Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As guerras são boas?

+6
Tyler
Airen
Nutty
Ukimi
Sforza
Hikaru
10 participantes

Ir para baixo

As guerras são boas? Empty As guerras são boas?

Mensagem por Hikaru Sex Jun 01, 2012 3:10 am

Você deve estar se perguntando que proveito a humanidade de modo geral pode tirar das guerras?

Essa resposta pode ser mais extensa do que parece, a verdade é que a humanidade sem as guerras nunca teria chego ao nível de avanço tecnológico em que estamos. Sim ! Esse a meu ver é a principal vantagem, ou melhor dizendo beneficio que as guerras podem proporcionar. Quer um exemplo? Muitas coisas que usamos hoje tiveram propósitos militares, e depois somente depois com os fins dos combates foram adaptados para a vida cotidiana do cidadão.

Um exemplo fantástico de um grande avanço proporcionado pela guerra foi a criação da Internet que teve inicialmente sua criação baseada em fins militares de defender o fluxo das informações mesmo sob conflitos, agora imagine nosso mundo sem a internet, imagine se nunca tivesse existido um conflito que forçasse a criação da internet. Bem talvez ela até fosse criada sem a ameaça eminente de uma guerra mas tenho certeza que essa criação ainda não teria chegado.

Outro exemplo é a aviação, que foi muito aprimorada para conflitos militares, temos os automóveis que teve também grandes melhores para se adaptar ao meio militar. Além de televisores, computadores, celulares, etc… Grande quantidade de tudo que usufruímos hoje teve suas origens em propósitos militares, ou foram aprimorados para tal.

Os benefícios não se resumem aos meios tecnológicos, muitas doenças foram curadas baseadas em experimentos militares, é sabido que o horror nazista na 2ª guerra usaram os judeus para curar muitas doenças, algumas dentre essas são Glaucoma, Hipotermia, estudos sobre anatomia, problemas mentais, relações entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, efeitos da aguá salgada no corpo, transfusão de orgões, esterilizações, entre outras doenças curadas e pesquisas que foram grandemente avançadas através da guerra.

Ainda temos os controles populacionais propiciados pelas guerras, imaginem se nunca tivéssemos guerreado em toda a história da humanidade, se tivéssemos vivido em paz uns com os outros, é certo que a população não caberia mais no planeta terra, a guerra é o melhor controle populacional que existe, sem ele os humanos já teriam consumido todos os recursos naturais do planeta terra, dado o tamanho da população.

Bem finalizando após mostrar através de fatos históricos os benefícios da guerra, com isso logo vêem a nossa mente a seguinte pergunta: Porque será que só na guerra isso pode acontecer? Não teria outra maneira de conseguirmos esse avanço tecnológico atual? Não, o fato da guerra ser tão importante é que ela coloca a vida humana em cheque e nós infelizmente só conseguimos evoluir quando nos encontramos em perigo ou ameaçados.

Aqui nós podemos facilmente acolher um pouco da filosofia Nietzchiana de que o sofrimento é bom, sim Nietzche tinha razão, a vida sem o sofrimento não tem valor é ele que nos torna melhores. Bem isso talvez seja assunto para um outro post mais gostaria de finalizar dizendo que:

A humanidade só evolui nas guerras.

Leia o texto completo aqui.


Então amigos. O que acham sobre esse fato? Concordam que as guerras realmente valem o que causam? Ou é um equivoco pensar dessa maneira?


-------------------------------------------------------------

Em uma das referencias bibliográficas do meu curso há um livro em que o autor (não me lembro o nome de ambos no momento) dizia que é possível que um homem da caverna tenha criado uma arma por um impulso mental e não por necessidade de se defender dos outros seres, ou descobrir o fogo devido à necessidade de se manter aquecido nos tempos frios. Não são bem essas palavras, mas a mesmo ideia.
Eu meio que concordo com esse pensamento, mas acredito que os desafios enfrentados pela humanidade (a guerra por exemplo) servem para acelerar o processo evolutivo. O problema é que seja necessário o sacrifício de milhares pelo beneficio de milhões.
Hikaru
Hikaru
Amazing Guardian Angel
Amazing Guardian Angel

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Príncipe de Prontera
Mensagens : 11757
Ka$h : 303036
Likes : 209
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 111
Localização : Gan Eden

As guerras são boas? MRdxMuH As guerras são boas? MLfFy4LAs guerras são boas? HaJA8YtAs guerras são boas? A4RPXal

http://okashiiplace.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Sforza Sex Jun 01, 2012 1:26 pm

Me lembrei de um texto falando sobre os experimentos feitos durante a 2ª Guerra, tive que ler e fazer uma redação sobre o que eu achava sobre isso, pesando benefícios e malefícios...

Primeiro tenho que discordar do que está escrito no texto completo: "Antes de começarmos gostaria de deixar claro que sou contra qualquer tipo de violência física desnecessária" - acho que os inocentes mortos em guerra não pedem por bofetadas na cara e bala na testa, não curte violência mas guerra é boa? Sem contar os que sofrem outros tipos de abusos por parte de algum dos lados que está guerreando, mas deve ser divertido, né?

Guerra é o preço mais alto que a humanidade pode pagar pra andar pra frente, uma faca de dois gumes, ruim por um lado - principalmente o de quem se ferra -, bom pelo outro - a longo prazo, assim por se dizer, e não prontamente, pode levar anos para resultar em algo bom, como os avanços tecnológicos, científicos, cura de doenças, etc.. É um fato, porém triste e um tanto vergonhoso ter que chegar a esse ponto pra evoluir, pois considero um certo tipo de regresso. Pode acelerar a evolução, mas a altos custos e é bom quando "você" não é lesado por ela. Acho que ninguém gostaria de ser uma cobaia de laboratório... Eu não conseguiria concordar e contribuir dessa maneira para que o mundo avançasse, sei que há coisas que com cadáveres não há como resolver, mas, sei lá, que só chegassem a esse ponto em casos extremos, pedissem autorização para pessoas em estado terminal que concordassem ou com morte cerebral. Ainda assim acho horrível, jamais poderia ser médica.

"Controle populacional" - vamos ter que fazer uma guerra com adolescentes e crianças (não me refiro aos que são vítimas de abuso sexual, mas as meninas que acham que estão abafando ou prendendo homens abrindo as pernas quando eles querem ou quando se oferecem) e guerra entre mães que querem repovoar a terra tendo um filho por ano. Tem gente que não tem nem onde cair morto e quer fazer filho, pra isso deveria existir uma lei, mas aí fazem o bolsa família pra ajudar [...]. Se a desculpa é matar gente, liberem geral: não salvem quem tenta se suicidar, não vetem o aborto, deixem que façam justiça com as próprias mãos, apoiem a pena de morte, etc.. Arranjar maneira de matar gente não é difícil e há lugares em que a fome, a sede e doenças se encarregam disso, por pior (ou melhor) que seja, é a realidade.

As pessoas viviam sem internet, viviam sem avião, já viveram sem carros... A evolução pós-guerra acontece mesmo, mas não sei se concordo que evoluir a esse custo seja bom.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

As guerras são boas? QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Ukimi Sex Jun 01, 2012 4:42 pm

Nossa,nao concordo.Primeiro acho que sem as guerras o mundo seria completamente diferente,não atrasado,porque do mesmo jeito que varias tecnologias foram inventadas por motivos militares,varias tbm foram inventadas sem nenhum motivo militar,então usar esta desculpa para justificar a matança de milhoes e milhoes de pessoas,pra mim isso nao é evoluir,pelo contrario é continuar se submetendo a cobiça e ganancia de potencias mundias e paises hegemonicos que desde seculos fazem guerras e mais guerras visando o aumento do proprio territorio e querendo se apoderar de recursos naturais de outros paises. E isso de achar que o ser humanos só é capaz de evoluir matando uns aos outros é o que mais nos impede de realmente Evoluir,e nao falo de evoluir construindo brinquedinhos novos e sim evoluir como seres humanos,para construir um mundo melhor,mais justo e de paz.
Ukimi
Ukimi
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Feminino
Mensagens : 413
Ka$h : 538
Likes : 3
Data de inscrição : 13/05/2012
Idade : 31
Localização : em cima de um colchão macio :p


http://anime.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Nutty Sex Jun 01, 2012 6:14 pm

Só eu que lembrei de "Do The Evolution" do Pearl Jam lendo esse texto?

Concordo em evoluir por auto-defesa (como nossos amiguinhos ancestrais fizeram, protegendo-se dos animais), mas evoluir só por ganância criando guerras "a toa", é algo totalmente diferente. Eu acho que certas tecnologias citadas poderiam ser criadas SEM guerras, como carros e a internet, bastasse as pessoas perceberem que aquilo que tinham antes precisaria ser melhorado, de modo que fossem mais práticos e rápidos. Afinal, sem as guerras, a população cresceria e crescimento pede mudanças. Poderiam vir mais atrasadas, concordo, mas não que nunca viriam.

Agora preciso contar meu lado pessoal, saindo um pouco do assunto, já que a Sforza comentou sobre o bolsa família: Pra mim, tinha que cortar esses auxílios, ou deixar durante certo tempo, uns 3 meses e procurar emprego pras pessoas. Isso torna a população mais folgada e faz com que gerem mais filhos que vão esgotar os recursos naturais do planeta rapidinho. Garanto que se não tivesse essas coisas, teria menos gente na miséria e mais gente trabalhando e com 2~3 filhos no máximo.
Nutty
Nutty
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Valentine Masculino
Título de Nobreza : Condessa de Valentine
Mensagens : 5699
Ka$h : 17942
Likes : 76
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 27
Localização : Dollhouse.


Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Airen Sex Jun 01, 2012 6:24 pm

A humanidade pode sim evoluir sem gerras, mas de fato as invenções seriam certamente diferentes das que temos hoje. A maioria das grandes invenções foram criadas a partir da necessidade, num mundo sem guerras, as necessidades seriam completamente diferentes, mas isso só seria possível se o homem abandonasse sua vontade natural de estar no controle, de vencer. A sociedade atual foi totalmente construída em cima de guerras, disputas por territórios e poder, a humanidade sempre foi um 'que vença o mais forte', justamente por isso, as guerras nunca acabarão, pois os seres humanos sempre estarão em busca de poder.
Airen
Airen
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Valentine Feminino
Mensagens : 1031
Ka$h : 2289
Likes : 4
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 27
Localização : Vale dos Cupcakes


Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Tyler Sex Jun 01, 2012 6:37 pm

Não há necessidade de guerras para evoluir os produtos de consumo. A concorrência e propaganda presentes no mundo capitalista está ai pra isso .-.

Portanto as guerras são ruins não importando seu beneficio em tecnologias, uma vez que a morte de milhares para desenvolvimento é injustificável ao haver uma válvula de escape (concorrência/ propaganda) u.ú

Segue um vídeo sobre o papel da propaganda na tecnologia e economia

Tyler
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14195
Ka$h : 21458
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1928
Localização : Shangri-La

As guerras são boas? YH3sXU1

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Kyo-kun Sex Jun 01, 2012 8:20 pm

As guerras são boas? 548083_333291263403876_333276833405319_890108_1798373711_n

As guerras não.

Spoiler:
Kyo-kun
Kyo-kun
Hallucinated Queen
Hallucinated Queen

Valentine Masculino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 40045
Ka$h : 78408
Likes : 336
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 32
Localização : Num pote no alto da estante.


https://madhouse.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Lief Sex Jun 01, 2012 9:17 pm

Concordo com o kyo -s
Lief
Lief
Frenetic Jailbird
Frenetic Jailbird

Valentine Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Baronesa de Valentine
Mensagens : 23165
Ka$h : 23342
Likes : 66
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por kri Sáb Jun 02, 2012 5:42 am

.


Última edição por kri em Seg Jun 10, 2013 4:39 pm, editado 1 vez(es)
avatar
kri
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Prontera Masculino
Mensagens : 1770
Ka$h : 2186
Likes : 20
Data de inscrição : 04/05/2012
Idade : 788

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Sforza Sáb Jun 02, 2012 11:24 am

kri escreveu:Acho que se temos que nos perguntar se as guerras valem à pena ou não, devemos pedir a opinião daqueles que perderam entes queridos na guerra.

Você trocaria a vida dos seus familiares e amigos por um punhado de avanços tecnológicos?
Exatamente. Enquanto não afeta a si próprio e aos próximos, muita gente enxerga isso com indiferença.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

As guerras são boas? QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Arsuz Sáb Jun 02, 2012 11:43 am

Ukimi escreveu:Nossa,nao concordo.Primeiro acho que sem as guerras o mundo seria completamente diferente,não atrasado,porque do mesmo jeito que varias tecnologias foram inventadas por motivos militares,varias tbm foram inventadas sem nenhum motivo militar,então usar esta desculpa para justificar a matança de milhoes e milhoes de pessoas,pra mim isso nao é evoluir,pelo contrario é continuar se submetendo a cobiça e ganancia de potencias mundias e paises hegemonicos que desde seculos fazem guerras e mais guerras visando o aumento do proprio territorio e querendo se apoderar de recursos naturais de outros paises. E isso de achar que o ser humanos só é capaz de evoluir matando uns aos outros é o que mais nos impede de realmente Evoluir,e nao falo de evoluir construindo brinquedinhos novos e sim evoluir como seres humanos,para construir um mundo melhor,mais justo e de paz.

Concordo plenamente, dizer que a tecnologia só evoluiu por causa das guerras não faz sentido algum.
eu acredito que a guerra foi apenas um paso que ajudou a criar os materiais e a aviação foi criada
por santo drumond, e pelos irmãos Grinch, inicialmente não tinha nada a ver com a idéia de guerra
o proposito foi que o militares o usaram depois como bem quizeram...

de nada uma guerra ajudaria no futuro, pois ao mesmo tempo em que pode ajudar ela tambem pode atrapalhar
pense nas idéias de bilhões de pessoas que foram perdidas em guerras e matanças desnecessarias.
nunca que uma guerra seria uma porta para a evolução.
Arsuz
Arsuz
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 44
Ka$h : 90
Likes : 0
Data de inscrição : 24/05/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Nutty Sáb Jun 02, 2012 11:54 am

Arsuz escreveu:

Concordo plenamente, dizer que a tecnologia só evoluiu por causa das guerras não faz sentido algum.
eu acredito que a guerra foi apenas um paso que ajudou a criar os materiais e a aviação foi criada
por santo drumond, e pelos irmãos Grinch, inicialmente não tinha nada a ver com a idéia de guerra
o proposito foi que o militares o usaram depois como bem quizeram...

Não verdade, não é comprovado que os irmãos inventaram também, já que não há foto/vídeo ou coisa do gênero que comprove.
Mas que o avião foi inventado sem a intenção de guerra, isso é verdade.
Nutty
Nutty
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Valentine Masculino
Título de Nobreza : Condessa de Valentine
Mensagens : 5699
Ka$h : 17942
Likes : 76
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 27
Localização : Dollhouse.


Ir para o topo Ir para baixo

As guerras são boas? Empty Re: As guerras são boas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos