Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vamos falar sobre a Inveja

4 participantes

Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Sora Nimus Qui Set 04, 2014 4:06 pm

Eu estava falando disso com uma amiga que é muito dedicada, e apenas por isso era alvo de inveja. Logo vi fazer esse tópico pequenino. Vamos discutir sobre isso enquanto fumo meu charuto importado de madeira irlandesa.

Inveja é um sentimento de tristeza gerando antipatia por alguém que tem algo que você deseja. Na gênese bíblica a inveja foi o pecado que gerou o homicídio, produzindo uma reação em cadeia na decadência humana. A questão é, ela é natural ou não?
naturalmente destrutiva? ou não? depende?

===
Alguns teóricos como Caco Antibes segue a visão socio-econômica, ele cita o classe baixa como o ser mais invejado da terra, "Se um rico ganha uma mercedes - ganhou por seus esforços e talentos; Se um pobre compra um carro - parece que o trabalho batendo carteira está valendo a pena", fugindo da visão de Antibes a doutora Anitta já demostra a inveja como um expressão agressiva, uma tendência social destrutiva e disfarçada, dr Anitta elabora alguns tratamentos como Beijinho no ombro.

Falando mais sério, eu não vejo como consequência de uma sociedade mais consumista, é uma reação natural que por ser recalcada(daí o nome) vira uma antipatia. É perigoso recalcar algumas reações, principalmente para pessoas mais sociais, pois aí(dependendo do grau) vai se tornando um sentimento social-autodestrutivo. Isso é algo que deve aparecer em qualquer lugar aonde há concorrência, política, irmãos, posições, mas aparentemente acontece menos aí e mais nas relações grupais, já que o perigo não está no aparente(concorrência saudável) mas no recalcado, o invejoso(a) em alto grau acumula essas cargas negativas constantemente. Essas são pessoas muito negativas, muito pessimistas e principalmente desconfiadas, para estas a inveja sempre virá do outro, nunca delas mesmas. Talvez se esse trabalhasse encima desse sentimento ao invés de apenas retrair conseguiria mudar sua postura e criar um clima verdadeiro e agradável consigo e com outros.

Vamos falar sobre a Inveja WxLLhcs
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Vamos falar sobre a Inveja HaJA8Yt Vamos falar sobre a Inveja VgDv2gT Vamos falar sobre a Inveja 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Thorin Qui Set 04, 2014 7:26 pm

Depende de pessoa pra pessoa ,considero Inveja algo natural, porém, existem 2 formas de reagir:

1. Você sente aquela ponta de inveja, mesmo não gostando de admitir, então você batalha em cima para poder adquirir aquilo, seja uma promoção, um carro, um livro, um console, um computador novo, um notebook, uma roupa, até mudar sua aparência você pode hoje em dia

2.Você sente a inveja, você se nega a aceitar o sentimento, e se recusa a acreditar que tal pessoa conseguiu ou já tenha o algo que você queria, então começa aquele sentimento de ódio se acumulando, ai surge o tipo de pessoa que fala pelas costas dos outros, armam planos contra,roubam, matam, fazem formação de quadrilha, traficam, etc.

Resumindo meu pensamento: A inveja é algo bom, que acaba se transformando em algo ruim.
Thorin
Thorin
Autist Bastard
Autist Bastard

Valentine Masculino
Mensagens : 100
Ka$h : 300
Likes : 0
Data de inscrição : 18/08/2014
Localização : Em uma cadeira, vegetando.


Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por jcamaral Qui Set 04, 2014 10:17 pm

Acho que é muito certo afirmar que a inveja sempre será em consideração ao outro (pois não se poderia ter inveja de si mesmo, que seria querer construir um pensamento negativo de algo que já se obtém positivo).

Acredito que a inveja seja mais como um vício de juízo de valor, onde valoramos algo de outro muito melhor que se poderia obter/ser.

Eu não atribuiria o fator social a inveja, pra mim independente da sociabilidade (com família, namorada (o), vizinhos, etc)  pode-se invejar o que quer que seja (invejável).
jcamaral
jcamaral
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 748
Ka$h : 11535
Likes : 7
Data de inscrição : 01/08/2013
Vamos falar sobre a Inveja MRdxMuH

http://myanimelist.net/profile/jcamaral https://myanimelist.net/profile/jcamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Sora Nimus Seg Set 08, 2014 9:09 pm

Thorin escreveu:Depende de pessoa pra pessoa ,considero Inveja algo natural, porém, existem 2 formas de reagir:

1. Você sente aquela ponta de inveja, mesmo não gostando de admitir, então você batalha em cima para poder adquirir aquilo, seja uma promoção, um carro, um livro, um console, um computador novo, um notebook, uma roupa, até mudar sua aparência você pode hoje em dia

2.Você sente a inveja, você se nega a aceitar o sentimento, e se recusa a acreditar que tal pessoa conseguiu ou já tenha o algo que você queria, então começa aquele sentimento de ódio se acumulando, ai surge o tipo de pessoa que fala pelas costas dos outros, armam planos contra,roubam, matam, fazem formação de quadrilha, traficam, etc.

Resumindo meu pensamento: A inveja é algo bom, que acaba se transformando em algo ruim.
Interessante, então vai depender da reação. Nessa hipótese a inveja seria uma reação que não se pode controlar, inata.
Mas também acho que depende da pessoa(aspectos individuais), tem pessoas que realmente criam sentimentos de admiração ao invés de inveja, e criam com tanta facilidade quanto o invejoso cria inveja, esse seria muito diferente, é importante também entender o porque da diferença desses dois.
jcamaral escreveu:Acho que é muito certo afirmar que a inveja sempre será em consideração ao outro (pois não se poderia ter inveja de si mesmo, que seria querer construir um pensamento negativo de algo que já se obtém positivo).

Acredito que a inveja seja mais como um vício de juízo de valor, onde valoramos algo de outro muito melhor que se poderia obter/ser.

Eu não atribuiria o fator social a inveja, pra mim independente da sociabilidade (com família, namorada (o), vizinhos, etc)  pode-se invejar o que quer que seja (invejável).
Verdade j, não se pode ter inveja de algo que já se obtem.
Imagino social como adjetivo desse indivíduo, pessoas com mais necessidade de aceitação social tendem a serem mais suscetíveis. Mas também incluo o fator social, já que o invejado sempre será alguém do meio social, nunca exatamente um algo inanimado, se desejar muito um objeto(posição, cargo, produto) isso seria consumismo ou ambição, se desejar alguém como objeto isso seria obsessão.
Interessante que falou de algo invejável, o valor de "invejável" a esse algo, será um valor criado a parti dos valores sociais ou dos ideais do próprio ser?
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Vamos falar sobre a Inveja HaJA8Yt Vamos falar sobre a Inveja VgDv2gT Vamos falar sobre a Inveja 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Tyler Seg Set 08, 2014 10:06 pm

Considere que nós como seres racionais [nem todos?], sempre buscamos a ascensão. E essa tal ascensão é subjetiva, ou seja, qualquer coisa será sinônimo de ascensão, dependendo apenas do momento - uma hora queremos um objeto, outra hora um amor.

O que acontece é que sempre vamos encontrar alguém mais rico ou sortudo que nós e tudo que poderemos fazer será olha-lo com maus olhos e odiá-lo como forma de amenizar a nossa dor por não estarmos no caminho da ascensão.

A questão é que, enquanto amena, a inveja pode nos estimular a evoluir para conseguir o que queríamos. No caso, o negócio passa do limite quando apenas pensamos em ter algo sem ter trabalho algum.
Tyler
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14195
Ka$h : 21458
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1928
Localização : Shangri-La

Vamos falar sobre a Inveja YH3sXU1

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por jcamaral Ter Set 09, 2014 9:14 pm

Então Sora, acho que o invejável seria a respeito dos valores sociais, pois quando desejamos algo que ainda não possuímos, atribuímos um valor maior ao produto de outrem, do que justamente ao que possuímos, isso pela importância que é designado socialmente (Invejo o tênis de fulano, porque é melhor que o meu e julgo ser o ideal para mim no convívio social). Só dizer se é melhor ou pior, não seria necessariamente invejar - isso no meu parecer.

Sobre o que o Tyler falou acho interessante pensar na ideia de onde a inveja passa a ter uma influência negativa, pois justamente se ela não passar de um pensamento a respeito de valor, ela pode ser mesmo inofensiva e até ajudar (como citado).
jcamaral
jcamaral
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 748
Ka$h : 11535
Likes : 7
Data de inscrição : 01/08/2013
Vamos falar sobre a Inveja MRdxMuH

http://myanimelist.net/profile/jcamaral https://myanimelist.net/profile/jcamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Sora Nimus Qua Set 10, 2014 2:33 pm

Penso semelhante, se ver como inferior ou superior não vincula sentimento de posse algum, seria apenas um sentimento de depressão ou superestimação. O real aqui é o poder de fantasia do objeto de outrem.
But
Algo como "Eu quero ser como esse" parece uma inveja positiva, mas creio que posso comparar mais com o sentimento de admiração. Como Thorin falou creio que vai depender mais da reação do que do conceito: Se você realmente admirar aquela pessoa você pode querer ser "como" ela, não querer ser/substituir ela.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Vamos falar sobre a Inveja HaJA8Yt Vamos falar sobre a Inveja VgDv2gT Vamos falar sobre a Inveja 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos falar sobre a Inveja Empty Re: Vamos falar sobre a Inveja

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos