Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Senado aprova cotas para negros em concursos

+6
Kaoru
Momiji Binboda
Ma
LucasDoA
Hikaru
Sora Nimus
10 participantes

Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Sora Nimus Qua maio 21, 2014 12:26 am

Enfim, o Senado acabou de aprovar as cotas para negros em concursos, 20%. Queria saber se alguém aqui é a favor dessa lei racista e preconceituosa?

Já digo que eu sou contra e tenho meus motivos:
- Entendo ter cotas pra índios, eles vivem uma sociedade diferente e essa identidade é essencial, agora negros, quando que aqui virou EUA, aqui é agora Estados unidos do Brasil e eu não tô sabendo? é isso?
- se fomos mesmo com essa ideia de Apartheid, não vai dar de fazer nada porque no Brasil é todo colorido, imagina naqueles a fila pra usar aqueles bebedor do apartheid, vai tá todo mundo lá, os rodinha de samba, os black metal, a família Restart, os cubanos, claro que vai ter um ou outro pra furar, mas o fato é que é difícil achar descoloridos no Brasil.
- Racismo que se combate com racismo
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Senado aprova cotas para negros em concursos HaJA8Yt Senado aprova cotas para negros em concursos VgDv2gT Senado aprova cotas para negros em concursos 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Ikarugo Qua maio 21, 2014 12:37 am

Sora Nimus escreveu:Enfim, o Senado acabou de aprovar as cotas para negros em concursos, 20%. Queria saber se alguém aqui é a favor dessa lei racista e preconceituosa?

Já digo que eu sou contra e tenho meus motivos:
- Entendo ter cotas pra índios, eles vivem uma sociedade diferente e essa identidade é essencial, agora negros, quando que aqui virou EUA, aqui é agora Estados unidos do Brasil e eu não tô sabendo? é isso?
- se fomos mesmo com essa ideia de Apartheid, não vai dar de fazer nada porque no Brasil é todo colorido, imagina naqueles a fila pra usar aqueles bebedor do apartheid, vai tá todo mundo lá, os rodinha de samba, os black metal, a família Restart, os cubanos, claro que vai ter um ou outro pra furar, mas o fato é que é difícil achar descoloridos no Brasil.
- Racismo que se combate com racismo

Esse assunto é muitíssimo complicado de ser debatido. Se por um lado eu acredito que os negros possam ter a mesma capacidade mental, ou seja, a mesma inteligência que qualquer pessoa de outra etnia através do estudo e dedicação, por outro eu tenho consciência que, desde que foram trazidos pra cá nos navios negreiros, eles tem sido marginalizados e excluídos pela sociedade.
Mas, de qualquer maneira, eu sou contra a adoção de cotas raciais em concursos públicos, pois acho que o correto seria investir na educação pública, para que todas as pessoas, independente da etnia ou gênero, possam ter as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
Ikarugo
Ikarugo
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 55
Ka$h : 441
Likes : 4
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Hikaru Qua maio 21, 2014 12:53 am

Entendo a questão das cotas especificas para negros serem vistas como uma forma de racismo, mas eu não vejo bem assim não.
Se você for reparar grande parte população negra do Brasil vive com baixas condições socioeconômicas, desfrutando da péssima educação publica do país e tendo de concorrer com outras pessoas que tem melhores condições e puderam estudar em escolas particulares.

Uma pessoa ser negra e pobre no Brasil se confunde, por isso não considero cotas para negros como uma forma de racismo, mas como um direito merecido por todo o histórico de opressão que os negros sofreram nesse país e ainda sofrem. Quantos negros você vê hoje assumindo cargos e empregos considerados bons pela sociedade? 

Existem sim médicos negros, advogados negros, engenheiros negros, mas compare essa quantidade com os números de negros como faxineiros, garis, garçons e outras profissões tratadas com pouco prestigio e que não necessitam de muito tempo de estudo para serem ocupadas. 

É justo que o jovem da favela que termina o ensino medio de péssima qualidade concorra de forma igual com um rapaz de classe média e que estudou em bons colégios ? Claro que existem negros que reverteram essa situação, os negros da periferia são capazes de estudar muito e conseguirem passar em um concurso com livre concorrência, mas as coisas não são tão simples assim.

O problema é que algumas pessoas que não necessariamente necessitam das cotas podem usar isso para se beneficiar, mas não acredito que isso seja suficiente para descaracterizar a medida. Porém também concordo com o Ikarugo sobre o investimento em educação para que medidas como as cotas não sejam necessárias.
Hikaru
Hikaru
Amazing Guardian Angel
Amazing Guardian Angel

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Príncipe de Prontera
Mensagens : 11757
Ka$h : 303036
Likes : 209
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 112
Localização : Gan Eden

Senado aprova cotas para negros em concursos MRdxMuH Senado aprova cotas para negros em concursos MLfFy4LSenado aprova cotas para negros em concursos HaJA8YtSenado aprova cotas para negros em concursos A4RPXal

http://okashiiplace.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por LucasDoA Qua maio 21, 2014 12:59 am

Hikaru escreveu:Entendo a questão das cotas especificas para negros serem vistas como uma forma de racismo, mas eu não vejo bem assim não.
Se você for reparar grande parte população negra do Brasil vive com baixas condições socioeconômicas, desfrutando da péssima educação publica do país e tendo de concorrer com outras pessoas que tem melhores condições e puderam estudar em escolas particulares.

Uma pessoa ser negra e pobre no Brasil se confunde, por isso não considero cotas para negros como uma forma de racismo, mas como um direito merecido por todo o histórico de opressão que os negros sofreram nesse país e ainda sofrem. Quantos negros você vê hoje assumindo cargos e empregos considerados bons pela sociedade? 

Existem sim médicos negros, advogados negros, engenheiros negros, mas compare essa quantidade com os números de negros como faxineiros, garis, garçons e outras profissões tratadas com pouco prestigio e que não necessitam de muito tempo de estudo para serem ocupadas. 

É justo que o jovem da favela que termina o ensino medio de péssima qualidade concorra de forma igual com um rapaz de classe média e que estudou em bons colégios ? Claro que existem negros que reverteram essa situação, os negros da periferia são capazes de estudar muito e conseguirem passar em um concurso com livre concorrência, mas as coisas não são tão simples assim.

O problema é que algumas pessoas que não necessariamente necessitam das cotas podem usar isso para se beneficiar, mas não acredito que isso seja suficiente para descaracterizar a medida. Porém também concordo com o Ikarugo sobre o investimento em educação para que medidas como as cotas não sejam necessárias.

Concordo totalmente com o Hikaru.
Só que as cotas para os concursos já é uma situação diferenciada.
O negro estudou em colégios de péssima qualidade durante sua vida porque é pobre, se esforçou e entrou numa faculdade graças as cotas. Supor que ele precisa de cotas para fazer o concurso público é o mesmo que dizer que ele não teve capacidade de aprender o que a faculdade lhe ofereceu.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 28

Senado aprova cotas para negros em concursos DCGib1l Senado aprova cotas para negros em concursos 49EG7W4 Senado aprova cotas para negros em concursos A4RPXal Senado aprova cotas para negros em concursos 4URmKMV Senado aprova cotas para negros em concursos XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Hikaru Qua maio 21, 2014 1:06 am

/\ Entendo Lucas, isso é verdade.
Mas nem todos os concursos que existem são para pessoa que concluíram o novel superior. Talvez devessem analisar melhor a aplicabilidade dessa medida, sei la.
Como eu não li sobre a aprovação ainda, então não sei como vai funcionar de forma exata, vou ler mais depois para entender melhor.
Hikaru
Hikaru
Amazing Guardian Angel
Amazing Guardian Angel

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Príncipe de Prontera
Mensagens : 11757
Ka$h : 303036
Likes : 209
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 112
Localização : Gan Eden

Senado aprova cotas para negros em concursos MRdxMuH Senado aprova cotas para negros em concursos MLfFy4LSenado aprova cotas para negros em concursos HaJA8YtSenado aprova cotas para negros em concursos A4RPXal

http://okashiiplace.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Ma Qua maio 21, 2014 11:59 am

Ao mesmo tempo vejo as cotas como algo ruim e bom. É bom pra quem vive com baixa renda e não teve bons estudos, mas também é ruim, pois muitos irão desvalorizá-los por que entrou pela cota, dizendo que é burro e coisas do gênero.

O problema são as pessoas que se dizem negros, mas não tem um pingo de melanina na pele e só usam as cotas para se beneficiar.

Esse tópico não deveria ser em discussões?
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

Senado aprova cotas para negros em concursos YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Ikarugo Qua maio 21, 2014 12:11 pm

Ma escreveu:O problema são as pessoas que se dizem negros, mas não tem um pingo de melanina na pele e só usam as cotas para se beneficiar.

Concordo plenamente contigo nesse ponto. Tem muita gente aí mais branca que papel que se diz negro para poder se beneficiar. No dia que fui fazer a matrícula da faculdade mesmo, eu vi uma menina branquinha, com o cabelo bem liso que ia até a cintura, preencher um documento que a declarava negra/parda na maior cara de pau. E o pior é que isso acontece frequentemente.
Ikarugo
Ikarugo
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 55
Ka$h : 441
Likes : 4
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Momiji Binboda Sáb maio 24, 2014 11:33 am

Já estava na hora né? 
Agora posso usar mais cotas, BUAAAAAAAAA HAHAHAHA!
Eu sou negra! Minha vó era, meu avó também, meu tio, meu padrinho...
Ou seja? I' am NIGGA! Então posso ter cota.
O que não pode é aquelas pessoas brancas que nem papel, loiras de olhos verdes dizer que é negra.

Senado aprova cotas para negros em concursos 2em3ji9
Momiji Binboda
Momiji Binboda
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Prontera Feminino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 6947
Ka$h : 45219
Likes : 77
Data de inscrição : 04/04/2013
Idade : 35
Localização : Terra dos Deuses do Azar

Senado aprova cotas para negros em concursos CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Kaoru Sáb maio 24, 2014 12:02 pm

Opa discussão é essa aqui? :O
Nunca tinha visto IUYGSYDUGASDYU
Normal. sdfhuysdf

Ok, vou ser realista e espero que muitos leiam este post. la 
Segundo a lei 5 da LDB desde 1996: Todos somos iguais perante a lei!
Porém, deve-se dar igualdade aos desiguais.
Vocês pensam mesmo que negros tem as mesmas oportunidades na vida que brancos? E mulheres então?
Seria MUITA ingenuidade pensar assim, cara não tem, há várias pesquisas sobre como o homem branco tem mais chances de conseguir um emprego do que a mulher e o negro, isso é um fato, provado cientificamente na nossa sociedade do século 21.
Não adianta "achar" que não é assim, porque é assim que funciona.
E outra, não é que o negro não tem capacidade, por favor né, eu mesmo estou na minha faculdade por cotas, tudo sempre teve cotas, eu nunca me importei, e eu prestei uns 4 vestibulares e passei em todos eles, inclusive só consegui cota pq tirei uma nota razoavelmente boa no Enem, se eu tivesse sido uma merda nem isso eu iria conseguir.
Pensam que é fácil pegar cotas? Claro que não, é tipo 5 vagas pra 100 negros. Os melhores pegam, então eu sempre vou concordar com cotas, de qualquer coisa.
Pois enquanto o nosso país for desigual e injusto, é necessário essas medidas.
Kaoru
Kaoru
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Título de Nobreza : Duque de Valentine
Mensagens : 6397
Ka$h : 45124
Likes : 59
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 27
Localização : Mundo Yaoi

Senado aprova cotas para negros em concursos IePTSs3 Senado aprova cotas para negros em concursos DCGib1l Senado aprova cotas para negros em concursos LBnshhK

http://yaoiproject1.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Ikarugo Sáb maio 24, 2014 12:57 pm

Kaoru escreveu:Opa discussão é essa aqui? :O
Nunca tinha visto IUYGSYDUGASDYU
Normal. sdfhuysdf

Ok, vou ser realista e espero que muitos leiam este post. la 
Segundo a lei 5 da LDB desde 1996: Todos somos iguais perante a lei!
Porém, deve-se dar igualdade aos desiguais.
Vocês pensam mesmo que negros tem as mesmas oportunidades na vida que brancos? E mulheres então?
Seria MUITA ingenuidade pensar assim, cara não tem, há várias pesquisas sobre como o homem branco tem mais chances de conseguir um emprego do que a mulher e o negro, isso é um fato, provado cientificamente na nossa sociedade do século 21.
Não adianta "achar" que não é assim, porque é assim que funciona.
E outra, não é que o negro não tem capacidade, por favor né, eu mesmo estou na minha faculdade por cotas, tudo sempre teve cotas, eu nunca me importei, e eu prestei uns 4 vestibulares e passei em todos eles, inclusive só consegui cota pq tirei uma nota razoavelmente boa no Enem, se eu tivesse sido uma merda nem isso eu iria conseguir.
Pensam que é fácil pegar cotas? Claro que não, é tipo 5 vagas pra 100 negros. Os melhores pegam, então eu sempre vou concordar com cotas, de qualquer coisa.
Pois enquanto o nosso país for desigual e injusto, é necessário essas medidas.

Realmente tudo o que você disse é a mais pura verdade. A nossa sociedade é racista e machista. A aparência acaba valendo muito mais do que o caráter, a dedicação e o preparo.
Ikarugo
Ikarugo
Demented Stranger
Demented Stranger

Masculino
Mensagens : 55
Ka$h : 441
Likes : 4
Data de inscrição : 22/04/2014
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Sora Nimus Sáb maio 24, 2014 10:58 pm

Ikarugo escreveu:
Sora Nimus escreveu:Enfim, o Senado acabou de aprovar as cotas para negros em concursos, 20%. Queria saber se alguém aqui é a favor dessa lei racista e preconceituosa?

Já digo que eu sou contra e tenho meus motivos:
- Entendo ter cotas pra índios, eles vivem uma sociedade diferente e essa identidade é essencial, agora negros, quando que aqui virou EUA, aqui é agora Estados unidos do Brasil e eu não tô sabendo? é isso?
- se fomos mesmo com essa ideia de Apartheid, não vai dar de fazer nada porque no Brasil é todo colorido, imagina naqueles a fila pra usar aqueles bebedor do apartheid, vai tá todo mundo lá, os rodinha de samba, os black metal, a família Restart, os cubanos, claro que vai ter um ou outro pra furar, mas o fato é que é difícil achar descoloridos no Brasil.
- Racismo que se combate com racismo

Esse assunto é muitíssimo complicado de ser debatido. Se por um lado eu acredito que os negros possam ter a mesma capacidade mental, ou seja, a mesma inteligência que qualquer pessoa de outra etnia através do estudo e dedicação, por outro eu tenho consciência que, desde que foram trazidos pra cá nos navios negreiros, eles tem sido marginalizados e excluídos pela sociedade.
Mas, de qualquer maneira, eu sou contra a adoção de cotas raciais em concursos públicos, pois acho que o correto seria investir na educação pública, para que todas as pessoas, independente da etnia ou gênero, possam ter as mesmas oportunidades no mercado de trabalho.
Interessante um estudo que saiu a pouco tempo de estudantes que estavam indo muito mal no Enem na parte de redação, e isso independia de etnia, status social etc, mas a maioria em aspecto geral estava indo mal em exames que exigiam elaboração de textos dissertativos.
Hikaru escreveu:Entendo a questão das cotas especificas para negros serem vistas como uma forma de racismo, mas eu não vejo bem assim não.
Se você for reparar grande parte população negra do Brasil vive com baixas condições socioeconômicas, desfrutando da péssima educação publica do país e tendo de concorrer com outras pessoas que tem melhores condições e puderam estudar em escolas particulares.

Uma pessoa ser negra e pobre no Brasil se confunde, por isso não considero cotas para negros como uma forma de racismo, mas como um direito merecido por todo o histórico de opressão que os negros sofreram nesse país e ainda sofrem. Quantos negros você vê hoje assumindo cargos e empregos considerados bons pela sociedade? 

Existem sim médicos negros, advogados negros, engenheiros negros, mas compare essa quantidade com os números de negros como faxineiros, garis, garçons e outras profissões tratadas com pouco prestigio e que não necessitam de muito tempo de estudo para serem ocupadas. 

É justo que o jovem da favela que termina o ensino medio de péssima qualidade concorra de forma igual com um rapaz de classe média e que estudou em bons colégios ? Claro que existem negros que reverteram essa situação, os negros da periferia são capazes de estudar muito e conseguirem passar em um concurso com livre concorrência, mas as coisas não são tão simples assim.

O problema é que algumas pessoas que não necessariamente necessitam das cotas podem usar isso para se beneficiar, mas não acredito que isso seja suficiente para descaracterizar a medida. Porém também concordo com o Ikarugo sobre o investimento em educação para que medidas como as cotas não sejam necessárias.
Duas palavras: Cotas socioeconômicas

Não ir a escolas particulares, morar em comunidades de fraca infraestrutura, não pertencer a elite, não quer dizer que nunca terá um emprego bom. Mas nem preciso entrar em debate socioeconômico, porque não é uma cota para indivíduos de baixa renda que si trata aqui, é uma cota para "negros", a questão é, que negros são esses? por acaso não foram negros que fizeram o Brasil? e quando os candangos foram fazer Brasília não estavam negros junto a todos? considerar negros como estrangeiros ou parte separada da nação não é um racismo extremo? não é ainda mais preconceito dizer que negros pobres não tem a mesma capacidade cognitiva que brancos pobres, pardos pobres, amarelos pobres e nordestinos pobres tem?

Aliás se lembramos de todos os povos que escravizamos depois da lei áurea, depois de negros foram alemães, muitos, poloneses, italianos, ... nem preciso falar da sacanagem que o Brasil fez com os japoneses, hoje temos cubanos, e a pouco tempo tivemos matérias de índios sendo escravizados no norte de toda maneira vergonhosa que a escravidão é.

Mas não é isso porque falei de índios, falei pq as famílias indígenas são uma comunidade que tem uma entidade a parte no Brasil, negros não, negros são o Brasil, dizer que todo indivíduo negro veio de africanos é uma analogia que já foi derrubada a muito tempo pela própria ciência. Como disse, eu defenderia cotas para: Africanos, Chineses, Indígenas, Nordestinos, Cubanos(por que não?), mas negros não, é puramente racista.

Ma escreveu:Ao mesmo tempo vejo as cotas como algo ruim e bom. É bom pra quem vive com baixa renda e não teve bons estudos, mas também é ruim, pois muitos irão desvalorizá-los por que entrou pela cota, dizendo que é burro e coisas do gênero.

O problema são as pessoas que se dizem negros, mas não tem um pingo de melanina na pele e só usam as cotas para se beneficiar.

Esse tópico não deveria ser em discussões?
Você é a moderadora, não? rsrs
Momiji Binboda escreveu:Já estava na hora né? 
Agora posso usar mais cotas, BUAAAAAAAAA HAHAHAHA!
Eu sou negra! Minha vó era, meu avó também, meu tio, meu padrinho...
Ou seja? I' am NIGGA! Então posso ter cota.
O que não pode é aquelas pessoas brancas que nem papel, loiras de olhos verdes dizer que é negra.

Senado aprova cotas para negros em concursos 2em3ji9
Se soubesse a concorrência que é esses 20% de vagas não falaria isso kkkkk

Kaoru escreveu:Opa discussão é essa aqui? :O
Nunca tinha visto IUYGSYDUGASDYU
Normal. sdfhuysdf

Ok, vou ser realista e espero que muitos leiam este post. la 
Segundo a lei 5 da LDB desde 1996: Todos somos iguais perante a lei!
Porém, deve-se dar igualdade aos desiguais.
Vocês pensam mesmo que negros tem as mesmas oportunidades na vida que brancos? E mulheres então?
Seria MUITA ingenuidade pensar assim, cara não tem, há várias pesquisas sobre como o homem branco tem mais chances de conseguir um emprego do que a mulher e o negro, isso é um fato, provado cientificamente na nossa sociedade do século 21.
Não adianta "achar" que não é assim, porque é assim que funciona.
E outra, não é que o negro não tem capacidade, por favor né, eu mesmo estou na minha faculdade por cotas, tudo sempre teve cotas, eu nunca me importei, e eu prestei uns 4 vestibulares e passei em todos eles, inclusive só consegui cota pq tirei uma nota razoavelmente boa no Enem, se eu tivesse sido uma merda nem isso eu iria conseguir.
Pensam que é fácil pegar cotas? Claro que não, é tipo 5 vagas pra 100 negros. Os melhores pegam, então eu sempre vou concordar com cotas, de qualquer coisa.
Pois enquanto o nosso país for desigual e injusto, é necessário essas medidas.
Mas isso não é emprego de entrevista, é concurso, ninguém vai ti ver, você só precisa passar na prova do concurso e ser chamado, depois que alguém vai ti ver e saber se você é negro ou não, mas aí você já está empregado, e concursado não pode ser despedido assim do nada.

E não sei aonde eles fazem essa pesquisas por que mendigo de rua ninguém está olhando se é negro ou não, na verdade ninguém olha cor de mendigo.

Edit: com exceção desse aqui
Senado aprova cotas para negros em concursos Mendigo
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Senado aprova cotas para negros em concursos HaJA8Yt Senado aprova cotas para negros em concursos VgDv2gT Senado aprova cotas para negros em concursos 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Hikaru Dom maio 25, 2014 2:12 am

Eu entendo o seu ponto de vista Sora e concordo com ele, de certa forma, neste caso, fica parecendo que é puro preconceito cotas apenas para negros, levando em conta outras pessoas de diferentes identidades etno-raciais que passaram por momentos de opressão no Brasil.

Mas muitas pessoas tentam descaracterizar o sistema de cotas, que beneficia muita gente de forma correta, usando esse argumento sobre ser uma medida racista, pois os negros tem a mesma capacidade que os brancos. As vezes essas pessoas não tem noção de alguns fatos ou os ignoram, reproduzindo esses argumentos.

Mas apesar dessas outras etnias terem sofrido opressão no Brasil no passado, atualmente não são mais tão excluídas como os negros. Mas de qualquer forma, ainda não discordando da ideia de cotas para negros, acredito mesmo que cotas para pessoas de baixa renda seria realmente mais valido do que fazer essa segregação, pois desta maneira alguns argumentos racistas que desvalorizam as cotas perderiam valor.

Porém o ideal mesmo era que não ficasse só com essas medidas meio que "tapa buracos" e que o atual governo e os próximos que vierem invistam em educação para que medidas como essa não sejam necessárias.
Hikaru
Hikaru
Amazing Guardian Angel
Amazing Guardian Angel

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Príncipe de Prontera
Mensagens : 11757
Ka$h : 303036
Likes : 209
Data de inscrição : 19/09/2011
Idade : 112
Localização : Gan Eden

Senado aprova cotas para negros em concursos MRdxMuH Senado aprova cotas para negros em concursos MLfFy4LSenado aprova cotas para negros em concursos HaJA8YtSenado aprova cotas para negros em concursos A4RPXal

http://okashiiplace.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Sora Nimus Dom maio 25, 2014 10:25 pm

E é o que mais precisamos, educação, não mais educação, e sim mais qualidade de educação.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Senado aprova cotas para negros em concursos HaJA8Yt Senado aprova cotas para negros em concursos VgDv2gT Senado aprova cotas para negros em concursos 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Sforza Seg maio 26, 2014 1:39 am

Não faço parte das "estatísticas", já que sou negra, da pele escura mesmo, não apenas por causa do sangue herdado, estudei em escola particular desde a primeira série, não passei em faculdade pública ou federal porque sou vagal, capacidade tenho de sobra, mas tenho prova terça e li 6 páginas do livro ontem, preguiça mesmo. Sou concursada, minha mãe também, só que ela ocupa um cargo muito melhor, assim como duas primas e um primo. Uma de minhas primas era formada em direito, que descanse em paz. Enfim, o que entendo por cotas: tentativa de pagar pelo que fizeram no passado, já que a dívida é alta se for colocar na ponta do lápis, não apenas financeira, mas também social, tudo fruto do fim da escravidão e início da exclusão e marginalização do negro. Não é só negro que estuda em escola pública, assim como não é só pobre e nem todos tem uma formação insuficiente,tanto que há npais optando por colocar seus filhos em escolas públicas e guardam dinheiro para a contonuidade dos estudos ou poupança. Nem toda escola tem professores que se empenhem,fato, muito vai também da criação em casa e do apoio e incentivo dos pais. Ninguém vai saber a cor da minha pele se não existir questionário socioeconômico. Fato que a maioria que sofre com desigualdade e marginalização é negro, mas tem que mexer na base. E é bem o que falaram,depois que saiu esse negócio de cota, nem compensa dizer que é roxo, azul marinho ou amarelo porque outros quinhentos vão querer uma fatia da pizza e a concorrência fica maior do que a das vagas "normais". A cota é colocada de forma errada, aliás, quase tudo que é feito com a desculpa de que vai melhorar pro lado dos menos desfavorecidos é só pra calar a boca do povo com migalha. Tapar o sol com a peneira mesmo. A dívida do passado nunca será paga e o que aconteceu não será esquecido, o governo não está querendo melhorar a situação de ninguém nem dar oportunidade, só quer continuar no controle absoluto. Antes de dar cota,dê instrução e educação, mas, opa! Ninguém quer pensadores. Os índios não receberam melhor tratamento que os negros, mas o modo de vida deles também é diferente, como se vivessem alheios a nós, a colonização os contamimou e prejudicou.
Também é preciso levar em conta que hoje concluir estudos de verdade é quase lenda,tem gente que nem vai a escola e se forma. Uns tiram 3 e 4 o ano inteiro e se formam. Cotas são apenas a continuidade da merda que brota com a baixa qualidade de ensino, com a falta de oportunidade para todos, de iguais condições, isso não é direito nem benefício menos ainda incentivo, é pra manter a casa em ordem. Acho injusto com quem, mesmo sofrendo com adversidades, se esforçou, tentou de verdade.
Sforza
Sforza
Schizophrenic Phantom
Schizophrenic Phantom

Prontera Feminino
Clã : Mugiwaras
Título de Nobreza : Condessa de Prontera
Mensagens : 13595
Ka$h : 43060
Likes : 85
Data de inscrição : 06/12/2011
Idade : 35
Localização : No lustre do castelo

Senado aprova cotas para negros em concursos QpBNVxc

https://myanimelist.net/profile/Sfor

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Kamus Seg Jun 02, 2014 6:52 pm

Sora Nimus escreveu:Enfim, o Senado acabou de aprovar as cotas para negros em concursos, 20%. Queria saber se alguém aqui é a favor dessa lei racista e preconceituosa?

Já digo que eu sou contra e tenho meus motivos:
- Entendo ter cotas pra índios, eles vivem uma sociedade diferente e essa identidade é essencial, agora negros, quando que aqui virou EUA, aqui é agora Estados unidos do Brasil e eu não tô sabendo? é isso?
- se fomos mesmo com essa ideia de Apartheid, não vai dar de fazer nada porque no Brasil é todo colorido, imagina naqueles a fila pra usar aqueles bebedor do apartheid, vai tá todo mundo lá, os rodinha de samba, os black metal, a família Restart, os cubanos, claro que vai ter um ou outro pra furar, mas o fato é que é difícil achar descoloridos no Brasil.
- Racismo que se combate com racismo

Acho algo válido...

Mas como sempre é apenas mais um paliativo nesse país que vive de paliativos, e não resolve os reais problemas dele, devido a administração de merda dos governantes e a cultura porca que temos.

Não é uma lei racista, é um mecanismo que possibilita o mínimo de chances para uma parcela enorme da população ingressar no serviço público. E outra coisa, mesmo que essas cotas existam, não significa que serão preenchidas.

O ideal seria melhorar a educação pública, mas isso não interessa pra quem controla o país, não é mesmo?
Kamus
Kamus
Autist Bastard
Autist Bastard

Masculino
Mensagens : 160
Ka$h : 1697
Likes : 1
Data de inscrição : 23/04/2014
Localização : Casa de Aquário/ Sibéria


Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Sora Nimus Seg Jun 02, 2014 10:05 pm

A cultura que a gente conseguiu foi embora com a ditadura e ficou apenas uma cultura importada made in eua.
Quem controla o país são velhos lobos que só veem uma maneira de continuar no poder da matilha, nossa estrutura política e educacional está envelhecida e se desgastando semelhantemente.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Senado aprova cotas para negros em concursos HaJA8Yt Senado aprova cotas para negros em concursos VgDv2gT Senado aprova cotas para negros em concursos 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Neoshadow Seg Jun 23, 2014 2:15 am

Ah. Não tinha visto esse tópico antes, mas acho que não faz mal "ressuscitá-lo" se eu tenho algo a acrescentar, né?

Sou a favor da adoção dessas ações afirmativas - tanto a cota em concurso público quanto em universidades. Nós vivemos em um país em que o racismo está profundamente estratificado, e todos sabem que as populações afrodescendentes sofrem todos os tipos de exclusões sociais e discriminações.  As cotas nos concursos públicos não são as únicas ações afirmativas que promovem a integração e a justiça social, mas elas são um meio, entende? E isso é reconhecido pelos tribunais. Mesmo com essas iniciativas, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Ainda há uma baixa representatividade da comunidade negra nos espaços públicos, incluindo na educação. Só para exemplificar, em 2011, o percentual de estudantes negros em universidade era apenas a metade do percentual de estudantes brancos. Em 2002, o número de negros em universidades públicas era apenas de 2%. (Fonte)

É claro que não é uma questão completamente paliativa. O racismo não é apenas um comportamento individual. É um sistema de dominação social e o seu objetivo sempre foi o mesmo: garantir a hegemonia do grupo racial dominante. Por isso, eu creio, precisamos de políticas públicas. Precisamos de um processo de formação de profissionais que estejam preparados para lidar com a questão racial dentro da sociedade como um todo. Precisamos promover a educação racial do povo brasileiro.

Entretanto, não acho que a criação de escolas públicas de qualidade sejam a solução para a questão - como muitos afirmam, inclusive aqui nesse tópico. A estratificação racial não é um produto apenas de uma questão de classe. Acho que quando os jovens negros veem que existem pessoas como Joaquim Barbosa no funcionalismo público, eles criam essa esperança de que um dia eles podem estar lá também.

E, para concluir: acho que essa políticas públicas são importantes porque, acima e além de tudo, rejeitam essa imagem falsificada que a sociedade brasileira criou de que nosso país consegue transcender o racismo. Acho que a adoção de cotas para negros em espaços públicos nos aproximou dessa realidade em que a sociedade é racialmente estratificada. E, além disso, acho que é importante ter mais negros trabalhando nos domínios públicos porque eles se tornam mais participativos em relação à construção de políticas para negros.

Resumindo a ópera: acredito que a adoção de cotas para negros no ensino superior e no funcionalismo público é uma solução para as barreiras raciais que foram criadas pela sociedade. Não é uma questão de segregação, mas ao contrário: uma questão de inclusão. Se pararmos para pensar, qual é o perfil de quem ocupa cargos públicos? Não parece muito democrático, no final das contas. Parece?
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

Senado aprova cotas para negros em concursos HaJA8YtSenado aprova cotas para negros em concursos CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

Senado aprova cotas para negros em concursos Empty Re: Senado aprova cotas para negros em concursos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos