Dá para transformar lixo em energia?
+2
Scarlat
Alice
6 participantes
Página 1 de 1
Dá para transformar lixo em energia?
Dá, sim. Se separarmos direitinho o lixo que tem bom potencial energético, os dejetos de uma cidade como São Paulo seriam suficientes para gerar energia para 400 mil casas! O principal segredo é tascar fogo no lixo afinal, o calor das chamas também é uma forma de energia. Se o fogaréu for bem aproveitado em um processo controlado, a energia calorífica pode ser usada para produzir eletricidade, por exemplo.
Tudo isso acontece em incineradores que utilizam o mesmo princípio de funcionamento de uma usina termelétrica, queimando um combustível fóssil para gerar energia. No nosso exemplo, a diferença é que o combustível queimado não é carvão, nem óleo, nem gás. É lixo. Até agora, essa tecnologia não aportou no Brasil. O país até tem incineradores, mas eles servem apenas para se livrar da sujeira; nenhum deles é adaptado para produzir energia. Por aqui, falta dinheiro para bancar o alto custo de uma instalação desse porte e vontade política para enfrentar as pressões dos grandes grupos de limpeza urbana, que muitas vezes gerenciam o lixo desde a varrição até o depósito final.
"No Brasil, 99% dos dejetos seguem para aterros sanitários, sem gerar energia ou passar por qualquer reciclagem. Nas grandes cidades, a escassez de áreas para novos aterros se tornou um problema administrativo para as prefeituras", afirma o biólogo Hamilton João Targa, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo. Mas, mesmo nos aterros, daria para aproveitar pelo menos uma parcela do potencial energético do lixo. Bastaria pegar o metano gerado pelo processo de decomposição do lixo orgânico, encanar o gás e abastecer casas e indústrias, por exemplo. Há mais de 50 anos, os chineses empregam esse método utilizando biodigestores, equipamentos que fermentam controladamente o lixo orgânico. No Brasil, até esse tipo de iniciativa é raridade.
No japão, 62% do lixo vira energia.
Na suiça, 59%, na frança, 37%
No brasil? zero.
Fonte: Mundo estranho
Convidad- Convidado
Re: Dá para transformar lixo em energia?
Eu já sabia que lixo podia virar energia, vi isso no livro da minha irmã de uma coisa de salvador, falava também que era por causa do metano ou algo do tipo, nem me lembro direito mais '-'
Mas que liixo pdoeria cirar energia, eu já sabia.
Mas que liixo pdoeria cirar energia, eu já sabia.
Alice- Homicidal Child
-
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 18511
Pois é... Tanta coisa que dava pra fazer com o lixo e não aparece iniciativa nenhuma pra isso. Claro, precisa de dinheiro pra investir em algo assim, mas se for ver o tanto de dinheiro que é (e que já foi) gasto em coisas inúteis ou de pouca prioridade, dava pra fazer algo, no mínimo, significativo.
Depois perguntam por que o Brasil não vai pra frente...
Depois perguntam por que o Brasil não vai pra frente...
Mizuki- Hysterical Twins
-
Ka$h : 64030
É uma boa idéia mas, eu prefiro reciclar alguns e depois queimar pois nem todo lixo pode ser queimado.
Existem matérias que se queimadas podem agredir a camada de Ozônio e não seria uma boa, poderia agravar mais ainda a situação.
Existem matérias que se queimadas podem agredir a camada de Ozônio e não seria uma boa, poderia agravar mais ainda a situação.
Última edição por yachamaru em Ter maio 04, 2010 3:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro)
Antes de sairmos criticando o governo por não incentivar tal ideia, temos que olhar para nós mesmos, pois o povo brasileiro é possivelmente um dos povos com menos consciência quando se trata de reciclar. Aqui na minha cidade começou a coleta seletiva há um tempo, mas são poucas pessoas que tem a paciência de ir separando os lixos. Poderíamos cobrar uma iniciativa desse tipo do governo uma vez que fizessemos a nossa parte de forma geral.
Cra fiquei em choque vendo a imagem... nem li direito a noticia...
Como alguém faz isso com a própria cidade, com o próprio mundo...
eu me revolto com essas coisas...
Como alguém faz isso com a própria cidade, com o próprio mundo...
eu me revolto com essas coisas...
O povo brasileiro não tem consiência dos seus atos, depois ficam reclamando de rio que enche e etc...