Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento saiato

+6
jcamaral
Sora Nimus
TiNoSa
Neoshadow
Orimura Ichika
LucasDoA
10 participantes

Ir para baixo

Movimento saiato Empty Movimento saiato

Mensagem por LucasDoA Qui Set 04, 2014 1:16 am

Aconteceu no meu colégio, esses dias, um aluno que foi assistir aula de saia. Acontece que, a regra diz que os homens usam calça e as meninas optam entre calça e saia, logo, ele fora barrado pelos inspetores no corredor e levado a coordenação.
Falaram que ele não podia ficar de saia e tinha que trocar de roupa, ele pediu para que não ligassem para os pais porque estes são muito conservadores e não viriam com bons olhos essa atitude do filho. Não ligaram, ele pôs a calça e assistiu a aula normalmente.
No dia seguinte, deu um surto de gente falando que ele tem o direito de ir pro colégio de saia porque ele se sente mulher e organizaram um movimento, Saiato, em que os meninos iriam de saia para o colégio. Chegaram até a acusar a coordenadora de homofóbica.
Teve repercussão na mídia tal protesto, aparecendo no site da Record:

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/estudantes-de-colegio-tradicional-do-rio-protestam-a-favor-de-aluno-que-foi-a-aula-de-saia-03092014

E no site do jornal O Dia:

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-09-02/estudantes-do-pedro-ii-protestam-a-favor-de-aluno-que-foi-a-aula-de-saia.html

Pois bem, só eu acho um grande estardalhaço por nada? A regra é clara, filhão, não pode vir de saia, foda-se se você se sente uma mulher. A regra do uniforme não está nem aí pro seu pessoal, não se importa quem é você. Você é homem? Usa calça, simples assim. Não sabe dizer se é homem ou mulher? Olha pra baixo e descobre. E fiquei muito puto quando soube que acusaram a coordenadora de homofobia, isso foi extremamente ridículo e desnecessário, o Campus do Pedro II em que estudo pode ser uma merda e ter se tornado bem ruinzin, mas, quando se trata do social, é o que mais inclui alunos com diversidades, sejam questões de orientação sexual, racial, deficiências quaisquer que sejam. Apenas um bando de alunos que queriam pagar de mente aberta.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 27

Movimento saiato DCGib1l Movimento saiato 49EG7W4 Movimento saiato A4RPXal Movimento saiato 4URmKMV Movimento saiato XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Orimura Ichika Qui Set 04, 2014 1:25 am

Na boa, isso realmente é muito escândalo para nada.

poxa desde que o mundo é mundo uniforme é calça e camiseta, até para mulher tinha que ser assim, é um UNIFORME.
e agora a gente não pode simplesmente dizer que não pode fazer algo que já é homofobia?
sociedade Hipócrita mentecapta sem algum pingo de moral. é só o que tenho a dizer.
uma coisa é respeitar a orientação sexual dos outros, outra é o sujeito pensar que é especial só porque tem uma orientação sexual diferente, aí qualquer coisa que seja negada ou proibida e/ou contra sua vontade é um ato de homofobia.
na moral, é uma perda de tempo.
Orimura Ichika
Orimura Ichika
Dual Personality Nurse
Dual Personality Nurse

Bromithia Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 2964
Ka$h : 8277
Likes : 93
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 30
Localização : Moon Cell Holy Grail War

Movimento saiato MRdxMuH Movimento saiato HaJA8Yt

https://plus.google.com/+IchikaOrimura-kun https://myanimelist.net/profile/KyosukeTTK

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Neoshadow Qui Set 04, 2014 1:46 am

Pensei em milhares de coisas pra dizer - sobre a escola, como a conhecemos, ser uma instituição velha, mesquinha e ultrapassada, principalmente -, mas não vou. Vou ficar quieto e vendo vocês jogarem esses argumentos de "regras são regras", me lamentando pelo ovelhismo de alguns. Porque, é claro, é seguindo as regras que a gente muda o mundo.

(Mas é realmente um problema quando interpretam mal uma história. Só não condeno totalmente esses alunos porque não foi realmente um "estardalhaço". Ainda acho que o protesto é mais ou menos válido, só que ficou parecendo um monte de adolescentes querendo fazer barulho.)
Neoshadow
Neoshadow
Furious Witch
Furious Witch

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Duque de Turandor
Mensagens : 8462
Ka$h : 139003
Likes : 179
Data de inscrição : 05/07/2012
Idade : 30
Localização : A place made for leaving

Movimento saiato HaJA8YtMovimento saiato CJV43oJ

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por TiNoSa Qui Set 04, 2014 2:30 am

Achei legal a atitude dos alunos em apoiar o colega. Eu duvido que nas escolas em que estudei alguém faria isso, então foi bem interessante saber dessa reação de pelo menos alguns deles. Espero que a escola esteja realmente aberta a discutir uma possível reformulação das regras.

Não tem como eu não levar esse assunto pro lado pessoal porque eu sempre sofri um pouco com essa questão de identidade de gênero. Por exemplo, eu me sentiria humilhada se tivesse que usar saia como sendo parte obrigatória de algum uniforme da mesma forma que um homem que não gostaria de usar uma provavelmente se sentiria se fosse obrigado. É foda você se sentir X e ter que agir como Y porque você nasceu Y e as pessoas querem que você aja como Y.
Sinceramente, eu não vejo problema em permitirem o uso de saia aos meninos também. Se essa aceitação da transgeneridade começar nas escolas, pode ser que um dia ela se estenda para além dela, o que seria muito bom.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 31
Localização : beyond the black rainbow

Movimento saiato MRdxMuH Movimento saiato HaJA8YtMovimento saiato QpBNVxcMovimento saiato XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Sora Nimus Qui Set 04, 2014 2:33 pm

Poisé, ninguém deixa eu andar pelado na escola também, acho isso uma sacanagem. Vou fazer um movimento naturalista qualquer dia.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Movimento saiato HaJA8Yt Movimento saiato VgDv2gT Movimento saiato 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por jcamaral Qui Set 04, 2014 10:43 pm

Quanto orgulho ferido por causa de uma peça de roupa, não?....kkk

Coitado dos escoceses...

Mas agora ao assunto uniforme, sempre tive em mente que na maioria das escolas (pelo menos públicas), se tivesse somente as opções de camisetas, bermudas/shorts e calças (sem saia). Ou seja, nesse caso sem saia para meninos ou meninas....

Fora que no ensino médio, já fiz um trabalho onde uns moleques se travestiram (pq não tinha mulheres no grupo) e ainda deram uma volta no corredor, mas nem deu nada (fico pensando se algum quisesse tornar aquilo vestimenta escolar, o que seria).
jcamaral
jcamaral
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 748
Ka$h : 11535
Likes : 7
Data de inscrição : 01/08/2013
Movimento saiato MRdxMuH

http://myanimelist.net/profile/jcamaral https://myanimelist.net/profile/jcamaral

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por TiNoSa Qui Set 04, 2014 10:52 pm

jcamaral escreveu:Fora que no ensino médio, já fiz um trabalho onde uns moleques se travestiram (pq não tinha mulheres no grupo) e ainda deram uma volta no corredor, mas nem deu nada (fico pensando se algum quisesse tornar aquilo vestimenta escolar, o que seria).
Isso me lembrou o dia do trote inverso que tive no 3º colegial, a maioria dos meninos vestidos de mulher (com saia, salto alto, batom e maquiagem) e as meninas vestidas de menino. Nem preciso dizer que eu fui como eu costumo me vestir normalmente, sausah, acho que as pessoas nem notaram tanta diferença, só o fato de eu ter colocado uma camiseta mais larga ainda (era do meu pai) pra ficar parecendo mais ainda com roupa de homem, e fui de boné, já que eu não costumava usar boné na escola. Esse era o trote mais legal, hussahu.
TiNoSa
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Mensagens : 20088
Ka$h : 91995
Likes : 478
Data de inscrição : 13/11/2011
Idade : 31
Localização : beyond the black rainbow

Movimento saiato MRdxMuH Movimento saiato HaJA8YtMovimento saiato QpBNVxcMovimento saiato XS42iHi

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Tsugumi Qui Set 04, 2014 11:14 pm

Bullshit.

Se as meninas podem escolher entre calça e saia, por que não os meninos? Caso fosse imposto a elas usar apenas um tipo de peça - saia, por exemplo -, então seria justo ter a mesma exigência com os rapazes. No entanto, não é o que acontece. Quem criou essas regras deve ter pensado ou pelo menos considerado que algumas estudantes sentem-se melhor usando calça (sou um exemplo disso), mas certamente não pensou na outra possibilidade - de que os meninos poderiam sentir-se melhor usando saia.

Penso que essa é uma situação semelhante àquela que, por aqui, costuma ocorrer bastante. Quando, apesar de as regras da escola dizerem que os meninos e as meninas devem usar calça, uma estudante evangélica tem permissão para usar saia, devido à doutrina de sua igreja. Tudo bem que, nesse caso, trata-se de uma questão religiosa, mas prova que a regra não é absoluta, inflexível.

Em suma, não importa se é o código ou não, se um tem direito de escolher o que vestir, o outro também deveria.

xxx

Acho que eu não me importaria de ver os garotos da minha escola de saia.
Não me importaria mesmo.
Movimento saiato 2560398138
Tsugumi
Tsugumi
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Marquesa de Prontera
Mensagens : 1178
Ka$h : 15977
Likes : 29
Data de inscrição : 30/08/2012
Movimento saiato MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por LucasDoA Qui Set 04, 2014 11:23 pm

Tsugumi escreveu:
Bullshit.

Se as meninas podem escolher entre calça e saia, por que não os meninos? Caso fosse imposto a elas usar apenas um tipo de peça - saia, por exemplo -, então seria justo ter a mesma exigência com os rapazes. No entanto, não é o que acontece. Quem criou essas regras deve ter pensado ou pelo menos considerado que algumas estudantes sentem-se melhor usando calça (sou um exemplo disso), mas certamente não pensou na outra possibilidade - de que os meninos poderiam sentir-se melhor usando saia.

Penso que essa é uma situação semelhante àquela que, por aqui, costuma ocorrer bastante. Quando, apesar de as regras da escola dizerem que os meninos e as meninas devem usar calça, uma estudante evangélica tem permissão para usar saia, devido à doutrina de sua igreja. Tudo bem que, nesse caso, trata-se de uma questão religiosa, mas prova que a regra não é absoluta, inflexível.

Em suma, não importa se é o código ou não, se um tem direito de escolher o que vestir, o outro também deveria.

xxx

Acho que eu não me importaria de ver os garotos da minha escola de saia.
Não me importaria mesmo.
Movimento saiato 2560398138

Essa falta de opção já é criticada há MUITO tempo pelos alunos.
Minha mãe estudou no mesmo colégio que eu durante a década de 1970 e ela diz que as pessoas já reclamavam da obrigatoriedade do uso da calça.
Normalmente, eles protestam pela opção de usar bermuda, já que, durante o ano faz muito calor no colégio e calça torna-se insuportável.
Mas acho que agora não há esse problema de calor devido a instalação de ar condicionados em todas as salas de aula.
E há uma exceção no colégio.
Apenas uma, porém. Um garoto do turno da manhã possui duas placas de metal pouco abaixo do joelho tornando impossível o uso de calça.
Mas isso não se aplica ao pessoal do indivíduo como no caso do menino que foi de saia.
LucasDoA
LucasDoA
Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 16764
Ka$h : 30646
Likes : 188
Data de inscrição : 19/07/2013
Idade : 27

Movimento saiato DCGib1l Movimento saiato 49EG7W4 Movimento saiato A4RPXal Movimento saiato 4URmKMV Movimento saiato XLY1odX

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Tsugumi Sex Set 05, 2014 2:51 am

LucasDoA escreveu:Essa falta de opção já é criticada há MUITO tempo pelos alunos.
Minha mãe estudou no mesmo colégio que eu durante a década de 1970 e ela diz que as pessoas já reclamavam da obrigatoriedade do uso da calça.
Normalmente, eles protestam pela opção de usar bermuda, já que, durante o ano faz muito calor no colégio e calça torna-se insuportável.
Mas acho que agora não há esse problema de calor devido a instalação de ar condicionados em todas as salas de aula.
E há uma exceção no colégio.
Apenas uma, porém. Um garoto do turno da manhã possui duas placas de metal pouco abaixo do joelho tornando impossível o uso de calça.
Mas isso não se aplica ao pessoal do indivíduo como no caso do menino que foi de saia.
Se a crítica começou há muito tempo, tudo bem, isso atenderia aquela situação dos estudantes e não há discussão sobre o quão isso é justo. Mudar uma regra por necessidade é diferente de fazê-lo por adequação. No caso que sua mãe viveu, era uma imprescindibilidade, enquanto que com esse menino da saia, trata-se mais de um ajuste aos tempos modernos. Antes, quando o último aconteceu drasticamente, o problema tratava-se da calça para meninas - e, como toda regra tem sua exceção, até hoje ainda existem escolas que proíbem o uso. Seja como for, insisto em voltar ainda mais ao passado, para o período e motivo que, acredito eu, levou a regra a ter sido criada e, eventualmente, modificada para a forma que ela é agora.

Com um pouco de pesquisa, é fácil saber que, geralmente, a calça era exclusiva do homem e a saia, da mulher. Só no final do século XX, um grande número de escolas começou a mudar seus regulamentos de uniformes para permitir calças para as meninas, mas antes disso era algo que variava de lugar para lugar. O interessante é que, com toda a polêmica que escandalizava os lugares em que não existia essa proibição para um ou outro, desde a criação da calça, mesmo que a saia fosse considerada feminina, o kilt era um traje típico dos homens escoceses. Não vou dizer que o kilt é igual uma saia feminina, mas isso já mostra que um homem usando esse tipo de peça não é algo de outro mundo.

Sendo algo cultural, o kilt ficou principalmente por lá mesmo, mas não deixo de compará-lo com o caso da calça para mulheres, que foi diferente no sentido de ter alcançado maiores proporções, mas assemelha-se em sua criação, que visava a necessidade daqueles que as usaria. Então, depois que uma roupa de trabalho virou moda e um kilt, originalmente usado contra a umidade e o frio, tomou o formato de uma saia e virou um símbolo de identidade nacional, hipoteticamente falando, se os homens não-escoceses pegassem carona nessas duas situações para reivindicar o uso da saia, tenho certeza de que hoje o assunto seria muito menos polêmico.

Mas, não foi o que aconteceu.

LucasDoA escreveu:Mas isso não se aplica ao pessoal do indivíduo como no caso do menino que foi de saia.
Sim, as regras não se aplicam ao pessoal do indivíduo, mas o fato de a mulher poder escolher usar saia ou calça também não trata-se disso? Afinal, decidir com que peça ela se sente melhor é ser considerada uma questão pessoal. A única diferença mesmo é que um está de acordo com o código e o outro não. Então, não acho que seja errado um homem usar saia, é apenas a regrá que está ~desatualizada~ com relação a sociedade. Afinal, se vermos bem, não há um motivo mesmo para exigir que um homem use Y e a mulher use X. Só há todo esse julgamento porque pensamos: "Ah, regra é regra." Pois bem. Quando essa tal regra foi criada, a sociedade era de um jeito. Agora ela é de outro e, pelo visto, não se encaixa mais no formato antigo. A regra tem que mudar para se adequar ao tempo - como aconteceu com a calça para mulheres -, não o contrário. Porque somos acostumados de um jeito na escola - com todo mundo usando usando o uniforme "certinho" -, ver esse menino usando saia (e essa movimentação dos colegas) parece algo extremista, mas não muda o fato de que é o certo. Imagina como as coisas seriam se todo mundo que fosse contra uma regra ou um ideal - ainda mais tratando-se de algo tão arcaico - apenas sentasse a aceitasse passivamente tudo isso.

As pessoas podem dizer: É só um menino, então por que deveríamos mudar a regra dos uniformes? Só porque ele quer usar saia? Bom, o mundo está se tornando cada vez mais aberto à essas coisas de opção sexual/forma de vestimenta e tudo mais. Acho que esse caso é só a ponta do iceberg que vamos ver futuramente. Em outras palavras, o primeiro de muitos.
Tsugumi
Tsugumi
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Título de Nobreza : Marquesa de Prontera
Mensagens : 1178
Ka$h : 15977
Likes : 29
Data de inscrição : 30/08/2012
Movimento saiato MRdxMuH

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Scarlat Sex Set 05, 2014 10:39 pm

sério que cês acham isso um escândalo pra nada? muito homem já foi agredido fisica/moralmente por querer usar saia porque ~~~não era coisa de homem~~~ . cês não tem ideia da opressão que muita gente sofre todo fucking dia por causa desses padrões binários e sexistas de coisa de homem/coisa de mulher.
Eu me lembro que uma vez eu quis comprar uma blusa ~~de homem~~ e minha mãe quase me destroi falando que eu só homem e sapatão ~~que quer ser homem~~ usa, e isso me deixou super abalada, imagina pra esse menino.

E antes que falem "ah são regras da escola mimimi" as regras são opressoras sim! estão mais que certos com esse movimento. VAI TER HOMEM DE SAIA SIM! SEXISMO E HOMOFOBIA NÃO PASSARÃO

LucasDoA escreveu:Não sabe dizer se é homem ou mulher? Olha pra baixo e descobre.
lucas....................................................................................
Scarlat
Scarlat
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Feminino
Mensagens : 8398
Ka$h : 17620
Likes : 79
Data de inscrição : 18/01/2010
Idade : 27

https://myanimelist.net/profile/glamazon

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Sora Nimus Sáb Set 06, 2014 7:57 pm

TiNoSa escreveu:
Sinceramente, eu não vejo problema em permitirem o uso de saia aos meninos também. Se essa aceitação da transgeneridade começar nas escolas, pode ser que um dia ela se estenda para além dela, o que seria muito bom.
Antigamente só se usava saia
Movimento saiato Mi_8461278471436267

Claro que pernas de homem não são as mesma de mulher, então o problema é achar modelos unissex hoje, se é o que procura.
Sora Nimus
Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Mensagens : 7513
Ka$h : 34831
Likes : 158
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 30
Localização : Academia de Atlas

Movimento saiato HaJA8Yt Movimento saiato VgDv2gT Movimento saiato 4URmKMV

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Saeba Dom Set 14, 2014 8:03 pm

quando avistei esse belo topico tenha se imaginado que seria um movimento japones de artes marciais,serio.

depois foi que eu olhei e vi que nao era...


btw acho que a pessoa no colegial deveria poder se vestir como quiser,o fardamento nao empede o bullying social.
deixa o mlk vim ate de sunga ,contanto que venha vestido ta na regras e xega de exame.
Saeba
Saeba
Maniac Coward
Maniac Coward

Valentine Masculino
Clã : Stark
Mensagens : 2372
Ka$h : 4074
Likes : 38
Data de inscrição : 27/01/2013

http://myanimelist.net/profile/Saeba-kun

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Nan-Chan Dom Set 14, 2014 8:27 pm

Aqui teve um movimento um tanto parecido. As meninas não são permitidas de usarem shorts e etc, enquanto sempre foi livre para os meninos usarem bermudas, e até aquelas calções de ginástica do tamanho da cueca.

Um grupo de garotas foi reclamar na coordenação e para não dar treta acabaram criando uma regra que todos teriam que usar calças. Os meninos obviamente ficaram emputecidos com isso, e vieram de cueca para o colégio.

Resultado: Cerca de 200 muleques usando só cueca, eles até amarraram uma cueca na bandeira da cidade que fica no portão do colégio. Deu uma treta do capeta, só não foi parar no Estadão pq a diretora da escola não permitiu etc e tal.

Hoje todos estão permitidos a usar shorts/bermudas/o caralho a quatro, contanto que não seja mais curto do que mais ou menos o meio da coxa.

As vezes é meio necessário fazer coisas do tipo para resolver certos assuntos. Sexta feira, por exemplo, estava fazendo 35 graus na minha cidade, e se a regra não tivesse sido modificada, eu teria que ir de calça e se reclamasse ninguém ia ligar.

E realmente, se o cara quer usar saia...usa. Faz parte do uniforme escolar e ponto.
Nan-Chan
Nan-Chan
Psychotic Villainess
Psychotic Villainess

Valentine Feminino
Clã : We are Infinite
Título de Nobreza : Marquesa de Valentine
Mensagens : 1332
Ka$h : 23394
Likes : 43
Data de inscrição : 16/05/2013
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento saiato Empty Re: Movimento saiato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos