Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clássicos da cultura

+2
Tyler
Saraiva-kun
6 participantes

Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Clássicos da cultura

Mensagem por Saraiva-kun Seg maio 13, 2013 7:30 pm

Pois bem, a questão é que eu careço tragicamente de bagagem cultural clássica. Em outras palavras, levando em consideração os segmentos artísticos em geral, toda a minha bagagem cultural não inclui obras as quais provavelmente a maioria das pessoas conhece. Ou seja, os clássicos. Eu tenho uma grande preocupação quanto a isso, porque sei o quanto isso é necessário na minha instrução.

Infelizmente, o colégio não força seus alunos a escutarem músicos e assistir a filmes icônicos (o que pode explicar o fato de que não entrei em contato com eles, infelizmente). Porém, isso será cobrado mais adiante. E como eu não quero ser visto como um ignorante e quero adquirir mais conhecimento de mundo, eu lhes peço encarecidamente que façam uma lista de músicos, filmes, livros, poemas, pintores (e até mesmo animes) os quais vocês considerem extremamente importantes na nossa instrução. Os quais vocês considerem ICÔNICOS etc etc.

Alguém topa me ajudar na saída da ignorância?
Saraiva-kun
Saraiva-kun
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Turandor Masculino
Mensagens : 1206
Ka$h : 1117
Likes : 30
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 28
Localização : Pororoca


Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por Tyler Seg maio 13, 2013 10:00 pm

Eu, eu, eu.

Filmes:

Matrix
Blade Runner
Laranja Mecânica
Clube da Luta
Minority Report
Total Recall (o com Schwarzenegger)
10.000 a.C.
Tróia
Gladiador
O Nome da Rosa
O Homem da Máscara de Ferro
Cão Andaluz (um curta sobre o surrealismo)
Os Miseraveis
Hotel Ruanda
Diamante de Sangue
Lincoln
O Pianista
Pearl Harbor
Oleo de Lorenzo
Erin Brokovich
O ultimo Samurai
O Patriota
Gangues de Nova Yorque
Forrest Gump
O Grande Ditador
Tempos Modernos
Apocalypse Now
Pulp Fiction
Os Doze Macacos
Seven - Os Sete Crimes Capitais
V de Vingança

Livros

Os Miseraveis - Victor Hugo
1934 - George Orwell
Androides Sonham Com Ovelhas Eletricas? - Philip K. Dick
Admiravel Mundo Novo - Audous Huxley
Simulacros e Simulação - Jean Braudillard
As Viajens de Gulliver - Jonathan Swift
O Cortiço - Aluísio Azevedo
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Memorias Postumas de Bras Cubas - Machado de Assis
Macunaima - Mario de Andrade
Menino de Engenho - Jose Lins do Rego
Capitães da Areia - Jorge Amado
Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie
A Divina Comédia - Dante Alighieri

Musicos/Bandas

Engenheiros do Hawaii
Ultraje a Rigor
Titãs
Barão Vermelho
Paralamas do Sucesso
Cazuza
Legião Urbana
Gabriel O Pensador
Biquini Cavadão
Skank
RPM
Capital Inicial
Plebe Rude
O Rappa
Chico Buarque
Zé Ramalho
Pitty
A Banda Mais Bonita da Cidade
O Teatro Magico
Raul Seixas
Os Tribalistas
Luiz Gonzaga
Charlie Brown Jr
Mamonas Assassinas
Frejat
Nenhum de Nós

Animes

Serial Experiments Lain
Psycho Pass
Zetsuen no Tempest
Paprika
Monster
Evangelion
Baccano
Durarara
Steins;Gate
To Aru Majutsu no Index
Angel Beats
Fullmetal Alchemist Brotherhood
Code Geas
Fate/Zero
Darker Than Black
Akira
Ghost in The Shell: Stand Alone Complex
Cowboy Bebop
Trigun
Great Teacher Onizuka (GTO)
Ergo Proxy
Battle Angel Alita


Tyler
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14195
Ka$h : 21458
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1928
Localização : Shangri-La

Clássicos da cultura YH3sXU1

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por Rip van Winkle Seg maio 13, 2013 10:13 pm

Clássicos da música nacional:
Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Tom Jobim, Tim Maia, Roberto Carlos...
Não necessariamente precisa gostar de ouvir, mas conhecer o básico é sempre bom, principalmente a época da ditadura que alguns foram bem marcantes.
Curiosidade:A música "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" foi composta pelo Roberto em homenagem ao Caetano no período que ele foi exilado do país.

Clássicos da música Internacional
Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Elvis Presley, Jimi Hendrix, Nirvana, Guns 'n Roses, Foo Fighters, Oasis, Pink Floyd...
Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Tchaikovsky...

Clássicos do Cinema:
Não manjo muito mas tem nome a beça pra colocar aqui, Hitchcock, Scorsese, Kubrick, James Cameron, Woody Allen, Tim Burton, Coppola, Spielberg, Tarantino, Clint Eastwood...

Pintores/Escultores
Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Donatello (Sim, as Tartarugas Ninjas são inspiradas nesses artistas, haha), Picasso, Monet, Caravaggio, van Gogh...

Poetas e Poetisas
Vinícius de Moraes, Drummond, Clarice Lispector, Neruda, Leminski, Olavo Bilac, Bukowski, Fernando Pessoa...

Literatura
Romeu e Julieta, Retrato de Dorian Gray, O Médico e o Monstro, Viagens de Gulliver, Alice no País das Maravilhas, Crime e Castigo, A Revolução dos Bichos, Sherlock Holmes, O Guarani, Dom Casmurro...

Animes e Mangás
Astro Boy, Akira, 20th Century Boys, Monster, Dragon Ball, Evangelion, Vagabond, Berseker, Jojo's Bizarre Adventure, Slam Dunk...
E os filmes do Studio Ghibli


Enfim, não sou nenhum expert em nada disso, não conheço sobre alguns dos nomes que citei mas acredito que vale a pena conhecer porque são os super famosos. Agora vou largar de ser pedante e elogiar essa sua vontade de querer conhecer mais, acho que é isso que falta nas pessoas, tentarem se preparar adequadamente pr'aquilo que elas querem.
Rip van Winkle
Rip van Winkle
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Bromithia Masculino
Mensagens : 1292
Ka$h : 246
Likes : 27
Data de inscrição : 09/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por Hugoo Seg maio 13, 2013 11:48 pm

Maior sinônimo de cultura mundial.
Hugoo
Hugoo
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Masculino
Mensagens : 1508
Ka$h : 23305
Likes : 54
Data de inscrição : 15/01/2012
Localização : Blitzendegen!

Clássicos da cultura Gn0h2UG

http://myanimelist.net/profile/Hugoo

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por Neoshadow Seg maio 13, 2013 11:55 pm

Filmes: (Além dos já citados, que são ótimos)

Um Sonho de Liberdade
O Poderoso Chefão (Os três, de preferência)
A Lista de Schindler
Beleza Americana
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Se você quiser saber algo a respeito de humor britânico)
Scarface
Platoon
O Bebê de Rosemary
O Exorcista
Fome Animal
Curtindo a Vida Adoidado
Amnesia
O Silêncio dos Inocentes
Star Wars (Na ordem que o Sir Lucas recomendou, de preferência)
Em Busca da Felicidade
Bastardos Inglórios
Psicose
A Viagem de Chihiro
O Castelo Animado
Meu Amigo Totoro


Eu te recomendaria os autores considerados mais "cults", mas nem eu gosto muito...


musts: A Outra História Americana, Requiem Para um Sonho, Vanilla Sky e Alien, o Oitavo Passageiro. Uma pequena ressalva para V de Vingança, Matrix, Pulp Fiction, Clube da Luta e O Cão Andaluz.

Música: (Só queria acrescentar algumas bandas/artistas à lista dos bonitos acima)

Queen.
The Cure.
Velvet Underground.
The Stooges.
Patti Smith.
Legião Urbana.
Krzysztof Penderecki (Tive que copiar e colar esse nome, porque eu jamais conseguirei escrevê-lo. Ah. Só escute com as luzes acessas...)
Heitor Villa-Lobos
Antônio Carlos Gomes
Karlheinz Stockhausen (Pai da música eletronika. Tem uma sonoridade bem... Excepcional)
Arnold Schönberg (Ele tem uma fase dodecafônica/atonal bem interessante. Procura por "Pierrot Lunaire", depois)
Serguei Prokofiev
Franz Schubert
Claude Debussy
Gustav Holst (Eu fico assim me perguntando PORQUE DIABOS as pessoas não conhecem esse cara. Ele é simplesmente genial)
Igor Stravinsky (Procura o balé "Petrushka" no youtube e assista. É bem legalzinho. E eu não podia deixar de citar a Sagração da Primavera)


(E muitos outros rs)

Livros:

O Senhor dos Anéis - J. J. R. Tolkien.
O Hobbit - __________
História sem Fim - Michael Ende (Tenta ler a nova edição. É lindo!)
O Sol é Para Todos - Harper Lee
O Encontro Marcado - Fernando Sabino
Odisseia - Homero (Procura a tradução da editora Ediouro. É a melhor em português)
O Colecionador de Ossos - Jeffrey Deaver
Dragão Vermelho/ Hannibal - A Origem do Mal/ Hannibal/ O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris (Não necessariamente nessa ordem)
Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
O Ateneu - Raul Pompeia
O Processo - Franz Kafka

(Se quiser, eu indico uns bem interessantes de filosofia, que são os que eu mais conheço.)

Poesia:

Gil Vicente
Luís Vaz de Camões
Charles Baudelaire (Sério, procura As flores do mal. Em francês, se possível. Você pode não entender nada, mas é algo tão... Musical)
Alphonsus de Guimaraens
Álvares de Azevedo (POR QUE MENTIAS, LEVIANA E BELA?)
Paul Verlaine
Bernardo Guimarães (Procura uma poesia chamada "O Elixír do Pajé". haha)
Cruz e Sousa (Meu preferido)
Castro Alvez
Cecília Meireles (Minha preferida)
Manuel Bandeira (Meu preferido)
Florbela Espanca
Arthur Rimbaud
Stéphane Mallarmé
Hilda Hilst
Augusto dos Anjos (Meu preferido. Já deu pra ver que eu sou simbolista, né? kaka)
Edgar Allan Poe (Procura os contos dele, também. São ótimos)
Cora Coralina


Artes plásticas:

Gustav Klimt (Meu preferido)
Salvador Dalí (Meu preferido)
Anitta Malfatti
Eugène Delacroix
Johann Moritz Rugendas
Edvard Munch
Alfred Sisley
Pierre Renoir
John William Waterhouse
Cândido Portinari
Frida Kahlo

(To com preguiça de lembrar mais artistas risos)

Animes:

Sei lá, não manjo disso.

Por enquanto é isso aí. Quando eu tiver coragem, eu posto as peças de teatro que eu gosto, também.
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

Clássicos da cultura HaJA8YtClássicos da cultura CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por TiNoSa Ter maio 14, 2013 2:10 am

Admiro sua iniciativa, Saraiva. Às vezes penso nessa mesma questão, mas acabo ficando mais restrita àquilo que é mais voltado para o que considero como entretenimento, e não exatamente àquelas obras que costumam ser consideradas como clássicas, então, não tenho tanto conhecimento assim de obras icônicas do tipo que você está pedindo (mais gerais), a não ser da minha área, que é História. Mas talvez não lhe interessem tanto por serem de um tipo de conhecimento mais específico.

De qualquer maneira, vou aproveitar pra contribuir com algo que acho importante, caso você ainda não tenha pensado no que vou falar.
Pode soar meio óbvio, mas alguns filmes, livros, bandas, animes, etc, são considerados icônicos por motivos diferentes. Eles podem ter um significado X para alguém que estuda artes visuais, Y para alguém que entende de literatura, Z para quem é da área de história, e por aí vai.
Sendo eu uma estudante de história, para mim, o principal valor dessas obras muitas vezes não está relacionado apenas à sua forma e até ao seu conteúdo, pura e simplesmente, mas ao contexto no qual foram produzidos e às realidades com as quais dialogam. Então, acredito que conhecer efetivamente qualquer obra considerada importante requer um conhecimento disso que mencionei agora.
Por exemplo, por que a Ilíada e a Odisséia são consideradas obras importantíssimas, principalmente para a História? Não apenas por serem as obras mais antigas da literatura ocidental ou pelo fato de o seu conteúdo ser bonito ou original em relação às obras posteriores, mas por serem obras-chave pra se compreender o período do qual falam, muito remoto, sobre o qual existem poucas fontes que permitem conhecê-lo, e a próprio modo como foram produzidas essas obras tem sua importância (e suscitam diversos questionamentos). Dei um exemplo da importância histórica desses livros, mas é só pra mostrar que na maioria das vezes esses clássicos não são importantes por qualquer motivo.
Por isso, acho que é interessante, antes de começar a ler/assistir essas obras, dar uma procurada em artigos confiáveis na internet pra compreender melhor o significado que elas têm. Lembrando que as análises poderão variar dependendo de quem analisa, e a própria importância atribuída a essas obras é histórica, ou seja, pode variar no tempo por razões diversas.

Bom, como eu disse no início, apesar de eu não me voltar muito para obras que as pessoas consideram de grande valor, vou recomendar algumas que assisti/li e que me vêm à cabeça agora, lembrando que o meu julgamento sobre essas obras está, algumas vezes mais e outras menos, relacionado às perspectivas que adquiri com a minha formação em história.

Filmes:
O Declínio do Império Americano
As Invasões Bárbaras (continuação do anterior)
Adeus, Lenin!
Entre os Muros da Escola
O Auto da Compadecida
O Sétimo Selo
A.I. - Inteligência Artificial
2001: Uma Odisséia no Espaço
WALL-E

Livros:
Dom Casmurro - Machado de Assis
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Menino de Engenho - José Lins do Rego
Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
Demian - Hermann Hesse
Narciso e Goldmund - Hermann Hesse
A Mãe - Maksim Gorki

Apesar de já terem recomendado aqui a maioria dos animes considerados clássicos, vou listar alguns que assisti e que acho que merecem atenção.
Animes:
Aoi Bungaku Series
Chobits
Ginga Eiyuu Densetsu
Hourou Musuko (apesar de eu ter lido apenas o mangá, existe a versão em anime)
Kaze no Tani no Nausicaä
Jinrui wa Suitai Shimashita
NHK ni Youkoso!
Tekkonkinkreet
xxxHolic

É isso, espero que possa aproveitar a minha pequena contribuição ^^
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 31
Localização : beyond the black rainbow

Clássicos da cultura MRdxMuH Clássicos da cultura HaJA8YtClássicos da cultura QpBNVxcClássicos da cultura XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

Clássicos da cultura Empty Re: Clássicos da cultura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos