Madhouse Anime Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

4 participantes

Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Ma Ter Dez 31, 2013 5:50 pm

Hellou, cambada de desocupados nestas férias!  Como minha aula anterior atingiu quem eu queria uaksldslçdç Hoje temos mais uma, uma aula dupla, digamos assim.
                                    
Vamos saber a diferença entre palavras que confundem: mas e mais, esse e este, a gente e agente, etc. E mais Pontuação.

Esclarecendo o uso de Esse e Este:

Este, esta e isto são usados para objetos que estão próximos do falante. Em relação ao tempo, é usado no presente.

Ex: Vou comprar este caderno aqui.

Esse, essa, isso são usados para objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, ou seja, da 2ª pessoa (tu, você). Em relação ao tempo é usado no passado ou futuro.

Ex: Eu comprei esse caderno pra você.

Obs. Não confunda (mas nunca mesmo) esta com está. Está foi conjugado, pois é o verbo ser > Ele está em casa > Indica ação e não é um pronome demonstrativo como esta. Ok?

Agora os outros:

Mas > oposto, quando você quer contradizer uma idéia já dita > Eu cheguei tarde do trabalho, mas mesmo assim fui para a faculdade.

Nota: Porém, entretanto, contudo tem os mesmos significados.

Mais > Sabe aquela conta que tu fazia na primeira série? Adição. Você soma > Comprei alguns pães e aproveitei para comprar mais algumas frutas.

A gente > Refere-se à pessoas. Multidões, sacas? Tem sentido de povo. > A gente podia sair qualquer dia desses.

Agente > Tipo o James Bond do 007. Agente de saúde, etc. > O agente de saúde visitou minha casa.

Com certeza > Essa é a única forma certa. Concerteza nem existe (No Word aparece errado, é porque não existe!)

Mal > oposto de bem > Estou me sentindo mal.

Mau > oposto de bom > Aquele cara é muito mau.

> usado quando o verbo haver tiver sentido de existir. Há é uma conjugação do verbo haver. Troque por “faz”, se não mudar o sentido da frase, use o Há. Indica tempo também: Há anos que não o vejo

A > Só usa o A, quando o Há não for possível de ser empregado. Quando nenhuma das dicas acima for empregável.

Concerto > Concerto de música. Sinfonia > O concerto de música estava lindo.

Conserto > arrumar algo > Eu consertei a bicicleta

Sessão > Relação ao tempo > A sessão demorou, mas o filme valeu a pena.

Cessão > Significa ceder >

Seção (Secção) > ato de repartir > Seções do supermercado é um bom exemplo.
 
***


Pontuação

Talvez o terror de alguns. Interrogação, exclamação e ponto final são fáceis. Quero ver saber onde colocar a vírgula e o ponto e vírgula, né?

Mas nem é difícil. Veja só. Vírgula não tem apenas sentido de fazer uma pausa na leitura, também enfatiza e pode muito bem mudar o sentido duma frase.

Como odeio aquelas pessoas, que vivem errando no português e não aprendem.


Como odeio aquelas pessoas que vivem errando, no português, e não aprendem.

Percebeu como no português entre vírgulas dá uma ênfase a mais pelo desprezo da pessoa por quem erra? Na primeira frase houve uma pausa, já na segunda pausa com ênfase.

Só tome cuidado onde colocar a vírgula. Não faça como certas pessoas que utilizam a internet (ainda me pergunto como esses seres ainda existem).

"Esqueci de dar, adeus!"

Never! Mais never mesmo, nunca faça isso. Tu sofrerás bullying até no inferno depois disso.
 
Agora: Ponto e Vírgula

Nenhum professor me ensinou isso, aprendi pela internet. Ponto e vírgula ( ; ) é usado após você dizer uma frase e querer complementá-la, mas sem ter acabado o assunto, entende?

"A garota encontrava-se sozinha, em prantos. Sonhava com a morte dos pais, a morte que nunca superara e nem queria; ela apenas queria guardar para si mesma."

Como tempo de prática e muita leitura, você entenderá como usar.
 
Travessão.

Sim, isso é pontuação também. Além de você usar para indicar o início da fala de uma pessoa, pode ocasionar ênfase.

Não seja criança de primário e escrever coisas como “Raul estava cansado, mas disse:” 


Travessão serve pra indicar fala, oras então use e abuse e seja uma J.K. Rownling kasdklsdsd.

Indicando fala > – Estou cansado, querida. Amanhã podemos visitá-los.

Indicando ênfase > Raul olhava a menina – a menina que era sua neta – a garota que um dia sorrira e fora uma criança viva, mas agora estava taciturna; parecia mais um cadáver.

Tem os parênteses ( ) e esse negócio que esqueci o nome. Ah, é colchete [ ]. Eles provocam ênfase também, mas dá mais aquela ênfase de algo que você esqueceu, ser cômico, etc.

Reticências > São três pontinhos, nunca mais ou menos (...), três somente. Elas são usadas quando se quer demonstrar surpresa, dúvida, medo de prosseguir. Também quando você muda a frase que estava falando.

– Isso ficou no passado... Eu... Eu acho. Talvez eu seja medrosa.

Nota: Depois das reticências, se continuar a escrever, tem de ser em letra maiúscula, capiche?
Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Re: Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Tyler Seg Abr 07, 2014 2:32 pm

E o À craseado?
Tyler
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14195
Ka$h : 21458
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1928
Localização : Shangri-La

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II YH3sXU1

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Re: Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Ma Seg Abr 07, 2014 3:08 pm

Meu filho. Isso ficou pra próxima, pois já tava enorme isso, mas já que perguntaste.

Crase

Crase é a junção de dois "A". Um dica bastante útil é lembrar-se que crase só ocorre em palavras femininas e quando está indo/se dirigindo a algum lugar.

Ex: Raul queria muito ir à Torre Eifel > Raul queria muito ir a + a = à Torre Eifel.

Ma
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26548
Ka$h : 148182
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 29
Localização : Gallifrey

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II YFR5UyA

http://sepaginando.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Re: Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Kamus Sex maio 30, 2014 10:02 am

Smile Olha! É isso aí! Seguindo a norma padrão...
Kamus
Kamus
Autist Bastard
Autist Bastard

Masculino
Mensagens : 160
Ka$h : 1697
Likes : 1
Data de inscrição : 23/04/2014
Localização : Casa de Aquário/ Sibéria


Ir para o topo Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Re: Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Mascarado Ter Nov 24, 2015 10:19 pm

Ma, estou a espera de mais uma aula de português sua, você é fera.
Mascarado
Mascarado
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Masculino
Clã : We are Infinite
Mensagens : 718
Ka$h : 1635
Likes : 6
Data de inscrição : 22/11/2015
Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II GqJ1YPm

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II Empty Re: Aulas Básicas de Português (Porque alguns precisam rs) Part. II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos