quem veste uma camiseta dessas não está "se fazendo de vítima" (quando consciente da sua opção política e não movida por interesses egoísticos, por óbvio), está apenas afirmando sua identidade.
Não tem sentido a afirmação da raça branca do mesmo modo que fazem os negros. Ela já é privilegiada em nossa sociedade, já está em posição de vantagem. Por isto que quem usa uma camiseta "100% branco" é encarado como skin head ou coisa que o valha.
Gostar da própria aparência não tem nada demais, Volt-san. Mas apenas uma observaçãozinha pra fazer pensar: teria menos chances de você sentir orgulho de sua aparência se fossem os negros que tivessem escravizado os brancos por séculos. Porque aí viveríamos em uma sociedade predominantemente negra (predominante no sentido de força social, não de densidade demográfica), em que o padrão ideal de beleza seria o da pessoa negra.
A questão do orgulho negro tem uma justificativa de afirmação diante da repressão histórica racista que, gostemos ou não, ainda persiste e é forte, com a diferença de que hoje está camuflada pelo discurso do politicamente correto. Quem veste uma camiseta dessas não está "se fazendo de vítima" (quando consciente da sua opção política e não movida por interesses egoísticos, por óbvio), está apenas afirmando sua identidade.
Não tem sentido a afirmação da raça branca do mesmo modo que fazem os negros. Ela já é privilegiada em nossa sociedade, já está em posição de vantagem. Por isto que quem usa uma camiseta "100% branco" é encarado como skin head ou coisa que o valha.
Gostar da própria aparência não tem nada demais, Volt-san. Mas apenas uma observaçãozinha pra fazer pensar: teria menos chances de você sentir orgulho de sua aparência se fossem os negros que tivessem escravizado os brancos por séculos. Porque aí viveríamos em uma sociedade predominantemente negra (predominante no sentido de força social, não de densidade demográfica), em que o padrão ideal de beleza seria o da pessoa negra.
.- Neurotic Killer
-
Ka$h : 3381
Sumi, eu usei a camisa como exemplo, mas tbm serve para regiões, religiões, partidos politicos ou qualquer coisa assim.
Se eu usar uma camisa "100% Nordeste", é orgulho nordestino... mas se eu usar uma com "100% Sulista" é pre-conceito. Do mesmo modo que for modificado de "100% Evangélico" e "100% Ateu".
A questão não é cor, é o pre-conceito das pessoas que acham que estão sofrendo pre-conceito, o que ocorre MUITO!
Tem pessoas que se revoltam mas na verdade, elas que são preconceituosas.
Se eu usar uma camisa "100% Nordeste", é orgulho nordestino... mas se eu usar uma com "100% Sulista" é pre-conceito. Do mesmo modo que for modificado de "100% Evangélico" e "100% Ateu".
A questão não é cor, é o pre-conceito das pessoas que acham que estão sofrendo pre-conceito, o que ocorre MUITO!
Voltrotz escreveu:
- Spoiler:
Sumi, eu usei a camisa como exemplo, mas tbm serve para regiões, religiões, partidos politicos ou qualquer coisa assim.
Então. Como eu disse, não dá pra querer analisar fora do contexto. Cada caso é um caso.
A camiseta do "100% branco" é rejeitada porque não faz sentido querer afirmar a raça branca. A do "100% negro" tem uma carga emocional por conta da repressão.
No mais, em abstrato, eu não vejo nenhum problema nos outros "100% qualquer coisa". O "orgulho" em si não tem problema nenhum, o problema é o tipo de carga simbólica que cada bandeira específica pode trazer. A análise para saber se há desrespeito, implícito ou explícito, deve ser feita em cada tipo de manifestação e em cada situação concreta.
Um "100% sulista" não tem problema nenhum. Agora, se aparecer nas costas da mesma camiseta um "Graças a Deus não sou cabeça chata", tem problema, porque vem com uma carga de desrespeito à vida do outro, não apenas a afirmação da sua própria filosofia de vida.
No caso do "100% branco", o desrespeito é implícito, quase que uma presunção absoluta de nazismo, por mais que esta não seja a mensagem que a pessoa queira passar. (Se for necessário, posso explicar a lógica por trás disso)
Eu teria uma opinião pela qual o "100% ateu" seria visto como desrespeito, mas não sei até que ponto minha análise seria neutra o suficiente.
Quanto ao "100% sulista", não acho que a bandeira seja vista em si mesma como desrespeito. Aliás, mais do que os nordestinos, quem a combate são os paulistas, mas daí teríamos que entrar em história para explicar o orgulho separatista ("O Sul é meu país"). Isto eu penso que você poderia fazer bem melhor do que eu, Volt-san. As aulas de história do ensino médio estão muito distantes...
Normalmente, a bandeira que se opõe aos nordestinos é a sul-sudeste. Criou-se uma tese absurda de que o Brasil seria melhor se a gente eliminasse tudo e só ficasse com o sul e o sudeste. Aí, sinceramente, eu acho que o porquê de se ofenderem é bem claro. O "100% nordestino" é motivo de orgulho plenamente aceitável, com toda a importância histórica e a tradição cultural que a região tem.
Encerro aqui a análise casuísta.
Para concluir: eu até concordo que tenham pessoas que queiram se vitimizar por conta de um pré-conceito. Mas acho que, de todos os possíveis, o exemplo que você escolheu seja o pior para querer analisar este aspecto (talvez empatando com as bandeiras feminista e homossexual), porque a carga de repressão histórica é muito grande para se querer fazer imputações de auto-vitimização e do pré-conceito em abstrato. Mas concordo que hajam picuinhas neste sentido, tanto dentro destes movimentos como em outros de menor sensibilidade social, como o sulista.
.- Neurotic Killer
-
Ka$h : 3381
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sáb maio 04, 2024 6:30 pm por Subba-kun
» O que você está fazendo agora?
Dom Ago 20, 2023 10:49 pm por OtomeSanKawaii
» Então né... quase 10 anos
Dom Ago 20, 2023 10:45 pm por OtomeSanKawaii
» Hazukashii Serifu Kinshi!
Seg Abr 24, 2023 7:43 pm por Sora Nimus
» O que te satisfaz?
Qui Dez 08, 2022 11:04 pm por Sora Nimus
» Hey guys!
Ter Nov 08, 2022 9:33 pm por TiNoSa
» Como estão lidando com esse período pandêmico, de quase isolamento?
Ter Nov 08, 2022 9:20 pm por TiNoSa
» A Movimentação no Fórum
Ter Nov 08, 2022 9:13 pm por TiNoSa
» Que música você está ouvindo agora?
Ter Nov 08, 2022 8:45 am por Fuza