PROVAB, 6000 mil médicos cubanos e Estatuto do Nascituro.
+3
Nínive
Neoshadow
Min Martini
7 participantes
Página 1 de 1
PROVAB, 6000 mil médicos cubanos e Estatuto do Nascituro.
O primeiro praticamente obriga o recém-formado a trabalhar na atenção básica por um ano se quiser passar em alguma prova de residência, pois o programa dá 10% da nota na prova.
Mesmo assim veio o segundo, a medida em que o governo quer importar 6 mil médicos cubanos SEM prova de revalidação de diploma (ou sequer uma prova de proficiência na língua portuguesa) para trabalhar no interior, nas áreas carentes, na atenção básica.
E o estatuto do nascituro está sendo praticamente chamado de Bolsa Estupro.
Quem está realmente a par desses acontecimentos? Ou você está totalmente alheio a mudança que está ocorrendo? Qual a sua opinião sobre o assunto?
Não coloquei nenhuma fonte aqui para obter sinceridade mesmo. Quem realmente está sabendo do quê antes de ler esse post. =3
Mesmo assim veio o segundo, a medida em que o governo quer importar 6 mil médicos cubanos SEM prova de revalidação de diploma (ou sequer uma prova de proficiência na língua portuguesa) para trabalhar no interior, nas áreas carentes, na atenção básica.
Quem está realmente a par desses acontecimentos? Ou você está totalmente alheio a mudança que está ocorrendo? Qual a sua opinião sobre o assunto?
Não coloquei nenhuma fonte aqui para obter sinceridade mesmo. Quem realmente está sabendo do quê antes de ler esse post. =3
Min Martini- Autist Bastard
-
Ka$h : 350
Re: PROVAB, 6000 mil médicos cubanos e Estatuto do Nascituro.
Min Martini escreveu:O primeiro praticamente obriga o recém-formado a trabalhar na atenção básica por um ano se quiser passar em alguma prova de residência, pois o programa dá 10% da nota na prova.
Pera ai.. deixa eu ver se entendi... O governo enviou seis mil, médicos sem prova que tiveram diploma ou até mesmo uma prova que sabem falar nossa língua. É isso? '-'
Convidado- Convidado
Ainda está no papel, mas prestes a acontecer sim.
Hora da pesquisa.
É só colocar 6 mil médicos cubanos ou Revalida Sim no google.
Hora da pesquisa.
É só colocar 6 mil médicos cubanos ou Revalida Sim no google.
-
Min Martini escreveu:O primeiro praticamente obriga o recém-formado a trabalhar na atenção básica por um ano se quiser passar em alguma prova de residência, pois o programa dá 10% da nota na prova.
Se é do jeito que eu entendi, então é injusto e sem lógica. Não vou arriscar falar muito sobre esse assunto, ainda mais porque estou com preguiça de pesquisar. :B
Min Martini escreveu:E o estatuto do nascituro está sendo praticamente chamado de Bolsa Estupro.
Julia Garcia escreveu:Não importa se ela foi irresponsável, se não sabia se cuidar, se o médico dela não avisou que tomar antibiótico cortava o efeito da pílula, se a camisinha estourou, se ela foi estuprada. O que importa é que existem centenas de milhares de mulheres (ou adolescentes, ou crianças) que engravidam, seja qual for o motivo, e não querem: não querem passar 9 meses, quase um ano de suas vidas, numa situação que pode ser de risco e é desconfortável em centenas de aspectos; não querem ter um filho, uma responsabilidade eterna que muitas vezes recai só sobre a mãe; não querem abrir mão de seus estudos, trabalhos, ou mesmo de 9 meses de sua vida que são só dela e de mais ninguém.
Nada mais a acrescentar, por enquanto.
Neoshadow- Furious Witch
-
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Ka$h : 139003
Eu já vi sobre isso. Já fizeram a mesma coisa, não lembro em que país, aqui da América do Sul. O grande problema disso é que, como aconteceu neste país, quem trouxer estes médicos cubanos irá ganhar todas as eleições, podendo sim criar uma ditadura. Já aconteceu, e como é o Brasil não duvido de nada.
Nínive- Compulsive Liar Missy
-
Ka$h : 2964
Por favor, expliquem melhor isso... Estou vendo um monte de "títulos de notícias" e nada explicando direitinho o que é o quê. Ouvi uma chamada de noticiário dias atrás que dizia que o governo não abriria mão da prova de validação de diploma...
Se houver a tal prova e se for confirmada a proficiência em português, qual o problema?
Infelizmente (e digo isso com certa dor) a maioria dos graduados em medicina no Brasil não são MÉDICOS, são, sim, MECÂNICOS DE GENTE. Pessoas que fazem medicina por conta do triste esteriótipo de "médico é tudo rico" que temos no Brasil. Esses MECÂNICOS DE GENTE não querem trabalhar longe dos grandes centros, de onde têm de fazer 300 plantões por dia pra manter status (porque os plantões têm pagado pouco. Fonte: minha mãe que é enfermeira)... E as tais áreas carentes continuam sem atendimento digno (ou sem nenhum atendimento).
Se houver a tal prova e se for confirmada a proficiência em português, qual o problema?
Infelizmente (e digo isso com certa dor) a maioria dos graduados em medicina no Brasil não são MÉDICOS, são, sim, MECÂNICOS DE GENTE. Pessoas que fazem medicina por conta do triste esteriótipo de "médico é tudo rico" que temos no Brasil. Esses MECÂNICOS DE GENTE não querem trabalhar longe dos grandes centros, de onde têm de fazer 300 plantões por dia pra manter status (porque os plantões têm pagado pouco. Fonte: minha mãe que é enfermeira)... E as tais áreas carentes continuam sem atendimento digno (ou sem nenhum atendimento).
Sir Panzer escreveu:Por favor, expliquem melhor isso... Estou vendo um monte de "títulos de notícias" e nada explicando direitinho o que é o quê. Ouvi uma chamada de noticiário dias atrás que dizia que o governo não abriria mão da prova de validação de diploma...
A aprovação no revalida (prova de validação) costuma ser baixa, mesmo assim o governo mantém a intenção de trazer esse contingente tão alto de médicos. Por isso postula-se que a prova de validação seja alvo de uma flexibilização para facilitar a aprovação desses médicos "estrangeiros", o que, na prática, se assemelharia à abrir mão da prova. Note-se o "estrangeiros" entre aspas, já que muitos desse estudantes de medicina de Cuba são militantes/simpatizantes do PT, que são enviados para lá desde alguns anos atrás.
A luta dos médicos e estudantes de medicina é pela manutenção do Revalida, não são (em sua maioria) contra médicos estrangeiros trabalharem aqui. Mas também sentem aversão às entrelinhas do projeto, às intenções que tal ação esconde.
Muita gente (e isso inclui você pelo seu comentário final no post) põe o fator "não querer por capricho" como o único responsável por faltar médicos nas áreas carentes. No entanto, existe muita coisa a se observar nessa situação. O médico nesses locais tem que trabalhar sem estrutura, sem material básico, sem ter como referenciar o paciente a um serviço especializado ou pedir exames complementares. Tudo isso estando exposto ao calote dos prefeitos (o que é comum, não exceção) e a ser processado, caso não consiga se virar com o que tem. Nenhum médico com o esteto no pescoço vai fazer milagres ou resolver os problemas de um local sozinho.
Mas então, por que o governo não se mobilizou para garantir os investimentos em saúde que permitam uma boa estrutura nesses locais ? Por que não se mobilizou para criar uma carreira de estado para médicos ? Para que assim esses possam ter segurança para trabalhar nessas regiões ? Para que elas sejam mais atrativas aos profissionais ?
É só uma conjuntura, mas está claro os fins políticos dessa medida. O propósito mata dois coelhos: Angaria votos com a impressão de que o "governo está se movendo para resolver os problemas de saúde da população" e, ao mesmo tempo, diminui a classe médica, incutindo indiretamente nela adjetivos como "mercenária", "corporativista" e desvalorizando esse profissionais que, mais baratos, permitem que o governo invista ainda menos no setor.
Eu, pessoalmente, sou contra as pessoas das regiões mais longínquas ficarem sem assistência médica. É desumano e injusto, de fato. Mas usar essa solução band-aid, sem abordar a raiz do problema e as questões que há muito impedem que nosso setor saúde melhore, não me parece mais do que uma manobra política e populista.
Muita gente (e isso inclui você pelo seu comentário final no post) põe o fator "não querer por capricho" como o único responsável por faltar médicos nas áreas carentes. No entanto, existe muita coisa a se observar nessa situação. O médico nesses locais tem que trabalhar sem estrutura, sem material básico, sem ter como referenciar o paciente a um serviço especializado ou pedir exames complementares. Tudo isso estando exposto ao calote dos prefeitos (o que é comum, não exceção) e a ser processado, caso não consiga se virar com o que tem. Nenhum médico com o esteto no pescoço vai fazer milagres ou resolver os problemas de um local sozinho.
Mas então, por que o governo não se mobilizou para garantir os investimentos em saúde que permitam uma boa estrutura nesses locais ? Por que não se mobilizou para criar uma carreira de estado para médicos ? Para que assim esses possam ter segurança para trabalhar nessas regiões ? Para que elas sejam mais atrativas aos profissionais ?
É só uma conjuntura, mas está claro os fins políticos dessa medida. O propósito mata dois coelhos: Angaria votos com a impressão de que o "governo está se movendo para resolver os problemas de saúde da população" e, ao mesmo tempo, diminui a classe médica, incutindo indiretamente nela adjetivos como "mercenária", "corporativista" e desvalorizando esse profissionais que, mais baratos, permitem que o governo invista ainda menos no setor.
Eu, pessoalmente, sou contra as pessoas das regiões mais longínquas ficarem sem assistência médica. É desumano e injusto, de fato. Mas usar essa solução band-aid, sem abordar a raiz do problema e as questões que há muito impedem que nosso setor saúde melhore, não me parece mais do que uma manobra política e populista.
Acho que devemos ter algum cuidado ao generalizar um comportamento e uma postura de vida à maioria de uma classe profissional. Como em qualquer outra profissão, existem pessoas com diferentes motivações, nem todas são iguais. Nada posso dizer do ambiente em que você vive, mas por aqui encontro um grande contingente de médicos "por vocação", apaixonados pelo que fazem e pela diferença que representam na vida de seus pacientes. Esse tipo que você descreveu existe ? Sim, claro, pode ser até frequente. Mas esperar que todas as pessoas de uma profissão sigam o mesmo princípio de dedicação, empatia e que não levem o dinheiro como peso na escolha da carreira soa um pouco utópico para mim.
Matt- Compulsive Liar Missy
-
Ka$h : 272
Neoshadow escreveu:Min Martini escreveu:O primeiro praticamente obriga o recém-formado a trabalhar na atenção básica por um ano se quiser passar em alguma prova de residência, pois o programa dá 10% da nota na prova.
Se é do jeito que eu entendi, então é injusto e sem lógica. Não vou arriscar falar muito sobre esse assunto, ainda mais porque estou com preguiça de pesquisar. :BMin Martini escreveu:E o estatuto do nascituro está sendo praticamente chamado de Bolsa Estupro.Julia Garcia escreveu:Não importa se ela foi irresponsável, se não sabia se cuidar, se o médico dela não avisou que tomar antibiótico cortava o efeito da pílula, se a camisinha estourou, se ela foi estuprada. O que importa é que existem centenas de milhares de mulheres (ou adolescentes, ou crianças) que engravidam, seja qual for o motivo, e não querem: não querem passar 9 meses, quase um ano de suas vidas, numa situação que pode ser de risco e é desconfortável em centenas de aspectos; não querem ter um filho, uma responsabilidade eterna que muitas vezes recai só sobre a mãe; não querem abrir mão de seus estudos, trabalhos, ou mesmo de 9 meses de sua vida que são só dela e de mais ninguém.
Nada mais a acrescentar, por enquanto.
Sua última parte do quote disse tudo mesmo. *clap clap*
Sir Panzer escreveu:Por favor, expliquem melhor isso... Estou vendo um monte de "títulos de notícias" e nada explicando direitinho o que é o quê. Ouvi uma chamada de noticiário dias atrás que dizia que o governo não abriria mão da prova de validação de diploma...
Matt123 escreveu:Sir Panzer escreveu:Por favor, expliquem melhor isso... Estou vendo um monte de "títulos de notícias" e nada explicando direitinho o que é o quê. Ouvi uma chamada de noticiário dias atrás que dizia que o governo não abriria mão da prova de validação de diploma...A aprovação no revalida (prova de validação) costuma ser baixa, mesmo assim o governo mantém a intenção de trazer esse contingente tão alto de médicos. Por isso postula-se que a prova de validação seja alvo de uma flexibilização para facilitar a aprovação desses médicos "estrangeiros", o que, na prática, se assemelharia à abrir mão da prova. Note-se o "estrangeiros" entre aspas, já que muitos desse estudantes de medicina de Cuba são militantes/simpatizantes do PT, que são enviados para lá desde alguns anos atrás.Se houver a tal prova e se for confirmada a proficiência em português, qual o problema?A luta dos médicos e estudantes de medicina é pela manutenção do Revalida, não são (em sua maioria) contra médicos estrangeiros trabalharem aqui. Mas também sentem aversão às entrelinhas do projeto, às intenções que tal ação esconde.
Eu, pessoalmente, sou contra as pessoas das regiões mais longínquas ficarem sem assistência médica. É desumano e injusto, de fato. Mas usar essa solução band-aid, sem abordar a raiz do problema e as questões que há muito impedem que nosso setor saúde melhore, não me parece mais do que uma manobra política e populista.Infelizmente (e digo isso com certa dor) a maioria dos graduados em medicina no Brasil não são MÉDICOS, são, sim, MECÂNICOS DE GENTE. Pessoas que fazem medicina por conta do triste esteriótipo de "médico é tudo rico" que temos no Brasil. Esses MECÂNICOS DE GENTE não querem trabalhar longe dos grandes centros, de onde têm de fazer 300 plantões por dia pra manter status (porque os plantões têm pagado pouco. Fonte: minha mãe que é enfermeira)... E as tais áreas carentes continuam sem atendimento digno (ou sem nenhum atendimento).Acho que devemos ter algum cuidado ao generalizar um comportamento e uma postura de vida à maioria de uma classe profissional. Como em qualquer outra profissão, existem pessoas com diferentes motivações, nem todas são iguais. Nada posso dizer do ambiente em que você vive, mas por aqui encontro um grande contingente de médicos "por vocação", apaixonados pelo que fazem e pela diferença que representam na vida de seus pacientes. Esse tipo que você descreveu existe ? Sim, claro, pode ser até frequente. Mas esperar que todas as pessoas de uma profissão sigam o mesmo princípio de dedicação, empatia e que não levem o dinheiro como peso na escolha da carreira soa um pouco utópico para mim.
Sir. Panzer, faço das palavras do Mat as minhas, mas vou acrescentar algumas mais.
Sinto lhe informar, mas você está sendo manipulado pelo governo.
Você não se sente nenhum pouco mais ignorante, ou sequer acha estranho em acreditar que "a culpa da saúde do interior é dos médicos, um bando de mauricinhos", mas que "tadinho do governo bonzinho e sem culpa que tem que lidar com esses crápulas!".
Você sequer reflete sobre essa questão?
Faz-se perguntas como...
Por que o médico brasileiro não está indo pro interior?
Por que médicos CUBANOS? (Não, a medicina cubana não é boa. Isso é lenda de Fidel. É ótima como LABORATÓRIO HUMANO porque ninguém pode reclamar, seja qual for o tratamento que você tasque, mas a medicina... bem, pesquise.)
Por que, se esses médicos são uns mercenários carniceiros sem coração vilões de todo o universo, eles não aceitam salários que por vezes é o triplo da capital?
Ah, o governo não paga esses salários prometidos?
Médico deveria viver de ar, longe de casa, vai se manter de quê? Viver na Igreja local e doar-se ao sacerdócio completo?
Mas peraí, médico não é tudo mecânico?
Por que estão contra essa medida se nem querem ir pro interior e muito menos serão atendidos por esses profissionais de competência duvidosa?
3 anos para entrar no vestibular.
6 anos de faculdade INTEGRAL. A maior carga horária de todos os cursos.
1 ano para trabalhar no PROVAB (essa é nova).
3 anos de residência recebendo uma BOLSA ESTUDO que não paga quase NADA.
Sabe quando o médico realmente vai começar a ganhar dinheiro de verdade? Some. 13 anos depois de sair do ensino médio. Ou seja, o cara já tem mais de 30 nas costas.
Acha mesmo que não é JUSTO que tenhamos um salário maior do que pessoas com bagagem menor? Pela meritocracia, sim. Agora, se você for socialista...
Mesmo assim, chove de crítica que médico é rico, mercenário, uns folgados de salário muito alto.
Cara, só dá pra ser rico na medicina SE MATANDO de trabalhar. Tipo, mesmo. Fazendo muitos plantões, tendo doutorado, clínica, procedimento, o escambal. E ainda ganha um pouco menos que um Juiz que a carga horária é... um hobbie.
Preste atenção. O Governo está usando certo preconceitos prévios. Despeito de um, olho gordo de outro, e sim, aqueles que realmente são maltratados por médicos (não é raro, é uma classe PRA LÁ de estressada e NINGUÉM ajuda, todo mundo quer ser A PRIORIDADE. Enfim, explica, mas não justifica, eu sei).
Está usando tudo isso para se safar. Colocar a culpa no médico.
Política ELEITOREIRA, TAPA-BURACO e que tem o intuito de pregar o comunismo na população com menor poder de reflexão.
Mesmo assim, ainda acho que com revalidação pode entrar quem quiser, não sou eu que vou me opor a médicos de qualidade vindo aqui, comunistas ou não.
E desculpe informar, geralmente as enfermeiras são as que menos sabem e/ou as que mais inventam sobre salário médico. Já ouvi muito absurdo vindo delas. Não sei se é despeito ou passado de maus tratos com médicos, mas a MAIORIA (não todas, obviamente) quer mais é a gente morra, queria ganhar o mesmo que a gente tendo estudado menos que a metade e perpetuam a briga entre as duas classe maltratando estudantes de medicina. SINTO NA PELE.
-
axo q o pessoal tdo assistiu GDQ ontem
Nimura-kun- Black Blank blah-blah-blah
-
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 17182
Não sei nem que diabéisso.
-
vc num assiste os videos do Caue Moura?Min Martini escreveu:Não sei nem que diabéisso.
-
-
Última edição por Nimura-kun em Sex Jun 07, 2013 7:12 pm, editado 1 vez(es)
-
Nimura-kun escreveu:axo q o pessoal tdo assistiu GDQ ontem
Kkkkkkkk, que porr* é essa?.
Convidado- Convidado
vcs estão tao desinformados q ñ sabem nem qm eh o Caue moura véi,veja o video acimaThe Master escreveu:Nimura-kun escreveu:axo q o pessoal tdo assistiu GDQ ontem
-
Nimura-kun escreveu:vcs estão tao desinformados q ñ sabem nem qm eh o Caue moura véi,veja o video acimaThe Master escreveu:Nimura-kun escreveu:axo q o pessoal tdo assistiu GDQ ontem
Kkkkkkkkkk, sim, ja assisti esse cara, acho ele muito fod*, mais faz tempo que não assisto os vídeos dele.
-------------
Eu ainda não assisti o vídeo, mais parece ser de algo que eu ODEIO D+++++++++++, Ja vi sorvete de pênis, eles vendem lá no japão vei. Eu fico pasmo com essas porr*.
Mais talvez não tenha nada ver '-' . Eu só li o titulo.
Convidado- Convidado
Haushaushus tinha esquecido de ver o GDQ de ontem ._. Obrigada por lembrar xD
Nínive- Compulsive Liar Missy
-
Ka$h : 2964
de nadaNínive escreveu:Haushaushus tinha esquecido de ver o GDQ de ontem ._. Obrigada por lembrar xD
-
Pessoal, respeito ae com o tópico que é numa área séria, sem flood. =P
-
mais estamos falando do video q se trata em partes sobre esse tema,ou seja,ñ eh flood
-
Acho que um "de nada" em um tópico sério é flood, mas posso estar errada. .-.
-
mas ae eu só estou retribuindo o agradecimento sobre o agradecimento por lembrar a pessoa sobre o video,ou seja,ñ estou floodando
-
Min Martini escreveu:Acho que um "de nada" em um tópico sério é flood, mas posso estar errada. .-.
Aew, quer que reedite as mensagens?? para deixar do jeito de sempre.
Convidado- Convidado
Em votação significa que não foi aprovado, tantos projetos bizarros que nunca saíram, mais um não me interessa em comentar.
Sora Nimus- Furious Witch
-
Ka$h : 34831