Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem do Sobrenome

+4
Kamome
LucasDoA
Ynys Wydryn
#SawadaTsunayoshi
8 participantes

Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Origem do Sobrenome

Mensagem por #SawadaTsunayoshi Sáb Out 12, 2013 2:12 am

Eu tava fussando na net e do nada deu vontade de procurar o brasoa do meu sobrenome e eu fiquei procurando  e achei um pouquinho da historia:

 Origem do Sobrenome Brasaoeescudo
ORIGEM DO SOBRENOME MARINHO


Sobrenome de origem portuguesa: forma popular do latim Marinus (do mar, marinho, marítimo). Em documentos do século XIII foi registrado como Mari(n)a.

Marinho é uma das famílias mais antigas da Península Ibérica. D. Frojão, caçador-mor e monteiro-mor, recebeu-se com D. marinha, natural da Galiza, que a lenda diz tê-la
a, junto da praia, visto entre uns rochedos, de onde a tirara, pelo que os descendentes se chamavam Marinhos. Viveu na terra de Valadares, na Torre dos Marinhos, junto da Galiza.

De D. Frojão e de sua mulher D. Marinha nasceu D. João Forjaz Marinho, que se casou com D. Elvira Ordonhes de Bovida, filha de D. Garcia Ordonhes de Bovida, e tiveram vários filhos que seguiram e propagaram o apelido de Marinho. Certamente que o apelido não se originou no facto referido, por ser lendário, nem mesmo em a mulher de D. Frojão se chamar Marinha. Deve provir de alcunha dada a D. Frojão ou a seu filho, por qualquer circunstância desconhecida, mas relativa ao mar.

E ainda achei esses versos do bispo de Malaca dedicados aos Maronhos:



 
Do antigo D. Froyão
e de uma mulher marinha
veo este antigo brazão
dos marinhos cuja linha
se acaba já sem razão



 Queria ver se voces sabem as origens de seus sobrenomes e seus brasoes pois tenho muita curiosidade em relaçoes a isso.
#SawadaTsunayoshi
#SawadaTsunayoshi
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Prontera Masculino
Clã : The Grey Wardens
Mensagens : 1302
Ka$h : 5672
Likes : 14
Data de inscrição : 07/09/2013
Idade : 25
Localização : Namimori


Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Ynys Wydryn Dom Out 13, 2013 5:13 pm

Tópico movido para Off Topic. 


Não sei o significado dos meus sobrenomes. Se não me engano, o primeiro é desconhecido então não dá pra saber direito.
Ynys Wydryn
Ynys Wydryn
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Feminino
Título de Nobreza : Marquesa de Turandor
Mensagens : 6760
Ka$h : 72428
Likes : 95
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 28
Origem do Sobrenome RRMTuwW Origem do Sobrenome A4RPXal

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por LucasDoA Dom Out 13, 2013 10:41 pm

Origem do Sobrenome Serpa_Family_CoA_jpg
Dinastia de Serpa também chamada Casa de Serpa teve origem na pessoa de D. Fernando de Portugal (1217 - 1246), Infante de Portugal eSenhor de Serpa, filho de Afonso II de Portugal e D. Urraca de Castela, rainha de Portugal (1186 - Coimbra3 de Novembro de 1220) filha de Afonso VIII de Castela, rei de Castela e de Leonor Plantageneta, foi princesa da Inglaterra e Rainha de Castela. D. Fernando ficou conhecido por o Infante de Serpa.
D. Fernando viveu grande parte da sua vida em Castela onde foi vassalo de Fernando III de Leão e Castela e também de Afonso X de Leão e Castela.
Casou em 1200 com D. Sancha Fernandez de Lara filha de Fernando Nuñez de Lara, Senhor de Jerez c. (1160 -?) e de Maior Garcez de Aza c. (1160 -?), casamento do qual não teve filhos.
Teve, no entanto pelo menos, um filho ilegítimo, D. Sancho Fernandes Serpa, primeiro Serpa de sobrenome e que foi Prior de Santo Estevão de Alfama.
Como único herdeiro do Infante de Serpa D. Sancho Fernandes Serpa representava então um dos ramos que poderiam levar a sucessão da coroa portuguesa na Dinastia de Borgonha (Afonsina).
Porem, os direitos sucessórios para a coroa portuguesa estavam garantidos pelo ramo direito da família.
A Dinastia de Borgonha deixou de ser a Casa Real de forma que D. Beatriz de Portugal (ou D. Brites de Portugal, Coimbra, 1372 - Madrigal1410) Foi destronada pela pela Revolução de 1383-85.
Assim o Ramo de Serpa, até então ramo esquerdo da Família apoia que se a dinastia de Borgonha voltasse ao poder os Serpas reinariam, pois defendiam que deveriam ser os legítimos herdeiros ao trono da dinastia Afonsina sendo descendentes de D. Afonso II e D. Urraca de Castela.
Sabendo que então novas dinastias viriam a governar Portugal José Joaquim de Serpa1º visconde de Alvor em 20 de Agosto de 1898 busca formalizar frente aos monarquistas , a chamada egalité de naissance: a igualdade de nascimento entre os descendentes de D. Afonso II . Essa formalização se deu com a chamada Declaração de Serpa, de 1911, assinada por diversos Serpas e cidadãos.
Desta forma se intitulam “Príncipes de Serpa”' e conservaram entre si o tratamento de Alteza Real, transmitido aos descendentes de Infante de Serpa.
Dessa forma, apesar dos descendentes de D. Beatriz de Portugal da Dinastia de Borgonha, que são da casa Afonsina não terem retido o título de Príncipes de Serpa/Borgonha, tem o status de príncipes porem é hoje uma dinastia desaparecida. Por isso os Serpas passam a ser o ramo direito da Dinastia de Borgonha proclamada Serpa.
Porém a Casa de Serpa perdeu o direito do casamento entre membros da realeza tendo o matrimonio sempre morganaticamente.
A movimentação dos Serpas sempre foi pouco conhecida, pois os mesmos não possuíam influência.
Hoje em dia os Príncipes de Serpa buscam seu reconhecimento frente aos monarquistas como descendentes da Dinastia de Borgonha.

Wikipédia.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 28

Origem do Sobrenome DCGib1l Origem do Sobrenome 49EG7W4 Origem do Sobrenome A4RPXal Origem do Sobrenome 4URmKMV Origem do Sobrenome XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por #SawadaTsunayoshi Seg Out 14, 2013 4:30 pm

Interessante LucasDoA , entao seu sobrenome teve origem em Portugal tbm:think: , parece que uma boa parte de sobrenomes de pessoas aqui do Brasil tiveram origem em Portugal(grande parte dos meus amigos tem sobrenome de origem portuguesa)
#SawadaTsunayoshi
#SawadaTsunayoshi
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Prontera Masculino
Clã : The Grey Wardens
Mensagens : 1302
Ka$h : 5672
Likes : 14
Data de inscrição : 07/09/2013
Idade : 25
Localização : Namimori


Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Kamome Ter Out 22, 2013 12:33 am

heart


Última edição por Kamome em Dom Mar 13, 2016 11:16 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Kamome
Maniac Coward
Maniac Coward

Turandor Feminino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 2149
Ka$h : 11014
Likes : 15
Data de inscrição : 27/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Kyouzakii Sex Dez 27, 2013 3:29 am

Não faço a minima ideia de qual origem é o meu sobrenome "Tariga", meu falecido avô fala que é da argentina, mas quando coloco no google, só aparece a palavra "tarifa" xD. Dei uma pesquisada no facebook, só acho filipinos(a maioria), franceses e brasileiros.
Gostaria de saber mais sobre o meu sobrenome. Sad Sad 
Kyouzakii
Kyouzakii
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Masculino
Clã : Mugiwaras
Mensagens : 4771
Ka$h : 5362
Likes : 19
Data de inscrição : 20/04/2011
Idade : 27
Localização : Terra, Setor 2814, Multiverso.


https://kleitontariga.carrd.co/ https://myanimelist.net/profile/kleitontariga

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Lief Sex Dez 27, 2013 4:09 am

Barreto pelo que eu sei tem origem na Espanha e em Portugal õ_o

Sasaki é do Japão mesmo :B
Lief
Lief
Frenetic Jailbird
Frenetic Jailbird

Valentine Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Baronesa de Valentine
Mensagens : 23165
Ka$h : 23342
Likes : 66
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por LucasDoA Sex Dez 27, 2013 9:40 am

Na heráldica portuguesa encontram-se serpes, entre outros a de Serpa (em cuja descrição heráldica aparece a designação de "serpe") representada no brasão da cidade. A Serpe, também conhecida pela muito usada designação inglesa wyvern (ou wivern, derivado da palavra francesa wivre, víbora), semelhante a um dragão, mas de dimensões distintas é muito encontrado na heráldica medieval.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 28

Origem do Sobrenome DCGib1l Origem do Sobrenome 49EG7W4 Origem do Sobrenome A4RPXal Origem do Sobrenome 4URmKMV Origem do Sobrenome XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Ma Sex Dez 27, 2013 3:37 pm

Origem do Sobrenome 320px-Pereira

Pereira é um sobrenome de raízes toponímicas, tirado da Quinta e Couto desta designação, sendo a família que o adaptou oriunda de uma linhagem de remotas e nobres origens. Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o ramo primogênito dos Pereiras originou a Casa dos Senhores e Condes da Feira, enquanto o segundo filho, com duas bastardias, originou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira (S. Nuno de Santa Maria), pelo que o seu sangue veio a misturar-se com o de todas as famílias reais européias.


Pereira é um sobrenome português e odeio. Mas agora não consigo achar Argilero. Eu só acho a minha família com esse nome. Ninguém mais, a não ser dos meus avós em diante te esse sobrenome. Acho que foi inventado ou se não, o resto foi dizimado e só sobrou a gente @_@

O que achei pesquisando e.e


Spoiler:
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

Origem do Sobrenome YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por LucasDoA Sex Dez 27, 2013 3:46 pm

Nós queremos a origem de Argilero, Ma :v
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 28

Origem do Sobrenome DCGib1l Origem do Sobrenome 49EG7W4 Origem do Sobrenome A4RPXal Origem do Sobrenome 4URmKMV Origem do Sobrenome XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Ma Sex Dez 27, 2013 4:29 pm

LucasDoA escreveu:Nós queremos a origem de Argilero, Ma :v
Eu também T.T
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

Origem do Sobrenome YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Kaoru Sex Dez 27, 2013 5:15 pm

Ma escreveu:
Origem do Sobrenome 320px-Pereira

Pereira é um sobrenome de raízes toponímicas, tirado da Quinta e Couto desta designação, sendo a família que o adaptou oriunda de uma linhagem de remotas e nobres origens. Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o ramo primogênito dos Pereiras originou a Casa dos Senhores e Condes da Feira, enquanto o segundo filho, com duas bastardias, originou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira (S. Nuno de Santa Maria), pelo que o seu sangue veio a misturar-se com o de todas as famílias reais européias.


Pereira é um sobrenome português e odeio. Mas agora não consigo achar Argilero. Eu só acho a minha família com esse nome. Ninguém mais, a não ser dos meus avós em diante te esse sobrenome. Acho que foi inventado ou se não, o resto foi dizimado e só sobrou a gente @_@

O que achei pesquisando e.e


Spoiler:

Legal kkk também sou Pereira
Kaoru
Kaoru
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Título de Nobreza : Duque de Valentine
Mensagens : 6397
Ka$h : 45124
Likes : 59
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Mundo Yaoi

Origem do Sobrenome IePTSs3 Origem do Sobrenome DCGib1l Origem do Sobrenome LBnshhK

http://yaoiproject1.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Origem do Sobrenome Empty Re: Origem do Sobrenome

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos