Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dá para transformar lixo em energia?

+2
Scarlat
Alice
6 participantes

Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Convidad Seg maio 03, 2010 4:36 pm

Dá para transformar lixo em energia? Lixo_no_rio

Dá, sim. Se separarmos direitinho o lixo que tem bom potencial energético, os dejetos de uma cidade como São Paulo seriam suficientes para gerar energia para 400 mil casas! O principal segredo é tascar fogo no lixo afinal, o calor das chamas também é uma forma de energia. Se o fogaréu for bem aproveitado em um processo controlado, a energia calorífica pode ser usada para produzir eletricidade, por exemplo.

Tudo isso acontece em incineradores que utilizam o mesmo princípio de funcionamento de uma usina termelétrica, queimando um combustível fóssil para gerar energia. No nosso exemplo, a diferença é que o combustível queimado não é carvão, nem óleo, nem gás. É lixo. Até agora, essa tecnologia não aportou no Brasil. O país até tem incineradores, mas eles servem apenas para se livrar da sujeira; nenhum deles é adaptado para produzir energia. Por aqui, falta dinheiro para bancar o alto custo de uma instalação desse porte e vontade política para enfrentar as pressões dos grandes grupos de limpeza urbana, que muitas vezes gerenciam o lixo desde a varrição até o depósito final.

"No Brasil, 99% dos dejetos seguem para aterros sanitários, sem gerar energia ou passar por qualquer reciclagem. Nas grandes cidades, a escassez de áreas para novos aterros se tornou um problema administrativo para as prefeituras", afirma o biólogo Hamilton João Targa, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo. Mas, mesmo nos aterros, daria para aproveitar pelo menos uma parcela do potencial energético do lixo. Bastaria pegar o metano gerado pelo processo de decomposição do lixo orgânico, encanar o gás e abastecer casas e indústrias, por exemplo. Há mais de 50 anos, os chineses empregam esse método utilizando biodigestores, equipamentos que fermentam controladamente o lixo orgânico. No Brasil, até esse tipo de iniciativa é raridade.

No japão, 62% do lixo vira energia.

Na suiça, 59%, na frança, 37%

No brasil? zero.


Fonte: Mundo estranho
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Alice Seg maio 03, 2010 4:43 pm

Eu já sabia que lixo podia virar energia, vi isso no livro da minha irmã de uma coisa de salvador, falava também que era por causa do metano ou algo do tipo, nem me lembro direito mais '-'

Mas que liixo pdoeria cirar energia, eu já sabia.
Alice
Alice
Homicidal Child
Homicidal Child

Turandor Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 3512
Ka$h : 18511
Likes : 40
Data de inscrição : 19/01/2010
Idade : 33
Localização : Em casa, com uma irmã sacana e chata ._.


Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Scarlat Seg maio 03, 2010 8:49 pm

No brasil? zero.
Apalpo essa frase.
Scarlat
Scarlat
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Feminino
Mensagens : 8398
Ka$h : 17620
Likes : 79
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 27

https://myanimelist.net/profile/glamazon

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Mizuki Seg maio 03, 2010 10:07 pm

Pois é... Tanta coisa que dava pra fazer com o lixo e não aparece iniciativa nenhuma pra isso. Claro, precisa de dinheiro pra investir em algo assim, mas se for ver o tanto de dinheiro que é (e que já foi) gasto em coisas inúteis ou de pouca prioridade, dava pra fazer algo, no mínimo, significativo.

Depois perguntam por que o Brasil não vai pra frente...
avatar
Mizuki
Hysterical Twins
Hysterical Twins

Bromithia Feminino
Mensagens : 10124
Ka$h : 64030
Likes : 180
Data de inscrição : 04/01/2010
Dá para transformar lixo em energia? MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por yachamaru Ter maio 04, 2010 3:41 pm

É uma boa idéia mas, eu prefiro reciclar alguns e depois queimar pois nem todo lixo pode ser queimado.
Existem matérias que se queimadas podem agredir a camada de Ozônio e não seria uma boa, poderia agravar mais ainda a situação.


Última edição por yachamaru em Ter maio 04, 2010 3:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro)
yachamaru
yachamaru
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 80
Ka$h : 125
Likes : -1
Data de inscrição : 09/02/2010
Idade : 33
Localização : rio de janeiro


http://gui_22_ash@gotmail.com (orkut)

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Fayt-Aluk Qua maio 05, 2010 5:12 pm

Antes de sairmos criticando o governo por não incentivar tal ideia, temos que olhar para nós mesmos, pois o povo brasileiro é possivelmente um dos povos com menos consciência quando se trata de reciclar. Aqui na minha cidade começou a coleta seletiva há um tempo, mas são poucas pessoas que tem a paciência de ir separando os lixos. Poderíamos cobrar uma iniciativa desse tipo do governo uma vez que fizessemos a nossa parte de forma geral.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 2807
Ka$h : 4252
Likes : 59
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : in the horizon on the middle of nowhere


http://myanimelist.net/profile/Faytz

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Voltrotz Qui maio 06, 2010 11:25 am

Cra fiquei em choque vendo a imagem... nem li direito a noticia...
Como alguém faz isso com a própria cidade, com o próprio mundo...

eu me revolto com essas coisas...
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por yachamaru Qui maio 06, 2010 1:05 pm

Evil or Very Mad O povo brasileiro não tem consiência dos seus atos, depois ficam reclamando de rio que enche e etc...
yachamaru
yachamaru
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 80
Ka$h : 125
Likes : -1
Data de inscrição : 09/02/2010
Idade : 33
Localização : rio de janeiro


http://gui_22_ash@gotmail.com (orkut)

Ir para o topo Ir para baixo

Dá para transformar lixo em energia? Empty Re: Dá para transformar lixo em energia?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos