Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Virada do ano causa erros em máquinas de pagamento e em programas antispam

2 participantes

Ir para baixo

Virada do ano causa erros em máquinas de pagamento e em programas antispam Empty Virada do ano causa erros em máquinas de pagamento e em programas antispam

Mensagem por Fayt-Aluk Dom Jan 10, 2010 11:52 pm

Adobe cogita implementar atualizações silenciosas em seu Reader.
Colunista comenta esta e outras notícias de segurança da semana.

Fonte: G1


A virada do ano não foi muito tranquila para alguns equipamentos digitais. Erros em máquinas de pagamento, cartões de crédito e até celulares causaram problemas variados, desde pequenas inconveniências a problemas financeiros. Celulares com Windows Mobile estão identificando mensagens de 2010 como 2016, mas cartões de crédito na Alemanha estão sendo recusados devido a um erro no chip do cartão. Enquanto isso, máquinas de processamento na Austrália rejeitam cartões porque acham que estamos em 2016 e que a data de validade dos cartões já passou.

Também nesta semana: Adobe pretende criar mecanismo de atualização silenciosa para o Reader.

>>> 2010 inutiliza cartões de crédito e débito na Alemanha

O ano de 2010 chegou trazendo surpresas ruins para cerca de 25% de todos os usuários de cartões de crédito e débito na Alemanha. Um erro no chip de 30 milhões de cartões impede que eles funcionem corretamente em 2010, e desde o dia primeiro de janeiro não é possível pagar contas ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

O problema trouxe muitas inconveniências para os alemães, que ficaram surpresos ao serem impedidos de realizar qualquer pagamento após a virada do ano.

A Gemalto, uma fabricante francesa de cartões, admitiu ser responsável pelo defeito. Os prejuízos estão estimados em € 300 milhões (cerca de R$ 750 milhões). Acredita-se que o problema esteja relacionado a um novo sistema de leitura de cartões, o EVM, que é mais seguro. Enquanto nenhuma solução é encontrada, caixas eletrônicos estão sendo configurados para usar métodos mais antigos e inseguros, mas que não são afetados pelo problema da data.

Não se sabe como o problema será solucionado. A Gemalto quer evitar ter de trocar todos os cartões e está considerando a possibilidade de criar um tipo especial de caixa eletrônico capaz de reprogramar os cartões e remover o erro.

>>> Equipamentos confundem 2010 e 2016
Em mais um problema relacionado com datas, alguns celulares que operam com o Windows Mobile e máquinas que processam pagamentos na Austrália.

As máquinas viraram de 2009 para 2016 e, por causa disso, passaram a identificar os cartões de crédito como expirados, rejeitando-os e impedindo consumidores de realizarem o pagamento. No caso do Windows Mobile, mensagens de texto parecem ter vindo de 2016 – embora nenhum problema maior parece ter sido gerado pelo erro.

Não se sabe qual a causa do erro. Especula-se que pode ser devido à maneira que a data é armazenada nos dispositivos. “10” em formato numérico hexadecimal é “16” e isso poderia ter a causa do problema.

>>> SpamAssassin considera e-mails de 2010 como spam
O popular programa antispam SpamAssassin também entrou na lista de programas que apresentaram problemas na virada do ano. É uma tática comum de spammers modificar a data do e-mail, já que muitos usuários têm o cliente de e-mail configurado para exibir primeiro os e-mails mais novos. Por isso, o SpamAssassin considera qualquer e-mail enviado depois de 2009 como “muito no futuro”, e passa a considerá-lo spam.

É claro que, agora que chegamos em 2010, mensagens com essa data não são mais spam. No entanto, a configuração do programa não foi modificada a tempo, e muitas mensagens legítimas passaram a ser marcadas como lixo eletrônico.

O SpamAssassin é muito utilizado em provedores de e-mail e em empresas para barrar o spam antes que ele chegue à caixa de entrada dos usuários.

Datas são conhecidas causadoras de problemas em dispositivos digitais. Na virada para 2009, o reprodutor multimídia portátil da Microsoft, Zune, “morreu”.

Em 1999, muito dinheiro foi gasto para adequar softwares que não armazenam a informação do século, o que os impediria de diferenciar 2000 de 1900. Em 2038, a “época Unix” chega ao fim, e vagarosamente os sistemas baseados em Unix estão se adaptando para usar um registrador maior para armazenar a data – os sistemas que não se adaptarem terão sérios problemas com datas em janeiro de 2038.

>>> Adobe quer criar “atualizador silencioso” para o Reader
O Reader, leitor de PDFs da Adobe, tem sido um alvo constante de hackers, que exploram brechas no programa para realizar ataques direcionados e injetar códigos maliciosos em documentos PDF. Em resposta, a Adobe resolveu criar atualizações e regulares no ano passado, e agora quer experimentar uma função de atualização automática silenciosa, que garantiria que os usuários estivessem com a versão mais recente do programa.

Exatamente nesse momento, mesmo os usuários da versão mais nova do Adobe Reader estão vulneráveis a uma falha grave no programa. A Adobe decidiu que a correção só será disponibilizada no dia 12 de janeiro data para a qual uma atualização de segurança já estava programada.

O navegador web Google Chrome já realiza atualizações automaticamente e sem solicitar confirmação do usuário. O mesmo deve ocorrer no Reader, se a Adobe decidir manter o mecanismo. Pesquisas sugerem que não solicitar nenhuma confirmação do usuário aumenta as chances de que um software atualizado estará em uso no PC.

A versão de testes será disponibilizada a testadores antes do fim de janeiro. A função poderá ser configurada e desativada, mas deve estar ativada por padrão.
Fayt-Aluk
Fayt-Aluk
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 2807
Ka$h : 4252
Likes : 59
Data de inscrição : 04/01/2010
Localização : in the horizon on the middle of nowhere


http://myanimelist.net/profile/Faytz

Ir para o topo Ir para baixo

Virada do ano causa erros em máquinas de pagamento e em programas antispam Empty Re: Virada do ano causa erros em máquinas de pagamento e em programas antispam

Mensagem por Kohnny Seg Jan 11, 2010 9:49 am

uau, euri da paradinha de muito no futuro -Q tenso isso, bug do milênio omg QQQ

isso mostra que tecnoliga sempre está sujeita a falhas, |/, imagina no futuro um robô confudir alguém com ladrão por causa da data do ano? Caos-QQ /viajem
Kohnny
Kohnny
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Turandor Masculino
Mensagens : 4516
Ka$h : 26330
Likes : 36
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 33
Localização : Casinha humilde


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos