Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renderizando com a caneta

5 participantes

Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Renderizando com a caneta

Mensagem por Mizuki Qua Set 21, 2011 12:19 am

Bem, depois de já ter prometido [?] pro pessoal do GM há um tempo e de ter sido lembrada hoje (valeu Subba), eu fiz o tutorial de renderização. Espero que esteja bom:

-----------------------

1 – Abra o scan que você quer usar. Claro, comece com uma imagem que não seja muito cheia de detalhes, que não esteja camuflada na cor do fundo e afins. Eu escolhi esta:

Spoiler:

Caso alguém queira usar a mesma, é esta (um pouco maior): http://www.zerochan.net/75268

2 – Agora, está vendo a camada circulada ali na direita? Dê um duplo clique nela...

Spoiler:

3 - ...e essa janelinha irá aparecer. Dê ok:

Spoiler:

4 – Repare que, além do nome da camada ter mudado, o ícone de cadeado sumiu. Isso significa que você desbloqueou a imagem, e sim, isso é importante para trabalharmos com ela:

Spoiler:

5 – Crie uma nova camada (caso alguém não saiba como fazer, tem o caminho aí no print):

Spoiler:

6 – E pinte com um tom médio, nem muito claro e nem muito escuro, e de preferência, uma cor diferente das que tem no scan. Escolhi esse verde:

Spoiler:

7 – Agora clique e arraste essa camada verde e a deixe por baixo do scan:

Spoiler:

8 – Crie outra camada, pinte-a de preto (não importando a cor ou estilo do scan) e deixe entre as outras duas:

Spoiler:

9 – Agora sim começa a renderização em si. Amplie a imagem quantas vezes quiser (não deixe absurdamente perto, só o suficiente pra você se sentir à vontade) na parte em que você deseja começar. No caso, irei começar pelo pneu traseiro da moto:

Spoiler:

10 – Pegue a ferramenta caneta no menu da esquerda. E mais do que isso, selecione aquela segunda opção dela, circulada ali em cima. Ela se chama “demarcadores”, mas pra facilitar, aqui chamaremos só de “pontos”:

Spoiler:

11 – Clique em um lugar pra começar a “contornar” a imagem. Vê esse quadradinho cinza circulado? Ele será o ponto de partida de tudo:

Spoiler:

12 – A partir dele, clique em outro lugar, seguindo o contorno do desenho. Uma linha e outro ponto deverão aparecer:

Spoiler:

Importante: Clique SEM ARRASTAR. Caso você arraste sem querer, vá em Editar > Retroceder uma etapa (Edit > Step Backward em inglês, se não me engano).

13 – Continue seguindo com o “contorno”. Não hesite em cortar um pouquinho do contorno da imagem (como estou fazendo aí), porque ficar tentando preservar demais a volta geralmente resulta em bordas brancas bem incômodas.

Spoiler:

14 – Agora, algumas coisas que você deve saber pra poder renderizar direitinho:

- Caso você queira ajeitar a posição de um ponto, qualquer que seja ele, segure Ctrl e então clique e arraste esse ponto. Enquanto estiver arrastando, não solte o Ctrl.
- Quanto mais curva for a parte do scan em que você estiver, mais pontos você deverá usar. Isso garante que saia mais redondinha, mas cuidado pra não se embaralhar com excesso de pontos.
- Para adicionar mais pontos sem ter que ficar voltando atrás e fazendo de novo, é só clicar no espaço entre os pontos já existentes que você quiser. Por exemplo:

Spoiler:

Viram? Criei um novo ponto ali desse jeito, e ainda aproveitei pra acertar um pouquinho a curva dali. Só que, estão vendo esses pontinhos menores que apareceram dos lados? Quando você adiciona um ponto, ele fica assim mesmo. Tenha o cuidado de, quando for movê-lo, clicar nele e não nesses pontinhos. Dá pra usá-los sim, mas eu não sei exatamente como.
- Da mesma forma que dá pra criar novos pontos, dá pra excluir os já existentes, é só clicar neles. Por isso, quando for mover algum, tenha o cuidado pra não clicar nele sem segurar o Ctrl.

15 – Muito bem. Seguindo o processo que foi explicado até agora (claro, usando o necessário) eu contornei todo o pneu. Não é aconselhável tentar dar a volta toda no desenho de uma vez, até porque é muito cansativo e há mais chances de você ter que ficar voltando pra consertar tudo. Bem, eu parei nesse canto aí:

Spoiler:

16 – Agora que você parou na parte em que deseja, você terá que “fechar” esses pontos. Como assim? Veja:

Spoiler:

Viram como comecei a sair dos contornos e comecei a pegar partes do fundo? Faça isso, dando a volta no pedaço de fundo ao redor da parte contornada, no caso o pneu. Assim:

Spoiler:

Eu tirei a ampliação pra que vocês pudessem ver melhor. É possível perceber que, os pontos que antes pareciam ter mais espaço entre si ficam mais próximos. Isso é normal, e fazer com a imagem ampliada, obviamente, é mais fácil.

Vocês dão a volta e chegam no nosso “ponto de partida” outra vez. Agora é só clicar nele. Ficará assim:

Spoiler:

Todos os demarcadores somem e sobra apenas a linha cinza circundando tudo. Amplie de novo e cheque se não ficaram partes tortas. Se tiver alguma, use o Retroceder uma etapa (Step backward) e mova o(s) ponto(s) pra acertar como quiser, e depois, “feche” a linha de novo.

18 – Agora, com a caneta selecionada, clique com o botão direito dentro dessa linha e vá em Criar seleção:

Spoiler:

19 – Na janela seguinte, apenas dê Ok:

Spoiler:

Sua imagem deverá ficar assim:

Spoiler:

Sim, nós transformamos esse contorno todo em uma seleção. Agora, com a camada do scan devidamente selecionada ali ao lado, é só dar um delete:

Spoiler:

20 – Pra retirar essa seleção, é só dar Ctrl + D.

Spoiler:

Agora dê uma olhada na parte cortada, podendo ampliar e/ou diminuir pra isso. Sobraram bordas brancas? Alguma parte ficou meio torta? Você pode ir usando o Retroceder uma etapa (Step backward) pra acertar os pontos de novo nessas partes e cortar outra vez, ou, no caso de sobras, fazer outra dessas seleções pra tirá-las. Cabe a você decidir, mas no segundo caso, o cuidado deve ser redobrado, pra não deixar falhas na imagem.

Ah, quanto à essas sobrinhas do canto, dá pra apagar com a borracha mesmo.

21 – Repita essas instruções no resto do desenho. Ah, e sabe as camadas de cor? Veja só:

Spoiler:

Aí está um pouco ampliado e com a camada verde aparecendo. Optei por renderizar essa parte com o verde ao invés do preto por causa disso aqui:

Spoiler:

Com o preto, eu poderia ter cortado um pedaço do pneu sem querer, de tão camuflado que ficou. Por isso é bom usar as duas cores: O preto mostra mais facilmente as bordas brancas/claras que às vezes ficam e a cor média impede que coisas como essa aconteçam. Por isso, é bom ir trocando quando necessário, clicando na visibilidade da camada (pra quem não sabe, o olhinho ao lado de cada uma delas).

--------------------------

Bem, é isso. Espero que tenha ficado bem explicado, e qualquer dúvida, podem me perguntar. E sim, eu terminei essa render, o resultado você vê aqui:


Hardcore Trance Chopper Render by ~Chrona-sama on deviantART

PS: Eu sei, os spoilers daqui cortam imagens, então tem o tópico do GM nesse caso.
avatar
Mizuki
Hysterical Twins
Hysterical Twins

Bromithia Feminino
Mensagens : 10124
Ka$h : 64030
Likes : 180
Data de inscrição : 04/01/2010
Renderizando com a caneta MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Kyo-kun Qua Set 21, 2011 2:17 am

Adorei o tutorial, é muito explicativo. Eu aprendi a usar essa ferramenta faz pouco tempo e ela funciona basicamente da mesma maneira que a ferramenta que eu uso para fazer isso. Não sabia de muitas coisas aí, continuei sempre na mesma justamente por não conseguir deletar os pontos da caneta e nem movê-los, agora posso tentar.

A única coisa que me incomodou foi o tamanho das imagens, que todas são prints full version mesmo para mostrar coisas bem pequenas, mas isso é só um detalhe, com certeza eu não reclamaria se minha net não tivesse ficando dando pau pra carregar. *se mata*

Parabéns pelo trabalho, Mizuki <3
Kyo-kun
Kyo-kun
Hallucinated Queen
Hallucinated Queen

Valentine Masculino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 40045
Ka$h : 78408
Likes : 336
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 32
Localização : Num pote no alto da estante.


https://madhouse.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Seth Qua Set 21, 2011 10:53 am

Sem segredo nenhum, só requer um pouco de paciência ^^
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino
Mensagens : 1059
Ka$h : 48158
Likes : 29
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR


Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Mizuki Seg Set 26, 2011 5:55 pm

kyokun escreveu:Adorei o tutorial, é muito explicativo. Eu aprendi a usar essa ferramenta faz pouco tempo e ela funciona basicamente da mesma maneira que a ferramenta que eu uso para fazer isso. Não sabia de muitas coisas aí, continuei sempre na mesma justamente por não conseguir deletar os pontos da caneta e nem movê-los, agora posso tentar.

A única coisa que me incomodou foi o tamanho das imagens, que todas são prints full version mesmo para mostrar coisas bem pequenas, mas isso é só um detalhe, com certeza eu não reclamaria se minha net não tivesse ficando dando pau pra carregar. *se mata*

Parabéns pelo trabalho, Mizuki <3
Fico feliz em ter ajudado. Eu quase não excluo pontos, então não faz muita diferença pra mim, mas não aguentaria se não tivesse como mover esses pontos x.x

Hhueuheuehheuheuheuehuehuehuehueh pensei nisso quando tirei os prints, mas acabei nem diminuindo as imagens... Sei lá, preguiça e medo de não dar pra enxergar direito alguns detalhes ^^"

No mais, obrigada <3

Se7en escreveu:Sem segredo nenhum, só requer um pouco de paciência ^^
Aham, e treino. Aí dá pra fazer um monte de coisa x3
avatar
Mizuki
Hysterical Twins
Hysterical Twins

Bromithia Feminino
Mensagens : 10124
Ka$h : 64030
Likes : 180
Data de inscrição : 04/01/2010
Renderizando com a caneta MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Fire-chi Seg Set 26, 2011 7:05 pm

Parabens, o tutorial ficou bastante bom e pormenorizado.
Fire-chi
Fire-chi
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Prontera Feminino
Mensagens : 4456
Ka$h : 4201
Likes : 15
Data de inscrição : 20/08/2011
Idade : 28
Localização : portugal <3


Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Ma Sex Set 30, 2011 3:54 pm

Excelente tutorial. Valeu por compartilhar.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Renderizando com a caneta YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Mizuki Ter Out 11, 2011 2:55 pm

*ice-chi* escreveu:Parabens, o tutorial ficou bastante bom e pormenorizado.
Obrigada Ice <3

Ma escreveu:Excelente tutorial. Valeu por compartilhar.
Obrigada (novamente) Ma XD
avatar
Mizuki
Hysterical Twins
Hysterical Twins

Bromithia Feminino
Mensagens : 10124
Ka$h : 64030
Likes : 180
Data de inscrição : 04/01/2010
Renderizando com a caneta MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Renderizando com a caneta Empty Re: Renderizando com a caneta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos