Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar pra que?

+4
Yusuke
Akane Kurohana ~
Fayt-Aluk
Deeh Namikaze
8 participantes

Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Estudar pra que?

Mensagem por Deeh Namikaze Ter Nov 15, 2011 8:24 am

Esses dias lá na sala parou uma discussão: se estuda pra ser alguém na vida ou para ser uma pessoa consciente na sociedade?

Minha visão: Eu estudo para ser consciente. O "ter profissão" vem com a conquista da consciencia humana, uma vez que nós já nascemos gente. Essa falta de cosciencia na educação, pra mim, é quem tem formado os carnificeiros de merdado de trabalho: que só querem saber de estar lá, sem se importar com seus direitos, seus deveres, simples robos de empresas.
Nosso modelo de educação atual é baseado nisso: forma-se o ser trabalhador. Exemplos disso: Quantas aulas de filosofia e sociologia se tem no ensino médio? Quantas aulas de Portugues e Matemática (matéria essenciais em concursos) sem tem no ensino médio? Srá que não estão formando a gente sem consciência nenhuma?

E ai, o que pensam disso?
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Fayt-Aluk Ter Nov 15, 2011 11:28 am

Putz, levantou uma boa discussão, principalmente baseando-se nos modelos do nosso ensino e da sociedade consumista que herdamos dos norte-americanos.

O estudar para quê? É justamente o que questionamos dessa vida "robô" que impoem a nós: trabalhar, ganhar, gastarmos por influência da publicidade, ficarmos feliz no ato da compra, repetirmos o processo, sem nem questionarmos se estamos querendo viver MESMO dessa forma ou estamos apenas sendo puxados por esse ciclo de alienação.

Como você citou, aprendemos porque temos que aprender para se ter uma profissão, mas não incentivam melhor "qual profissão". Aprendemos português e matemática porque "temos que aprender". Na escola sequer dão exemplos práticos do porquê precisamos desenvolver uma ou outra dessas disciplinas e qual a utilidade dela em futuras profissões que sonhamos em ter. Um exemplo: aposto que seria mais produtivo o estudo da matemática se todos os gamers de plantão soubessem que ela é peça chave para a programação dos seus amados jogos, mas pelo menos na minha época de escola, os professores não tinham essa preocupação e pelo que vejo hoje, está ainda PIOR.

Minha visão é basicamente a mesma que a sua. Eu estudo para ter consciência e senso crítico das coisas, de ter mais autonomia e conquistar mais conhecimento para "não se deixar ser levado" pela própria inexperiência e alienação. Também estudo para entender a arte, interpretar a mesma e ver a vida de ângulos diferentes quando um "flip" de figura for necessário. Concordo, não quero "ter uma profissão" que seja apenas status na sociedade, mas quero ter uma profissão onde eu consiga: continuar aprendendo, ter o ócio junto ao trabalho (ou seja, trabalhar fazendo o que REALMENTE gosta) e com isso ter uma vida de qualidade. Qualidade não é = rios de dinheiro, mas sim, satisfação no trabalho e na vida.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 2807
Ka$h : 4252
Likes : 59
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : in the horizon on the middle of nowhere


http://myanimelist.net/profile/Faytz

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Deeh Namikaze Ter Nov 15, 2011 11:48 am

Temos, basicamente a mesma visão.
Mas se educa alienadamente exatamente pra seguir esse ciclo capitalista na nossa sociedade. Ninguém nunca me falou que um bom, português é uma peça chave pra escrever minhas amadas fanfics que eu escrevia, e sim porque eu tenho que saber "pra ser gente". Mas perai, não já nascemos gente?

A educação é uma das pricinpais ferramentas de acesso a informação e a cultura. Ta mais do que na hora de começar a exercitar essas vertentes educacionais. Mas enquanto os "lá de cima" quiserem alienados, e nós aceitarmos, nunca vai mudar. E, infelimente essa cultura alientada e sem consciencia não facilita o trabalho nem da gente, pedagogo. O sucesso vem com a reflexão, e, isso é que deve ser cultivado!
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Akane Kurohana ~ Ter Nov 15, 2011 12:46 pm

Eu quero estudar para ter um futuro. Quero poder recompensar minha okaa por tudo que ela fez, arranjar um ótimo emprego e poder viver com conforto e não dependendo da okaa sempre.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino
Clã : Mugiwaras
Mensagens : 16370
Ka$h : 3969
Likes : 69
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 24
Localização : São Paulo


http://iizayoi.flavors.me/

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Deeh Namikaze Ter Nov 15, 2011 2:13 pm

Akane Kurohana ~ escreveu:Eu quero estudar para ter um futuro. Quero poder recompensar minha okaa por tudo que ela fez, arranjar um ótimo emprego e poder viver com conforto e não dependendo da okaa sempre.
É exatamente disso que eu falo. Porque se educar pro mercado de trabalho e não pro futuro? Porque não se educar pra conscientização do seu papel social?
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Yusuke Ter Nov 15, 2011 4:47 pm

Em que governo a gente vive?
Você acha que viveremos em um governo capitalista com educação social?
Eu estudo porque tenho que estudar, para conseguir ter um emprego e garantir meu futuro, porque senão, eu vou viver do que?
O governo basicamente obriga você a estudar, para você ter um futuro. Desde de criança você aprende, " tem que estudar para ter um futuro"

Bom tópico!
Yusuke
Yusuke
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Masculino
Mensagens : 563
Ka$h : 951
Likes : 16
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por . Ter Nov 15, 2011 6:53 pm

Preguiça de desenvolver um raciocínio muito longo, mas basicamente nossa educação é formatada para uma economia de mercado e um sistema de produção capitalista. Nos ensinam matérias formatadas para chegarmos lá na frente e nos encaixarmos neste sistema, como uma engrenagem que faz a máquina girar.
.
.
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Bromithia Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 5671
Ka$h : 3381
Likes : 89
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Ayame-san Ter Nov 15, 2011 7:52 pm

Bom tópico mesmo. Eu poderia escrever muita sobre isso, mas vou apenas resumir:
Nós trabalhamos para ser alguém na vida e ter consciência das coisas. Mas o que eu vejo: a maioria só estuda por estudar.

O que eu vejo são pessoas sem futuro assim, pessoas que vão viver com os país ou com parentes, que vai dormir o dia inteiro e dar despesa para os outros. Poucas pessoas estudam para ser alguém na vida e ter consciência das coisas.
Mas embora tenha essas pessoas que estudem, uma parte dela não tem consciência de nada, pois o que tem de gente que é bem formado na vida e que faz cada besteira não é brincadeira. Isso pra mim depende de cada pessoa. '-'
Ayame-san
Ayame-san
Autist Bastard
Autist Bastard

Prontera Feminino
Mensagens : 271
Ka$h : 335
Likes : 0
Data de inscrição : 10/07/2010
Idade : 30
Localização : Placa Sul-'Americana' :B


http://sociedadeanimes.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Deeh Namikaze Qua Nov 16, 2011 9:48 am

Yusuke escreveu:Em que governo a gente vive?
Você acha que viveremos em um governo capitalista com educação social?
Eu estudo porque tenho que estudar, para conseguir ter um emprego e garantir meu futuro, porque senão, eu vou viver do que?
O governo basicamente obriga você a estudar, para você ter um futuro. Desde de criança você aprende, " tem que estudar para ter um futuro"

Bom tópico!
Mas concorda comigo que uma vez se educando para a formação humana também podemos sim formar ótimos profissionais e com consciêcia?
O governo não nos obriga a estudar por um futuro, mas sim pelo fator quantitativo, pra mostrar lá fora que a gente "estuda", mas a educação publica tá um lixo até mesmo com o ensino tecnico. Não sei ainda porque as Universidades se salvam...

Sumiyoshi escreveu:Preguiça de desenvolver um raciocínio muito longo, mas basicamente nossa educação é formatada para uma economia de mercado e um sistema de produção capitalista. Nos ensinam matérias formatadas para chegarmos lá na frente e nos encaixarmos neste sistema, como uma engrenagem que faz a máquina girar.
Exatamente. Ai eu digo a tu o mesmo que eu disse a Yusuke: concorda comigo que uma vez se educando para a formação humana também podemos sim formar ótimos profissionais e com consciêcia?

Ayame-san escreveu:Bom tópico mesmo. Eu poderia escrever muita sobre isso, mas vou apenas resumir:
Nós trabalhamos para ser alguém na vida e ter consciência das coisas. Mas o que eu vejo: a maioria só estuda por estudar.

O que eu vejo são pessoas sem futuro assim, pessoas que vão viver com os país ou com parentes, que vai dormir o dia inteiro e dar despesa para os outros. Poucas pessoas estudam para ser alguém na vida e ter consciência das coisas.
Mas embora tenha essas pessoas que estudem, uma parte dela não tem consciência de nada, pois o que tem de gente que é bem formado na vida e que faz cada besteira não é brincadeira. Isso pra mim depende de cada pessoa. '-'
Não se estuda por estudar, sabe porque?
Fazendo uma esquisa, eu escutei da boca de aluno:
"Oh Tia (isso comigo), coloque ai no seu papel que eu só venho pra escola pra mainha receber bolsa familia"
Ai vem outra questão: esas politicas publicas REAlMENTE incentivam alguém a ir a escola estudar?
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Kyo-kun Qua Nov 16, 2011 7:49 pm

Eu só estudava pra passar de ano e me livrar de uma vez da escola. Tem coisas úteis pra se aprender na escola? Claro que tem, aprendi a ler, escrever, fazer conta, geografia, etc. Mas chega num ponto que tem tanta coisa inútil que eu não conseguia mais aguentar, então pouco me importava se estava ou não aprendendo. Só estava estudando porque era obrigado a fazer isso.
Kyo-kun
Kyo-kun
Hallucinated Queen
Hallucinated Queen

Valentine Masculino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 40045
Ka$h : 78408
Likes : 336
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 32
Localização : Num pote no alto da estante.


https://madhouse.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Ma Dom Nov 20, 2011 7:33 am

Na escola aprendemos coisas que nem sabemos onde colocaremos em prática. Ter um conhecimento abrangente é bom, mas depois você gasta mais quatro ou seis anos na faculdade e não tem nada daquilo que você viu em seus 13 anos de escola. É deprimente você saber que ainda tem um longo caminho para seguir.
Eu estudo para conhecer mais. Meu emprego não será para eu ganhar fortuna, mas sim para me manter.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Estudar pra que? YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Ayame-san Dom Nov 20, 2011 11:45 am

Politica não ajuda em nada se a população não tem consciência das coisas.
Tem coisas que são "ínuteis" em nossa vida, como matemática. De fato já aprendemos muito coisa na vida que não sabemos onde vamos usar, mas vale lembrar de que tudo é útil sim, principalmente matemática, sem ela quem daria a sustentação(não achei palavra melhor -q) para as outras coisas? Medicina, geologia, biologia por exemplo?
Quem não está nessas áreas não se preocupam mesmo, pois tem quem se preocupe e nos da essas informações. Na faculdade eu tenho arquitetura de computadores, ai todos no cursam fala: para quê isso? Estamos aqui parar fazer programas, não montar um computador! É tenso, é uma matéria inútil, pois além de complicada, não é exatamente nossa área.... em vez de eu montar um pc é mais fácil eu tacar fogo nele -q


Mas conhecimento nunca é demais, eu por exemplo, adoro biologia e geologia, se tiver passando algo de interessante na televisão eu assisto, mas se vierem com matemática por exemplo eu não vejo mesmo... eu acho que cada um tem sua área e interesses... e.e
Minha irmã tem costume de falar quando assisto algo: Onde isso vai interferir na sua vida? Um dia ela disse isso quando eu estava assistindo com meu irmão, sobre uma usina hidroelétrica, meu irmão ficou estressado com ele e deu um belo sermão falando que se não fosse aquilo, ela não acessaria a internet, facebook e afins. suhauhsauhsuasuashasu
Ayame-san
Ayame-san
Autist Bastard
Autist Bastard

Prontera Feminino
Mensagens : 271
Ka$h : 335
Likes : 0
Data de inscrição : 10/07/2010
Idade : 30
Localização : Placa Sul-'Americana' :B


http://sociedadeanimes.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pra que? Empty Re: Estudar pra que?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos