Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?

+2
Rip van Winkle
Kyo-kun
6 participantes

Ir para baixo

É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?  Empty É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?

Mensagem por Kyo-kun Ter Set 11, 2012 8:23 pm

Eu quando estudava, algumas vezes vinham uns vendedores pararem a aula pra fazer propaganda de enciclopédias, massss... Hoje em dia isso é mesmo necessário? Livros de biblioteca, enciclopédias, coleções e mais num sei o que, o que se tornou isso tudo depois da wikipédia? Hoje em dia as pessoas podem simplesmente imprimir seus trabalhos inteiros pela internet, mas nem sempre foi assim, na minha época (idoso feelings), tínhamos que tirar xerox de trocentos livros da biblioteca e sei lá mais o que, mas hoje em dia muito difícil. É o fim dos livros de estudo? Não falo dos livros essenciais, claro, mas dos de pesquisa, alguém realmente precisa deles ou os usa depois do avanço da internet?
Kyo-kun
Kyo-kun
Hallucinated Queen
Hallucinated Queen

Valentine Masculino
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 78408

https://madhouse.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?  Empty Re: É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?

Mensagem por Rip van Winkle Ter Set 11, 2012 9:22 pm

Acredito que a tendência é sumir todas as enciclopédias físicas nos próximos anos e os acervos serem todos online. Se isso já aconteceu com a tradicionalíssima Enciclopédia Britânica, que depois de 244 anos não terá mais versão impressa, terá só versão online, o que dirá das outras?
E quanto a wikipédia, ela é bem popular mas tem falhas e não acho que possa ser substituta absoluta das outras enciclopédias.
Rip van Winkle
Rip van Winkle
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Bromithia Masculino
Ka$h : 246

É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?  Empty Re: É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?

Mensagem por Fuqui Ter Set 11, 2012 9:47 pm

Realmente muito interessante esse assunto.
Olha acho que as enciclopédias sumirão do mercado comercial sim, porém elas devem sim existir nas bibliotecas !
A biblioteca diz muito sobre a cultura do seu lugar, como saberemos no futuro como eram feitas as pesquisas se as enciclopédias físicas não existirem ? Como veremos a evolução da tecnologia nessa parte se não existirem as enciclopédias mais rústicas ?
Mas que do mercado comercial elas serão extintas isso não tenho dúvidas, a versatilidade da internet é 1 milhão de vezes superior a do livro.

E as bibliotecas devias ser mais exploradas por todos, lá tem livros e revistas pra todo tipo de pessoa, tem tanto livros de ação e aventura como um livro mais informativo.

Fuqui.
Fuqui
Fuqui
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Masculino
Ka$h : 3900

Mensagem por Akane Kurohana ~ Qua Set 12, 2012 6:30 am

De fato, a internet é mais útil que livros em si pela praticidade, mas como falaram, a wiki é lotada de erros, e todos podem editar. Acho interessante ter livros para quem não for do nosso país, viajar para cá e quiser saber mais do mesmo. Usando uma wiki defeituosa, pode até distorcer sua vista aqui. LOL.
Akane Kurohana ~
Akane Kurohana ~
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Feminino
Clã : Mugiwaras
Ka$h : 3969

http://iizayoi.flavors.me/

Mensagem por Yusuke Qua Set 12, 2012 9:31 am

O certo era É o fim das enciclopédias depois que veio a INTERNET?

Wikki é o pior site de informação, uso mais outros, menos o Wikki.

Realmente, qual sai mais rápido, você pesquisar uma coisa que na biblioteca seria sei lá, te tomar 1 h, ou na internet que você tem a mesma informação em 2 segundos?

Tudo passa, como manuscritos, enciclopédias e isso já passou.
Yusuke
Yusuke
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Masculino
Ka$h : 951

Mensagem por Subba-kun Qua Set 12, 2012 2:51 pm

É aquela coisa, nem tudo que tá na internet é o que está correto (assim como nem tudo que está nos livros), porém estes ainda passam uma credibilidade maior.
A Wikipedia é atualizada tanto por pessoas profissionais no assunto em questão quanto por leigas e muitas vezes não sabemos da veracidade do conteúdo. Tenho e tive professores que simplesmente não aceitam trabalhos de pesquisa que são feitos com material de lá (muitos deles já dão uma olhada na wiki antes dos trabalhos justamente pra saber se os alunos estão copiando de lá ou não). Já quanto aquelas enciclopédias mais antigas, tirando o fator da defazagem, ao menos temos uma "garantia" maior que ela teve toda uma pesquisa pra ser feita e montada, e pesquisas através delas são as mais interessantes não só por esse fato mas também pelo fato de, como são menos procuradas ultimamente, a pesquisa em si se torna mais distinta das demais, principalmente das pesquisadas online (e mais ainda daqueles que simplesmente fazem o trabalho por fazer e apenas copiam do primeiro site q encontram no google).
Subba-kun
Subba-kun
DONO DO PUTEIRO
DONO DO PUTEIRO

Valentine Masculino
Ka$h : 118017

É o fim das enciclopédias depois que veio a wikipedia?  HaJA8Yt

http://subba-kun.deviantart.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo