Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Voto: Opcional x Obrigatório

+7
Voltrotz
Hatred
Nara
Mizuki
Kaz
Kyo-kun
rride
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Voto: Opcional x Obrigatório - Página 2 Empty Re: Voto: Opcional x Obrigatório

Mensagem por Kazuya Seg Set 27, 2010 8:48 am

Alice escreveu:Se só uma minoria "esclarecida" votar, ótimo, pelo menos são esclarecidos e sabem o que estão escolhendo. Ruim é quando uma maioria de ignorantes decide uma eleição tendo votado por serem massa de manobra de quem está no governo no momento.

Eu poderia criticar todo seu post (inclusive a confusão que você faz entre "Direito" e "Dever" - classificou o voto erroneamente, pois é um dever), mas vou me ater só a essa parte porque você não vale muito a pena de se discutir.

Você fala como se a minoria esclarecida fosse escolher o que é melhor pro país, mas esquece que essa minoria esclarecida votaria no que é melhor pra ela. E se as medidas dos políticos eleitos por essa minoria marginalizassem (e provavelmente irão, principalmente no Brasil) as massas pobres do país? E a opinião do povão? Aonde fica? Desincentivada. Ela já é, mesmo com o voto obrigatório. O povão as vezes nem dá valor ao voto.

E por favor, pare de comparar as eleições brasileiras com a de outros países desenvolvidos, isso é querer pagar de "hurr durr vamos copiar os paises desenvolvidos e CRESCER". Tem dois motivos simples. 1) Aprenda que copiar não resolve. Cada país é um país, cada cultura é uma cultura. Nos países desenvolvidos, até pobre tem consciência de voto. E vota. 2) As eleições nesses países funcionam diferente daqui. Não é só questão de número de voto. Há outros fatores. Vide as eleições norte-americanas.

Irrelevante para a questão. A questão não é quem está deixando de votar ou o que passa pela cabeça dele(Não deveria julgar assim as pessoas), mas sim o ponto que você defende que a obrigação em votar desperta o interesse nas pessoas em política, o que eu, em particular, acho uma grande bobagem que não justifica a obrigação do voto. Digo mais que a obrigação em votar mais atrapalha do que ajuda, os candidatos e os eleitores, os eleitores principalmente.

Esse troço de obrigar a votar para despertar interesse em votar é uma falha por sí só, pois tenho quase certeza que a quantidade de votos nulos/em branco por eleição vem aumentando e não diminuindo.

Vem diminuindo? Clique aqui e confira, então. Quer outra fonte? aqui.

E é óbvio que é relevante pra questão saber o que se passa na cabeça de uma pessoa que não quer votar. É a mesma coisa de ter um fórum como esse onde todos os usuários odeiem a moderação mas não dizem o porquê pra pelo menos ter uma mudança.

Eu nem devia mais falar nada além dos links que mandei acima, mas vou encerrar com uma mensagem que já repeti mil vezes: minoria votando no Brasil NÃO DÁ CERTO. Ia virar uma política feita pras elites, isso é quase fato. É só ver os candidatos que as pessoas de alta renda votam e comparar com o que os de baixa renda votam. Há uma diferença brutal aí.
Kazuya
Kazuya
Demented Stranger
Demented Stranger

Mensagens : 49
Ka$h : -507
Likes : -7
Data de inscrição : 25/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Voto: Opcional x Obrigatório - Página 2 Empty Re: Voto: Opcional x Obrigatório

Mensagem por Alice Seg Set 27, 2010 5:57 pm

Kazuya, voto é direito. O voto só é dever porque a lei brasileira o modificou, transformando um direito em dever. Estude a história do voto e veja que o princípio do voto é um direito e não um dever. O voto como dever, assim como a Voz do Brasil, são resquícios da ditadura militar. Se você quer que o povão participe mais e tenha seus pleitos e necessidades atendidas trate de educá-lo, pois só um povo bem educado tem condições de exigir e cobrar de seus reprasentes, não o voto obrigatório que por si só é uma maneira de desvalorizar e baratear o voto de cada um.

Se não pudemos comparar ou copiar e adaptar certas coisas de outros países. Exemplo: A democracia surgiu na Grécia Antiga e era praticada de maneira diferente da dos nossos dias. Pela sua lógica não poderiamos usar a democracia, aliás, gorveno, carro, trem, navio, estado... Já que nada disso foi inventado aqui no Brasil, mas temos versões. Nós copiamos e adaptamos de alguém. Porque inventar a roda se copiá-la e adaptá-la é mais fácil?

Quanto aos países desenvolvidos, todos votarem, é uma falácia. Pois a média de comparecimento as eleições gira em torno de 40%, justamente, aqueles que querem e acham importante participar do sistema, pois é a qualidade e não a quantidade do voto que importa. E me mostre fontes que desmintam isso, se você tiver, claro.

Tome como exemplo, que aconteceu na França recentemente quando, um candidato radical da extrema direita foi para o segundo turno e assustou o eleitorado francês, no segundo turno, houve um comparecimento em massa as urnas e o candidato radical voltou a insignificancia que seu segmento na sociedade significava, o nome desse cara é Jean-Marie Le Pen.

Oh Kazuya, o povo somos todos nós. nem você nem eu podemos decidir ou impor o que é melhor para alguém ou para o povo. Cabe ao indivíduo livre e dono do seu destino fazer suas escolhas.
Alice
Alice
Homicidal Child
Homicidal Child

Turandor Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 3512
Ka$h : 18511
Likes : 40
Data de inscrição : 19/01/2010
Idade : 33
Localização : Em casa, com uma irmã sacana e chata ._.


Ir para o topo Ir para baixo

Voto: Opcional x Obrigatório - Página 2 Empty Re: Voto: Opcional x Obrigatório

Mensagem por Voltrotz Qua Set 29, 2010 4:49 am

Eu votaria no tiririca, ele tem uma planilha de diretrizes muito melhor que muito cara que se diz "entendido" por ai


(filha de uma familia de políticos com mais de 30 gerações)
Voltrotz
Voltrotz
Tormented Soul
Tormented Soul

Valentine Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 27334
Ka$h : 30819
Likes : 162
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 34
Localização : Nova Amsterdã

♥️

http://www.voltrotz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voto: Opcional x Obrigatório - Página 2 Empty Re: Voto: Opcional x Obrigatório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos