Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abertura dos Arquivos da Ditadura

+3
Seth
Tenshi
Voltrotz
7 participantes

Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Voltrotz Qua Mar 28, 2012 1:01 am

Durante 21 anos nosso país passou por uma ditadura militar (1964-1985) na qual perdeu a cor e a vida dos brasileiros, o direito de fala e de expressão foi anulado e a luta pela liberdade, justiça e democracia teve como resposta repressão, violência e todos os tipos de tortura.
As feridas deste período são visíveis até hoje, e seus reflexos em todas as áreas da sociedade também. São poucos os documentos e registros que nos permitem saber realmente o que aconteceu na época e a verdade que ainda permanece obscura. A abertura dos arquivos, permitiria que toda a história fosse revelada, reconstruída e esclarecida. Familiares sofrem por calúnias e falta de informações de seus parentes militantes da época .
O governo tenta esquecer o que passou com leis e processos meramente significativos que não nos permite uma aproximação com a realidade. A situação em relação aos arquivos atualmente é praticamente a mesma e um grande exemplo é que a classificação dos arquivos da ditadura, que permanece igual a da época indo os arquivos de reservados a ultra-secretos.
O projeto Memórias Reveladas iniciativa do governo Lula é um programa que visa dar acesso a documentos sobre a repressão da época ditatorial no país, porém, deve-se ressaltar que somente documentos que eram da ABIN (Agência brasileira de informações) foram repassados a esse acervo, pois os documentos referentes as Forças Armadas ainda continuam secretos. Nossos estimados militares consideram que “o interesse nacional está acima do conhecimento da verdade” segundo o General Oswaldo Pereira Gomes, quando participou em 2003 representando as Forças Armadas na Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos do Ministério da Justiça.
Nossos bravos defensores da pátria argumentam e se amparam na LSN (lei de segurança nacional) citando sempre o decreto n. 79.099, de 06/11/77 redigido por Ernesto Geisel, segundo o qual as autoridades, civis ou militares, não podem tornar públicos documentos sigilosos sobre a repressão. Quem violar tal decreto pode ser enquadrado no artigo n. 21 da LSN que pune com reclusão de 2 a 10 anos quem “revelar segredo obtido em razão do cargo, emprego ou função pública, relativamente a planos, ações ou operações militares ou policiais contra rebeldes, insurretos ou revolucionários”, ignorando solenemente a Constituição de 1988.

No fim do ano de 2009 foi lançado o novo programa nacional de direitos humanos o PNDH-3, que contém entre outros projetos a criação da comissão da verdade que serve para investigar os crimes cometidos por torturadores durante a repressão política e o acesso a documentos considerados sigilosos. Também se referia a lei de anistia, que pedia a revisão de tal para crimes cometidos por agentes do estado, o que gerou polêmica, causada e inflamada pela mídia. Os militares no inicio de 2010 conseguiram tirar do programa o termo “repressão política”, causando ambigüidade na lei assim como na anistia. Vários setores da sociedade como OAB, associações de mortos e desaparecidos políticos estão movendo abaixo assinados e discussões sobre o tema, que cabe também a toda a sociedade refletir para se ter acesso a verdade e justiça definitiva que é assegurada pela constituição de 88.


Café História


E vocês, acham correto divulgar os arquivos agora?
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Tenshi Sex Mar 30, 2012 2:34 pm

Como assim achar certo revelar tudo agora? O governo nunca perderia uma dessas... Talvez eles estivessem escondendo algo mais, e para encobrir isso, precisariam de tempo, o tempo dado até 2012. Ignorar a Constituição...E ainda gostam de colocar na cadeia quem quer divulgar isso... Parabéns, governo!
Tenshi
Tenshi
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Feminino
Clã : Mugiwaras
Mensagens : 929
Ka$h : 1448
Likes : 3
Data de inscrição : 12/03/2012
Localização : No meu quarto


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Seth Sex Mar 30, 2012 4:04 pm

Esse silêncio que dura quase 30 anos e o puro descaso com relação a esse passado obscuro do nosso país é uma vergonha, mas é isso aí, brasileiro é um povo tolerante e hipócrita e enquanto as pessoas se contentarem com a política do pão e circo nenhum problema ou nada que requer a mobilização do povo pra conseguir algo do governo vai funcionar...

Mas duvido muito que aconteça algo, essa história de abrir esses arquivos tem alguns anos já... e não acho que vai ser diferente esse ano ^^
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino
Mensagens : 1059
Ka$h : 48158
Likes : 29
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Deeh Namikaze Qua Abr 11, 2012 11:17 am

Ah a gente assistiu um seminário na Universidade sobre isso e sobre esse projeto *-*
Eu sou a favor. Essa é uma história do Brasil que tem que ser bem contada e todos abafam. Não pode! Aconteceram injustiças naquele tempo, pessoas ainda não foram punidas por isso. Tem sim que abrir arquivos e revirar tudo pra contar a verdadeira história da ditadura, ou ainda vamos ficar escutando de generalzinho idiota que não houve abuso nenhuma naquele tempo. Como não?!
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Deanaka Seg Abr 16, 2012 10:05 pm

Tenshi escreveu:Como assim achar certo revelar tudo agora? O governo nunca perderia uma dessas... Talvez eles estivessem escondendo algo mais, e para encobrir isso, precisariam de tempo, o tempo dado até 2012. Ignorar a Constituição...E ainda gostam de colocar na cadeia quem quer divulgar isso... Parabéns, governo!

Interessante. Nunca pensei nisso, mas pode ser verdade... o fato de eles estarem omitindo essa verdade poderia ser para, na verdade, encobrir algo além disso.
/Voltando ao tópico~
Creio que devíamos ter acesso a todos esses arquivos sim. Qualquer omissão ou mentira provoca a desconfiança, e em uma nação como a nossa isso não deveria existir(na teoria, a realidade é o completo oposto). Eu defendo que ainda há uma esperança de se acabar com toda essa corrupção, e ao meu ver, podemos aprender com nossa história passada(a ditura, Collor...) para melhorarmos.
Deanaka
Deanaka
Autist Bastard
Autist Bastard

Prontera Masculino
Mensagens : 294
Ka$h : 2325
Likes : 5
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 27
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Voltrotz Ter Abr 17, 2012 10:48 am

Sou a favor, mas fico com muito receio as pessoas pode usar da desculpa de "justiça" para se vingar e machucar os familiares daqueles que ja foram uma vez militares.
A familia dessas pessoas não tem nada haver, ja ouvi uma declaração de uma mulher dizendo: "Ele torturou minha mãe, vou fazer o mesmo com a filha dele" isso é absurdo!

É isso q tenho medo!
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Ma Qua Abr 18, 2012 4:09 pm

Tem que ver pelo lado histórico. Só ouve a Ditadura Militar para que o Comunismo não chegase ao Brasil, foi uma maneira que eles acharam. Foi muito errado o que ouve e a tolerância é nula nesses casos, mas abrir os arquivos teremos uma visão ampla. A Ditadura Militar é uma das épocas em que há muitas dúvidas e discórdia.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Abertura dos Arquivos da Ditadura YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Deeh Namikaze Qua Abr 18, 2012 9:41 pm

Ania escreveu:Tem que ver pelo lado histórico. Só ouve a Ditadura Militar para que o Comunismo não chegase ao Brasil, foi uma maneira que eles acharam. Foi muito errado o que ouve e a tolerância é nula nesses casos, mas abrir os arquivos teremos uma visão ampla. A Ditadura Militar é uma das épocas em que há muitas dúvidas e discórdia.
E principalmente dúvidas, porque a ditadura no Brasil é quase o nazismo da Alemanha: não se fala, não se sofre novas dores, e eu acho isso errado. Gente, é história, é a nossa história. É o momento que podemos corrigir muitas coisas que ocorreu e punir quem deve!
Isso me lembrou quando eu fui no museu da resistência em São Paulo, os cronogramas, celas, depoimentos e tudo muito perfeito...
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Voltrotz Qui Abr 19, 2012 12:02 pm

Deeh, não se deve comprar a ditadura daqui com Nazismo, nem de longe. A ditadura do Brasil foi a mais branda de todas as ditaduras da America Latina.

Morreram 424 pessoas no brasil e desses ainda há osque morreram na guerrilha do Araguaia.
Na Argentina morreram 8 mil.
No chile morreram 40 mil.

Não to desmerecendo nem escarnecendo os mortos do nosso país, mas devemos analizar essas proporções antes de fazer comparações. Sem contar que quando foi dada a anistia, muitos dos anti-militares eram assassinos, assaltantes e torturadores também. A própria presidente assaltou banco e ameaçou pessoas de familia. Então se a quebra da anistia será feita e os militares serão punidos, então os "defensores da democracia" tbm devem ser punidos por seus atos!

Sem contar nos casos dos militares que apenas cumpriam seu dever como oficiais e não por suas ideias.
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Deeh Namikaze Qui Abr 19, 2012 3:02 pm

Voltrotz escreveu:Deeh, não se deve comprar a ditadura daqui com Nazismo, nem de longe. A ditadura do Brasil foi a mais branda de todas as ditaduras da America Latina.

Morreram 424 pessoas no brasil e desses ainda há osque morreram na guerrilha do Araguaia.
Na Argentina morreram 8 mil.
No chile morreram 40 mil.

Não to desmerecendo nem escarnecendo os mortos do nosso país, mas devemos analizar essas proporções antes de fazer comparações. Sem contar que quando foi dada a anistia, muitos dos anti-militares eram assassinos, assaltantes e torturadores também. A própria presidente assaltou banco e ameaçou pessoas de familia. Então se a quebra da anistia será feita e os militares serão punidos, então os "defensores da democracia" tbm devem ser punidos por seus atos!

Sem contar nos casos dos militares que apenas cumpriam seu dever como oficiais e não por suas ideias.
Eu não to comparando a ditadura ao nazismo nas condições proporcionais e sim de como tratam isso. Tem gente que tem medo de catucar nisso como se de repente fosse sair um monte de militar detrás do armário.
E eu entendo seu ponto de vista mas eu não acho que a história de nosso país tem que ficar guardadinha nun canto como se não existisse, devido ao medo de vinganças.
Deeh Namikaze
Deeh Namikaze
Obsessive Prince
Obsessive Prince

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 6963
Ka$h : 13312
Likes : 46
Data de inscrição : 06/01/2010
Idade : 31
Localização : 221B Baker Street


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Saraiva-kun Qui maio 03, 2012 9:33 pm

Interessante iniciar uma discussão sobre isso, pois estou lendo um livro, "Não Verás País Nenhum", da década de 80 em que também trata disso. Em um enredo fictício e alternativo, claro.

Voltrotz escreveu:Sem contar que quando foi dada a anistia, muitos dos anti-militares eram assassinos, assaltantes e torturadores também. A própria presidente assaltou banco e ameaçou pessoas de familia. Então se a quebra da anistia será feita e os militares serão punidos, então os "defensores da democracia" tbm devem ser punidos por seus atos!

Eu sou tão ignorante que não sabia de muitas coisas que vocês já citaram neste tópico, inclusive essa citação.

Não devemos oferecer anistia aos que cometeram crimes na ditadura, mas não queremos perder os "defensores da democracia". Que impasse. Justamente por conta desse impasse e, quem sabe, por falta de mobilização (eu disse "quem sabe") não haverá anistia mesmo.

Não. Eu não tenho minha opinião concreta sobre tudo isso. A verdade é muito importante e é a base da confiança. Nós temos todo o direito de saber o que ocorreu naquela época. Mas no final das contas, eu entro no mesmo impasse.
Saraiva-kun
Saraiva-kun
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Turandor Masculino
Mensagens : 1206
Ka$h : 1117
Likes : 30
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 28
Localização : Pororoca


Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Voltrotz Sex maio 04, 2012 7:44 am

Começaram a divulgar vários documentos, sobre o dono do jornal O Cruzeiro que foi assassinato por queima-de-arquivo e de dois jornalistas que foram assassinados e cremados.

O problema é que o Brasil é regido e é feito pelos "filhos da ditadura" que infelismente se acomodaram. Os pais conquistaram tudo e eles estão sentados assistindo e só se revoltam quando as coisas "tocam" a memória de seus pais. Pq quando a coisa fere a democracia, como corrupção, todos são extremamente apáticos u.u

BTW!

Até agora nada de muito sério aconteceu, nada sério. Pq ja foram noticiados casos de ameaças e violência verbal a filhos de ex militares.


#tenso
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abertura dos Arquivos da Ditadura Empty Re: Abertura dos Arquivos da Ditadura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos