Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Análise/Spoilers] Donnie Darko

Ir para baixo

[Análise/Spoilers] Donnie Darko Empty [Análise/Spoilers] Donnie Darko

Mensagem por Saraiva-kun Qui maio 30, 2013 4:08 am

Como alguns já sabem, há algumas semanas atrás eu assisti ao filme Donnie Darko e me manifestei automaticamente no fórum confessando não poder compreender a obra. Bem, aqui estou de volta para compartilhar umas teorias as quais desenvolvi. E, obviamente, como o nome do tópico adverte, há spoilers logo a seguir.

Primeiramente, todos sabem que o filme aborda viagem no tempo. É uma informação que muitos adquirem antes mesmo de assistir ao material. Então aí vai a pergunta: em que segmentos do filme tal viagem ocorre? Resposta: no início e no fim.

Não é deixado claro na obra, mas a verdade é que o filme se passa no futuro desde muito cedo. Para justificar tal afirmação, recorde uma passagem (capítulo 3) de "A Filosofia da Viagem no Tempo" (escrito por Roberta Sparrow) a qual é mais ou menos a seguinte: os materiais essenciais para que um portal temporal seja construído são metal e água. Certo, e o que isso tem a ver? Bom, só tudo. Lembre-se de que uma turbina de avião cai sobre o quarto de Donnie Darko. Raciocine comigo: no céu há nuvens (estas formadas de água) e a turbina do avião é metálica. Conclusão: esse objeto viajou no tempo e foi, consequentemente, o estopim de toda a trama.

E aí você pode questionar "Certo, mas se uma peça metálica caindo do céu é capaz de tal proeza, então viagens no tempo seriam completamente comuns". Mesmo assim, não o são. Há um segmento do filme o qual vem a explicar esse problema. Em uma cena do filme, o professor de Física de Darko conta-lhe que, segundo teorias sobre o assunto, para viajar no tempo é também necessário que exista um "Buraco de minhoca", o qual é uma espécie de porta que pode ser atravessada cruzando-se assim o tempo-espaço. Então agora, sabe-se que a turbina TAMBÉM, por um acaso, passou por um buraco de minhoca.

Ahhhh, isso aparentemente explica muita coisa. Mas isso é apenas o básico de minha teoria. O objeto metálico viajou no tempo, desviando-se do "Universo Primário" e provocando a ocorrência de um "Universo Tangente" situado no futuro. Em outras palavras cruzou o tempo-espaço. Certo, que d'abo é isso? De fato, o filme não trata muito bem do que são os universos primário e tangente, mas felizmente há o Google para auxiliar no entendimento. O Universo Primário é a dimensão-mãe de todas as suas ramificações. A cadeia principal. É quase uma espécie de espaço-tempo "original". E quando há uma viagem no tempo, uma ramificação é criada, e a ela damos o nome de Universo Tangente. O problema é que essa dimensão é extremamente instável provocará o fim do mundo. E essa irregularidade é mais impactante quando, segundo o livro de R. Sparrow (capítulo 1), essa ramificação está próxima do epicentro do "Vórtex". Provavelmente o vórtex concerne ao campo de atuação provocado por um corpo o qual cruza um buraco de minhoca dentro das condições citadas. E o estrago não pararia por aí pois, segundo Sparrow, a destruição do fluxo ramificado provocará a formação de um buraco negro na dimensão primária "capaz de destruir toda a existência". Isso tudo dá sentido à cena em que "Frank" revela o tempo dentro do qual o mundo acabará. Como essa ramificação é tão instável, não dura muito tempo em equilíbrio e, consequentemente, se acaba em algumas semanas ou meses. "Tá e como dar credibilidade a um coelho gigante o qual não passa de uma alucinação?" Não é exatamente uma alucinação. Frank, na realidade, é uma imagem projetada (similar a um ser humano pré-existente) por uma entidade superior (Deus? Mecanismo de equilíbrio da existência?) conhecida como "Dea Ex Machina".

O coelho salva Donnie ao atraí-lo para fora de sua casa minutos antes da turbina possivelmente lhe matar. Daí, Darko passa a obedecer-lhe e ser-lhe leal por ter sido salvo da tragédia do avião. Tal afirmação é confirmada no último encontro entre Donald e sua psiquiatra, pois ele diz que "tem de obedecer a Frank", pois este o salvou. E aí entramos em outra linha de raciocínio que diz respeito ao motivo pelo qual o coelho gigante envia seu devedor a certas missões.

Paralelamente, segundo outra passagem do livro-chave (capítulo 5), alguém é escolhido (o "Receptor Vivo") para guiar o corpo (o "Artefato", no filme, a turbina de avião) advindo de outra dimensão de volta ao Universo Primário. Aparentemente essa condição deve ser obedecida a fim de salvar toda a existência. Outra coisa interessante mencionada no mesmo capítulo é a frequente oferta (não obrigatoriamente necessária) de "Poderes da Quarta Dimensão" ao escolhido. Esses poderes podem ser: "força elevada, telecinesia, controle da mente e a habilidade de conjurar fogo e água". "E por que isso seria interessante se Darko não tem esses poderes?" Quem disse que ele não tem? No filme, ele afunda o fio d'um machado em uma estátua de bronze. Precisa-se de uma força descomunal para tanto, não? Além disso, ele chegou a se teletransportar também. E ele confirma isto quando fala para a sua namorada sobre "uma força que te leva a outros lugares".

Certo, agora recapitule tudo: Donnie foi escolhido por Dea Ex Machina para fazer um objeto metálico voltar ao lugar de onde é oriundo e com isso salvar toda a existência. Pois é, agora acabamos de chegar à parte confusa, como isso é feito? Aparentemente Darko, para salvar o mundo, deveria não só mandar o artefato de volta como também "construir um cenário" no futuro. E que cenário seria este? Bem, um no qual Gretchen morre atropelada e o real Frank de carne e osso morre baleado. Essa é uma parte muito delicada e que só está compreendida parcialmente por mim. Então veja tudo que resta ser visto por partes:

1) As ordens de Frank
O coelho gigante ordenou que seu devedor realizasse certos atos, cujo objetivo, inicialmente, nem Darko sabia.

1.1) Primeira tarefa: inundar a escola. Essa foi uma realização extremamente importante para o enredo. O objetivo era que Donald conhecesse Gretchen mais intrinsicamente. E ela é justamente umas das pessoas que morrem na festa de Halloween, juntamente com o real Frank (que morre na festa de Halloween).

1.2) Segunda tarefa: queimar a casa do pedófilo. Ao queimar a casa, os casos de pedofilia de Jim Cunningham foram descobertos, e devido a isso a professora - responsável por acompanhar Samantha Darko em sua viagem com o grupo de dança - não acompanhou o grupo porque queria participar do julgamento de Cunningham, e consequentemente, a mãe de Samantha teve de se dispor a tal trabalho. Simultaneamente, o pai da família não estaria em casa. Resultado: a casa ficou livre para que a festa do final do filme acontecesse.

2) A arma de fogo
Em uma cena do filme, Donnie observa, pela primeira vez, fluidos líquidos saindo dos corpos das pessoas à sua volta e sendo seguidos pelos mesmos. Em minha opinião, tais fluidos concernem ao destino de cada ser humano. Destino provavelmente pré-estabelecido por Dea Ex Machina... ou não... Mas veja o que interessa: um fluido saiu de Darko e o levou até o quarto de seus pais. Nesse quarto, ele encontrou um revólver. Provavelmente nem preciso de dizer por que ele foi guiado até ela... Mas digo: para matar o Frank de carne e osso no futuro.

3) A desistência de Darko
Donnie fraqueja durante a missão de salvar a existência humana.

3.1) Uma conversa com o coelho: um pouco antes da segunda tarefa, Donald está no cinema conversando com Frank. Durante a cena, Donnie começa a mostrar-se desiludido e pergunta quando tudo aquilo irá acabar. Provavelmente ele havia finalmente compreendido que teria de fazer certos "sacrifícios" para satisfazer os desejos do coelho. Uma observação interessante é que, quando Darko pergunta por que seu "amigo" tem aquele nome, este responde: "Meu pai se chamava Frank... e o pai antes do meu também". Isso nos comprova que o Frank imagético é um mensageiro feito semelhante a outro ser humano, este considerado "pai" (o verdadeiro Frank).

3.2) Os coelhos: À frente do acontecimento anterior, há uma cena em que a professora de Inglês reproduz um filme. Neste filme, os personagens são coelhos e um deles tem a visão de que algo ruim acontecerá. Os demais não acreditam nele. A professora, provavelmente manipulada por Dea Ex Machina de alguma forma, sabia um pouco da situação de Donnie. O filme reproduzido na sala é um referência à realidade. O coelho visionário provavelmente é Donald e os demais são os outros humanos. Donnie, que aparentemente não suportava o fardo que carregava, pronunciou-se perguntando "Por que deveríamos nos importar com coelhos", afirmando que não há sentido em se preocupar com bichos os quais não possuem nem consciência da morte. O que ele realmente queria dizer era "Por que eu deveria me importar com o mundo?". A professora, objetivamente, responde "Porque nós somos os coelhos".

4) Festa à fantasia
O cenário de que foi falado anteriormente finalmente acontece. Donnie, decide cooperar com Dea Ex Machina depois de sua última consulta com a sua psiquiatra. No cenário final, há um momento em que Darko usa o fluido de Gretchen, que indica seu destino para, a partir dele, seguir para a casa de Roberta Sparrow, onde tudo ocorre. Sua namorada é morta e ele mata o Frank de carne e osso. Sparrow o aconselha a se apressar pois uma "tempestade vem vindo". E vem mesmo.

No dia seguinte, em um dado momento, o céu é focado e se percebe claramente uma peça descendo obliquamente. Roberta avisara que uma tempestade se aproximava. Possivelmente, durante a formação dessa tempestade houve a quebra de um turbina de avião (justamente o avião no qual Samantha Darko e sua mãe estavam, pois em um dado momento, o interior do avião delas é focado em turbulência) fazendo-a atravessar um buraco de minhoca e, consequentemente jogando-a ao passado... ao Universo Primário. Uma vez que isso acontece, o tempo regressa e a turbina cai em cima do quarto de Donnie na dimensão original, matando-o, obviamente. Toda essa conjuntura trouxe novamente estabilidade dimensional e tudo aparentemente voltou ao normal.

* Outra hipótese sobre Frank: Frank não é uma imagem e sim o morto do futuro pré-estabelecido por Dea Ex Machina que voltou no tempo para coordenar Donnie. Ou seja, um morto-marionete.

Bom, é isso. Essas são minhas hipóteses. Não são perfeitas, como podem ver. Mesmo assim, espero que alcancemos uma epifania a partir de, quem sabe, uma discussão. Então: questionem minhas teorias o máximo que puderem, assim podemos até aprimorá-las. Obrigado pela atenção.
Saraiva-kun
Saraiva-kun
Idiot Fiend
Idiot Fiend

Turandor Masculino
Mensagens : 1206
Ka$h : 1117
Likes : 30
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 28
Localização : Pororoca


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos