Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adoção no Brasil

4 participantes

Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Adoção no Brasil

Mensagem por . Qua Jul 27, 2011 2:55 pm

Comecei, recentemente, a ter muito interesse pelo tema da adoção. (Inclusive estou entrando num grupo de pesquisa da faculdade para pesquisar sobre ela)

No Brasil existe uma quantidade mais ou menos igual de crianças e adolescentes disponíveis à adoção e pessoas/casais querendo adotar. No entanto, por diversos fatores, o número de adotados é bem menor do que poderia.

Vocês adotariam alguém? Em que circunstâncias? O que pensam acerca da adoção?

Depois eu trago mais alguns fatores interessantes à discussão. Mas agora estou no estágio, não posso ficar buscando muito... =P

Edit:
Um dos fatores que mais dificultam a adoção no Brasil é o pré-conceito. Vale dizer, os candidatos a adotantes buscam um determinado padrão de menor a ser adotado (criança de 0 a 3 anos, menina, pele clara, sem deficiências...). Isto porque pensam em arrumar o "filho perfeito", que se encaixe no padrão ideal almejado, através da adoção.

Por outro lado, os estrangeiros, que se preocupam menos com a aparência da criança, têm o processo de adoção dificultado pelo temor do tráfico internacional infantil.

Apenas trazendo um trechinho de um texto do Estadão: (ESTADÃO. Brasileiro é mais exigente na hora de adotar criança. Disponível na Internet via WWW.URL: < http://www.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-e-mais-exigente-na-hora-de-adotar-crianca,676222,0.htm>. Última atualização em 30 de maio de 2011.)

“Os brasileiros põem mais obstáculos à adoção de crianças que os estrangeiros que vêm ao País interessados em aumentar a família. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), quase 100% dos casais brasileiros recusam crianças negras, pardas e indígenas, enquanto 77% dos estrangeiros são indiferentes à cor da pele.
Filhos de pais portadores do vírus HIV são rejeitados por 48,9% dos casais brasileiros, contra 27,4% dos estrangeiros. Já as crianças geradas por incesto são recusadas por 55% dos brasileiros e 48,5% dos estrangeiros. Ainda no caso dos estrangeiros, embora haja mais rejeição a vítimas de estupro (85% ante 61% dos brasileiros), os maiores porcentuais de recusa se resumem a questões de saúde, como problemas físicos e mentais.”

Enfim, trouxe isto a mais, mas mantenho os questionamentos acima.
.
.
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Bromithia Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 5671
Ka$h : 3381
Likes : 89
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por . Sex Jul 29, 2011 5:08 pm

Floped topic. Vou dar up uma vez pra ver se alguém posta algo... #foreveralone
.
.
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Bromithia Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 5671
Ka$h : 3381
Likes : 89
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por Ma Sex Jul 29, 2011 5:37 pm

Não sei porque ficar escolhendo a criança que tem a aparencia em comum com a família e nem pela cor ou por quem foram seus pais. Se você quer adotar, é porque quer aumentar a família e não precisa ser exigente.
Eu adotaria uma criança sem me importar com critérios. Vou adotar pra buscar amor e carinho e não um produto.


Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

Adoção no Brasil YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por Twist Sex Jul 29, 2011 5:38 pm

Acho que o pessoal quer criança assim menor porque alguns acham que se adotar um maior vai ter dificuldade de se encaixar na família e não vai ser uma relação muito confiável.

E pelo que vejo a dificuldade não é só dos estrangeiros já vi muita gente na TV que tem muita dificuldade pra adotar, mais deve ser por causa das preferencias mesmo.

Eu gosto de criança mais não sei se adotaria, não pensei muito sobre isso não .-.
Twist
Twist
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Turandor Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 2784
Ka$h : 4937
Likes : 35
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por . Sex Jul 29, 2011 5:56 pm

Ma escreveu:Não sei porque ficar escolhendo a criança que tem a aparencia em comum com a família e nem pela cor ou por quem foram seus pais. Se você quer adotar, é porque quer aumentar a família e não precisa ser exigente.
Eu adotaria uma criança sem me importar com critérios. Vou adotar pra buscar amor e carinho e não um produto.

Este que deveia ser o pensamento de quem adota. Mais do que buscar um filho para si próprios, a adoção deve ser para dar o amor e o carinho que uma criança/um adolescente precisa.

Twist escreveu:Acho que o pessoal quer criança assim menor porque alguns acham que se adotar um maior vai ter dificuldade de se encaixar na família e não vai ser uma relação muito confiável.

E pelo que vejo a dificuldade não é só dos estrangeiros já vi muita gente na TV que tem muita dificuldade pra adotar, mais deve ser por causa das preferencias mesmo.

Eu gosto de criança mais não sei se adotaria, não pensei muito sobre isso não .-.

Faz sentido e é uma preocupação válida. Mas eu acho que a restrição dos 0-3 anos que prevalece na maioria vai um pouco além da "falta de confiança" no novo membro da família; é mais pelo desejo egoísta de ter um bebê bonitinho em casa do que pela vontade de dar amor à criança. Se não, pegariam uma criança de 06 anos, que praticamente não tem sua personalidade formada e poderia ser perfeitamente educada. Para os adolescentes, realmente, o receio tem mais razão de ser.

Ah, a dificuldade realmente não é só dos estrangeiros. Isso porque embora tenhamos uma proporção 1:1 entre candidatos à adoção e pessoas querendo adotar, apenas 6 ou 8% das crianças se encaixam no padrão "ideal" desejado pela grande maioria do adotantes. Por isso é meio difícil.

Os estrangeiros enfrentam menos este problema. Por outro lado, a nova lei de adoção de 2009 impôs muitas etapas difíceis para adoção internacional.

No mais, pense seriamente. Adoção é uma possibilidade bem interessante. Pois o amor não é limitado pelo vínculo de sangue. Eu mesmo penso em adotar pelo menos uma criança, a depender do emprego que eu consiga e das condições que eu possa fornecer.
.
.
Neurotic Killer
Neurotic Killer

Bromithia Masculino
Clã : The Hermitage Clan
Mensagens : 5671
Ka$h : 3381
Likes : 89
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por Yusuke Sáb Jul 30, 2011 8:06 pm

é dificil você adotar uma criança aqui no Brasil, além da burocracia que existe, os produtos para crianças estão cada vez com impostos mais elevados.
Mas em relação de amor e carinho tirando o $$
Adotaria sem medo, uma criança, mas isso dependerá do futuro que posso fornecer para ele.

Ainda hoje existe aquela coisa de cor e também se a criança tem beleza ou não.
belo tópico


Yusuke
Yusuke
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Masculino
Mensagens : 563
Ka$h : 951
Likes : 16
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

Adoção no Brasil Empty Re: Adoção no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos