Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

5 participantes

Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Seth Qua Mar 28, 2012 10:02 am

Eu sei que poucos ou ninguém vai dar atenção para o tópico mas não custa tentar.

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Blindnessfr2%5B3%5D

O Filme é foi baseado no livro de José Saramago que por sinal é outra obra de arte.

Sinopse

Numa cidade grande, o trânsito é subitamente atrapalhado quando um motorista de origem japonesa, não consegue dirigir e diz ter ficado cego. Ele é ajudado a chegar em casa por um homem, que acaba por roubar seu carro. No dia seguinte ele e a mulher vão consultar um oftalmologista, que não descobre nada de errado com os olhos do primeiro cego. Esse diz ainda que uma "luz branca" impede a sua visão. Pouco tempo depois, todas as pessoas que tiveram contato com o primeiro cego - sua esposa, o ladrão, o médico e os pacientes da sala de espera do consultório - também ficam cegas. O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados. A mulher do oftalmologista é a única que não é afetada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido em seu confinamento.

Comentário
E a lição de moral que fica é : Com o passar do tempo, damos mais importância a bens materiais e passamos a ignorar as pessoas por puro preconceito, pela condição social, pela raça,... sem ao menos conhecê-la. Nós ficamos "cegos". Nesse estado, apenas percebemos o que elas podem fazer por nós, e que a única coisa que importa e que estamos bem com elas por perto mesmo não enxergando sua imagem. Nas cenas finais do filme isso fica bem claro, todos convivendo em harmonia depois de tanto sofrimento, conversando e interagindo uns com os outros, na luz ou no escuro tanto faz, ate no sexo, a diferença do amor e da transa enfim, tais ingredientes nos são apresentados de maneira clara como principal lição.

Ensaio Sobre a Cegueira faz voce pensar que se achar o centro do universo com aquele tipo de pensamento "que tudo dá errado pra mim", "que minha vida não presta" ou "o universo conspira contra mim"... enfim, a gente deveria ser grato com o que temos, lembrar mais vezes que somos humanos e agir como tal.
“Ainda ha tempo de mudar…A cada dia que passa, estamos ficando mais cegos.“
Seth
Seth
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Masculino
Mensagens : 1059
Ka$h : 48158
Likes : 29
Data de inscrição : 29/08/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba-PR


Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Mystique Qua Ago 15, 2012 3:33 pm

Vi uma entrevista do Omelete com o Fernando Meireles e baixei o filme. Ainda não consegui tempo pra assistir, mas depois desse seu comentário, vou dar um jeito de ver até semana que vem Very Happy
Mystique
Mystique
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 14459
Ka$h : 10436
Likes : 68
Data de inscrição : 05/01/2010
Idade : 31
Localização : Com o Tony Stark ~♥


Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Burowski Ter Out 02, 2012 10:27 am

Li As Intermitências da Morte, que é basicamente na mesma linha de Ensaio Sobre a Cegueira. aí fui assistir o filme :B
Tipo, dá o que pensar, sabe?
Principalmente sobre o fato de que mesmo todos estando na mesma situação, serem cegos, no caso, há pessoas que querem se aproveitar dos outros. Não me lembro com detalhes, já que faz algum tempo que assisti, mas na época achei algumas cenas relativamente fortes, tanto pelos atos como pelo peso do conteúdo que elas passavam. As pessoas começavam a se tornar meio "animais" umas com as outras. Um grupo de homens que possuiam armas começaram a "governar" o prédio. Quer dizer, não é isso que acontece conosco em alguns casos? Não são os países que possuem maior poder bélico que ditam regras e àqueles "indefesos" cabe obedecê-las? Tipo, é.
Enfim, 'tô me empolgando aqui.
O filme é muito bom e, apesar de a maneira de escrita do Saramago ser meio complicada numa primeira vez (até segunda, terceira..., enfim), também recomendo o livro... Que depois do filme, fui ler. :B
Burowski
Burowski
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Bromithia Feminino
Mensagens : 1168
Ka$h : 340
Likes : 10
Data de inscrição : 01/10/2012
Idade : 30
Localização : não tenho frase lecau. #chateada q


Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Ma Qua Out 03, 2012 6:08 pm

Eu tentei ler o livro e é bem interessante. E tenho de ler até dezembro por causa do vestibular.
Não é uma história comum das quais vi.
Tenho vontade de ver, mas é difícil eu achar algum link que funcione ou espaço no HD.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Mystique Qui Out 04, 2012 8:40 am

Ma escreveu:Eu tentei ler o livro e é bem interessante. E tenho de ler até dezembro por causa do vestibular.
Não é uma história comum das quais vi.
Tenho vontade de ver, mas é difícil eu achar algum link que funcione ou espaço no HD.

Já tentou baixar via torrent? É mil vezes melhor. Agora espaço no HD não é comigo yaoming
Mystique
Mystique
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 14459
Ka$h : 10436
Likes : 68
Data de inscrição : 05/01/2010
Idade : 31
Localização : Com o Tony Stark ~♥


Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Madson Seg Out 22, 2012 12:12 am

Achei interessante a sinopse, e o seu comentário deu um up. Procurarei o filme pra baixar e assistir.
Madson
Madson
Blood, Tears & Gold
Blood, Tears & Gold

Turandor Feminino
Título de Nobreza : Princesa de Turandor
Mensagens : 8054
Ka$h : 87299
Likes : 188
Data de inscrição : 04/01/2010
Idade : 29
[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) A4RPXal

http://mithridatiserseducteur.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Ma Seg Out 22, 2012 1:16 pm

Mystique escreveu:
Ma escreveu:Eu tentei ler o livro e é bem interessante. E tenho de ler até dezembro por causa do vestibular.
Não é uma história comum das quais vi.
Tenho vontade de ver, mas é difícil eu achar algum link que funcione ou espaço no HD.

Já tentou baixar via torrent? É mil vezes melhor. Agora espaço no HD não é comigo yaoming

Meu torrent me trolla. Sempre na primeira vez que baixo sai corrompido. Verei se consigo assistir online. Já é algo pro vestiba, já que não consigui ler o livro.
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 30
Localização : Gallifrey

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008) Empty Re: [Filme] Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos