Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Declinio do otakismo no Brasil?

+8
Nimura-kun
Alucard
Takashi Noda
Saeba
LucasDoA
TiNoSa
Ma
enemyoftheworld
12 participantes

Ir para baixo

Declinio do otakismo no Brasil? Empty Declinio do otakismo no Brasil?

Mensagem por enemyoftheworld Seg Mar 10, 2014 8:40 pm

De uns anos pra ca venho notando que os foruns desse conteudo esvaziaram bastante comparado com o numero de pessoas que ficavam neles a uns anos atras.. isso os que nao morreram. Chats tambem ninguem usa mais... igual os do chatango que antes eram lotados e os do msn que acabaram. O que voces acham disso e por que acham que isso aconteceu?
enemyoftheworld
enemyoftheworld
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Ka$h : 176

Ir para o topo Ir para baixo

Declinio do otakismo no Brasil? Empty Re: Declinio do otakismo no Brasil?

Mensagem por Ma Seg Mar 10, 2014 8:53 pm

Também percebi. Talvez porque as pessoas que os usavam tenham que enfrentar a vida adulta agora e os hobbys e atividades que fazia antes, não podem fazer mais. Ou apenas houve um escape, de pessoas que não se identificam mais com esse mundo.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 148182

Declinio do otakismo no Brasil? YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Mensagem por TiNoSa Seg Mar 10, 2014 9:49 pm

Hm, o engraçado é que eu acho que o número de otakus vem aumentando...
Tipo, na minha época de ensino fundamental, ninguém falava nisso. Hoje em dia, parece que é mais fácil você encontrar mais jovens nessa idade que conhecem e curtem animes e mangás. Talvez seja pelo fato de que na minha época de ensino fundamental, eram poucos os que tinham pc à vontade com internet e hoje em dia já está bem mais difundido cada um ter seu pc com net, facilitando o acesso a esse tipo de conteúdo.
Mas em relação aos fóruns, pode ser que tenha havido um declínio de usuários mesmo, como você tá dizendo... Mas eu não cheguei a acompanhar muitos fóruns antigamente pra ter certeza, porque comecei a me envolver com fóruns em 2011. Mas se é esse o caso, talvez seja porque a geração atual não se interessa tanto assim por fóruns? Se for isso mesmo, acredito que a culpa seja das grandes redes sociais (Facebook, no caso atual). Eles devem se ocupar tanto com Facebook que não têm muito interesse em se cadastrar em fóruns.
Me cadastrei aqui no fórum pra me socializar, mas pelo que vejo, o Facebook também permite que as pessoas com interesses parecidos se socializem através dos grupos, então pode ser que muitos não vejam a necessidade de se cadastrar num fórum porque já conseguem socializar com outros otakus através do Facebook.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91995

Declinio do otakismo no Brasil? MRdxMuH Declinio do otakismo no Brasil? HaJA8YtDeclinio do otakismo no Brasil? QpBNVxcDeclinio do otakismo no Brasil? XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por LucasDoA Seg Mar 10, 2014 9:58 pm

Acho que não são só os fóruns de otakus, mas todos num geral.
Eu concordo com a Tinhoca, eu comecei nesse "mundo" há uns três anos atrás e só vejo o número de pessoas com este mesmo interesse crescendo.
Tanto que até a Globo já fez reportagem diversas vezes sobre esse hobby.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 30646

Declinio do otakismo no Brasil? DCGib1l Declinio do otakismo no Brasil? 49EG7W4 Declinio do otakismo no Brasil? A4RPXal Declinio do otakismo no Brasil? 4URmKMV Declinio do otakismo no Brasil? XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Mensagem por Ma Seg Mar 10, 2014 10:30 pm

Vendo pelo que a Tina falou, é verdade. Os grupos do Facebook são bons, mas ali se você pisar na bola e fazer uma piada que ninguém gosta, tu é zoado sem dó. Não gosto deles, pois sempre tem milhões de notificações e não me sinto a vontade.

Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Ka$h : 148182

Declinio do otakismo no Brasil? YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Mensagem por enemyoftheworld Seg Mar 10, 2014 10:48 pm

Ma escreveu:Também percebi. Talvez porque as pessoas que os usavam tenham que enfrentar a vida adulta agora e os hobbys e atividades que fazia antes, não podem fazer mais. Ou apenas houve um escape, de pessoas que não se identificam mais com esse mundo.
Pensei nisso tambem, mas ai deveria vir a nova geração pra enxer esses lugares... ou é isso que voce disse, aquilo foi algo da geração, e hoje o povo nao quer mais se envolver da forma que faziam antes.

TiNoSa escreveu:Hm, o engraçado é que eu acho que o número de otakus vem aumentando...
Tipo, na minha época de ensino fundamental, ninguém falava nisso. Hoje em dia, parece que é mais fácil você encontrar mais jovens nessa idade que conhecem e curtem animes e mangás. Talvez seja pelo fato de que na minha época de ensino fundamental, eram poucos os que tinham pc à vontade com internet e hoje em dia já está bem mais difundido cada um ter seu pc com net, facilitando o acesso a esse tipo de conteúdo.
Mas em relação aos fóruns, pode ser que tenha havido um declínio de usuários mesmo, como você tá dizendo... Mas eu não cheguei a acompanhar muitos fóruns antigamente pra ter certeza, porque comecei a me envolver com fóruns em 2011. Mas se é esse o caso, talvez seja porque a geração atual não se interessa tanto assim por fóruns? Se for isso mesmo, acredito que a culpa seja das grandes redes sociais (Facebook, no caso atual). Eles devem se ocupar tanto com Facebook que não têm muito interesse em se cadastrar em fóruns.
Me cadastrei aqui no fórum pra me socializar, mas pelo que vejo, o Facebook também permite que as pessoas com interesses parecidos se socializem através dos grupos, então pode ser que muitos não vejam a necessidade de se cadastrar num fórum porque já conseguem socializar com outros otakus através do Facebook.
Eu devia ter especificado no topico "a comunidade na internet"... que é onde vejo um declinio. Acho que o facebook em particular foi o maior causador disso mesmo como voce disse... e o engraçado é que voce nao ve um grupo no face sobre esse conteudo que preste... alias se é que tem algum grupo de algum conteudo no face que esteja prestando, isso no nosso face aqui do Brasil, porque o que mais tem é site que fica postando imagem engraçada... ou pelo menos eu nao tenha visto isso. O orkut esta com comunidades que continuam ativas de animes/manga em particular que as pessoas ainda postam e discutem sobre cada capitulo que sai etc... mas isso é porque é legado de como o orkut era antigamente, e mesmo hoje la não se tem as teorias e discussoes tão boas quanto se tinha antes; mas pode ser que isso se deva a aquele tempo ter sido auge das obras em questão ... exemplo é a comunidade de Naruto, One Piece, Hunter x HUnter(que ta em hiato), Bleach etc. Teve aqueles animes que marcaram muito antes... tipo Death Note e outros... hoje nao parece sair animes que competem... acho que o problema é que nao se tem muito mais o que discutir pelas incansaveis repetiçoes da industria, ou é algo da época mesmo.. a geração de hoje nao quer discutir nada abertamente como comunidade, só assisti mesmo como entreterimento e fica nisso. edit (em 2011 mesmo que voce disse que tinha começado, acho que as coisas estavam melhores no nosso meio virtual, nao acha?)

LucasDoA escreveu:Acho que não são só os fóruns de otakus, mas todos num geral.
Eu concordo com a Tinhoca, eu comecei nesse "mundo" há uns três anos atrás e só vejo o número de pessoas com este mesmo interesse crescendo.
Tanto que até a Globo já fez reportagem diversas vezes sobre esse hobby.

É, agora que voce disse, acho que é a internet como um todo mesmo.

Ma escreveu:Vendo pelo que a Tina falou, é verdade. Os grupos do Facebook são bons, mas ali se você pisar na bola e fazer uma piada que ninguém gosta, tu é zoado sem dó. Não gosto deles, pois sempre tem milhões de notificações e não me sinto a vontade.
Sera então que eu nao vi esses grupos? ;o
Os que eu vi estão lixo
enemyoftheworld
enemyoftheworld
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino

Mensagem por TiNoSa Seg Mar 10, 2014 11:18 pm

Então, cara, eu não frequentei muitos fóruns com temas de animes em 2011, foi mais o Madhouse e antes dele só um pouco do AnimeA, que é internacional, então não estive dentro de muitos fóruns pra sentir a diferença, mas vendo por fora, eu concordo que hoje em dia tem vários fóruns mortos. Percebi isso pelos fóruns parceiros aqui do MH.
Como eu cuido das parcerias aqui, de tempos em tempos eu entro nos fóruns parceiros pra ver se ainda têm movimento, e dessa última vez que fiz a "vistoria", eu notei que muitos, mas muuitos mesmo estavam sem movimento, e deu pra ver que eram fóruns que já tinham uns anos de existência. Ou seja, há alguns anos eles eram movimentados, mas hoje em dia o movimento acabou, tanto é que tive que tirá-los da lista de parceiros nossos.
Não sei se nesse meio tempo foram sendo criados outros fóruns que atualmente têm movimento por serem novos, mas eu não conheço muitos fóruns voltados pra otakus que sejam ativos, então acho que as coisas no meio virtual não estão mais como eram antes... E sim, em 2011 esses fóruns em questão ainda tinham algum movimento, e de lá pra cá as coisas só foram piorando.

Eu não participo de muitos grupos de conteúdo otaku geral no Facebook, os que participo são mais específicos, por exemplo, um deles é voltado só pra conteúdo yaoi e outro é pra hentai/yaoi/yuri/trap/qualquer putaria 2D.
Mas acredito que existam alguns mais gerais. Se não me engano, o Vergil aqui do fórum é que deve conhecer uns grupos mais gerais lá.

Assim como a Ma, eu também não sou tão fã de grupos no Face. Sei lá, não consigo me enturmar e tenho a impressão de que as amizades nos grupos são mais superficiais, diferentes dos laços que a gente cria com os outros em fóruns. Mas não sei, vai ver é um preconceito meu isso, porque nunca me esforcei muito pra me enturmar nesses grupos mesmo, então...

O que você disse de as pessoas não terem interesse em discutir abertamente é uma hipótese válida também. Conheço algumas pessoas que são assim. Meu irmão, por exemplo. Ele assiste, até tem cadastro aqui no fórum, mas não costuma discutir muito sobre animes com as pessoas, no máximo alguns amigos dele que mais são fãs de jogos de pc que de animes. Eu, pelo contrário, sinto essa necessidade de compartilhar minhas impressões sobre animes com os outros. Vai ver é algo de geração mesmo, mas sempre existem as exceções, porque aqui no fórum temos users bem novos, e alguns até contam que começaram a se interessar por animes há pouco tempo, então isso é algo que teríamos que ver mais a fundo pra ter certeza...
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino

Declinio do otakismo no Brasil? MRdxMuH Declinio do otakismo no Brasil? HaJA8YtDeclinio do otakismo no Brasil? QpBNVxcDeclinio do otakismo no Brasil? XS42iHi

Mensagem por Saeba Seg Mar 10, 2014 11:37 pm

acho q o termo forum ficou manjado.

a varios grupos fechado,como blogs,e interação dos participantes,fan pages.

foruns estao ultrapassados.
Saeba
Saeba
Maniac Coward
Maniac Coward

Valentine Masculino
Clã : Stark
Ka$h : 4074

http://myanimelist.net/profile/Saeba-kun

Mensagem por TiNoSa Ter Mar 11, 2014 12:36 am

Pelo visto, é isso mesmo que está acontecendo e que o enemyoftheworld chamou a atenção: os fóruns estão ficando ultrapassados, ninguém usa mais. O que é uma pena, porque acho que fóruns são o que há de melhor pra interagir, compartilhar gostos, fazer amizades, promover eventos. Dá pra fazer muita coisa diferente num fórum, sem falar que acho que fóruns são mais organizados que grupos no Facebook.
O que noto nos grupos é que tudo é muito momentâneo. As postagens logo vão ficando pra trás conforme outras vão surgindo, tudo vai sendo renovado de forma muito rápida.
Nos fóruns não, a organização de seções e tópicos permite que muita coisa seja revivida. Alguns tópicos até morrem, como os do Twitter, mas muitos não têm data de validade, digamos assim, como tópicos de Discussões, Chatbox, Animes e Mangás, etc. A regra de não haver dois tópicos com o mesmo assunto ajuda nisso. E é isso que acho legal em fóruns, com o tempo ele vai acumulando conteúdo, e todo o conteúdo é facilmente navegável. Grupos do Facebook não, eles podem até acumular conteúdo, mas ninguém fica voltando mil e quinhentas postagens num grupo pra ver o que já foi falado, nem revivendo, sem falar que as coisas não ficam tão organizadas, enquanto que nos fóruns, apesar de mais gerais, sinto que são mais organizados porque são mais compartimentados.
Outra coisa é o fato de que num fórum o controle sobre os usuários é maior, então as regras acabam sendo mais respeitadas. No Facebook, parece que não existem regras, sei lá. Depois que me acostumei com as regras desse fórum, eu até estranho fóruns que não têm muitas regras, daí coisas como off-topic, double post e flood me incomodam pra caramba.
No Facebook é ainda pior, porque não tem nada dessas regras, então parece uma bagunça, juntando com a rapidez com que as coisas vêm e vão, sinto como se fosse tudo uma alucinação, então eu acabo não gostando muito daquele ambiente.

É por isso que prefiro fóruns, principalmente pra falar sobre animes e mangás. Acho que a questão das regras mais rígidas e organização de tudo acaba tornando o ambiente mais sério e quem sabe até favorecendo a permanência de usuários leais.
Não passo muito tempo em grupos do Face pra saber disso, mas o que mais vejo são pessoas que vêm e vão a todo momento. No fórum até tem dessas pessoas, mas existem aquelas que ficam firmes mesmo depois de anos estando aqui.

Acabo de fazer aqui uma apologia aos fóruns, uasahuhu xD
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino

Mensagem por enemyoftheworld Ter Mar 11, 2014 1:59 am

TiNoSa escreveu:Pelo visto, é isso mesmo que está acontecendo e que o enemyoftheworld chamou a atenção: os fóruns estão ficando ultrapassados, ninguém usa mais. O que é uma pena, porque acho que fóruns são o que há de melhor pra interagir, compartilhar gostos, fazer amizades, promover eventos. Dá pra fazer muita coisa diferente num fórum, sem falar que acho que fóruns são mais organizados que grupos no Facebook.
O que noto nos grupos é que tudo é muito momentâneo. As postagens logo vão ficando pra trás conforme outras vão surgindo, tudo vai sendo renovado de forma muito rápida.
Nos fóruns não, a organização de seções e tópicos permite que muita coisa seja revivida. Alguns tópicos até morrem, como os do Twitter, mas muitos não têm data de validade, digamos assim, como tópicos de Discussões, Chatbox, Animes e Mangás, etc. A regra de não haver dois tópicos com o mesmo assunto ajuda nisso. E é isso que acho legal em fóruns, com o tempo ele vai acumulando conteúdo, e todo o conteúdo é facilmente navegável. Grupos do Facebook não, eles podem até acumular conteúdo, mas ninguém fica voltando mil e quinhentas postagens num grupo pra ver o que já foi falado, nem revivendo, sem falar que as coisas não ficam tão organizadas, enquanto que nos fóruns, apesar de mais gerais, sinto que são mais organizados porque são mais compartimentados.
Outra coisa é o fato de que num fórum o controle sobre os usuários é maior, então as regras acabam sendo mais respeitadas. No Facebook, parece que não existem regras, sei lá. Depois que me acostumei com as regras desse fórum, eu até estranho fóruns que não têm muitas regras, daí coisas como off-topic, double post e flood me incomodam pra caramba.
No Facebook é ainda pior, porque não tem nada dessas regras, então parece uma bagunça, juntando com a rapidez com que as coisas vêm e vão, sinto como se fosse tudo uma alucinação, então eu acabo não gostando muito daquele ambiente.

É por isso que prefiro fóruns, principalmente pra falar sobre animes e mangás. Acho que a questão das regras mais rígidas e organização de tudo acaba tornando o ambiente mais sério e quem sabe até favorecendo a permanência de usuários leais.
Não passo muito tempo em grupos do Face pra saber disso, mas o que mais vejo são pessoas que vêm e vão a todo momento. No fórum até tem dessas pessoas, mas existem aquelas que ficam firmes mesmo depois de anos estando aqui.

Acabo de fazer aqui uma apologia aos fóruns, uasahuhu xD

Concordo puramente contigo. Ate o que fazia mais sucesso no orkut, que eram as comunidades, eram basicamente foruns... os grupos do face são muito inferiores.. assim como é o chat comparado ao que o msn era.. e por ai vai.

É revoltante que o facebook seja tão ruim e faça sucesso, e o sucesso dele foi alcançado de forma oportunistica na minha opnião. Ele deu sorte de se disseminar nos EUA pois nao tinha rede social disseminada a altura( ja que la eles nao usavam orkut) e por servir como um tipo de identidade virtual que corresponde com a da pessoa na realidade(que é a proposta do site aparentemente, e que eu acho super besta)... nisso acabou ganhando a maioria por la, e tendo a maioria la iria acabar contaminando a gente aqui.

Outro dia mesmo eu estava lendo uma entrevista com o criador da internet, basicamente ele criticando o facebook, dizendo que  o facebook esta destruindo a internet,  por deixar tudo fragmentado la. Tudo agora é facebook facebook facebook, juntou tudo la, isso acaba com o principio basico da web que é a fluidez; desensentivando a concorrencia e inovação... ele acrescentava tambem que se o  Google tivesse de ser criado hoje, isso nao  seria possível, por esse mesmo motivo. O que só reforça o que eu estou dizendo aqui, mas felizmente nada dura pra sempre  Very Happy .

enemyoftheworld
enemyoftheworld
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino

Mensagem por Takashi Noda Ter Mar 11, 2014 2:08 am

Essa queda na atividade em fóruns é algo bem generalizado, aconteceu por exemplo nos fóruns de Harry Potter e O Senhor dos Anéis que acompanhava. Sempre havia uma troca de "população", pessoas saindo e pessoas entrado, mas com o tempo as pessoas entrando foram diminuindo... O único fórum que ainda funciona acabou meio que se remodelando e englobando assuntos variados (cinema, literatura, animes, política, etc), e a parte do tema propriamente dito do fórum, ainda que apareça no topo das seções, acaba tendo pouca atividade...

Arrisco a dizer que houve uma mudança no perfil de usuários da internet. Anos atrás se ia na internet para procurar um assunto/grupo que não se encontrava na vida real, por ser algo bem específico e etc. Agora não é mais assim, e essa busca por nichos mais específicos acaba sendo um apêndice de outras atividades.

Sou outro que não gosta do facebook... Discussões muito esparsas, sem espaço adequado, e acho ele muito nebuloso na questão da privacidade, nunca sei quem exatamente vai ver o que eu vou postar.... Uma vez cliquei num link, por curiosidade (doenças estranhas ou algo assim), vi, achei curioso mas ok, nada demais... descobri que tinha compartilhado o negócio e já tinha sujeito dando like, haha.  bounce  Ok, exemplo isolado e não quer dizer nada, mas serve para ilustrar que no face a fronteira entre publicar ou não publicar algo é muito curta, muitas vezes uma pequena alteração no perfil já conta como publicação... Diferente de outras redes que há mais clareza nesse sentido.
Takashi Noda
Takashi Noda
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Ka$h : 123

Mensagem por TiNoSa Ter Mar 11, 2014 2:32 am

enemyoftheworld escreveu:Concordo puramente contigo. Ate o que fazia mais sucesso no orkut, que eram as comunidades, eram basicamente foruns... os grupos do face são muito inferiores.. assim como é o chat comparado ao que o msn era.. e por ai vai.

É revoltante que o facebook seja tão ruim e faça sucesso, e o sucesso dele foi alcançado de forma oportunistica na minha opnião. Ele deu sorte de se disseminar nos EUA pois nao tinha rede social disseminada a altura( ja que la eles nao usavam orkut) e por servir como um tipo de identidade virtual que corresponde com a da pessoa na realidade(que é a proposta do site aparentemente, e que eu acho super besta)... nisso acabou ganhando a maioria por la, e tendo a maioria la iria acabar contaminando a gente aqui.

Outro dia mesmo eu estava lendo uma entrevista com o criador da internet, basicamente ele criticando o facebook, dizendo que  o facebook esta destruindo a internet,  por deixar tudo fragmentado la. Tudo agora é facebook facebook facebook, juntou tudo la, isso acaba com o principio basico da web que é a fluidez; desensentivando a concorrencia e inovação... ele acrescentava tambem que se o  Google tivesse de ser criado hoje, isso nao  seria possível, por esse mesmo motivo. O que só reforça o que eu estou dizendo aqui, mas felizmente nada dura pra sempre  Very Happy .

Isso de uma identidade virtual que corresponde com a pessoa na realidade, agora que você falou, realmente, o Facebook é assim mesmo, e talvez seja por isso que não me sinto muito "em casa" quando estou lá. Como as pessoas têm familiares adicionados, amigos de escola/facul, colegas de trabalho, pessoas random, etc, se você usa uma imagem de anime no perfil e compartilha coisas assim, muita gente no Face deve achar que você é um idiota. Porque lá você tem nos seus contatos um monte de gente que não assiste ou nem sabe o que é anime. Eu até li isso em algum lugar, não sei se foi lá mesmo, falando que quem usa imagem de anime ou desenho em vez de foto parece criança (ou algo assim). Acho que é por isso que muitos lá recorrem aos fakes. Eu até tenho um que nem uso, mas eu acabo mesmo é compartilhando as coisas de anime e usando foto de anime em vez de foto minha no meu perfil normal mesmo e vou levando. Daí tem aquela coisa: "ah, se tá uma merda mesmo, por que não deleto?"
O foda é isso que você falou: " Tudo agora é facebook facebook facebook, juntou tudo la". Pior que é assim mesmo! Hoje em dia é quase obrigatório você ter um Facebook. Não posso deletar o meu porque o pessoal da minha sala na faculdade tem um grupo no Face onde as informações sobre o curso são trocadas, até o pessoal do meu curso de francês têm um grupo lá onde a professora compartilha coisas com os alunos. O Facebook tem sido usado pra tudo. MSN já era e até o Skype deve estar com menos usuários ativos por causa do chat do Facebook.
Parece que o Face está no seu melhor momento, pelo que vejo. As pessoas cada vez mais envolvidas com aquele site. Até meus pais, fiquei de cara esses dias! Fui na casa deles e os dois estavam mexendo no Face, meu pai pelo pc e minha mãe pelo celular. Eu querendo contar das novidades dos meus cursos e acredita que eles me ignoraram pra ficar comentando em fotos e conversando com os outros no Facebook? Eu desisti e até fui embora. Fiquei horrorizada, pareciam dois adolescentes viciados.
O Face realmente acabou dominando e conquistando muita gente. Consequentemente, ele deve ser o principal culpado por essa decadência de fóruns sobre a qual estamos falando.
Mas é verdade isso que você disse, nada dura para sempre... Talvez o Facebook entre em declínio um dia e os fóruns voltem a ganhar forças.

Takashi Noda escreveu:Essa queda na atividade em fóruns é algo bem generalizado, aconteceu por exemplo nos fóruns de Harry Potter e O Senhor dos Anéis que acompanhava. Sempre havia uma troca de "população", pessoas saindo e pessoas entrado, mas com o tempo as pessoas entrando foram diminuindo... O único fórum que ainda funciona acabou meio que se remodelando e englobando assuntos variados (cinema, literatura, animes, política, etc), e a parte do tema propriamente dito do fórum, ainda que apareça no topo das seções, acaba tendo pouca atividade...

Arrisco a dizer que houve uma mudança no perfil de usuários da internet. Anos atrás se ia na internet para procurar um assunto/grupo que não se encontrava na vida real, por ser algo bem específico e etc. Agora não é mais assim, e essa busca por nichos mais específicos acaba sendo um apêndice de outras atividades.

Sou outro que não gosta do facebook... Discussões muito esparsas, sem espaço adequado, e acho ele muito nebuloso na questão da privacidade, nunca sei quem exatamente vai ver o que eu vou postar.... Uma vez cliquei num link, por curiosidade (doenças estranhas ou algo assim), vi, achei curioso mas ok, nada demais... descobri que tinha compartilhado o negócio e já tinha sujeito dando like, haha.  bounce  Ok, exemplo isolado e não quer dizer nada, mas serve para ilustrar que no face a fronteira entre publicar ou não publicar algo é muito curta, muitas vezes uma pequena alteração no perfil já conta como publicação... Diferente de outras redes que há mais clareza nesse sentido.
Pois é, depois de discutirmos um pouco aqui, a gente acaba chegando à conclusão de que é algo generalizado mesmo, essa decadência de fóruns...
Essa questão da privacidade é um problema que eu também sinto, é muito chato isso. Às vezes estou num site lendo um mangá yaoi e ao lado tem algumas recomendações de mangás ligadas ao Facebook. Daí, por essa questão de privacidade nebulosa, eu fico com medo de clicar e aparecer esses mangás que eu fico lendo na minha linha do tempo. Imagina que tenso.
Uma vez comentei num episódio de anime no Anitube e o comentário saiu na minha linha do tempo -.-''
É muito tenso isso. Também tenho esse incômodo em relação ao Google+, que agora tem ligação com a conta do Youtube.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino

Mensagem por Alucard Ter Mar 11, 2014 1:07 pm

Na verdade tem aumentado e muito o negoço que os otakus em sua maioria estudam e cumprem horários por isso ficam pouco tempo online e quando ficam em sua maioria olham outras coisas bom é essa a minha opinião.
Alucard
Alucard
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Prontera Masculino
Ka$h : 1036

Mensagem por Nimura-kun Ter Mar 11, 2014 1:49 pm

Bem,de um tempo pra cá,ando vendo muitos otakus,mas falando sério,TEM DIFERENÇAS ENTRE SER UM OTAKU E UM BABACA QUE VÊ ANIMES.
as vezes sinto muita vergonha de ser um otaku brasileiro,principalmente quando entro no Facebook e vejo aquelas pages babacas de gente pagando pau para SAO,Shingeki,Fairy Tail,DBZ,Naruto e atualmente,One Piece
Não vejo problemas em ser fã de animes ou games,mas tem certas coisas que tem de haver limites(Exceto a Zuera,pq ela é sem limites).
E acho pior quando encontro um na rua falando besteiras como "Vou escrever seu nome no meu Death Note" ou "Espere de noite e te matarei feito um ninja".
então,acredito que o Otakismo no Brasil exista,só que é realmente defasado por esses otários  que acham que por que vê anime,já é otaku,sinceramente,me irrita muito.
Nimura-kun
Nimura-kun
Black Blank blah-blah-blah
Black Blank blah-blah-blah

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 17182

Declinio do otakismo no Brasil? HaJA8Yt

Mensagem por Sora Nimus Ter Mar 11, 2014 7:25 pm

Acho que os foruns ficaram mais consolidados, digamos aqueles vários forúns que falavam de um assunto específico(anime), para forúns bem maiores, mais diversificados, forúns de portais, e tais. Enquanto os foruns menores acabaram, a massa foi para facebook e fan pages.

Enfim, adoro animes, inegável dizer que me sinto melhor sabendo que otaku e nerd não é algo tão negativo como a anos atrás; já que nerd virou modinha.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Ka$h : 34831

Declinio do otakismo no Brasil? HaJA8Yt Declinio do otakismo no Brasil? VgDv2gT Declinio do otakismo no Brasil? 4URmKMV

Mensagem por Yancha Ter Mar 11, 2014 7:44 pm

Estou tentando fazer os números de otakus crescerem a um ano, mas quando eu fui em uma feira de anime eu vi tantos otakus que achei que na minha cidade não precisa de mais otakus!
Yancha
Yancha
Compulsive Liar Missy
Compulsive Liar Missy

Prontera Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 834

Mensagem por Sora Nimus Dom Abr 13, 2014 1:30 pm

As redes sociais em constante mudança, uma coisa é certa, o otakismo no Brasil aumentou e muito.

Última edição por Sora Nimus em Dom Abr 13, 2014 1:39 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : artigos definidos)
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Ka$h : 34831

Declinio do otakismo no Brasil? HaJA8Yt Declinio do otakismo no Brasil? VgDv2gT Declinio do otakismo no Brasil? 4URmKMV

Mensagem por Vice Dom Abr 13, 2014 1:37 pm

Não aconteceu um declínio do Otakismo, aconteceu uma popularização. A passos lentos, isso está adentrando nas massas e pá. Dá pra notar isso nas redes sociais, na rua, e tudo isso. Mas acontece que, ao mesmo tempo, aqueles que eram antes do início da popularização, devem estar arcando com diversas outras atividades, ocasionando em um abandono dos fóruns. Os mais experientes que podiam guiar aqueles que estão iniciando, aos poucos começam a se esvair, deixando essa massa concentrada em duas redes sociais: Facebook e Youtube.
Depois procurem acompanhar os Streams que o canal Genkidama faz. Vocês vão ver a quantidade de otakus que tem por aí, mas que ao mesmo tempo não estão acostumados com esse tipo de ambiente.
Vice
Vice
Maniac Coward
Maniac Coward

Prontera Masculino
Ka$h : 11141

Declinio do otakismo no Brasil? Ysw7x8R Declinio do otakismo no Brasil? VgDv2gT

Mensagem por Sforza Dom Abr 13, 2014 2:20 pm

Não acho que a diminuição ou ausência de frequentadores de fóruns seja índice de que isso diminua, visto que eventos bombam e é só passar na Liba de fds que brota otaku. Mas com facebook, "zap zap" (quase tenho um filho quando ouço isso) e outros meios de comunicação, além das tretas que rolam em fórum, dos compromissos de quem deixa de ter tempo livre pra começar a estudar e/ou trabalhar, impactam bastante nisso, não significa que a quantidade de otakus diminua, sem contar que tem gente que detesta o termo otaku.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Ka$h : 43060

Declinio do otakismo no Brasil? QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo